O Senhor da Luz

O Senhor da Luz Graciele Ruiz

Resenhas - O Senhor da Luz

Amanda's Tale 10/05/2014

Resenha do Amanda's Tale
Olá queridos leitores, tudo bem? Então, venho trazer mais uma resenha para vocês de uma escritora parceira do blog.
Nesse livro vamos conhecer Drânia uma galáxia espiral que se localiza na constelação Ampardalis do hemisfério celestial sul, nesse local existe um pequeno planeta chamado Datahrium que tem nove clãs, são eles: Kan, Akinus, Taon, Mériun, Guaten, Mei, Shinithi, Razoni e Munsilia cada um desses clãs dominam algum elemento tirando os do clã Guaten que foram amaldiçoados e são amargurados eles perderam seus poderes a muito tempo, porém eles têm o dom dos metais.
Quem criou isso tudo foi Selaizan um mago que que foi assassinado pela feiticeira Trayena, e depois da morte de Selaizan o mundo acabou se tornando cada vez mais fraco. Porém tem cinco chaves espalhadas pelos clãs e apenas aqueles que possuem um coração puro que são os guardiões dessa chave, eles terão que protege-las a todo custo, pois essas chaves juntas possuem um grande poder.
É assim que conhecemos a primeira guardiã Lícia (quem tinha recebido a chave tinha sido seu avô, porém ele morreu, e deixou a chave para ela, fazendo com que ela fizesse uma promessa), que tem dezesseis anos, tem cabelos vermelhos e olhos dourados.
Lícia é uma kaniana, ou seja, ela tem o dom de controlar o vento, e com isso ela possui asas, depois que seu avô morreu ela sofreu muito, porém ela tinha feito uma promessa ao mesmo, e assim ela parte para a sua longa jornada.
Ela deseja achar os quatro guardiões e assim juntar todas as chaves para poder fazer com que um mundo volte a ser como era antes. Porém ela não sabe por onde começar, e como encontrar esses guardiões? É como procurar uma agulha no palheiro.

“- Não fique triste. E o mais importante: não desista... Nada é fácil e nada é de graça. Se quisermos muito algo que está fora do nosso alcance, devemos lutar para tê-lo, lembre-se disso”.

A jornada de Lícia começa em Akinus o clã que domina o fogo, e que eles possuem um animal que é um dragão ou a fênix, porém você já é predestinado a um dos dois animais. E esse é apenas o começo, ainda haverá muitos acontecimentos em sua vida.
O livro é mágico, cada linha escrita pela autora faz com que você queira cada vez mais conhecer aquele mundo, que faz você imaginar como ele seria.
É um livro lindo, que faz você ter uma mistura de sentimentos, onde teve uma cena que me emocionei e em outra eu me arrepiei e meu coração disparou.
Eu gostei muito da protagonista, não tenho nada a reclamar dela, achei ela madura, mesmo muitas vezes ficando insegura e não sabendo sobre muitas coisas.
Também tô torcendo por um casal que a autora deu a entender que eles vão ficar juntos, foi na cena deles que eu me arrepiei e meu coração disparou, e eu amei, vocês saberão do que eu estou falando assim que ler o livro.
O livro é maravilhoso, perfeito, tudo de bom e eu estou doida pela continuação quero saber que jornada me espera, e será que as asas de Lícia conseguirá alcançar a luz?
O livro fala sobre traição, amor, busca de poder, amizade, honestidade, bem e mal, tristezas, guerras, sonhos e a busca pelo mundo melhor. Então, vamos ergue nossas asas e ajudar a Lícia nessa jornada que pode ser muitas vezes perigosa?
A capa do livro é perfeita, as folhas são amarelas, a diagramação é simples. O livro é de fácil compreensão, não encontrei nenhum erro ortográfico (também não fiquei prestando atenção nisso). E eu super recomendo esse espetacular livro. Eu estou apaixonada por essa estória.

Editora: Novo Século
Página: 317

site: amandastale.blogspot.com

Marcelo 03/05/2014

Estão prontos para começar sua jornada por Datahrium?
Olá leitores, como estão? Hoje iremos conhecer um pouco mais sobre o livro O Senhor da Luz, livro de estréia da escritora parceira do blog, Graciele Ruiz e também o primeiro da Saga de Datahriun. Vamos conferir a Sinopse?

SINOPSE: EM UMA JORNADA PELO DESTINO DE DATAHRIUN SUAS ASAS SERÃO CAPAZES DE ALCANÇAR A LUZ? Lícia se sentiu muito sozinha quando o seu avô morreu, deixando uma chave e um pedido. Essa chave abria uma caixa muito poderosa, capaz de fazer viver, novamente, um planeta já morto: Datahriun. Porém, ela só poderia ser aberta por cinco chaves. A de seu avô era somente uma delas, e o seu pedido era para que Lícia as reunisse e encontrasse os seus guardiões. Desse modo, eles poderiam fazer o que ninguém havia feito antes. O Senhor da luz é uma estória sobre sonhos, guerras, amizades, tristezas e amor. Uma saga insana pela recuperação de Datahriun, onde vivem criaturas misteriosas com poderes fantásticos. Um lugar onde a magia é somente o começo!

Vocês devem estar se perguntando, o que é Datahrium? Pois bem, Datahrium é um planeta localizado na galáxia de Drânia, um lugar incrível criado pela Graciele. Eu digo incrível, porque achei magnífico como ela criou um mundo totalmente extraordinário e bem calculado.

A autora fez questão de pensar em tudo, como por exemplo criar três luas para iluminar a noite e ainda ter tempo de pensar em nome para elas: Lítica, Lítian e Lítifa (página 9).

Uma das coisas que eu mais gostei no livro é que os habitantes são divididos em 9 clãs, quais sejam: Kan, Akinus, Taon, Mérium, Guanten, Mei, Shinithi, Razoni e Munsulia. Cada clã é versado em algum tipo de habilidade ou domínio, por exemplo, os kanianos dominam o vento e os akinianos, por sua vez, dominan o fogo e por aí vai... água, gelo, metal, magia, entre outros.

Nos tempos iniciais, o criador do planeta (Datah) permitiu que todos os habitantes dominassem todos os elementos, mas isso causava sede de poder e intrigas e assim, ele dividiu-os em clãs e cada um somente poderia dominar seu próprio elemento.

A história se passa em um momento, em que Datahrium está em uma reviravolta de guerras entre os clãs e uma kaniana chamada Lícia, por obvio, dominadora de vento, recebe de seu avó uma misteriosa chave. Ele a instrui a procurar os outros guardiões das outras quatro chaves, juntas elas tem o poder de restaurar Datahrium. Como dominadora do vento, Lícia voa com suas formosas asas e tem o poder de transformar vento em flechas.

Não ficou bem claro, quais os problemas que Datahrium estaria sofrendo, mas as guerras entre os clãs é o mais evidente.

Lícia então tem a missão de encontrar os outros guardiões da chave, mas ela se quer sabe quem são e a qual clã pertencem, o que a torna praticamente impossível. O leitor pode acabar achando que a história se desenvolverá de uma forma forçada, mas Graciele consegue desenvolve-la da forma mais espontânea e interessante possível.

Pensem bem. Você recebe uma chave de seu avó, ele falece, você não tem pais e mais ninguém, não tem muito dinheiro, além das economias e tem que procurar por quatro pessoas em oito clãs diferentes e desconhecidos para que vocês possam salvar o planeta? É meio surreal, mas vocês ficaram encantados com a coragem, bravura e astúcia de Lícia.

Claro que nossa protagonista não seria nada sem a ajuda de Nahya e seu dragão Layer, do clã de Akinus, personagens que surgem no decorrer da história e que acabam sendo muito significativos para a empreitada de Lícia.

Não podemos deixar de mencionar, dos principais vilões da história, que é a feiticeira de Trayena que almeja roubar todas as chaves dos guardiões e para isso conta com a ajuda de Talled, um espírito renegado que tentará roubar a chave de Lícia.

O livro é muito bom e me garantiu momentos de muita curiosidade para saber o desfecho. Não vejo a hora de colocar as minhas mãos no próximo volume que já está sendo escrito pela Graciele. Ela mostra que fez total jus ao título de Novo Talento da Literatura Brasileira, selo criado pela editora Novo Século e confirma que a nossa literatura não está para brincadeira e que só tende a ficar melhor.

E vocês, estão prontos para começar sua jornada por Datahrium?

site: http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-senhor-da-luz.html#.U2U6I4FdWuI

Jéssica 01/06/2014

Resenha - Hora da Leitura
O livro primeiramente nos leva literalmente para um mundo novo. Para um mundo ainda desconhecido de nós, humanos. Somos levados para Datahriun. Somos apresentados às suas três luas (Lítica, Lítian, e Lítifa), aos seus clãs (Kan, Akinus, Taon, Mériun, Guanten, Mei, Shinithi, Razoni e Munsulia), à suas histórias, seus deuses e sua magia.

"A milhares e milhares de anos-luz do planeta Terra localiza-se Drânia, uma clássica galáxia espiral situada na constelação Ampardalis do hemisfério celestial sul, muito provavelmente desconhecida pelos humanos".

O que acontece de fato é que este mundo incrível está morrendo e é ai que entra Lícia de Kan. Seu avô morreu, mas, antes disso, compartilhou um segredo com ela. Um segredo que poderia fazer Datahriun viver novamente. Dentro de uma caixa de ouro poderia existir a salvação deste planeta. Porém, ela só poderia ser aberta com cinco chaves de ouro, e infelizmente, essas chaves haviam sido dispersas entre os clãs. Somente uma pessoa de coração puro poderia possuí-la. E o seu avô era guardião de uma delas. Quando ele se foi, esta tarefa passou a ser de Lícia. Ela agora deveria ser a guardiã de uma das chaves, e teria que encontrar os outros guardiões da chave, para que Dathariun pudesse reviver.

"Vulcões há anos adormecidos despertaram, desertos surgem sem explicação w as guerras são cada vez mais frequentes.
Jurhrmaki, o deus da justiça e da proteção, recebe mais orações gradativamente. Cynara, a deusa do amor e da fertilidade, foi praticamente esquecida. Trayena, a deusa da morte e da guerra, nunca esteve tão satisfeita".

O clã de Lícia domina o vento, o que facilita o início de sua jornada, já que ela possui asas. Ela segue para Akinus, o clã do fogo. Lá, eles possuem animais como fênix e dragões EU QUERO O.O E meio que sem querer, ela conhece Nahya e seu dragão Layer. Nahya é mais uma guardiã da chave. Juntas elas decidem treinar e sair por Datahriun a procura dos outros guardiões.

"Os cabelos eram da cor do fogo e em suas veias corria o vento. De suas costas brotavam asas e seus olhos dourados de águia alcançavam longas distâncias. E, por mais estranho que soe, ela era uma garota normal. Era".

Assim parece que seria realmente fácil, certo? Não! É complicado você achar os guardiões, precisa ter uma tremenda sorte. É como uma agulha em um palheiro. É pior ainda principalmente quando tem um Espírito Renegado vindo a mando da Feiticeira de Trayena, lhe perseguindo. Ela não quer que Datahriun reviva de jeito nenhum.

O que achei?

Sabe quando você está atolada de prova, mas pensa em dar uma lida pelo menos na primeira página? Bom, foi assim que eu comecei a ler a primeira página e terminei com o livro todo :3 Primeiramente por que eu realmente achava que a história seria aqui na terra! Quando eu vi que era em outra galáxia, com um mundo inteiramente novo, com deuses, histórias, clãs e continentes eu simplesmente não consegui parar de ler! Achei incrível e surpreendente o mundo criado pela Graciele, sério mesmo. Cada clã tem aspectos específicos, o que é muito legal.
O que achei interessante também são as histórias que são contadas ao longo do livro. Eu ficava ansiosa por mais uma nova história e quando acontecia era como se estivessem contando para mim.

Os nomes foram realmente criativos, o que nos faz realmente acreditar que este mundo realmente existe. É só fechar os olhos que você estará em Datahriun.
Se você está querendo ler algo com muita magia, dragões, imortais, fadas, criaturas sombrias, é um livro perfeito para isto. E posso dizer que você torcerá para que Lícia consiga, pois Datahriun é um mundo incrível!

site: http://horadaleitur.blogspot.com.br/2014/05/resenhando-o-senhor-da-luz-saga-de.html

Tati Duraes 16/04/2014

Apaixonante!
Não sou boa com resenhas... rs.. mas se você, assim como eu, gosta de literatura fantástica vai amar essa história e vai se apaixonar por Layer, o dragão guerreiro.

Arca Literária 10/06/2014

O Senhor da Luz

O que achei?

____________

Resenha de Jessica Guimarães, resenhista do Arca Literária e do Blog Hora da Leitura

site: http://horadaleitur.blogspot.com.br/

Sah Ollie 15/04/2014

O encanto de um mundo fascinante criado majestosamente para instigar o leitor à magia!

Lícia é uma bela ruiva de asas graciosas que vive em Kan, um dos nove clãs de Datahriun. Como todo habitante de Kan, Lícia controla o poder do ar. Viveu toda sua vida com o avô que a criara, e antes que este morresse confidenciou à neta um segredo que guardara por muito tempo; uma chave de ouro que lhe foi entregue pelo Senhor da Luz, e passando a chave para ela, a fez prometer que a protegesse e que reuniria as outras antes da cruel feiticeira Trayena. Os portadores das chaves, como ele, eram seres puros de coração chamados de guardiões. A partir daí, a jovem precisará reunir a coragem necessária nessa aventura e para salvar Datahriun da destruição. No meio do caminho ela encontrará seres malignos, dragões, uma corajosa domadora do fogo, e muito mais personagens que compõem essa história mágica e cheia de aventuras!

Nota Pessoal: Assim como outras pessoas que leram essa história, eu me surpreendi com a jornada de Lícia. E o mais incrível de tudo, é Datahriun! Um mundo muito bem construído pela autora. Deve ter dado muito trabalho tanta criatividade...rs. Mas achei tão bem feito o livro, a história, os personagens, o próprio planeta e os clãs. Eu adorei os clãs!!! Eu também gostaria de ser uma kaniana, e ter minhas belas asas...rs. Me apaixonei por Layer o dragão, e gente, apesar da Lícia ser a protagonista, ela é muito fofa, mas pra mim, a guerreira mesmo é Nahya. Quero muito um romance pra ela viu Graciele...rs. E podem me chamar e doida pelo próximo comentário, mas eu sou especialista em cheirinho de páginas, e a desse livro é uma das melhores...kkkk. Me lembrou muito dos meus livros didáticos e que eu lia na adolescência... Ah, eu quero muuuuuito mais de Datahrium e conhecer cada vez mais esse planeta incrível. Para quem nunca leu fantasia, e está em dúvida sobre o que ler, O Senhor da Luz é o livro certo para você começar!

QUOTES:

"É uma existência triste, não é? Viver acreditando que não existe esperança, que o nosso mundo e, e sempre será, simplesmente esse e que devemos aceita-lo se não conseguimos muda-lo"

"Layer passou sua língua de cobra pelos lábios e grunhiu - Farei churrasco de espírito essa noite..."

"Quanto mais ela tentava não pensar em Eriel, mais pensava. Tinha se tornado cada vez mais difícil esvaziar a mente, pois sempre que fechava os olhos via aquele sorriso, aqueles olhos."

"De que valia esse poder agora? Era uma inválida, uma aleijada. Quando voltaria a sentir o vento cortando sua pele e, ao mesmo tempo, não ter peso nos pés? Lícia não sabia"

"Além de dever lealdade à grande feiticeira, ele a admirava. Muitos que pediram os seus serviços, sucumbiam de fraqueza, antes mesmo de completar seus objetivos. Com a Feiticeira tinha sido diferente, há anos a servia e em todos ele vira as coisas incríveis que ela poderia fazer"

"A mentirosa, e arisca, tinha se livrado dele mais uma vez. Talvez aquela pobre garota não fizesse nem ao menos ideia da sorte que tinha"

site: http://meuclubedaleitura.blogspot.com.br/2014/04/resenha-o-senhor-da-luz.html

Angel 22/11/2014

Adorei!
Importante saber:
Datahriun é um pequeno planeta, localizado na galáxia de Drânia que fica a milhares e milhares de anos-luz da Terra.
Em Datahriun existem nove continentes e seus respectivos clãs que são: Kan, Akinus, Taon, Mériun, Guanten, Mei, Shiniti, Razoni e Munsulia.
O planeta está morrendo. Mas antes de morrer, Selaizan, um poderoso mago , deixou com guardiões, pessoas de coração puro, cinco chaves capazes de salvar Datahriun.
É aí que a jornada de Lícia começa.
Lícia é uma garota de Kan, ruiva e com lindas asas que recebe de herança de seu falecido avô uma das cinco chaves de Selaizan, e a missão de encontrar os outros guardiões.
Mas Lícia é muito jovem e não sabe o que fazer, nem por onde começar, então decide ir para Akinus, que é o clã mais próximo , sem saber que está sendo seguida por um Espírito Renegado, que está a serviço da Feiticeira de Trayena.
Em Akinus Lícia conhece Nahya e seu dragão Layer, que se juntam em sua jornada, se tornando grandes amigos.
Os três juntos vão para Guanten e depois Taon, onde grandes aventuras os esperam.

Eu adoro literatura fantástica, mas é bem difícil uma narrativa me prender da forma que O Senhor da Luz me prendeu, o livro é narrado em terceira pessoa e a leitura flui de forma fácil e gostosa.
Os personagens são cativantes, os são cenários incríveis.
O livro terá continuação e eu espero que se lançada logo, o final me deixou com gosto de quero mais.
Quotes

"Os cabelos eram da cor do fogo e em suas veias corria o vento. De suas costas brotavam asas e seus olhos dourados de águia alcançavam longas distâncias." p. 11

"Não chorava por se arrepender de ter entrado nessa jornada, mas em razão da saudade que sentia [...]" p. 148

" - Sorte? Se vocês dependessem apenas da sorte para nos encontrar, não nos achariam nunca!" p. 216

"Lícia caiu no chão quase sendo pisoteada. Mas seus olhos dourados ainda não tinham voltado e ela sentia que estava com toda a força dos céus dentro dela." p. 290

site: http://a-libri.blogspot.com.br/2014/11/resenha-o-senhor-da-luz-saga-de.html

Ana Luiza 01/02/2014

Aventuras e desventuras em nome de Datahriun
Em uma galáxia distante, um planeta chamado Datahriun parece estar começando a ter seus últimos suspiros. Um mundo dividido em nove continentes e noves clãs que está tendo seus piores dias; o clima está mudando, terras estão se desertificando e as diferentes nações parecem cada vez mais hostis entre si. Lícia é uma jovem do clã Kan, que assim como todos da sua terra, possui belas asas e a capacidade de controlar o vento. Entretanto, a garota não está vivendo um momento feliz. Seu avô acaba de falecer e, por ter perdido os pais em uma antiga guerra, ela se vê sozinha e com uma missão.

''Os cabelos eram cor de fogo e em suas veias corria o vento. De suas costas brotavam asas e seus olhos dourados de águia alcançavam longas distâncias. E, por mais estranho que soe, ela era uma garota normal. Era.'' Pág. 11

Trinta e cinco anos antes, Selaizan, o Senhor da Luz, o mago mais poderoso de toda a história de Datahriun foi assassinado. Com a vida do mago, também se fora o equilíbrio da vida naquele planeta. A última atitude de Selaizan, antes de morrer, foi proteger uma misteriosa caixa que guarda um incalculável poder mágico. O mago enviou para diferentes partes de Datahriun as cincos chaves que abrem a caixa, cada uma para uma pessoa de coração puro e de um clã diferente. O avô de Lícia era o portador de uma das chaves e passou para ela não só a missão de guardá-la, mas de encontrar também as outras chaves e usar o poder da caixa para salvar o planeta.

“’Filha de Kan.’ A frase retumbava em sua cabeça. Lícia era uma herdeira do poder do vento, uma legítima. Um poder puro.” Pág. 71

A missão confiada à menina não é fácil. Lícia vê-se assim em uma aventura que jamais teria imaginado, nem mesmo em seus maiores sonhos. Sozinha, ela inicia sua jornada pelos clãs, apesar de fazer pouca ideia de onde ou exatamente como procurar e encontrar os outros guardiões das chaves. E sua tarefa é ainda mais difícil, pois ela não é a única interessada no poder da caixa. Mas assim como seus inimigos possuem aliados, Lícia também fará amigos que a ajudaram nessa jornada. Um povo que vive debaixo do deserto e que não pode ver o sol, uma domadora do fogo e seu dragão, até mesmo fadas e o misterioso filho exilado de um rei a auxiliarão em seu caminho, uma aventura cheia de adversidades e mistérios, que irá levá-la aos lugares mais belos e aos mais horríveis, que a fará conhecer das criaturas mais belas aos monstros mais apavorantes e que a colocará diante as pessoas mais puras e os espíritos mais maléficos.

“Todas as fadas da Ilha de Samui acenavam enquanto os viajantes ganhavam altura no céu. Lícia descreveu-as lá de cima como estrelas caídas, as estrelas mais belas e brilhantes de toda Datahriun.” Pág. 236

Histórias de fantasia, com guerreiros nobres em missão contra o mal, enfrentando aventuras e desventuras em uma terra fantástica ao lado (ou contra) seres mágicos, não são exatamente minhas favoritas, apesar de que gosto bastante. Tinhas boas expectativas para “O Senhor da Luz”, primeiro volume da trilogia “A Saga de Datahriun”, livro que se mostrou muito superior ao que esperava e que acabou obrigando-me a rever minha opinião sobre esse tipo de história. Com uma narrativa em terceira pessoa objetiva, mas detalhista na medida certa, começamos o livro cercados por informações sobre esse maravilhoso mundo, Datahriun. A princípio, tantos detalhes confundem o leitor, mas logo eles se tornam um toque imprescindível e muito charmoso. A sensação é de que a autora pensou em tudo. Ela criou não só um cenário completo ao ponto de parecer completamente real, mas também muito cativante. Apaixonei-me pelo planeta e, em seguida, pelos personagens.

Nossa protagonista, a bela ruiva Lícia, é uma personagem dividida pela dor e determinação no começo da história. Entretanto, logo a determinação se torna seu foco e a garota começa a superar suas fragilidades em nome de sua missão. Gostei do fato de Lícia não ser uma jovenzinha arrogante louca por aventuras. A garota tem consciência de suas limitações, que por não poucas vezes acabam levando-a a cometer erros que poderiam ser evitados, mas se levanta depois de cair, sempre levando a sério a lição que aprendeu. Aos poucos Lícia vai amadurecendo diante de nossos olhos, mas não de forma acelerada, o que a deixaria pouco convincente. A personagem é cativante e uma boa protagonista e se destaca tanto quanto os personagens secundários, o que aqui é bom, já que todos eles exercem papéis fundamentais na trama. Com personalidades bem definidas, os outros personagens cumprem bem suas funções, seja de conquistar o leitor ou fazê-lo sentir repulsa. Apesar de não gostar dessa divisão clara entre vilões e mocinhos, afinal bem e mal não são como água e óleo, aqui não chega a ser clichê, já que, pelo menos acredito, seja essa uma das características desse tipo de história.

Com ótimos personagens e um lindo cenário, Ruiz ainda traz uma boa trama. A história flui com rapidez, a autora deixa a tensão presente do início ao fim, o que deixa a leitura ainda mais rápida. O livro é recheado de muitas surpresas, apesar de conter seus momentos de obviedade. Entretanto, a sensação geral é de que não se sabe o que virá a seguir, o que impulsiona o leitor sempre para o final, que foi simplesmente perfeito e me deixou ansiosa pela continuação. O único detalhe que me soou negativo na trama foi como a maioria dos acontecimentos parece ser obra do destino. Se a protagonista descobre uma resposta que procurava ou mesmo é encontrada por inimigos, tudo acontece por acaso, uma coisa ruim levando a uma coisa boa e vice-versa. Essas marés de boa e má sorte dos personagens ficaram um pouco forçadas, apesar de que se os acontecimentos ou sua ordem fossem alterados, talvez o desenvolvimento da história não ficasse tão natural como ficou.

É preciso comentar que a autora foi mais que feliz na criação do universo de “O Senhor da Luz”, ela foi maravilhosamente incrível. Ruiz criou uma mitologia própria, com seres, povos, deuses, mitos e lendas que mesmo fora da trama do livro parecem reais. Datahriun em muito me lembrou Nárnia, outro mundo em que adoro e que não hesitaria em conhecer. O livro como um todo me lembrou o livro de C. S. Lewis, assim como as lendárias histórias de J. R. R. Tolkien.

“O Senhor da Luz” nos introduz belamente a trilogia “A Saga de Datahriun”, que promete muitas aventuras. Perfeito em todos os aspectos, o livro é cativante, surpreendente e emocionante, uma leitura que recomendo para todos os amantes de fantasia. Estou ansiosa pelo próximo volume e espero poder lê-lo em breve, assim como outras obras da Graciele Ruiz, que aqui provou seu talento para a escrita e histórias fantásticas.

Falando em edição, a diagramação, apesar de simples, estava perfeita. Encontrei um ou dois erros durante a leitura, coisas simples - como um W no lugar do E, uma palavra repetida, um trecho em itálico que deveria estar normal -, nada que atrapalhasse a leitura. O tipo e tamanho da fonte, assim como as páginas amareladas ajudaram a deixar a leitura ainda mais rápida. Gosto bastante do fundo do livro e das orelhas, que trazem o desenho de uma chave, mas apesar de gostar muito também da capa, ela não representa nenhum momento da história ou mesmo a protagonista. Se pudesse mudar a capa, escolheria talvez uma ilustração da Lícia ou mesmo de alguma paisagem de Datahriun, esse maravilhoso planeta.

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2014/02/resenha-o-senhor-da-luz-graciele-ruiz.html

SAMUEL 11/03/2014

Fantástico!
Além de ser o primeiro livro da autora, “O Senhor da Luz” também é primeiro de uma série: A Saga de Datahrium. E já em sua estréia no mundo literário Graciele Ruiz nos brinda com uma história belíssima, contada com primor, cheia de elementos fantásticos e humanos.

Lícia é uma jovem, praticamente uma menina, que é tirada de seu mundinho e lançada em uma missão sem precedentes. Ingênua e despreparada, se vê perdida em uma jornada a qual jamais imaginara.

O Senhor da Luz tem todos os elementos costumeiros de uma fantasia clássica. Você encontrará dragões, magos, bruxas, fadas, criaturas assustadoras e cenários diversos e fantásticos. Mas Graciele consegue se destacar com uma escrita extremamente competente, com uma criatividade bem dosada em uma narrativa que ora é doce e sublime, ora sombria e carregada de tensão.

A autora soube guiar uma grande história sem recorrer aos atalhos fáceis, como romances melosos e adolescentes. Há uma pitada de romance, mas bem de leve, e bem longe do cerne da história.

Na jornada da protagonista, conhecemos diversos personagens, uns passam só de passagem, outros ficam na história e acompanham nossa heroína em sua missão que parece impossível de ser cumprida.

Com o passar das páginas – que, diga-se de passagem, passam voando – testemunhamos a evolução de Lícia, e como sua ingenuidade é, aos poucos, substituída pela maturidade e conhecimento maior do mundo. A garota passa por dilemas éticos, encara a morte de frente, encara ameaças terríveis e aprende muito sobre o mundo em que vive e sobre ela mesma.

Outro golpe de mestre foi o vilão da história. Visto que trata-se de uma série, Graciele foi muito feliz em enfatizar um vilão que apenas representa um mal maior, deixando a história dinâmica, sem precisar guardar a grande batalha para os próximos livros, além de garantir que a continuação não será repetitiva ou maçante, como acontece eu muitas series literárias da atualidade.

O desfecho é eletrizante, cheio de surpresas e reviravoltas. Cenas de ação de tirar o fôlego, descritas com uma destreza exemplar.

O Senhor da Luz é uma grade obra, e sua continuação já é mais que aguardada. Graciele Ruiz mostra que chegou ao cenário literário para ficar, e nos brindar com mais e mais obras fantásticas.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2014/03/resenha-o-senhor-da-luz-graciele-ruiz.html

Paraíso dos Livros 03/08/2015

Resenha | O Senhor da Luz - Graciele Ruiz
Livros de fantasia, são os meus favoritos e admito que leio muitos livros estrangeiros neste gênero. Porém chegou a vez de um nacional tomar conta dos meus pensamentos. Imagine um planeta bem semelhantes ao nosso, com seres mágicos, alguns com asas outros com escamas. Dragões que podem entender e se comunicar com seus donos. Seres que podem viver mesmo já estando mortos. Nove clã com características diferentes compartilhando um mesmo planeta, buscando cada qual sua filosofia de vida para manter uma sociedade. Imagine agora muita aventura, ação, emoção junto com todos estes quesitos e terá o Senhor da Luz.

Após a morte de seu avô Lícia, a personagem principal começa sua grande jornada pela busca das chaves da caixa mágica de Selaizan ( O Senhor da Luz - O maior mago de todos os tempos) para salvar o seu planeta, Datahriun. A medida que avança em seu caminho a moça faz amigos, porém também enfrenta muitos perigos. Encontrar os outros guardiões das chaves é como achar uma agulha no palheiro o que dificulta sua missão. Os Marcantes acontecimentos faz com que a jovem garota evolua e se torne uma grande guerreira ao passar as páginas.

Diria que "O senhor da Luz" traz aspectos genuínos em sua narrativa. O que move Lícia é sua vontade de cumprir o último pedido do seu avô, por amor a um ser querido, por amor a sua nação ela deseja conquistar seu objetivo. Além de sua pureza que se faz presente ao logo de toda a história.
A amizade entre Nahya e Lícia é um ponto em destaque, ela é quase tão forte quanto o laço que uni Nahya e seu dragão Layer deixando tudo mais mágico.

Enfim Eriel surge para acrescentar de maneira encantadora ainda mais. Me peguei diversas vezes imaginando este personagem. E quando finalmente parece que teremos um romance es que aparece a palavra...Continua.

Senhorita Graciele Ruiz por favor estamos esperando por mais uma grande aventura! Para quem ainda não conhece está linda e mágica obra da autora vale apenas conferir! Datahriun aguarda por você!

site: http://paraisodoslivros1.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-senhor-da-luz-saga-de.html

Paula Juliana 20/01/2014

Resenha:O Senhor da Luz - A Saga de Datahriun - Graciele Ruiz

'' Os cabelos eram cor de fogo e em suas veias corria o vento. De suas costas brotavam asas e seus olhos dourados de águia alcançavam longas distancias. E, por mais estranho que soe, ela era uma garota normal. Era.''

Ontem terminei um livro com um sorriso nos lábios e um gostinho de quero mais. Um novo mundo, uma mitologia - acredito - nunca vista em lugar nenhum. Totalmente nova e única para mim. E como foi gostoso desvendar o mundo de Datahriun. Gostoso, diferente e viciante. Estou falando do livro O senhor da Luz da Autora Graciele Ruiz.

'' Em sua mente de menina ainda permanecia a imagem de que aqueles que amamos vivem para sempre.''

'' - A verdade é esquecida com o tempo...
(...) - A magia da caixa traz vida ao que morreu.''

Como disse para vocês, um mundo totalmente novo. Datahriun é constituído de nove clãs: Kan, Akinus, Taon, Mériun, Guanten, Mei, Shinithi, Razoni e Munsulia. Cada um, uma sociedade com suas características e seus poderes especiais.
Nossa mocinha é de Kan. Ela recebe uma missão de seu avô antes de ele morrer, e segue seu destino para cumprir seu último desejo. Ela tem salvar Datahriun, o planeta já não é o mesmo. Está se destruindo e o único modo de fazer ele viver de novo é ela encontrar os cinco guardiões da Luz. Eles e só eles tem as chaves para abrir o Baú que tem a única coisa que poderá salvar esse mundo.

Tem uma super lenda sobre o Feiticeiro que fez as chaves e como ele foi derrotado pela outra feiticeira. Mas isso vocês vão ter que descobrir lendo!

'' Muitos contam que os guardiões são pessoas boas de coração, e, de acordo com ela, eles são aqueles puros de sangue, que herdaram todo o poder remanescente de seus clãs e conseguem dominar o seu elemento sem choque de outra força. Os verdadeiros filhos da Luz.''

'' - Não fique triste. E o mais importante: não desista... Nada é fácil e nada é de graça. Se quisermos muito algo que está fora do nosso alcance, devemos lutar para tê-lo.''

O Livro começa triste. Lícia esta sozinha e em uma missão fadada ao fracasso, mas ela tem esperanças e vai para a Akinus. Lá conhecemos Layer e sua ''dona'' Nahya. Para mim Layer foi o meu personagem preferido. Uma surpresa pois ele é um dragão. Tinha lidos alguns livros com esses seres, mas não entendia quando as pessoas diziam que amavam eles, até conhecer Layer. Me apaixonei. A relação e cuidado que ele tem com Nahya foi a coisa mais linda do livro. Um personagem mais que apaixonante.

'' Perder seu dragão seria como perder metade de sua alma.''

'' - Estão com você, meu dragão. Você é minha força e os meus sentidos.
- Então está na hora de você se libertar disso e criar esses sentimentos dentro de você. Precisa ir e provar a si mesma quão magnífica é.''

'' Que a guarda da fronteira vá para os confins do inferno. Ele era um dragão digno de respeito e sua honra estava acima de tudo. Poderia morrer, mas morreria lutando, defendendo a sua liberdade e sua vida até seus pulmões de fogo permitissem.''

Nossa personagem principal é Lícia. Mas achei Nahya, Layer e Eriel tão protagonistas quanto. Lícia cresce muito desde o principio da história. Nahya me conquistou pela sua coragem e devoção com o dragão, Layer me conquistou por ser só ele mesmo e Eriel - não posso entregar quem é esse personagem - me conquistou nas primeiras folhas que aparece (Suspiros!!).

Amei a lenda sobre o Espírito renegado. Achei umas das melhores da história. Amei conhecer Dilke, e espero voltar a encontrar Calin. Adorei a parte do deserto, das fadas (lindas!), dos mercadores de escravos (Ótima cena de ação!). Adorei as características de cada clã, por exemplo: Guanten é o Clã amargo dos dominares de metais, Akinus dos orgulhosos e dominadores do fogo, com seus dragões e fenix.

'' Um sonho mortal. Imagine você agora...Imagine seu pior medo, ou imagine a pessoa que você mais ama se virando contra você, querendo a sua morte....Um triste fim, não? Morrer com a ideia de que seus pesadelos eram reais, ou que você fora traída. Isso é o que acontece com as vítimas de um espírito...''

É um livro incrível para os amantes da fantasia. Um prato cheio para quem gosta de histórias novas. Apaixonante, viciante, gostoso. Um livro que eu preciso urgente da continuação.
O senhor da Luz promete. Super indico! Um livro em que mocinhos são mocinhos e vilões são mais que odiados! Um livro leve, bonito e eletrizante!

'' Os erros cometidos quando você não dá ouvidos a razão, e sim a emoção, podem ser os piores, os que deixam as maiores cicatrizes.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/
Paula Juliana 07/02/2014minha estante
Resenha postada no Blog Overdose Literária!
Link:http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/01/resenhao-senhor-da-luz-saga-de.html

Lethycia Dias 06/12/2018

Uma grande jornada
Quando seu avô morre, Lícia assume a missão de percorrer o planeta Datahrium em busca das chaves de Selaizan, objetos raros e muito valiosos capazes de recuperar o equilíbrio da vida em seu mundo. Ela já possui uma das chaves e precisa protegê-la e encontrar as outras quatro.
Datahriun é habitado por diferentes clãs, cada um com características e poderes diferentes. Lícia, que é de Kan, tem asas e controle sobre o vento. Usando suas habilidades, Lícia inicia sua viagem, logo encontrando e fazendk amizade com Nahya, do clã do fogo, e seu dragão Layer.
A construção de mundo nessa história é bastante rica. Ao longo de sua jornada, Lícia se depara com dragões, fadas e outras criaturas míticas, além de um espírito renegado. A lógica dos clãs determina as vidas das pessoas e as relações políticas e diplomáticas entre as diferentes regiões de Datahriun. Lícia é impulsiva porém tem uma boa intuição sobre várias situações.
No início, eu estava um pouco perdida na ambientação desse planeta, mas logo compreendi o básico, me apeguei aos personagens e minha curiosidade com a história só aumentou. No fim, as coisas acontecem muito rápido fazendo a gente querer ler sem parar; e de quebra, Graciele Ruiz ainda entrega pra gente a expectativa de um envolvimento romântico pra se desenvolver no próximo livro.
O Senhor da Luz foi meu retorno à fantasia depois de quase dois anos afastada do gênero, e foi muito bom esse retorno com um livro nacional. Adorei conhecer Datahriun, os clãs, a amizade de Lícia e Nahya e as lendas contadas a longo da história. Recomendo demais essa fantasia nacional e já quero ler a continuação!

site: https://www.instagram.com/p/BrBakBkAcUF/

13/01/2014

Resenha: O Senhor da Luz/ By Leandro Borges
Resenha:
Desde de pequena Lícia, ouvia historias da criação do seu mundo pelo seu avô. Pois seus pais tinham morrido quando ela ainda era pequena e desde então ela só tinha seu avô.
Ele lhe contava historias sobre 5 chaves de Selaizan que tinha o deverr de deixar Datahriun equilibrado.
Quando Selaizan morreu essas 5 chaves foram espalhadas pelo mundo manda-das para os Clãs. Sendo eles 9 diferentes: Kan, Akinus, Taon, Meriun, Guanten, Mei, Shinithi, Razoni e por ultimo, Munsulia.
O avô de lícia já estava prestes a falecer, e pediu a ela uma coisa: Que ela encontra-se as 5 chaves do Senhor da Luz( Selaizan ), e as unisse para que Datahriun voltasse ao seu equilíbrio natural , mas para isso ela precisaria enfrentar vários perigos, sendo um deles a criatura mais temida de toda Datahriun a Feiticeira de Trayena a deusa da morte e da guerra.
Seu avô era um dos guardiões da Chave, e após sua morte a passou para Lícia que teria de encontrar mais 4. Então ela parte em sua jornada tendo que de cara enfrentar um enorme deserto que era a divisão de Kan o clã do Vento ao qual ela pertencia, com o clã Akinus o clã de fogo. Em sua passagem pelo deserto Licia encontrou outro clã que não constava em lugar algum, o clã Dilke composto por mestiços que não podiam sair ao sol, por causa de sua mistura de clãs. Licia passou vários dias lá e depois segui direto para Akinus por alguns tuneis de Dilke. (Esqueci de mencionar que Dilke fica em baixo do deserto, por eles não poderem sair ao sol então ela fica debaixo da terra) Chegando em Akinus ela não foi muito bem recebida pela guardiã da ponte, Paladine, que juntamente com sua Fênix travou uma batalha com Licia, que ganhou um presente nada agradável, na verdade um presente terrível para uma Kaniana (Suspense)... Ela então desmaiou e caiu no rio, assim ela foi parar em frente a casa de quem ela procura por mera coincidência, o Senhor Néron. Que Lícia achava ser o guardião da chave, mas ela se enganou na verdade era sua filha Nahya a guardiã. Assim Licia e Nahya seguem viajem para o clã Guanten o clã dos metais vivendo varias aventuras no caminho. O que elas não sabiam era que Guanten era habitado por gigantes e que elas não seriam muito bem recebida lá, mas por um aviso de algumas fadas elas seguem viajem direto para Taon o clã dos Cristais e lá encontram mais um aliado, mas o que elas não sabem e o que o destino reservou para elas naquele lugar...

Minha opinião:
Esse livro e PERFEITOO, não sei com a Graciele conseguiu escrever uma historia tão... tão... Nossa não sei como posso agradecer, pela parceria o livro me surpreendeu, fiquei com MUITA ressaca literária depois de ler ele. E com muita Raiva Por ter acabado a historia e ter um "Continua..." no final... So sei que agora a Graciele vai ter que dar um jeito de publicar o novo livro bem rápido. Esse livro traz uma narrativa muito leve e solta tanto que consegui ler ele em 2 dias e passei um dia inteiro preparando a resenha e só hoje consegui publicar. As letra ajudam muito por serem não tamanho legal. As folhas tem um tom Amarelado que é bom na hora de ler a noite pra não cansar as vistas.
A capa e linda e perfeita gostei muito mesmo.

site: www.obaudosmelhores.blogspot.com

@literaciadanara 17/08/2018

@literaciadanara IG #resenhaliteracia
🌼 « #resenhaliteracia | Senhor da Luz | Nota 5 ⭐ + ❤️| @gracieleruiz | @madraseditora | 272 págs. »

📖 Pouco antes de morrer, o avô de Lícia lhe fez um pedido. E agora, sozinha no mundo, a garota, que até então vivia uma vida comum e despreocupada, tem uma missão importante, incerta e perigosa a cumprir.

Seu avô fez dela a guardiã de uma chave capaz de salvar seu planeta, que se desequilibra um pouco mais a cada dia, mas apenas se reunida às outras quatro chaves em posse dos guardiões pertencentes a cada um dos clãs existentes.

Lícia agora deve enfrentar seus medos e inseguranças, e ao longo dessa viagem, descobrir em quem pode confiar e aprender importantes lições sobre amor, amizade, lealdade e perseverança.

🗨️ Terras encantadas, seres com poderes fantásticos, magia, elementos da natureza, sede de poder, perigos à espreita, muitas batalhas a serem travadas e a missão de salvar o mundo. "O senhor da luz" traz todos os elementos capazes de encantar, cativar e instigar o leitor.

E apesar de nada disso ser atípico às fantasias, há um fato sobre a obra que precisa ser fortemente enaltecido: a riqueza de detalhes!

A autora criou um universo tão real, tão profundamente rico em história, e com descrições tão autênticas, que não há outra opção, senão mergulhar de cabeça nessa aventura, e junto com Lícia e os amigos feitos ao longo de sua jornada, descobrir os mistérios desse planeta mágico que é Datahriun!

🏷️ ❝ Nada é fácil e nada é de graça. Se quisermos muito algo que está fora de nosso alcance, devemos lutar para tê-lo, lembre-se disso. ❞

site: https://www.instagram.com/literaciadanara/