O Senhor da Luz

O Senhor da Luz Graciele Ruiz

Resenhas - O Senhor da Luz

Paraíso dos Livros 03/08/2015

Resenha | O Senhor da Luz - Graciele Ruiz
Livros de fantasia, são os meus favoritos e admito que leio muitos livros estrangeiros neste gênero. Porém chegou a vez de um nacional tomar conta dos meus pensamentos. Imagine um planeta bem semelhantes ao nosso, com seres mágicos, alguns com asas outros com escamas. Dragões que podem entender e se comunicar com seus donos. Seres que podem viver mesmo já estando mortos. Nove clã com características diferentes compartilhando um mesmo planeta, buscando cada qual sua filosofia de vida para manter uma sociedade. Imagine agora muita aventura, ação, emoção junto com todos estes quesitos e terá o Senhor da Luz.

Após a morte de seu avô Lícia, a personagem principal começa sua grande jornada pela busca das chaves da caixa mágica de Selaizan ( O Senhor da Luz - O maior mago de todos os tempos) para salvar o seu planeta, Datahriun. A medida que avança em seu caminho a moça faz amigos, porém também enfrenta muitos perigos. Encontrar os outros guardiões das chaves é como achar uma agulha no palheiro o que dificulta sua missão. Os Marcantes acontecimentos faz com que a jovem garota evolua e se torne uma grande guerreira ao passar as páginas.

Diria que "O senhor da Luz" traz aspectos genuínos em sua narrativa. O que move Lícia é sua vontade de cumprir o último pedido do seu avô, por amor a um ser querido, por amor a sua nação ela deseja conquistar seu objetivo. Além de sua pureza que se faz presente ao logo de toda a história.
A amizade entre Nahya e Lícia é um ponto em destaque, ela é quase tão forte quanto o laço que uni Nahya e seu dragão Layer deixando tudo mais mágico.

Enfim Eriel surge para acrescentar de maneira encantadora ainda mais. Me peguei diversas vezes imaginando este personagem. E quando finalmente parece que teremos um romance es que aparece a palavra...Continua.

Senhorita Graciele Ruiz por favor estamos esperando por mais uma grande aventura! Para quem ainda não conhece está linda e mágica obra da autora vale apenas conferir! Datahriun aguarda por você!

site: http://paraisodoslivros1.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-senhor-da-luz-saga-de.html

Fernanda | @psiuvemler 27/03/2015

O que faria se a pessoa que você mais ama partisse e deixasse em suas mãos uma chave misteriosa e um pedido?
Isso aconteceu com Lícia, uma moradora igual a qualquer outra do clã kaniano.

Datahriun é um pequeno planeta existente em Drânia, clássica galáxia espiral localizada na constelação Ampardalis, provavelmente desconhecida pela raça humana.

Nesse planeta vivem incríveis criaturas mágicas, com poderes inimagináveis. São nove continentes que constituem esse mundo. Cada continente é habitado por clãs com poderes diferentes. Há somente cidades e vilas, sem divisão de países.

Lícia foi criada por seu avô, sendo ambos naturais de um desses clãs chamado Kan. Tinha a aparência como todos os outros moradores nascido no clã dos ventos: olhos dourados, cabelos da cor do fogo e grandes asas vermelhas saíam de suas costas. Se você for levado pelas aparências, Lícia não tem absolutamente nada a ver com os ventos, a não ser pelas asas, não é?

"Se coração doía apertado, uma dor esmagadora que parecia lhe consumir toda a força que restava." Pag. 11

Seu avô partira com um único objetivo: queria que sua neta Lícia recuperasse as cinco chaves que abriam uma poderosa caixa capaz de reviver Datahriun, pois este está ficando cada vez mais destruído depois que Datah, o deus da luz e da vida, abandonou o mundo que havia criado.

A misteriosa caixa fora entregue à Selaizan, o mago mais poderoso da história de Datahriun, também conhecido como Senhor da Luz, pelo próprio deus pouco antes de o planeta ser abandonado. Selaizan distribuiu essa caixa, juntamente com as cinco chaves para cinco clãs diferentes e só pessoas de coração puro poderiam ser seus guardiões – um dos escolhidos foi o avô de Lícia.

A partir daí, várias aventuras aconteceram, com lutas, fracassos e, claro, sucesso. Assim que uma das chaves ficou na posse de Lícia, a garota do ar seguiu viagem para os clãs vizinhos e até para os mais distantes, a fim de encontrar os outros guardiões, reunir as chaves, atender ao último pedido de seu avô e salvar seu planeta.

"Danka era a cidade mais rica de Kan, cujo portão norte abria-se para o mar, sendo um grande ponto de importação e exportação. No entanto, perdia para todas as outras em relação à beleza, pois seus muros eram completamente altos e com várias torres de vigia, o que impossibilitava os kanianos de ver o nascer ou pôr do sol. Era uma cidade escuta e melancólica." Pág. 19

E, como toda história, essa também tem uma pequena pitada de romance. Mas essa porcentagem é mínima, o que me fez ficar ainda mais fascinada pela história, pois, diferente de muitas obras que já li, a aventura e a ação são, definitivamente, o ponto central da história.

"Foi naquele dia em que trocamos as primeiras palavras. Foi até engraçado, estávamos os dois completamente sem jeito e conversamos sobre coisas banais como o tempo, a decoração ou as pessoas do baile. Antes de a festa acabar, e com vontade de ficar, eu fui embora." Pág. 238

Mas como a maioria das obras, infelizmente essa também tem alguns pontos negativos. Pelo fato de o livro ser publicado por um selo da Novo Século, confesso que fiquei um pouco decepcionada com a revisão feita pela editora, pois os erros ortográficos são frequentes, indo desde a troca da letra ‘e’ por ‘w’, até a gravíssima troca de ‘mas’ por ‘mais’. A revisão deixou um pouco a desejar. Mas não é nada que realmente atrapalhe a leitura e muitas vezes os erros até passam despercebidos, a não ser que você inicie a leitura já os procurando.

Em geral, eu simplesmente amei esse livro com todas as minhas forças. Graciele se tornou uma de minhas autoras favoritas e, sem dúvidas, reservarei o volume dois da saga assim que ele for lançado.

site: http://imperio-imaginario.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-senhor-da-luz.html

Tamires 24/03/2015

Resenha publicada no Blog Garota Indecisa
Assim como todo bom livro de fantasia, temos uma garota jovem demais e com uma responsabilidade enorme nas costas. Elementos mágicos, criaturas magicas, tudo bem previsível, o que torna o livro diferente então? a escrita da Graciele, a autora escreve muito bem, tem tanto cuidado com as palavras que você se sente agraciada por estar lendo o livro e o que deveria ser apenas mais um romance se torna uma trama fantástica.

Lícia é apenas uma adolescente criada pelo avó que vê seu mundo ruir quando este morre, mas antes a deixa com uma missão: Datahriun esta morrendo e cabe a ela impedir que isto não aconteça.
Lícia agora é uma das guardiãs das chaves magicas capazes de salvar o planeta.
Achei Lícia uma personagem fraca de começo, ela é ingenua demais e não tem perfil de guardiã, não demora muito para que ela se encontre em perigo ou então perseguida por um Espírito Renegado, mas como eu disse o livro tem muito diferencial e a autora com sua escrita consegue te encantar em cada página e suprir estes detalhes que possam ser meio chatinhos.
O que mais me chama a atenção em livros de fantasias são os personagens, aqui eles são bem descritos e posso dizer que são lindos, isso mesmo lindos. A autora os descrevem tão minuciosamente e perfeitamente que mesmo os mais malvados e desagradáveis se tornam agradáveis na leitura, e isso também vale para os cenários, Datahriun é um pequeno planeta bem afastado da Terra mas que encanta qualquer leitor, cheio de clãs mágicos e seus elementos a autora criou um mundo muito real e encantador, capaz de ser visualizado sem exageros em nossas mentes por isso não demorou muito para que eu ficasse fascinada em cada página.
Lícia encontra ajuda e amizade em Nahya e seu dragão Layer

site: http://tamigarotaindecisa.blogspot.com/2015/03/resenha-o-senhos-da-luz-graciele-ruiz.html

Angel 22/11/2014

Adorei!
Importante saber:
Datahriun é um pequeno planeta, localizado na galáxia de Drânia que fica a milhares e milhares de anos-luz da Terra.
Em Datahriun existem nove continentes e seus respectivos clãs que são: Kan, Akinus, Taon, Mériun, Guanten, Mei, Shiniti, Razoni e Munsulia.
O planeta está morrendo. Mas antes de morrer, Selaizan, um poderoso mago , deixou com guardiões, pessoas de coração puro, cinco chaves capazes de salvar Datahriun.
É aí que a jornada de Lícia começa.
Lícia é uma garota de Kan, ruiva e com lindas asas que recebe de herança de seu falecido avô uma das cinco chaves de Selaizan, e a missão de encontrar os outros guardiões.
Mas Lícia é muito jovem e não sabe o que fazer, nem por onde começar, então decide ir para Akinus, que é o clã mais próximo , sem saber que está sendo seguida por um Espírito Renegado, que está a serviço da Feiticeira de Trayena.
Em Akinus Lícia conhece Nahya e seu dragão Layer, que se juntam em sua jornada, se tornando grandes amigos.
Os três juntos vão para Guanten e depois Taon, onde grandes aventuras os esperam.

Eu adoro literatura fantástica, mas é bem difícil uma narrativa me prender da forma que O Senhor da Luz me prendeu, o livro é narrado em terceira pessoa e a leitura flui de forma fácil e gostosa.
Os personagens são cativantes, os são cenários incríveis.
O livro terá continuação e eu espero que se lançada logo, o final me deixou com gosto de quero mais.
Quotes

"Os cabelos eram da cor do fogo e em suas veias corria o vento. De suas costas brotavam asas e seus olhos dourados de águia alcançavam longas distâncias." p. 11

"Não chorava por se arrepender de ter entrado nessa jornada, mas em razão da saudade que sentia [...]" p. 148

" - Sorte? Se vocês dependessem apenas da sorte para nos encontrar, não nos achariam nunca!" p. 216

"Lícia caiu no chão quase sendo pisoteada. Mas seus olhos dourados ainda não tinham voltado e ela sentia que estava com toda a força dos céus dentro dela." p. 290

site: http://a-libri.blogspot.com.br/2014/11/resenha-o-senhor-da-luz-saga-de.html

Arca Literária 10/06/2014

O Senhor da Luz
O livro primeiramente nos leva literalmente para um mundo novo. Para um mundo ainda desconhecido de nós, humanos. Somos levados para Datahriun. Somos apresentados às suas três luas (Lítica, Lítian, e Lítifa), aos seus clãs (Kan, Akinus, Taon, Mériun, Guanten, Mei, Shinithi, Razoni e Munsulia), à suas histórias, seus deuses e sua magia.

"A milhares e milhares de anos-luz do planeta Terra localiza-se Drânia, uma clássica galáxia espiral situada na constelação Ampardalis do hemisfério celestial sul, muito provavelmente desconhecida pelos humanos".

O que acontece de fato é que este mundo incrível está morrendo e é ai que entra Lícia de Kan. Seu avô morreu, mas, antes disso, compartilhou um segredo com ela. Um segredo que poderia fazer Datahriun viver novamente. Dentro de uma caixa de ouro poderia existir a salvação deste planeta. Porém, ela só poderia ser aberta com cinco chaves de ouro, e infelizmente, essas chaves haviam sido dispersas entre os clãs. Somente uma pessoa de coração puro poderia possuí-la. E o seu avô era guardião de uma delas. Quando ele se foi, esta tarefa passou a ser de Lícia. Ela agora deveria ser a guardiã de uma das chaves, e teria que encontrar os outros guardiões da chave, para que Dathariun pudesse reviver.

"Vulcões há anos adormecidos despertaram, desertos surgem sem explicação w as guerras são cada vez mais frequentes.

Jurhrmaki, o deus da justiça e da proteção, recebe mais orações gradativamente. Cynara, a deusa do amor e da fertilidade, foi praticamente esquecida. Trayena, a deusa da morte e da guerra, nunca esteve tão satisfeita".

O clã de Lícia domina o vento, o que facilita o início de sua jornada, já que ela possui asas. Ela segue para Akinus, o clã do fogo. Lá, eles possuem animais como fênix e dragões EU QUERO O.O E meio que sem querer, ela conhece Nahya e seu dragão Layer. Nahya é mais uma guardiã da chave. Juntas elas decidem treinar e sair por Datahriun a procura dos outros guardiões.

"Os cabelos eram da cor do fogo e em suas veias corria o vento. De suas costas brotavam asas e seus olhos dourados de águia alcançavam longas distâncias. E, por mais estranho que soe, ela era uma garota normal. Era".

Assim parece que seria realmente fácil, certo? Não! É complicado você achar os guardiões, precisa ter uma tremenda sorte. É como uma agulha em um palheiro. É pior ainda principalmente quando tem um Espírito Renegado vindo a mando da Feiticeira de Trayena, lhe perseguindo. Ela não quer que Datahriun reviva de jeito nenhum.

O que achei?

Sabe quando você está atolada de prova, mas pensa em dar uma lida pelo menos na primeira página? Bom, foi assim que eu comecei a ler a primeira página e terminei com o livro todo :3 Primeiramente por que eu realmente achava que a história seria aqui na terra! Quando eu vi que era em outra galáxia, com um mundo inteiramente novo, com deuses, histórias, clãs e continentes eu simplesmente não consegui parar de ler! Achei incrível e surpreendente o mundo criado pela Graciele, sério mesmo. Cada clã tem aspectos específicos, o que é muito legal.

O que achei interessante também são as histórias que são contadas ao longo do livro. Eu ficava ansiosa por mais uma nova história e quando acontecia era como se estivessem contando para mim.

Os nomes foram realmente criativos, o que nos faz realmente acreditar que este mundo realmente existe. É só fechar os olhos que você estará em Datahriun.

Se você está querendo ler algo com muita magia, dragões, imortais, fadas, criaturas sombrias, é um livro perfeito para isto. E posso dizer que você torcerá para que Lícia consiga, pois Datahriun é um mundo incrível!

____________

Resenha de Jessica Guimarães, resenhista do Arca Literária e do Blog Hora da Leitura

site: http://horadaleitur.blogspot.com.br/

Alessandra @euamolivrosnovos 03/06/2014

Super Fantástico!
As literaturas fantásticas sempre me encantaram, ainda mais quando todos os seus elementos são criados dentro de um mundo imaginário. Com isto quero dizer que a autora inventou um mundo único para inserir sua história, Datahriun, que, digamos de passagem, possui três luas.

Não vou descrevê-lo por completo, até porque é extremamente complicado. O que você precisa saber é que nesse mundo existem vários clãs, cada qual com um poder único, divididos em um vasto território.

Há muitos anos, foram encontradas cinco chaves não muito longe de uma bela caixa de ouro que emanava poder. Sabe-se que um glorioso mago chamado Selaizan - O Senhor da Luz - escondeu essas chaves e a caixa em um templo. Infelizmente, o mago acabou sendo assassinado, mas antes disso enviou cada chave para uma pessoa de coração puro em alguma parte de toda Datahriun por meio de sua magia branca.

Muito tempo depois aparece Talled, um Espírito Renegado, leal à Feiticeira de Trayena, que está em busca destas relíquias, para que sua Senhora desfrute desta força incomum e às comande com sua magia negra.

A saga começa com Lícia, uma garota de um clã chamado Kan, que domina o elemento vento e, é claro, possui belas asas. Após o falecimento de seu avô, que a alertara de que ela era a guardiã de uma das chaves, a menina deixa seu lar na esperança de recuperar tais artefatos e encontrar os outros guardiões.

Lícia passa por diversas provações até encontrar Nahya, uma garota de Akinus, dominadora do fogo, e Layer, fiel companheiro de Nahya, que é nada mais nada menos que um belo dragão. As duas decidem juntas ir em busca das chaves perdidas e em seu encalço encontra-se Talled.

Após uma fuga da Floresta Vermelha, onde se encontrava a casa de Nahya e seus pais, as meninas se veem obrigadas a deixar o clã de Akinus quando os protetores da cidade resolvem perseguí-las implacavelmente. Layer, carregando as duas meninas, precisa atravessar a imensidão do mar para chegar a Taon, terra dos dominadores de cristais, mas não sem antes passarem por maus bocados em uma terra amaldiçoada.

No fim desta história, que só está começando, Lícia aprende uma capacidade que desconhecia e reencontra um jovem rapaz que a ajudou em uma pousada chamado Eriel. Coincidências a parte, Eriel é também um guardião das chaves, filho do rei de Taon, que teve o trono usurpado por seu invejoso irmão.

Uma grande batalha se inicia quando Talled, aliado com o usurpador, está às portas de Taon para recuperar as chaves. E no fim de tudo isso ... você vai ter que ler para descobrir.

site: http://euamolivrosnovos.blogspot.com.br/

Jéssica 01/06/2014

Resenha - Hora da Leitura

O que achei?

site: http://horadaleitur.blogspot.com.br/2014/05/resenhando-o-senhor-da-luz-saga-de.html

Luana 01/06/2014

O Senhor da Luz - Resenha
Lícia se sentiu muito sozinha quando seu avô morreu, deixando uma chave e um pedido. Essa chave abria uma caixa muito poderosa, capaz de fazer viver, novamente, um planeta já morto: Datahriun. Porém, ela só poderia ser aberta por cinco chaves. Aquela era apenas uma delas, e o ultimo pedido de seu avô era para que Lícia as reunisse e encontrasse os seus guardiões. Desse modo, eles poderiam fazer o que ninguém havia feito antes.

Ou seja, o avô de Lícia passou para frente a sua missão, uma vez que ele já estava velho e com o pé na cova, e agora ela precisa encontrar os outros guardiões para salvar o seu mundo. O problema é que ela não pode revelar isso para ninguém, já que tem muitos mal intencionados que podem fazer de tudo para obter a chave para seus planos. Isso dificulta muito sua procura, já que ela também não sabe sequer o rosto dos outros guardiões e onde eles podem se encontrar, mas como prometeu ao seu avô que cumprirá essa missão, saiu de casa sem rumo exato.

Sobre o livro

A autora consegue fazer a história andar durante todo o livro, desenvolvendo-a aos poucos, e pela história se passar em um mundo diferente do nosso, mas com uma variação de humanos com alguma peculiaridade (afinal, muitas histórias tem por base os humanos ou criaturas humanizadas), de raças, habilidades e construção social diferentes.

Temos Lícia que faz parte do clã Kan, de pessoas com asas. Ela é uma personagem insegura, ingenua e as vezes birrenta. Conforme a história vai passando, ela aprende a lidar com as situações que aparecem em sua viajem atrás dos guardiões, começa a ter confiança em si mesma, persiste para conseguir o que deseja, assim como conquista as pessoas ao seu redor. Ela possui o poder do vento, e aprende a aprimora-lo com sua mais nova e fiel amiga Nahya.

A trama é fácil de entender, assim como as intenções da maioria dos personagens, uma vez que a autora deixa bem claro nas passagens do livro, e como a história anda, não há como se perder, mesmo que fique um mês sem ler direito.

Ro Angarten 14/05/2014

[RESENHA] O SENHOR DA LUZ - GRACIELE RUIZ
Fui apresentada a este livro pela fanpage da Mari Scotti que comentou sobre ele. Achei a capa intrigante e o nome mais ainda e, assim, ele entrou para minha lista de leitura (mesmo sem ler a sinopse).

Confesso que foi a leitura mais “chiclete” que tive nos últimos tempos. Peguei o livro e só desgrudei quando chegou na última página e ainda fiquei um tempo pensando “onde eu coloquei a continuação?”. Só aí lembrei que ainda não foi lançada. São raros os livros que me prenderem assim, mas não tinha como largar Lícia sozinha, ainda mais que ela é um para-raios para confusão, kkkkkkkk

Datahriun é um planeta belíssimo, dividido em nove continentes, cada um deles habitado por um clã com poderes diferentes. O planeta vem passando por alterações climáticas extremas, que estão transformando a paisagem e a vida de seus habitantes. Florestas estão desaparecendo, lagos secando, vulcões entrando em erupção e os desertos aumentando.

Ao que tudo indica o planeta está caminhando para sua destruição. E tudo começou quando Salaizan, o Senhor da Luz, foi derrotado pela Feiticeira de Trayena. Quando Salaizan morreu, ele enviou cinco chaves para uma pessoa de coração puro de cada clã. Essas chaves abrem a caixa do deus Datah, o deus da luz e da vida, o único meio de salvar o planeta.

Lícia sempre teve uma vida simples ao lado do avô, sua única família, no clã Kan. Mas, quando ele morre, ela se vê obrigada a cumprir seu último desejo. Também como uma forma de não ficar se lastimando e com pena de si mesma, Lícia decide partir imediatamente.

Continue lendo...

site: http://cladassombras.blogspot.com/2014/05/resenha-o-senhor-da-luz-graciele-ruiz.html

Amanda's Tale 10/05/2014

Resenha do Amanda's Tale
Olá queridos leitores, tudo bem? Então, venho trazer mais uma resenha para vocês de uma escritora parceira do blog.
Nesse livro vamos conhecer Drânia uma galáxia espiral que se localiza na constelação Ampardalis do hemisfério celestial sul, nesse local existe um pequeno planeta chamado Datahrium que tem nove clãs, são eles: Kan, Akinus, Taon, Mériun, Guaten, Mei, Shinithi, Razoni e Munsilia cada um desses clãs dominam algum elemento tirando os do clã Guaten que foram amaldiçoados e são amargurados eles perderam seus poderes a muito tempo, porém eles têm o dom dos metais.
Quem criou isso tudo foi Selaizan um mago que que foi assassinado pela feiticeira Trayena, e depois da morte de Selaizan o mundo acabou se tornando cada vez mais fraco. Porém tem cinco chaves espalhadas pelos clãs e apenas aqueles que possuem um coração puro que são os guardiões dessa chave, eles terão que protege-las a todo custo, pois essas chaves juntas possuem um grande poder.
É assim que conhecemos a primeira guardiã Lícia (quem tinha recebido a chave tinha sido seu avô, porém ele morreu, e deixou a chave para ela, fazendo com que ela fizesse uma promessa), que tem dezesseis anos, tem cabelos vermelhos e olhos dourados.
Lícia é uma kaniana, ou seja, ela tem o dom de controlar o vento, e com isso ela possui asas, depois que seu avô morreu ela sofreu muito, porém ela tinha feito uma promessa ao mesmo, e assim ela parte para a sua longa jornada.
Ela deseja achar os quatro guardiões e assim juntar todas as chaves para poder fazer com que um mundo volte a ser como era antes. Porém ela não sabe por onde começar, e como encontrar esses guardiões? É como procurar uma agulha no palheiro.

“- Não fique triste. E o mais importante: não desista... Nada é fácil e nada é de graça. Se quisermos muito algo que está fora do nosso alcance, devemos lutar para tê-lo, lembre-se disso”.

A jornada de Lícia começa em Akinus o clã que domina o fogo, e que eles possuem um animal que é um dragão ou a fênix, porém você já é predestinado a um dos dois animais. E esse é apenas o começo, ainda haverá muitos acontecimentos em sua vida.
O livro é mágico, cada linha escrita pela autora faz com que você queira cada vez mais conhecer aquele mundo, que faz você imaginar como ele seria.
É um livro lindo, que faz você ter uma mistura de sentimentos, onde teve uma cena que me emocionei e em outra eu me arrepiei e meu coração disparou.
Eu gostei muito da protagonista, não tenho nada a reclamar dela, achei ela madura, mesmo muitas vezes ficando insegura e não sabendo sobre muitas coisas.
Também tô torcendo por um casal que a autora deu a entender que eles vão ficar juntos, foi na cena deles que eu me arrepiei e meu coração disparou, e eu amei, vocês saberão do que eu estou falando assim que ler o livro.
O livro é maravilhoso, perfeito, tudo de bom e eu estou doida pela continuação quero saber que jornada me espera, e será que as asas de Lícia conseguirá alcançar a luz?
O livro fala sobre traição, amor, busca de poder, amizade, honestidade, bem e mal, tristezas, guerras, sonhos e a busca pelo mundo melhor. Então, vamos ergue nossas asas e ajudar a Lícia nessa jornada que pode ser muitas vezes perigosa?
A capa do livro é perfeita, as folhas são amarelas, a diagramação é simples. O livro é de fácil compreensão, não encontrei nenhum erro ortográfico (também não fiquei prestando atenção nisso). E eu super recomendo esse espetacular livro. Eu estou apaixonada por essa estória.

Editora: Novo Século
Página: 317

site: amandastale.blogspot.com

Marcelo 03/05/2014

Estão prontos para começar sua jornada por Datahrium?
Olá leitores, como estão? Hoje iremos conhecer um pouco mais sobre o livro O Senhor da Luz, livro de estréia da escritora parceira do blog, Graciele Ruiz e também o primeiro da Saga de Datahriun. Vamos conferir a Sinopse?

SINOPSE: EM UMA JORNADA PELO DESTINO DE DATAHRIUN SUAS ASAS SERÃO CAPAZES DE ALCANÇAR A LUZ? Lícia se sentiu muito sozinha quando o seu avô morreu, deixando uma chave e um pedido. Essa chave abria uma caixa muito poderosa, capaz de fazer viver, novamente, um planeta já morto: Datahriun. Porém, ela só poderia ser aberta por cinco chaves. A de seu avô era somente uma delas, e o seu pedido era para que Lícia as reunisse e encontrasse os seus guardiões. Desse modo, eles poderiam fazer o que ninguém havia feito antes. O Senhor da luz é uma estória sobre sonhos, guerras, amizades, tristezas e amor. Uma saga insana pela recuperação de Datahriun, onde vivem criaturas misteriosas com poderes fantásticos. Um lugar onde a magia é somente o começo!

Vocês devem estar se perguntando, o que é Datahrium? Pois bem, Datahrium é um planeta localizado na galáxia de Drânia, um lugar incrível criado pela Graciele. Eu digo incrível, porque achei magnífico como ela criou um mundo totalmente extraordinário e bem calculado.

A autora fez questão de pensar em tudo, como por exemplo criar três luas para iluminar a noite e ainda ter tempo de pensar em nome para elas: Lítica, Lítian e Lítifa (página 9).

Uma das coisas que eu mais gostei no livro é que os habitantes são divididos em 9 clãs, quais sejam: Kan, Akinus, Taon, Mérium, Guanten, Mei, Shinithi, Razoni e Munsulia. Cada clã é versado em algum tipo de habilidade ou domínio, por exemplo, os kanianos dominam o vento e os akinianos, por sua vez, dominan o fogo e por aí vai... água, gelo, metal, magia, entre outros.

Nos tempos iniciais, o criador do planeta (Datah) permitiu que todos os habitantes dominassem todos os elementos, mas isso causava sede de poder e intrigas e assim, ele dividiu-os em clãs e cada um somente poderia dominar seu próprio elemento.

A história se passa em um momento, em que Datahrium está em uma reviravolta de guerras entre os clãs e uma kaniana chamada Lícia, por obvio, dominadora de vento, recebe de seu avó uma misteriosa chave. Ele a instrui a procurar os outros guardiões das outras quatro chaves, juntas elas tem o poder de restaurar Datahrium. Como dominadora do vento, Lícia voa com suas formosas asas e tem o poder de transformar vento em flechas.

Não ficou bem claro, quais os problemas que Datahrium estaria sofrendo, mas as guerras entre os clãs é o mais evidente.

Lícia então tem a missão de encontrar os outros guardiões da chave, mas ela se quer sabe quem são e a qual clã pertencem, o que a torna praticamente impossível. O leitor pode acabar achando que a história se desenvolverá de uma forma forçada, mas Graciele consegue desenvolve-la da forma mais espontânea e interessante possível.

Pensem bem. Você recebe uma chave de seu avó, ele falece, você não tem pais e mais ninguém, não tem muito dinheiro, além das economias e tem que procurar por quatro pessoas em oito clãs diferentes e desconhecidos para que vocês possam salvar o planeta? É meio surreal, mas vocês ficaram encantados com a coragem, bravura e astúcia de Lícia.

Claro que nossa protagonista não seria nada sem a ajuda de Nahya e seu dragão Layer, do clã de Akinus, personagens que surgem no decorrer da história e que acabam sendo muito significativos para a empreitada de Lícia.

Não podemos deixar de mencionar, dos principais vilões da história, que é a feiticeira de Trayena que almeja roubar todas as chaves dos guardiões e para isso conta com a ajuda de Talled, um espírito renegado que tentará roubar a chave de Lícia.

O livro é muito bom e me garantiu momentos de muita curiosidade para saber o desfecho. Não vejo a hora de colocar as minhas mãos no próximo volume que já está sendo escrito pela Graciele. Ela mostra que fez total jus ao título de Novo Talento da Literatura Brasileira, selo criado pela editora Novo Século e confirma que a nossa literatura não está para brincadeira e que só tende a ficar melhor.

E vocês, estão prontos para começar sua jornada por Datahrium?

site: http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-senhor-da-luz.html#.U2U6I4FdWuI

Tati Duraes 16/04/2014

Apaixonante!
Não sou boa com resenhas... rs.. mas se você, assim como eu, gosta de literatura fantástica vai amar essa história e vai se apaixonar por Layer, o dragão guerreiro.

Sah Ollie 15/04/2014

O encanto de um mundo fascinante criado majestosamente para instigar o leitor à magia!

Lícia é uma bela ruiva de asas graciosas que vive em Kan, um dos nove clãs de Datahriun. Como todo habitante de Kan, Lícia controla o poder do ar. Viveu toda sua vida com o avô que a criara, e antes que este morresse confidenciou à neta um segredo que guardara por muito tempo; uma chave de ouro que lhe foi entregue pelo Senhor da Luz, e passando a chave para ela, a fez prometer que a protegesse e que reuniria as outras antes da cruel feiticeira Trayena. Os portadores das chaves, como ele, eram seres puros de coração chamados de guardiões. A partir daí, a jovem precisará reunir a coragem necessária nessa aventura e para salvar Datahriun da destruição. No meio do caminho ela encontrará seres malignos, dragões, uma corajosa domadora do fogo, e muito mais personagens que compõem essa história mágica e cheia de aventuras!

Nota Pessoal: Assim como outras pessoas que leram essa história, eu me surpreendi com a jornada de Lícia. E o mais incrível de tudo, é Datahriun! Um mundo muito bem construído pela autora. Deve ter dado muito trabalho tanta criatividade...rs. Mas achei tão bem feito o livro, a história, os personagens, o próprio planeta e os clãs. Eu adorei os clãs!!! Eu também gostaria de ser uma kaniana, e ter minhas belas asas...rs. Me apaixonei por Layer o dragão, e gente, apesar da Lícia ser a protagonista, ela é muito fofa, mas pra mim, a guerreira mesmo é Nahya. Quero muito um romance pra ela viu Graciele...rs. E podem me chamar e doida pelo próximo comentário, mas eu sou especialista em cheirinho de páginas, e a desse livro é uma das melhores...kkkk. Me lembrou muito dos meus livros didáticos e que eu lia na adolescência... Ah, eu quero muuuuuito mais de Datahrium e conhecer cada vez mais esse planeta incrível. Para quem nunca leu fantasia, e está em dúvida sobre o que ler, O Senhor da Luz é o livro certo para você começar!

QUOTES:

"É uma existência triste, não é? Viver acreditando que não existe esperança, que o nosso mundo e, e sempre será, simplesmente esse e que devemos aceita-lo se não conseguimos muda-lo"

"Layer passou sua língua de cobra pelos lábios e grunhiu - Farei churrasco de espírito essa noite..."

"Quanto mais ela tentava não pensar em Eriel, mais pensava. Tinha se tornado cada vez mais difícil esvaziar a mente, pois sempre que fechava os olhos via aquele sorriso, aqueles olhos."

"De que valia esse poder agora? Era uma inválida, uma aleijada. Quando voltaria a sentir o vento cortando sua pele e, ao mesmo tempo, não ter peso nos pés? Lícia não sabia"

"Além de dever lealdade à grande feiticeira, ele a admirava. Muitos que pediram os seus serviços, sucumbiam de fraqueza, antes mesmo de completar seus objetivos. Com a Feiticeira tinha sido diferente, há anos a servia e em todos ele vira as coisas incríveis que ela poderia fazer"

"A mentirosa, e arisca, tinha se livrado dele mais uma vez. Talvez aquela pobre garota não fizesse nem ao menos ideia da sorte que tinha"

site: http://meuclubedaleitura.blogspot.com.br/2014/04/resenha-o-senhor-da-luz.html