Emperor Of Thorns

Emperor Of Thorns Mark Lawrence

Resenhas - Emperor of Thorns

HAXI 06/10/2021

"SI VIS PACEM, PARA BELLUM" um encerramento digno desta obra
Dois litros de água para repor a umidade do corpo de tanto que as lágrimas rolaram dos meus olhos...

Vamos lá, nunca é fácil terminar uma trilogia como a Trilogia dos espinhos. Jorg Ancrath é um egomaníaco, cruel e meio sádico mas acima de tudo ele é um ótimo protagonista, muitos podem ver ele como um vilão e não estão errados nisso mas muito do que me fez amar tanto esse personagem e que ele nunca escolheu esse caminho mas tambem nunca negou sua natureza cruel vejam bem eu não passo pano nem para a metade das atrocidades e que fez mas ao meu ver ele é uma espécie de vítima de tudo que aconteceu nestes livros e como se o mundo aqui apresentado fosse uma doença e Jorg e como um sintoma disso ele apenas reage da forma como o mundo se mostrou a ele cruel e frio. É muito difícil vc conhecer a história do personagem e não torce por ele mesmo quando ele está errado porque o mundo de Ancrath é tão errado quando Jorg.

Mark Lawrence é um dos meus escritores de Dark fantasy favoritos e a Trilogia dos espinhos entra hoje para meu top 10 fantasias que todos deveriam ler
kore 03/12/2021minha estante
perfeito sem defeito

HAXI 03/12/2021minha estante
Eu já sabia qud fim ele teria mas msm assim esse final me quebrou :(

kore 03/12/2021minha estante
nem fala, ainda não terminei KKKKKK tô mto ansiosa p conseguir

HAXI 03/12/2021minha estante
Kkk prepara o coração então

Kira© 12/10/2022minha estante
Tive que favoritar essa obra! Muito impressionante. Me emocionei muito no final, o que foi aquilo? Kkkk

HAXI 12/10/2022minha estante
Nostalgia bate forte aqui, acho que lerei ele denovo daqui um tempo

Kira© 12/10/2022minha estante
Eu também estava pensando em fazer isso ? e faz pouco tempo que terminei a trilogia

Lice 25/06/2021

Ai ai Trilogia dos Espinhos, ai ai.
Poderia começar falando que não tenho nada a dizer, mas certamente eu estaria mentindo porque o que não me faltam são palavras para descrever esse livro. Poderia então começar falando o quanto essa trilogia foi incrível, e como esse último livro me fez chorar.
Passamos três livros, vendo a evolução ? até regressão, em alguns momentos ? desse personagem incrível e bem trabalhado que é o Jorg. Descrever esse personagem é quase impossível por tamanha complexidade que possui, mas é inevitável que no final, estaremos chorando por ele. Porque, ao meu ver, foi esse o objetivo Mark: amem um personagem odiável.
Os personagens secundários dessa obra são tão bons quanto o protagonista. Katherine, a mulher que aprendeu sozinhas coisas incríveis; Makin, o soldado leal que mataria e morreria por Jorg (devo dizer que esse homem tem todo o meu amor kkk); Rike, o famoso "durão" sem sentimentos que no final se mostra um verdadeiro aliado; Miana, a rainha criança que se mostra mais forte do que parece. Entre outros incríveis, que se eu fosse citar, isso aqui teria mais de três mil palavras. São todos tão bem trabalhados, que nós nos pegamos amando cada um.
O vilão. Acho que nessa história há mais de um vilão, tudo depende da perspectiva. Mas, indubitavelmente, O Rei Morto, foi sim um ótimo "vilão" para essa trilogia. Não irei falar muito sobre, porque não quero dar spoiler para quem pretende ler essa obra, mas preciso dizer que o desenvolvimento e o plot twist que esse personagem carrega são admiráveis. Claro que temos o pai do Jorg, ao qual não falarei mais por puro ódio.
Enfim, sou péssima com resenhas, e acho que isso nem pode ser considerado como uma, mas essa trilogia foi tão, mais tão incrível, que eu tinha que escrever algo. Eu amei demais, demais mesmo, e com certeza esses três livros são uns dos meus favoritos. Estou arrasada com o final, mas tenho a consciência de que foi um final necessário e ótimo.
Obrigada mais uma vez a você, Gabe ? que eu espero que estaje lendo isso ? por fazer-me lê a tão aclamada: Trilogia dos Espinhos.
Gabe 25/06/2021minha estante
E UMA BELISSIMA TRILOGIAAAA

Lice 25/06/2021minha estante
PERFEITA DEMAIS AAAAA

felipemdepaula 03/11/2021minha estante
Eu estava na dúvida, mas você me convenceu em pegar o Prince of Fools amanhã mesmo! Obrigado pelo incentivo! =)

Mika | @mikaela.gaelzer 02/09/2021

Emperor of decepção
Mano.. na boa... VAI TUDO PRA PQP
por que começar bom do jeito que foi os dois primeiros livros e virar essa LADEIRAAA

AAAAAHHHHHH

Olha, sem condições.

É tanta enrolação, tanta volta ao passado que dá sono e tanta narrativa para encher linguiça que quando começa a ficar interessante também começa uma maratona: tudo muito corrido, alguns pontos mal explicados.... enfim...

As últimas 25 páginas salvam um pouco, mas não o suficiente para a gente achar incrível.

danyelaaw 16/06/2021

Esse foi o primeiro livro que li com um anti-herói ou até um vilão (acho que o jorg tem características pros dois). Ele faz muita merda e eu torcia pra ele se foder... então estou feliz, bom livro.

Beatriz 12/08/2021

emocionante
teve um final denso com resquícios de sentimentalismo poético, foi lindo.
despertou coisas que nunca pensei q pudesse sentir lendo essa trilogia; indignação, surpresa, tristeza e felicidade com fim dessa jornada tão marcante pra mim. jorg é um dos personagens mais complexos que ja li, ele tinha camadas e era difícil de entendê-lo, com uma frieza desenfreada no primeiro livro, mas também ele passa se importar com as pessoas ao seu redor do segundo para o terceiro, sendo perceptível seu esforço para se tornar alguém melhor depois de tudo o que passou sendo tão novo.

nao nego que a leitura mais difícil pra mim dos três, foi esse livro porque alternar o passado e o presente me deixava bem desanimada, tirava o clímax total da história, mas reconheci que era um complemento necessário para que pudéssemos entender o presente, infelizmente a leitura só foi se tornar agradável nos 70% do livro.

enfim, adicionar um vilão (rei morto) na trama foi incrível pq era misterioso e desconhecíamos suas motivações tornando-o interessante.
os últimos capítulos foram surpreendente e muito bem construído, com um plot instigante e belo dando um significado a mais pra obra, nada foi em vão, tudo teve um motivo. eu me emocionei, e fiquei bem triste por te chegado ao final mas feliz por ter acompanhado tudo isso.

minha nota pra trilogia toda é 8,5 ??

Angelica.Vanci 05/05/2020

Que trilogia FODA!
Normalmente quando você chega no final de uma trilogia a tendência é as coisas já estarem meio estabelecidas e só chegar no último ato sem muitas reviravoltas né? E o que o Mark Lawrernce diz pra isso? Não na trilogia dos espinhos! Tem tanta coisa que acontece nesse último livro que não perde em nada pros dois primeiros, segue aquele ritmo frenético que eu adorei e te joga ainda mais informações encima de informações. 100% garantido de te dar uma ressaca literária daquelas bem boas. E o que falar do desenvolvimento dos personagens então? Ah como não amar o Jorg? A evolução dele é tão sensacional, vemos ele crescendo é tão bonito. Já quero reler!! Pra não ficar elogiando essa obra prima aqui, só posso dizer que é uma das melhores trilogias da minha vida, todos os três livros são 5 estrelas e favoritados, e mal posso esperar pra ler mais desse autor incrível, que na minha humilde opinião é bênção para fantasia adulta!! E sinceramente se você não gostou dessa trilogia você só pode ter lido errado kkkkkk brincadeirinha cada um tem seu gosto

OS-LIVROS-NA-VIDA 09/04/2021

Foi um livro bom a história correu bastante no final e disso eu não gostei, e naquelas últimas eu quase chorei ? gostei bastante de toda a trilogia e vou sentir falta desses personagens.

Carolina1869 30/04/2023

O amadurecimento do personagem de Lawrence
Neste segundo volume da Trilogia dos Espinhos, Jorg toma o castelo que tanto desejou governar, mas o ambicioso sanguinário assassino não pretende parar por aí. Agora como um jovem de 18 anos tem à porta de seu palácio um exército prestes à atacá-lo no dia de seu casamento com Miana.

Quando você sai do volume anterior (Prince of Thorns), pode ser que não tenha se apaixonado completamente pelo personagem, mas a história te faz querer ir para o próximo, onde ele realmente vai te cativar e ganhar com força. A trama do livro acontece em duas linhas temporais, uma logo após Jorg ter saído da peregrinação e outra, 4 anos depois de sua conquista que é o dia do seu casamento. O livro se desenvolve na verdade em MUITO POUCO tempo.

Além disso, existem algumas partes no livro do diário de Katherine, e nos apresenta uma perspectiva diferente da quantidade de informações que o personagem nos trás. Algumas informações só se desenrolam no fim do livro, outras logo que são colocadas em pauta, mas tudo isso vai tecendo uma trama que te faz com certeza desejar o último livro (e se desesperar um pouco, por que só tem mais um).

Recomendação: leitura para maiores de 18 anos.

Dempire_sa 29/04/2021

Faz uns meses que terminei essa trilogia e agora resolvi escrever um pouco sobre ele porque nossa... Mark Lawrence conseguiu fechar a história tão bem e num momento tão certo que fica com aquele gostinho de quero mais. Gostei muito do livro, no início foi mais devagar, deu para conhecer a história de certa personagem que até o momento não tinha muita explicação. Depois as coisas ficaram tão agitadas que eu não conseguia largar o livro.

Ivan 24/09/2020

Com um gostinho de quero mais
O livro que fecha a trilogia da saga do príncipe Jorg Ancrath se desenvolve de maneira natural e com poucas surpresas. Perto do final a identidade do principal antagonista da série é revelada, mas nos capítulos anteriores são nos dado várias dicas deixando muito fácil descobrir quem ele é.
Gostei muito de vários personagens coadjuvantes desenvolvidos nós três livros, como o Makin, o Marten, e a Rainha Miana, mas deviam ter mais espaço na saga, suas personalidades são bem interessabtes. Não escondo minha raiva pelo Jorg, pois ele foi tão mal quanto o pai dele, torci várias vezes pela morte dele, mas sabia que isso era impossível, e não ia fazer sentido ele morrer no meio da historia, por ser centralizada nele. No geral é um fechamento "ok" para a história do nosso imperador, mas a mitologia do mundo criado pelo autor Mark Lawrence merece muitas outras histórias, pois é espetacular e deixa a nossa mente viajar, nota 10 pela trilogia!
Que venha a Guerra da Rainha Vermelha!

jane 30/01/2023

Fim
A trilogia é bem legal mas acho que o autor errou a mão nesse final, realmente não gostei, acho que poderia ter sido super ultra melhor mas fazer o que.

Kahh 13/07/2020

Jorg Ancrath um Anti herói de respeito!!!
Não sei o que dizer, um misto de sentimentos quanto a esse livro, a evolução do nosso personagem é incrível, devo dizer que no mundo literário Jorg Ancrath se torno meu anti herói favorito. Um mundo pós apocalíptico, medieval e futurista ao mesmo tempo, um pouco confuso em muitas partes, porém uma trama bem elaborada. Apesar de Jorg ser um anti herói, vemos que ele passa pela famosa jornada do herói, mas de uma forma fora do comum. O final te deixa com gostinho de quero mais.
Devo avisar que não é uma leitura fácil, muitos momentos fiquei perdida, principalmente pelo mundo que foi construído. Mas vale muito apena ler essa trilogia, principalmente se você for fã de batalhas sangrentas, mortes, reviravoltas, e um personagem principal que não segue padrões hahahha.

Thithi 26/06/2021

Um dos finais mais poéticos que já li
E essa trilogia enfim chegou ao seu fim. Confesso que eu estava esperando tudo menos esse final.

Mark Lawrence conseguiu fazer a mera existência do Jorg Ancrath ser algo poético. Toda sua história teve um propósito, que foi encerrada da maneira mais estranhamente satisfatória possível.

A evolução da história para o primeiro livro ao último é gritante. De uma saga medieval comum se tornou um livro poético e com classe, não sei explicar muito bem, mas o que era horrível (no bom sentido, já que o Jorg era um filho da p*ta no primeiro livro) se tornou algo belo e com significado. Simplesmente uma das histórias mais originais que já li