Emperor Of Thorns

Emperor Of Thorns Mark Lawrence

Resenhas - Emperor of Thorns

Clara_Galaxia_ 08/09/2020

Maravilhoso
O livro é muito bom, porém não gostei muito do final, achei um pouco desnecessário.

Jaíne 26/12/2016

Encerrando a trilogia com chave de ouro!
O objetivo de Jorg no primeiro livro, era ser príncipe. Ele conseguiu. O objetivo de Jorg no segundo livro era ser rei. Ele conseguiu. O objetivo dele nesse terceiro livro é ser Imperador? E aí? Acham que ele conseguiu?
Gostaria de dizer que estou emocionada enquanto escrevo essa resenha, porque Emperor of Thorns ganhou meu coração!
A trilogia dos espinhos, uma trilogia cheia de violência, caos, sangue e várias coisas ruins.
Jorg, um personagem o qual já critiquei, um personagem que foge totalmente do tipo "mocinho" que você lê por aí e que foge também do estilo "cara mal, mas o cara mau que vc gosta". Ele é o cara absurdamente mau, que você não entende como poderá vir a gostar (isso quando lê o primeiro livro...)
No primeiro livro, Prince of Thorns, você se pega surpreendido por caber tanta maldade dentro de um ser. No segundo livro, King of Thorns, você se pega surpreendido por além de tanta maldade, caber tanta força de vontade dentro de um ser. E no terceiro livro, que fecha essa trilogia com uma baita de uma chave de ouro, você se pega totalmente apegada a um personagem com características tão ruins, você se pega torcendo por ele, você vê que além de toda a maldade narrada em todas as páginas anteriores, ele merece seu apoio, merece, digamos, "seu perdão".
No encerramento desta trilogia, a narração é feita de três formas:
- No presente, pelos olhos de Jorg, com ele rumando em direção a tentar conquistar o trono do império.
- A história de Chella, vários capítulos dedicados a ela, mostrando seu ponto de vista sobre Jorg e acontecimentos da vida dela.
- No passado, 5 anos atrás (isso mesmo, 5 anos, ou seja, seria ANTES das narrações de King of Thorns).
A alternância de narrativa é ótima! Voltar no passado novamente, faz com que novas peças lançadas na história se encaixem. Descrever a história de Chella, também dá um toque a mais em tudo.
Agora, me deixe falar um pouco sobre o fim desse história. Foi emocionante, foi perfeito, foi lindo!
E mais do que falar do fim, eu estou totalmente apaixonada pelo endendo final que o Mark Lawrence escreveu! Por que? Não vou descrever o endendo completo aqui, porque tem spoiller do final da trilogia (portando nada de ir abrir o livro na última página e ler, antes de ter terminado o livro), mas descreverei a parte que não possui spoiller e já falo porque eu me apaixonei.
"Prefiro que os leitores terminem o livro lll querendo mais, em vez de se afastarem após o livro lV sentindo que já tiveram mais que o bastante. Há uma tendência que faz com que os personagens continuem depois de sua data de validade e se tornem caricaturas de si mesmos, trilhando o mesmo caminho, ficando mais sem graça a cada passo. Eu espero que Jorg tenha evitado esse destino e que juntos nós tenhamos construído algo de valor."
E aí, ainda preciso descrever por que eu me apaixonei por este endendo?
Eu sou uma grande crítica dessas sagas em que claramente o escritor quer apenas ganhar mais e mais dinheiro, lançando livros e mais livros com os mesmos personagens, com a mesma história e muitas vezes, nem há mais história para contar! Tal atitude, já fez com que eu me afastasse e abandonasse algumas séries, que teriam sido ótimas se fossem levadas só até o terceiro livro, mas que os autores quiseram estender (sendo que não deveria haver extensão).
Quando li este endendo, quando vi que o Mark Lawrence é um escritor com consciência, que não precisa fazer uma série de 300 livros utilizando o Jorg, só para ganhar grana, ele ganhou uma admiradora. Está de parabéns, Mark!
Além do que, ele cita nós, os BR em seus agradecimentos!
Para concluir, posso dizer que a Trilogia dos Espinhos me fez ter raiva, me fez ficar confusa, me fez chorar e me fez uma admiradora dela no final das contas. Emperor of Thorns foi um final extremamente digno para toda essa história contada até então! Se você ainda não leu, leia. Se você ainda não leu essa trilogia, comece, e não se deixe desanimar no primeiro livro, sei que a narrativa diferenciada é difícil e confusa no começo, mas quando você finalizar a leitura das últimas páginas de Emperor of Thorns, vai ver que valeu a pena!
Até a próxima, galera!

E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br

Rodolfo 23/01/2017

"O mundo está dividido e o tempo se esgotou, deixando-nos presos aos dias finais. Estes são os dias que nos esperaram por todas as nossas vidas. Estes são os meus dias. Vou estar diante da Centena e eles vão ouvir. Vou tomar o trono, não importa quem está contra mim, se vivo ou morto. E se eu devo ser o último imperador, farei disso um final e tanto."

A aclamada Trilogia dos Espinhos chega ao seu grande final, depois de termos acompanhado a dolorosa e surpreendente infância e adolescência de Jorg Ancrath em Prince of Thorns e King of Thorns, com todo o brilhantismo, charme, violência e crueldade deste egomaníaco romântico. Conforme cresce, seu caráter parece encontrar algum equilíbrio em suas tendências sociopatas. Em Emperor of Thorns, a história de Jorg chega ao fim de forma brilhante e imprevisível, ao mesmo tempo cruel e poética, uma das trilogias mais importantes da nova geração.

"Mark Lawrence é a melhor coisa que aconteceu à fantasia nos últimos anos."
- Peter V. Brett - autor do Ciclo das Trevas

Calorine 22/06/2022

Pqp
Que trilogia digna! Meu Deus, cada livro surpreende e esse, justo esse, não tinha como ser diferente. Definitivamente entrou pro meu top3 de melhor trilogia.

Lucas Rey 12/12/2022

Parabéns por ter chegado até aqui.
Se você chegou até aqui, meus parabéns, principalmente por não ter deixado o "haterismo", que o brasileiro tem com o autor, te pegar. E com certeza valeu a pena, não é mesmo?

O final da Trilogia dos Espinhos foi, no mínimo, extremamente satisfatório. O final do personagem principal foi, ao mesmo tempo, inteligente/inovador, mas que sabíamos também que não poderia ter sido de outra forma.

O livro me deixou com aquele sentimento de melancolia por tudo que aconteceu desde o Vol.1 até agora. É muito bom quando livros te envolvem dessa maneira. Tem muita coisa insípida por aí, que não te causa nada além de um entretenimento temporário durante a leitura, o que não foi o caso dessa trilogia.

Confesso que eu não sou muito chegado em trilogias ou séries. Sempre preferi ler coisas com começo, meio e fim. Sem precisar me comprometer em continuar lendo aquela história, ainda mais quando falamos de fantasia, pois os livros tendem a ter muitas páginas. Mas foi uma maravilha ter dado a oportunidade de ler a Trilogia do Espinhos. Os três livros são de altíssima qualidade. Muito empolgantes.

Recomendo demais a leitura. E mesmo não sendo fã de trilogias, estou já me preparando para pegar a trilogia do mesmo autor que acontece no mesmo universo: Trilogia da Guerra da Rainha Vermelha.
Gabriel.Marques 16/12/2022minha estante
Eu amei essa trilogia. Acabei o último agora

Gabriel.Marques 16/12/2022minha estante
Pena que a trilogia da Guerra da Rainha Vermelha nao tem o 3º impresso aqui no brasil ?

May 01/10/2015

Emperor of Thorns é o último livro da Trilogia dos Espinhos e, como o próprio nome do livro sugere, mostra Jorg a caminho de ser coroado imperador do Império Destruído. O livro começa um pouco depois dos eventos de King of Thorns (que eu não resenhei). Jorg está indo para o Congresso para tentar usar de sua influência e votos para realizar sua vontade de virar imperador.

Eu dei 2 estrelas para os dois livros anteriores e para esse não foi diferente. A maioria dos meus problemas apareceu mais uma vez nesse terceiro livro e algumas outras coisas novas também me incomodaram.

site: https://sobresonhoselivros.wordpress.com/2015/10/01/resenha-emperor-of-thorns/

Rose 18/03/2017

Cheguei ao final desta trilogia com grandes expectativas, afinal não é todo dia que você se pega torcendo por um personagem sanguinário como Jorg. Aliás, não é todo dia que um personagem sanguinário é o mocinho da história...
O livro começou de forma lenta, e foi um pouco difícil entrar no clima, ainda mais porque já tinha um certo tempo que eu havia lido o livro 2. Talvez o fato deste volume não ter tantas lutas, tenha contribuído para o ritmo mais lento.
Fato é que agora Jorg quer ser Imperador, e para isso, acompanhamos sua caminhada de três formas: pela história de Chella (a necromante) e de como ela vê sua vida e o próprio Jorg. Entre o Jorg no presente e Jorg há cinco anos atrás, quando ele estava na corte do avô materno.
É justamente esta alternância entre o passado e o presente de Jorg, que Lawrence vai aos poucos encaixando as peças, e o leitor entendendo a história. É verdade que isso pode causar confusão em muitos leitores, ainda mais leitores que talvez não estejam acostumados com isso. Para mim não houve problema, pelo contrário, era ótimo ir entendendo as coisas, ligando os pontos.
Jorg está agora com 20 anos, e decide ir à Vyene participar da Centena, um congresso que acontece a cada quatro anos e que decide quem será o Imperador. Como ele tem direito a um voto e de levar um conselheiro, por conta das terras herdadas após a vitória sobre Egan, é claro que ele não ia desperdiçar isso.
Durante a viagem até Vyene, algumas coisas acontecem, como por exemplo o tal do Rei Morto também desejar ser o Imperador. Ah, não tema, a identidade do Rei Morto será esclarecida, e devo dizer, eu não desconfiava de quem era.
Enquanto segue para a Centena, Jorg precisa manter-se vivo, o que é bem complicado, visto a quantidade de inimigos que ele tem. Mas sua preocupação também está em manter as pessoas que ama a salvo. Sim amigos, Jorg sabe amar. Ele tenta provar que as profecias são falsas, e mesmo não tendo total noção, ele está procurando sua própria redenção.
Daquele menino indefeso que foi deixado nos espinhos para morrer, até a caminhada para ser o Imperador (será que ele consegue?), temos todo o amadurecimento de um personagem totalmente contraditório.

"Conheço um homem que está tentando, respondi. E se eu não tivesse aprendido, então sim, eu salvaria todas elas. Sem meias medidas. Algumas coisas não podem ser cortadas ao meio. Não se pode amar alguém pela metade. Não se pode trair ou mentir assim."

Jorg foi um personagem que me surpreendeu desde o primeiro volume. Fiquei passada com a frieza e maldade dele. Ele não exitava em matar, mas de alguma forma, que não sei explicar, o autor conseguiu que eu simpatizasse com Jorg. No segundo livro minha admiração por ele aumentou, até por conta do lado mais humano dele apresentado pelo autor. Não que ele tenha virado um anjo, longe disso... Mas há de se destacar a força de vontade de Jorg.

"A vida pode arrancar o que é vital a um homem, surrupiar um pedaço de cada vez, deixando-o de mãos vazias e a míngua ao longo dos anos. Todo homem tem seus espinhos, não os que saem dele, mas os que estão dentro dele, profundos como os ossos."

O final foi algo que eu confesso, não esperava. Me pegou totalmente desprevenida. Uma série onde o personagem principal é um assassino frio, disposto a tudo para chegar onde deseja, mas que ao longo de sua caminhada, percebe que afinal, nem tudo ele deseja sacrificar.
Quem tiver oportunidade não deve deixar de conhecer Jorg, e não se espante se você também começar a torcer por ele.
Sobre a parte gráfica, não tenho muito a dizer além de uma pequena palavra: Darkside!

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br

André Ivo 25/12/2015

Vai deixar Saudade!
Após 03 livros, acompanhando a história de Jorg Ancrath e seus irmãos, só poderia dizer que o sentimento que vai ficar após este terceiro livro é SAUDADE e aquele gosto de quero mais.
Durante essa trilogia vimos Jorg amadurecer, e ficar mais responsável, porém, nunca deixando de resolver os problemas a sua maneira. Os personagens são excelentes e o final pode ser difícil de digerir, porém, eu gostei da forma "inesperada" como Mark encerrou essa trilogia.

Com certeza vai ser muito difícil encontrarmos um personagem tão cativante quanto Honório Jorg Ancrath, esse sim é um personagem que merece ser revisitado de tempos em tempos.

Kaah Vicente 15/02/2020

Eu nunca senti tanto amor e ódio assim por uma trilogia, comprei o livro achando ser uma coisa e me deparei com uma história muito diferente do que imaginei. Os primeiros livros são repletos de acontecimentos chocantes (esse também), mas esse me deixou mais enfurecida, o Jorg lembrava tanto do passado que me deu muita raiva, peguei ranço do personagem e demorei um bom tempo para terminar o livro, mas me obriguei a ler até o fim, e foi bom, pois me surpreendi muito com o final, teve algumas reviravoltas mirabolantes. E aquele final, eu desconfiei, mas não pude crer, sério, leia e descubra por si só.

MPFFMH 28/04/2016

Fim
O final da trilogia foi uma verdadeira facada no coração.

Comecei EOT não gostando muito e, isso mudou conforme lia. Quanto mais lia e chegava ao fim, menos queria que acabasse. Não se acha livro igual a este.

elly 05/09/2021

simplesmente sensacional
sabe eu não sei nem como explicar o misto de sentimentos que eu tenho sobre esse livro. o universo é tão bem construído, inicialmente tão confuso mas tão bem explicado ao longo das páginas, é tão cativante e--- deus o que dizer sobre esse protagonista??? eu amo odiar o jorg, ele se tornou um dos meus personagens favoritos mesmo sendo completamente horrível na maioria dos casos e isso é muito AAAAAH que ódio! a escrita do mark lawrence também é impecável, nossa eu virei fã já enquanto lia o primeiro da saga. leitura fantástica, porém pesadinha também, foi uma leitura que eu demorei pra concluir porque foi muita coisa pra digerir e as vezes o clima todo dá uma pesada (sem falar que eu, no fundo, tinha medo de saber qual seria o desfecho da história então fiquei enrolando porque não queria estar certa), mas não me arrependo em nenhum momento. amei demais.

brunorezend3 23/07/2021

Surpreendentemente digno
Apesar de o livro 2 ter deixado a deseja, fico feliz em terminar o último volume e saber que compensou tudo que o livro anterior não entregou. Jorg é um anti-herói como prometido e o final da trilogia fez jus a saga que se iniciou com o Príncipe dos Espinhos.

Nylly 05/07/2021

Opinião pessoal
Nem sei como começar, pra mim foi uma decepção, me forcei a ler, sai da minha zona de conforto com essa modelo de fantasia, teve momentos que gostei, é claro, porém nada excelente.
Meus momentos favoritos que me davam forças para continuar era quando eu via o Jorg mitar.
Outro ponto que me fez chegar em minha avaliação é o modelo de escrita entre passado e presente, pois não gosto muito de flashback no meio da história.
Resumidamente, não leria de novo, poderia ter escolhido melhor, porém é uma coisa muito pessoal, você pode gostar de flashback ou esse estilo de mundo.

Whebson 26/03/2018

Um ótimo final para a saga de Jorg de Ancrath!
Aqui á leitura é adulta, recheada de crueldade e violência, nada de romance meloso, a trologia tem um final surpreendente que faz todo o sentido. E digo ainda, o final é chocante, diferente e brutal hahahaha Mark Lawrence é genial!