Beleza Roger Scruton

Resenhas - Beleza

1 | 2 | 3 | 4

Roberth 08/04/2024

Um convite cativante...
"Sem a busca consciente da beleza, corremos o risco de resvalar num mundo de prazeres viciantes de dessacralizações rotineiras, em que o valor da vida humana não é mais percebido com nitidez."

O convite feito pelo autor para pensarmos sobre beleza e sua importância foi aceito com alegria; e a jornada, passando pelo amor, pela razão, pela natureza, pelo corpo, pelo comum, pela arte, sem, contudo, estipular um ponto final, foi recompensadora!

Scruton propõe que a beleza está associada à própria condição humana, sendo também uma possibilidade que a transcende. O autor também contrapõe os valores subjacentes à beleza pautada principalmente na tradição clássica com o relativismo, o niilismo e outros desafios impostos pela modernidade.

Minha primeira leitura do autor, sendo também a primeira leitura mais sólida sobre o tema, concluí o livro desafiado a buscar mais fontes e seguir caminhando.

Livinha 02/04/2024

Polêmico, do jeito que eu gosto.
Com esse livro tive o meu primeiro contato com a escrita do Roger Scruton. Em uma abordagem filosófica, Scruton reflete sobre a beleza e o lugar que ela ocupa em nossas vidas. Sendo ele 1000% conservador, acredita que estamos em uma época onde a beleza não possui nenhum fundamento racional e não acredita que a beleza é um conceito subjetivo, e sim um valor único e universal.
Apesar desse livro ser considerado polêmico, eu não poderia concordar mais com ele. ?

Daniela.Laiz 20/02/2024

Livro maravilhoso a melhor parte é quando o escritor diz que a arte figurativa precisa voltar e a arte abstrata foi importante nos períodos de caos , e que um vez a humanidade ja passou por esse momento a arte figurativa precisa voltar a está em ênfase

Carol 15/02/2024

O livro começa desafiando a visão contemporânea de que a beleza é subjetiva e relativa, argumentando que ela possui qualidades objetivas que podem ser discernidas e apreciadas universalmente. Scruton explora a relação entre a beleza e outras áreas da experiência humana, como a moralidade, a religião e a política, destacando como a busca pela beleza pode enriquecer nossas vidas e nos conectar com algo maior do que nós mesmos.

Uma das principais contribuições do livro é sua crítica à cultura contemporânea, que muitas vezes desvaloriza a beleza em favor da inovação superficial e do choque. Scruton defende a importância de preservar e cultivar a beleza em todas as suas formas, desde a arte clássica até a arquitetura tradicional, como uma forma de enriquecer nossa experiência do mundo.

Ao longo da obra, Scruton utiliza uma linguagem acessível e exemplos práticos para ilustrar seus pontos, tornando-a acessível tanto para acadêmicos quanto para leigos interessados no tema. No entanto, o livro também desafia o leitor a refletir profundamente sobre suas próprias experiências e preconceitos em relação à beleza, convidando-o a considerar como essas percepções moldam sua visão do mundo.

Felipe 18/01/2024

Beleza muito mais que apenas um conceito subjetivo.
O livro trás uma abordagem filosófica sobre a beleza, o lugar que ela ocupa em nossas vidas, achei a leitura um pouco difícil, mas o pouco que consegui captar já valeu . Tive outra perspectiva sobre a beleza, muito mais do que apenas um conceito subjetivo.

?A experiencia da beleza nos revela que estamos à vontade no mundo, que o mundo está ordenado em nossas percepções como um lugar adequado à vida e a seres como nós? Roger Scruton

A importância de sabermos enxergar o belo, nos faz parte no mundo, encontrando sentido na vida, uma felicidade. Talvez a falta de percepções do belo, leva muitas pessoas a perder o sentido pela vida.

Miki 31/12/2023

Beleza
Uma visão filosófica e instigante acerca da beleza. No livro o auto não fecha uma definição de beleza mas demonstra que ela possui elementos racionais. Somos desafiados a encontrar significados, traçar comparações, entender que a arte, a natureza e a forma humana são convites a colocar a experiência da beleza no centro de nossas vidas.
O autor mostra que a beleza está sumindo de nosso mundo porque vivemos como se ela não importasse. A falsa arte de nosso tempo dá sinais disso.
A beleza está ligada ao Sagrado, ao amor, ao sacrifício, à verdade, à moral das quais nossa sociedade está se distanciando.
Um despertamento necessário a leitura de Roger Scruton.

AndrAa58 31/12/2023

O que é Beleza?
O livro é uma obra de filosofia que explora a natureza da beleza. Surpreendeu-me positivamente, primeiro pela linguagem acessível, fácil de entender e fluída para ler; e segundo, por questionar algumas crenças que eu tinha. Lendo Scruton, percebi que nunca realmente parei para pensar sobre a beleza. Tinha tanta certeza de que a beleza era uma qualidade subjetiva com influência social, e por conseguinte datada, que me vi discutindo com o autor durante toda a leitura, rs.
Scruton argumenta que a beleza é uma qualidade objetiva, existente independentemente da mente humana. Ele também defende que a beleza é uma qualidade importante que nos enriquece e nos eleva. Chega a ser poético; me lembrei muito de um livro que li há muito tempo, "O sagrado e o profano" de Mircea Eliade. A beleza entra na categoria do sagrado, é reconhecida pela alma humana e pode funcionar como um remédio para a alma.

O livro é dividido em três partes. A primeira parte, "O que é beleza?", explora os diferentes conceitos de beleza propostos por filósofos e artistas ao longo da história. Scruton argumenta que a beleza é uma qualidade complexa que não pode ser definida de forma simples.

A segunda parte, "A experiência da beleza", explora a maneira como as pessoas percebem e experimentam a beleza. Scruton argumenta que a beleza é uma experiência subjetiva que nos afeta em um nível emocional e transcendental.

A terceira parte, "A valorização da beleza", explora a importância da beleza na sociedade. Scruton argumenta que a beleza é uma qualidade que nos torna mais humanos e nos ajuda a viver uma vida mais plena. Influencia no nosso comportamento também. Lembro que li um estudo sobre arquitetura e urbanismo que relacionava o bem-estar e comportamento da população com a beleza e cuidado do ambiente em que estava inserida. Queria lembrar. se você souber poderia me dizer? Seria bom poder reler.

Scruton apresenta seus argumentos de forma clara e concisa, usando exemplos da arte, da música e da literatura para ilustrar seus pontos, o que torna a leitura ainda mais interessante e fácil de entender.
Michela Wakami 02/01/2024minha estante
Amei sua resenha, amiga.
O autor nos surpreende a cada página, e ler em ótimas companhias fez o livro fica melhor do que ele já é.???

AndrAa58 02/01/2024minha estante
Muito obrigada, amiga. Também agradeço por ter me apresentado o livro e me dado a mão durante a leitura. Amei ler com vocês ??

Michela Wakami 02/01/2024minha estante
Foi um imenso prazer. A troca foi maravilhosa!???

Vanessa.Castilhos 07/01/2024minha estante
Andréa querida, que resenha incrível!! Amei!! Foi uma leitura maravilhosa amigas! ?

AndrAa58 09/01/2024minha estante
Muito obrigada, Vanessa. Amei ler e aprender com vocês ?

Duchesse 09/01/2024minha estante
Olá Andrea!
Você chegou a ver o documentário ?Por que a beleza é importante?? (Why beauty matters?) apresentado pelo Roger Scruton? Ele é complementar ao livro.

Daniela.Laiz 20/02/2024minha estante
É um livro pra se ler mais de uma vez

AndrAa58 21/02/2024minha estante
Não vi, Karin. Muito obrigada pela dica. Vou ver ?

AndrAa58 21/02/2024minha estante
É sim, Daniela

Michela Wakami 20/12/2023

Beleza
Por mais que alguns tente tirar a importância que ela tem, jamais vão conseguir.
Pois a beleza é sim importante, através dela os nossos olhos brilham e o nosso coração dispara.

A beleza não está só no visual ela se manifesta nas palavras, espantando a morte espiritual.

Como não admirar o belo?
Gleidson 20/12/2023minha estante

????

Michela Wakami 21/12/2023minha estante
Obrigada, meninas!????

brendaflleal 15/12/2023

Eu confesso que tenho uma certa dificuldade para ler Scruton, gosto bastante das reflexões, mas não consigo ?entrar? nas leituras.
Enfim? Esforcei para ler e valeu a pena.
Trata-se de uma análise filosófica sobre a beleza, onde o autor não conceitua, mas ressalta a importância da beleza para a humanidade.

Gabrielli 21/11/2023

A explicação racional da beleza
Um estudo muito interessante sobre os fundamentos racionais da beleza e a necessidade desta no cotidiano. Scruton tem uma escrita maravilhosa.

Willian.Izidio 19/11/2023

Introdução completa
Uma introdução à Estética (Filosofia da Arte) bastante satisfatória. Nela aprendemos conceitos básicos apresentados em suas múltiplas concepções. Uma verdadeira obra dialética.

Scruton não irá responder o que É Beleza de maneira direta, senão delimitá-la em seu campo de atuação no espírito humano de modo a garantir sua plena liberdade.

Ele responderá, isto sim, à pergunta: por que a Beleza importa?

A obra irá agradar a quem tenha interesse por literatura, poesia, arquitetura, pintura, música e outras formas de expressão artística.

Esta edição traz as referências bibliográficas do autor, que são muitas, diga-se de passagem.

AndreTomasi 23/10/2023

Sou de esquerda mas Scruton causa sentimentos ambíguos em mim.
A leitura não é simples e um bocado de capital cultural é necessário para que se entendam as analogias que o autor faz ao longo do texto. O discurso apresentado por Scruton tem pinceladas de conservadorismo e por vezes sinto que o autor quer introduzir uma limitação do gosto e da beleza. Gosto da forma como ele defende certos tipos de beleza mas acho que há um ponto cego no discurso: algumas belezas nunca foram e nem serão universais.
As pequenas belezas que ele cita no texto me chamaram a atenção pois são uma forma relativamente simples de transformar a experiência do ser em algo mais prazeroso, mas fiquei realmente tocado nas passagens sobre o amor:

"Na ópera de Mozart, Konstanze e Belmonte estão prontos para se sacrificarem pelo outro, e é nessa prontidão que se encontra a prova de seu amor. Todas as belezas da ópera nascem da apresentação constante dessa prova [...] o amor e a afeição entre as pessoas só são reais na medida em que preparam o caminho para o sacrifício - seja dos petits soins que vinculam Marcei a Saint-Loup, seja da prova oferecida para Alceste, que morre pelo bem do marido. O sacrifício é o âmago da virtude, a origem do significado e o verdadeiro tema da alta arte."

Bruno 06/09/2023

Belo ensaio de Scruton a respeito daquela que, para Platão, era a manifestação do Bem, o ideal supremo - a beleza.
O mais relevante filósofo contemporâneo não buscou, nesse breve livro, estudar ontologicamente o universal do Belo. Em vez disso, analisa o comportamento social e o impacto da estética e do gosto na sociedade moderna.
Os dois últimos capítulos são obras primas. Reúnem o referencial teórico apresentado ao longo do livro para tratar de duas problemáticas: a pornografia enquanto representante atual da arte erótica (do Er?s platônico), e o fim da beleza.
Scruton defende a racionalização da busca pelo ideal estético como forma de promover crescimento pessoal, social e, em última análise, a busca pelo Bem ontológico.

Talita 25/06/2023

Livro necessário nos tempos atuais
Neste livro Roger Scruton traz argumentos para demonstrar que a beleza é importante e que não é relativa.

Em um mundo que prega que a beleza é relativa neste livro, encontramos argumentos filosóficos que nos fazem pensar o quanto a beleza está sendo destruída nos diversos ambientes.

O livro tem uma leitura puxada mas ao mesmo tempo o autor traz muitos exemplos e imagens o que o torna bem didático. Recomendo essa leitura para todos que desejam entender um pouco da importância da beleza em nossas vidas

Michelle 16/05/2023

Que livro!
Que livro maravilhoso. Uma leitura mais profunda e filosófica, mas que traz a beleza de uma forma plena e mais ampla que comumente reparamos. Trata questões muito importantes e expande a "ideia" da beleza e do belo.

1 | 2 | 3 | 4