Meu Passo, Seus Passos

Meu Passo, Seus Passos Camila Tapia

Resenhas - Meu Passo, Seus Passos

Ari_Nay 06/01/2019

Meu passo, seus passos
Uma seleção de poemas de pai e filha, tem uns poemas legais, outros nem tanto, mas no geral o livro não tão ruim, mas não é exatamente uma maravilha.

Telma 15/11/2015

Lindo!
Olá surtados, queridos!

Eu estou encantada com Camila e seu pai, Avenir!

Esse livro contém doses (nada homeopáticas) de sensibilidade. Se você tem intolerância a esse item, leia com cuidado, porque pode intoxicar-se com tanta beleza.

Vocês sabem que meu gênero favorito de leitura é o terror e suspense.... mas creio que a maioria saiba do meu gosto por música e por letras de músicas... que me extasiam pela poesia e sua multifacetada subjetividade.

Pois bem, essa coletânea de poesias arrancou muitos suspiros de mim, por diversos motivos e o principal deles é ver a maturidade (Avenir) de mãos dadas com a candura (Camila).

Ambos são românticos, sem dúvida. Ambos são revolucionários também... mas, a faixa de idade que os separa e a experiência de vida, é tão impressionante quanto o amor que os une.

Expressar-se de modo lírico, unir palavra a imagem e traduzir sentimentos com rimas é uma capacidade de poucos e esses dois me ganharam!

Li o livro devagar e o li da seguinte maneira:

1 poema de Avenir e 1 poema de Camila por dia, antes de dormir.

Peguei no sono fazendo meus contrapontos, me deliciando com algumas frases, discordando (a partir da minha própria experiência de vida) e sobretudo, querendo dar um baita abraço nos dois e falar do quanto são talentosos.

Quando não tinha mais poemas pra ler (fui gulosa alguns dias, admito), me senti órfã da boa companhia de ambos!

Meus instintos de poeta (todos somos um pouco) ficaram aguçados e me vi destilando poesia.

A capa é deslumbrante e tem tudo a ver com o contexto do livro: uma imagem de pai e filha (no meu entendimento), de mãos dadas, observando o por do sol e apontando as belezas da natureza (vida!).

O contraste de cores e até o formato dos poemas (vistos de forma mais presente em Camila) me encantaram.

Deixo com vocês alguns dos meus favoritinhos:

Poemas do Pai:

Poemas da Filha:

VÁ ATÉ O LINK ABAIXO, CASO QUEIRA VER AS IMAGENS E POEMAS:

Que tal???

Recomendo demais!!!....e quero saber a dose tomada por você!
Beijos, queridos:

Os autores:

Camila Tapia nasceu em Brasília – DF, cresceu em Goiânia – sua cidade de coração – e atualmente mora no Rio de Janeiro. É jornalista formada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), graduanda em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-graduanda em Jornalismo Cultural pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi estagiária da Rádio CBN Goiânia e é autora do livro-reportagem Goiânia Heavy Metal – A cena pesada da capital, apresentado em 2010 como Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Jornalismo. Venceu os concursos de redação Goiânia Na Ponta do Lápis (2003), Goiás na Ponta do Lápis (2003) e o Prêmio Católica de Jornalismo (2007), além de ter recebido outras boas colocações e uma Menção Honrosa. Aos dez anos de idade, obteve a primeira publicação de um poema seu.

Avenir Passo de Oliveira é natural de Morrinhos – Goiás e formado em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF) do Rio de Janeiro; especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG); e doutor em Direito Empresarial pela Universidade de Extremadura (UEX), na Espanha. É autor de quatro livros jurídicos – O Recurso de Agravo e sua Processualização (Ed. Juruá, 1997/2010), Manual de Rotinas de Falência, Concordata e Insolvência (Ed. Consulex, 2002), Manual Prático de Eleições (2004) e Alterações no Código de Processo Civil (2002) – e mais de vinte artigos publicados. Avenir é membro fundador do Instituto de Direito Administrativo de Goiás (IDAG), vicepresidente regional (Centro-Oeste) da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMAGES) e acadêmico fundador e titular da cadeira 17 da Academia Goiana de Direito (ACAD), tendo sido vice-presidente desta durante seis anos. É Juiz de Direito da 3ª Vara da Fazenda Publica Estadual de Goiânia, conferencista e professor universitário.

Contato com os autores: (21) 99961-4459
camila.tapia357 @gmail.com
meuspassosseuspassos@gmail.com

Onde adquirir: www.editoraalcance.com.br/loja
www.livrariasaraiva.com.br
ou pelo e-mail meuspassosseuspassos@gmail.com

PS.: Possíveis erros gramaticais ou ortográficos serão corrigidos em minha releitura

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2015/11/resenha-meu-passo-seus-passos.html

Na Literatura Selvagem 15/11/2015

Poesia de pai e filha: Meu passo, seus passos
Recebi da autora Camila Tapia um exemplar de seu livro, escrito em conjunto com o pai, Avenir Passo, intitulado Meu passo, Seus passos - 100 poemas de pai e filha, publicado pela Editora Alcance. Não posso deixar de informar que no título deveria haver o termo 'belos' entre o 100 e os poemas...
O livro divide-se em duas partes, as primeiras páginas nos trazem os poemas de Avenir, repletos de delicadeza e profundidade. Em Tributos à sua mãe, vemos uma bela poesia sobre a importância de valorizar a figura materna. No poema Pataxó, o autor faz uma crítica em forma de poema ao caso do índio que foi queimado vivo por dormir numa calçada, um crime que gerou diversas opiniões revoltadas, num triste episódio da história social brasileira...

Os poemas de Avenir são odes: ao amor, à mãe, à filha, à terra, aos tempos de infância longínqua. Um dos que mais gostei fala sobre a desilusão de não se despedir do amor e de quem se amou...

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2015/11/poesia-de-pai-e-filha-meu-passo-seus.html

Larissa 27/01/2015

Eu tive um breve contato com a poesia quando era mais nova (com uns 12 ou 13 anos), na época eu transcrevia todos os versinhos e poemas que encontrava por aí em um grande caderno que era a sensação entra as minhas amigas. Até que um dia emprestei o caderno pra uma e nunca mais o vi! Depois, adolescente eu achava realmente muito legal Haikai, mas não conseguia criar nenhum, aliás, nunca nem tentei escrever poesia. Acho que essa parte da escrita pertence a pessoas “superiores”. Quero dizer, acho que é preciso ter algum tipo maior de sensibilidade que eu realmente não tenho.

O meu mais recente contato com a poesia foi com o livro “Toda Poesia – Paulo Leminski” (que, aliás, todo mundo devia ler), isso é claro até aparecer a Camila Tapia com o Livro “Meu Passo, Seus Passos”, uma coletânea de 100 poemas, sendo 50 dela e os outros 50 do seu pai, Avenir Passo.

Quando eu peguei o livro da Camila pra ler essa foi a primeira coisa que chamou minha atenção. Eu passei um tempo pensando que se eu, sozinha, nunca escrevi uma poesia, imagina eu e meu pai publicando um livro assim? Deve ser uma experiência e tanto! E por si só, esse já é um bom motivo para arriscar a leitura.

Sempre achei poesia algo muito pessoal. Num determinado momento uma poesia pode fazer todo o sentido na sua vida, enquanto num outro você pode simplesmente não compreender a proposta, ou qual o sentimento o autor tentou exprimir ao escrevê-la.

Nos poemas do Avenir, vi que muitos tinham como objetivo falar com/para sua musa inspiradora, alguns são escritos para os filhos e até mesmo para a sua mãe. Eu gosto de identificar para quem o poeta escreve, acho que isso me ajuda a entender melhor o que está ali.

No caso dos poemas da Camila, a identificação surge no ponto em que eu entendo que um poema ou outro poderiam facilmente ser aplicados na minha vida. Quem nunca leu alguma coisa e pensou: “mas isso é tão eu”, é clichê, é mais comum do que gostaríamos e é totalmente verdade.

No fim, só posso agradecer, por “Meu Passo, Seus Passos” reforçar a ideia de que poesia é algo muito mais acessível do que eu acreditava ser.

site: https://literaturapessoal.wordpress.com

Karina 23/03/2014

Meu Passo, Seus Passos - 100 poemas de pai e filha
Mais uma obra recheada com poemas maravilhosos que o Blog Casa de Livro tem a honra de apreciar. Agradecemos aos autores, Camila Tapia e Avenir Passo, pelo carinho e confiança de nos presentear com um exemplar físico de sua obra.
Meu Passo, Seus Passos é um livro com 100 poemas escritos por Pai e Filha. Nele contém sentimentos e lembranças, que serão divididos conosco a partir de agora.

OS POEMAS DO PAI

Revivendo o Passado.

Revivendo o Passado, nos leva pra uma vida simples na fazenda. Onde cada dia é uma nova luta. Com momentos simples a alegria e o prazer são garantidos. O trabalho duro que o filho ajuda o pai a fazer, e vê naquele homem o seu herói e seu eterno exemplo.

Condenados ao Amor.

Condenados ao Amor. Um poema onde Avenir Passo conseguir expor o quão romântico e apaixonado é. Fiquei encantada pelas palavras, incrivelmente sublime.
Um amor verdadeiro e puro, onde os objetivos são os mesmos: viverem juntos e construir uma família repleta de amor.

Tributos à sua Mãe.

Poema mais que perfeito. Um tributo que toda mãe merece. Já parou pra pensar no quanto sua mãe lhe ama? Você demonstra o mesmo a ela?
Com uma sutileza inigualável, Avenir Passo consegue tocar fundo o nosso coração, e nos faz entender que as pessoas não são eternas. Precisamos aproveitar quem nos ama, a quem nós amamos e acima de tudo precisamos abrir nossos corações para a rainha que temos dentro de nosso lar.

Poema da Suspeição.

Poema da Suspeição, os mesmos trechos em ordem aleatória nos passando uma mensagem. Não existe suspeita que a lei não respeita, porém não existe evolução em processos, não existe pulso firme na política nem na lei.

Viagem e Miragem.

Viagem e Miragem nos passa um ar de saudade, tristeza. Uma casa quieta onde nada representa conforto ou alegria. Uma alma escura clamando por cor, por vida.

O Pataxó.

O Pataxó, um poema que nos faz refletir sobre a sociedade em que vivemos. Vaidosa em excesso, só pensa em coisas banais. Enquanto existe uma minoria sofrendo e clamando para ser ouvida, e nada fazemos.

Na Telinha.

Na telinha, consegue representar uma paixão avassaladora. Onde o coração acelera quando vê a pessoa desejada, o corpo arrepia e a vontade se faz presente dentro de sua alma.

Vida Vivida.

Um lamento de saudade, onde a noite traz lembranças de uma vida passada, uma vida vivida. Um dor no coração por momentos que não voltam momentos em que queria aproveitar mais e com mais intensidade.

Exaltação.

Exaltação, uma declaração de amor, de um alguém cheio de desejo e amor no peito. Um pedido para deixar-se amar e ser amado de uma forma única. Onde só dois corações ligados por este sentimento incrível, será capaz de suportar.

Filha Adorada.

Filha Adorada. Pais que viram suas filhas desabrocharem irá se encantar com tal poema.
Alguém que cresceu diante de seus olhos, como o tempo passa rápido, não? Alguém que você ensinou e hoje lhe ensina. Alguém que se faz presente e necessária a toda hora do dia.

Titulo: Meu Passo, Seus Passos
Autores: Camila Tapia Passos & Avenir Passo de Oliveira

-----------------------------------------------------------------

Segunda Parte do livro Meu Passo, Seus Passos, que iremos apresentar aos leitores do Blog Casa de Livro.
Escrito por Pai e Filha, a obra contém 100 poemas incrivelmente belos.
Dando continuidade aos escritos pelo Pai, Avenir Passo, nossa resenha de hoje apresentará mais um pouco das palavras e sentimentos do escritor.

Convivência aos Trinta

Convivência aos Trinta nos remete uma vida passada ao lado de quem se ama. Uma companheira para todas as horas, alguém que o faz feliz, que o faz se sentir amado, que o faz pensar e realizar coisas pequenas com um sorriso no rosto.

Declaração.

No poema Declaração, somos transportados a um coração apaixonado, que declara seu amor ao vento para que todos possam ouvir o quão bem o amor lhe faz.

Veneração.

Veneração, uma forma de expressar toda a admiração por alguém que faz e sempre fará parte de sua vida. Todo o carinho que guarda dentro de si, todo o amor que ao outro pertence.

Descobertas
A vida é uma verdadeira descoberta. Nada se acaba, ou se perde. Tudo tem um recomeço, em todos os momentos temos as nossas descobertas.

Lembranças de Amor.

Mesmo sem a pessoa amada ao seu lado, as lembranças permanecem vivas em nossa vida. Enchendo-nos de alegria, e de certo prazer. Uma lembrança de amor, viverá eternamente em nossos corações.

Eu Te Amo.

Um amor incondicional, onde daríamos a vida ao ser amado. Uma forma de expressar abertamente que sua vida precisa dele.

Adoração.

Em Adoração, Avenir Passo expressa com emoção o seu sentimento por sua esposa. Mulher amada e adorada por um marido que sempre a desejou e a esperou.

Menina dos Sonhos.

Uma mensagem para sua filha adorada, onde Avenir conta com sutileza que já esperava e sonhava com tal presente. A menina mulher, que sempre será por sua família, amada.

Angústia

A angústia e o medo de perder quem ama, é retratado perfeitamente em tal poema.
Um coração abalado pela distância, vivendo momentos angustiantes.

Só por Amor.

Só por amor deseja viver, não pode perder alguém que faz parte de seu ser. Não pode pensar em viver uma vida longe de seu amado.

Titulo: Meu Passo, Seus Passos

Casa de Livro

--------------------------------------------------------------------

Terceira Parte do livro “Meu Passo, Seus Passos”, que iremos comentar. Uma obra escrita por Pai e Filha, ao qual tivemos a honra de receber.
Que vocês possam se identificar e se encantar assim como nós do Blog Casa de Livro.

Rio Araguaia.

Rio Araguaia nos mostra o clamor, o pedido de socorro da natureza. Rios poluídos que ainda tem uma chance, e que precisa da ajuda dos seres humanos.

Interrogação.

Quando nós amamos o que fazemos, sempre fica uma interrogação em nossos corações.
O que eu vou fazer quando não conseguir mais ler? Ou escrever? Momentos que procuramos não pensar, mas que um dia poderá acontecer.

Andarilho de Jaó.

Andarilho de Jaó, uma poesia realista. Nos mostrando uma triste verdade, a vida dos moradores de rua.

Essência do Prazer.

A essência do prazer é amar e se sentir amado. Atos que deixam um sorrido no rosto da pessoa por quem você é apaixonado. Fazê-lo Feliz é o que lhe dá mais prazer.

Amor em Silêncio.

Um amor que palavras não são capazes de expressar tamanho sentimento. O olhar, a junção dos corpos , consegue mostrar a verdadeira face deste amor.

Anabiose.

Um poema que expressa o caos. A revolta da natureza, os efeitos da maldade humana.

Desilusão.

Desilusão nos mostra alguém atormentado. Após perder a mulher amada, perdeu todo o prazer na vida, à alegria e a vontade de lutar.

Indecisão.

Somos indecisos sempre, em que palavras usar para com quem ama, por exemplo. O que fazer para conquistá-la? Indecisão quando se trata do amor.

Meu Espaço

Meu espaço é o mundo a ser explorado. A maravilha da natureza para se viver, para se amar.

Mamãe.

Um poema que expressa todo o amor pela mãe. A pessoa que lhe deu a vida, educação e amor.

Casa de Livro

Karina Belo.

------------------------------------------------------------------

Meu Passo, Seus Passos, uma maravilhosa obra escrita por Pai & Filha.
Livro que estamos resenhando por partes, aqui no Blog Casa de Livro. Hoje iremos comentar sobre a última parte, os últimos dez poemas escritos por Avenir Passos.
Suas palavras vem nos encantando aos poucos, e sei que iremos finalizar com grande emoção, expressando todos os seus sentimentos.

Cachaça.

Cachaça nos mostra um sentimento de amizada. Quando senta-se em uma roda com amigos para beber e relembrar o passado.

Volte Amor.

Volte Amor, nos mostra alguém magoada, implorando por uma nova chance. Uma chance de mostrar todo o seu amor, e de ser amado.

Benjamín.

Benjamín expressa toda a alegria em ter nos braços a criança esperada. O ser que foi repleto de amor, antes mesmo de seu nascimento, e que veio para alegrar a vida dos que o cercam.

Abandono.

Um amor abandonado, sem forças para voltar à realidade. Uma tentativa de reconquista, de honrar os juramentos passados.

Ouvidos do Amor.

Um amor incondicional, que o chamam para a felicidade. Onde a alegria esta presente nos braços um do outro.

Poema da Noite.

Poema da Noite, nos mostra todas as vantagens que a noite nos proporciona.

Reflexão.

Uma reflexão de amor, onde amar e viver e o que mais importa.
Estar ao lado de quem se ama é algo essencial.

Realidade.

Um amor que foi construído aos poucos, e que se torna realidade. Assim vivendo tudo o que sonharam juntos.

Lamento.

Lamento nos mostra lembranças de um amor atormentando. Uma pessoa esquecida que nunca deixará de amar.

Pai e Filha.

Pai e Filha, um poema onde nos retrata um amor incondicional. Carinhos e afetos expressos com palavras sublimes, umas forma de mostrar a pessoa que você mais ama, que sempre estará ao lado dela.

-------------------------------------------------------------------

Segunda etapa do livro Meu Passo, Seus Passos. Finalizamos os poemas do Pai, Avenir Passos e iremos comentar um pouco sobre os poemas de Camila Tapia, filha. E que promete nos mostrar todo o seu talento.

Ei, Pai!

Uma forma de demonstrar todo o amor pelo pai, um homem que inspira, ensina e acompanha. Um homem que enfrentou momentos difíceis, mas que criou os filhos da melhor maneira possível.

Passado Futuro, Futuro Passado.

Recordações do passado que sempre estarão em nossa mente. Vivendo o futuro, mas nunca esquecendo os momentos marcantes da vida.

Everest de Respostas.

Perguntas que todos nós nos temos. Vontades de entender o mundo a existência e principalmente a nossa essência.

Velha História.

Uma velha história de amor, onde um final não foi escrito. Onde um amor permanece intocado, e uma ferida se abre no coração.

Soneto Inominável.

Retratando a vida da maneira mais complexa, nos mostrando os amores, os temores e todos os sentimentos que compõem a nossa alma.

Comigo.

Tentativa de deixar os sentimentos de lado, mas é impossível. Sempre vai estar em seu coração.

Encontramos-nos novamente.

Um encontro imprevisto, com alguém que não se deseja conversar. Uma saudade que não mais se sente, mas que pode voltar a perturbar.

A mesa, O Vaso e a Poeta.

Expressa os sentimentos do poeta, uma forma de enxergar através das coisas, das pessoas, de provar que é totalmente composto de sentimentos.

Todo Mundo Deveria Ter.

Todo mundo deveria ter uma pessoa para confiar, um amigo para estar ao seu lado acima de tudo.

Princípio Final.

Princípio final é um turbilhão de sentimentos preso em nosso ser. Prontos para serem liberados.

site: www.casadelivro.com.br

Dose Literária 22/03/2014

A poética de gerações: Meu Passo, Seus Passos, de Camila Tapia e Avenir Passo
A música "Como nossos pais", de autoria do músico brasileiro Belchior e eternizada na voz de Elis Regina, atravessa os anos emocionando gerações. Não é à toa. Versos como "Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos/ Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais" carregam uma força espontânea que nos faz pensar sobre a proximidade que temos com o universo dos nossos pais, mesmo com a enxurrada de mudanças e reviravoltas que fazem dias parecerem meses e meses transformarem-se em anos.

Apesar da crescente atomização do indivíduo e do "toma lá, dá cá" sentimental vivenciado pela nossa sociedade - fruto de uma máquina onde o capital e o mercado são consciências visíveis -, algumas iniciativas fazem emergir relações formadas por laços, onde o poder do contato familiar é equilibrado com respeito, saúde e afeto. Essa é a impressão que tive da obra "Meu Passo, Seus Passos: 100 poemas de pai e filha" (editora Alcance, 2013, págs. 144), de autoria da jornalista Camila Tapia Passos de Oliveira e do jurista Avenir Passo de Oliveira, respectivamente filha e pai.

continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2014/03/a-poetica-de-geracoes-meu-passo-seus.html