Emperor Of Thorns

Emperor Of Thorns Mark Lawrence

Resenhas - Emperor of Thorns

Vivi 01/04/2022

Novamente o livro alterna entre o presente e o passado e novamente eu não tenho interesse no passado e conto as páginas para voltar ao presente. Essa trilogia em si, a escrita do autor e a forma que foi escrito os livros em geral não me atraíram, terminei o livro na força do ódio porque queria ler o próximo.

Larissa 05/11/2020

Resenha: Emperor Of Thorns
"A vida pode arrancar o que é vital a um homem, surrupiar um pedaço de cada vez, deixando-o de mãos vazias e à míngua ao longo dos anos. Todo homem tem seus espinhos, não os que saem dele, mas os que estão dentro dele, profundos como os ossos. As cicatrizes da roseira-brava me marcam, uma caligrafia de violência, uma mensagem escrita a sangue que requer uma vida para traduzir".

Esse é o terceiro e último livro da série Trilogia dos Espinhos,  e nele vamos acompanhar o fim da jornada de Jorg Ancrath.  Jorge agora é pai e fará de tudo para proteger seu filho e se tornar imperador. Mas para isso ele tera que derrubar o rei morto que avanca até Roma para lhe tomar o que é seu de direito. Mas será que Jorg conseguirá conquistar seu sonho?  Depois de todas as profecias contra ele?

"Essa ilusão, de que os que estão no topo sabem o que estão fazendo, a sensação que algumas pessoas têm de que o mundo é seguro e sólido e bem-comandado... bem, essa ilusão se desfaz quando somos nós que estamos no comando. Eu não duvido que, a cada passo que você dê em direção a Roma, Deus pareça estar três passos mais distante.”

Eu gostei muito desse livro,  da série como um todo. Porém, esse foi o livro que eu menos gostei,  também sei que muita gente não gostou do desfecho do livro mas por incrível que pareça eu gostei do final, meu problema não foi com ele mas sim com uma importante ambição que Jorg tinha e que todos nós esperávamos que não se realizou e isso me deixou muito frustrada!  O livro fora isso continua incrível, com frases incríveis,  com a narrativa do autor que eu gostei muito.  Os capítulos não estão tão curto quanto os livros anteriores mas como a história me envolveu não tive problemas com isso.  O Jorg continua obssecado pela tia, continua obssecado pelo poder e obssecado em matar o rei morto.  O Rei morto também não foi algo que me surpreendeu, desconfiei e mesmo assim gostei. Por isso o livro continuou sendo um favorito mas diminui a classificação. Amei essa série,  é favorita,  recomendo muitíssimo!

Fernanda 10/04/2020

Me deixou de ressaca literária

Juliana1915 28/11/2021

Final digno para uma trilogia digna!
Eu confesso que não amei esse universo quando tive meu primeiro contato com ele. Foi bem confuso pra mim no começo. Acho que só finalmente entendi a pegada no segundo livro.

É um universo pós apocalíptico onde a humanidade regrediu para costumes medievais, mas que ainda existem resquícios do passado onde havia tecnologia e modernidade.
Mas a humanidade regrediu e encontrou outras formas de poder na magia.

Eu ainda acho essa mistura bem estranha pra falar a verdade, mas fico feliz de ter insistido nessa história depois do primeiro livro. A escrita do autor só evolui de um livro pra outro, e eu acho que ele consegue dar um final digno (não genial, mas digno).

Ainda achei algumas soluções que ele dá muito fantasiosas, mas no fim das contas o que me importou foi a jornada do personagem Jorg. Ele apresenta um adolescente semi psicopata e assassino no primeiro livro, bem difícil de ter empatia mas que tem carisma. No segundo entendemos melhor o por que dele ser assim, e que na verdade ele tem consciência das atrocidades que cometeu (comete), mas que continuará fazendo se for o necessário pra levá-lo aos seus objetivos. E no terceiro finalmente temos um Jorg maduro e adulto, que continua cruel, mas que tbm encontra certa redenção.

Eu gostei do final do Jorg, o autor teve o bom senso de não tentar transformar o personagem em santo imaculado, ele tinha plena ciência de tudo de horrível que ele fez e que não podia dar um final feliz e saltitante para o personagem, ele precisava de uma redenção, e eu acho que ele conseguiu.

Um plus aqui para algumas cenas de gore que me deixaram de cabelo em pé e traumatizada (no bom sentido) por vários dias.

Uma boa saga pra quem curte fantasia. Pensando até em ler Rainha Vermelha.

Bianca - @ZumbiLiterário 12/04/2020

Maravilhoso
Trilogia maravilhosa, fiquei abismada como o autor levou a história! Fiquei encantada e triste por ter chegado ao fim.

Erica 18/07/2021

Esperei mais
Eu adorei a trilogia, é verdade, mas esperei por algo diferente no final. O rumo que esse terceiro livro tomou, talvez fosse o mais esperado mesmo.
Foi o livro que menos gostei.
Jorg continuou sendo o anti herói por quem tive simpatia desde o começo, mas... Achei a história arrastada em algumas partes e com acontecimentos bem menos interessantes.
Forçado? Não digo isso... Penso que me decepcionei apenas.
Ainda tô tentando assimilar tudo.

Leitor Sagaz 30/01/2015

Simplesmente sensacional!
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz.

Neste livro chegamos ao grande final, a jornada finalmente se mostrará exitosa ou não. Rei Jorg irá enfim se tornar imperador? Conseguirá ele destruir o Rei Morto e salvar o mundo do colapso? Te garanto amigo leitor que tudo isso é exposto neste livro.

Como sempre temos acontecimentos do presente e do passado, no presente Jorg marcha com seus irmãos para a cidade de Vyene, para a reunião da centena que finalmente votara para eleger o novo imperador ou não! E cinco anos antes acompanhamos o jovem Jorg em sua jornada para Afrique, o olho dos construtores exibe um ponto vermelho nestas terras e a curiosidade de Jorg falou mais auto.

Nessa jornada iremos conhecer a terra do fogo que queima sem ver (isso nos remete a algo nuclear) mais de uma vez iremos ver nosso protagonista escapando da morte, e sem dúvida nenhuma não hesitará em cortar a cabeça até mesmo de seus aliados, se isso for necessário para que ele siga em frente com seus planos.

No presente Katherine mostra seus poderes dos sonhos, todas as noites ela vem invadindo e perturbando o sono de Jorg, mas uma noite ele resolve lutar e como arma ele usa suas próprias experiências, vai mostrar para ela uma de suas terríveis aventuras, um dos traumas afligidos a ele em sua infância.

Essa parte é muito interessante e mostra como Jorg se tornou forte, contra tudo e todos, ele sempre perseverou! Só mesmo ele seria capaz de suportar a sua vida, inimaginável pensar em outra pessoa em seu lugar.

Pasmem, mas a esposa de Jorg, Miana, está esperando um bebê e mesmo assim devido a alguns acontecimentos sinistros, ela vai viajar com ele rumo ao encontro com a centena.

Outro ponto crucial é entender e perceber todos os detalhes da sua viagem para Afrique, as pessoas que ele conhece, principalmente seus inimigos. Veremos mais uma vez que nem tudo que previram sobre ele é de fácil compreensão, os “matemágicos” entenderam enfim que Jorg é uma conta muito complexa.

Neste livro poderemos finalmente entender os desejos do Rei Morto, descobrir quem ele é e o que o levou a tentar dominar o mundo. Uma coisa eu digo, vocês irão ficar desconcertados ao lerem está revelação, guardem muito bem isso que eu digo.

Estou me esforçando para não contar a história toda, acho que é de tamanha grandiosidade que cada leitor deve adentrar esse mundo sozinho. Vamos falar do mundo criado por Mark e sentimentos ao ler o livro.

Tudo indica que a história se passa em um tempo distante pós terceira guerra mundial, um ponto onde a humanidade evoluiu muito e acabou quebrando os conceitos da física e isso mudou o entendimento das coisas que conhecemos, tornou o poder do “querer” muito mais forte. Neste mundo pós-guerra ainda é possível encontrar resquícios das tecnologias perdidas (Os Construtores), toda essa situação implícita é muito enriquecedora, faz com que o leitor mergulhe mais a fundo na história e tente compreender por vários ângulos o que o autor quis nos mostrar.

Senti uma alegria imensa ao me deparar com este mundo, as ambientações, diálogos e lutas são muito bem construídos, me vi imaginando perfeitamente todo o cenário e as feições dos personagens.

O final desta história me deixou boquiaberto, não queria acreditar que havíamos chegado ao fim, todo o caminho percorrido não poderia levar até aquele ponto! Mas passado o momento inicial de euforia, percebemos que o autor fez bem em terminar aqui, não seria necessário prolongar esta jornada.

Finalizo a resenha dizendo que a Trilogia dos Espinhos faz parte daqueles livros que você deve ler antes de morrer, algo indispensável para os amantes de fantasia e aventura. Se você ainda não conhece algum anti-herói, venha conhecer e viajar com Jorg de Ancrath.

Agradeço a oportunidade de ser parceiro da DarkSide Books, o acabamento e detalhes do livro são perfeitos, são livros que faço questão de mostrar e recomendar para meus amigos. Muito obrigado e que em 2015 tenhamos mais edições primorosas como esta.

Diego de França

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/01/resenha-emperor-of-thorns-darksidebooks.html

Jessica1248 14/04/2020

Jorg
Gente, Jorg de Ancrath é o típico personagem canalha (sim, ele é tooodo errado) que eu amei ler a história e torcer por ele. Eu particularmente amei o final, embora tenha muitas divergências. A trilogia terminou muito bem e com uma narrativa muito melhor que dos 2 primeiros. Mais personagens, mais lutas, misticismo e tramoias do Jorg.

Dani Carrara 10/06/2020

Confuso
No primeiro volume, existia tanto potencial com a criação de mundo, porém o autor se perdeu, infelizmente. Ainda assim, razoável.
"Não são os assentos que fazem os imperadores".

darla 15/05/2020

Uma relação de amor e ódio durante todo o livro. Até chegar no final, aí só sobrou amor. Mark Lawrence teve a manha, viu.

Kai 01/01/2022

QUE SABOR
Meu plano era dar NO MÁXIMO um 4 estrelas pra esse livro, mas depois desse final, não teve jeito. Um ótimo jeito de terminar essa trilogia que, apesar dos altos e baixos, valeu muito a pena. Obrigado, Mark Lawrence, já tô com mais uma trilogia sua engatilhada pra esse ano. E, principalmente, obrigado, Jorg. Vou sentir falta de você.

Lust 19/10/2021

? Imperador
? O fim da saga dos espinhos, terminado incrivelmente e inevitavelmente, não imaginava que terminaria assim, porém amei muito.

Wonderland of Books 03/08/2018

Um final....
Perfeito.
Amei essa trilogia.
Não tenho o que reclamar.