Superinteressante Nº 324 (Outubro de 2013)

Superinteressante Nº 324 (Outubro de 2013) Abril

Resenhas - Superinteressante 324

z..... 28/11/2023

Outubro de 2013
"Tímidos"
Me identifiquei na concentração e persistência, o que muitas vezes se desdobra em êxitos que outros não tem, não por questão de inteligência, mas de foco. Costumo trabalhar elegendo metas diárias, mas sem me tornar escravo delas. Com organização não é difícil, já dizia o Eclesiastes: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." (Eclesiastes 3:1).
Também foi interessante o comparativo entre a sociedade antiga e atual sobre o comportamento desinibido. No passado camponês as famílias se conheciam mais, haviam poucos indivíduos e maior formalidade, o que não era instigante ao comportamento extrovertido. No desenvolvimento contemporâneo a população explodiu, centros urbanos cresceram e a competitividade estimulou destaque das pessoas na chamada era dos desinibidos,
Foi dado destaque à questão da emotividade, outro ponto que reconheci como tímido, só não sabia que era ação da amídala o estado de tensão inicial em ambiente novo ou desconhecido... Acontece muito comigo, precisando de uns 10 minutos para ficar mais à vontade e relaxado, saindo do estado de alerta.
Só achei esquisito e não reconheci (numa aplicação pessoal) o excesso de confiança que pode levar a ousadias mal-sucedidas só por uma questão de acreditar na vitória ou superação. Parece vaidade, egocentrismo e precipitação para se aparecer, provar algo para os outros. Creio que o tímido tende a ser cauteloso nas escolhas e não tem foco em se destacar, mas que ações se destaquem nas metas.
Nos devaneio, porém, imagino muita coisa boba que jamais faria, correlacionada reconhecimentos, méritos, ser notado... A cura disso é: toda honra e glória para Deus!