Contagem Regressiva

Ken Follett

Resenhas - Código Explosivo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

J. Silva 27/03/2023

Contagem regressiva. Espionagem, romance e foguetes
Da leitura subtítulo já tem sem uma ideia bem precisa do enredo: os três dias que poderiam ter mudado o cenário político mundial. A história se passa durante a corrida espacial travada entre EUA x URSS, nos dias de preparativos e lançamento do foguete americano, que transportava o primeiro satélite espacial.

Nesse cenário, acompanhamos a saga do dr. Luke, que perde a memória, acorda como se fosse um mendigo e, é perseguido por agentes da CIA. Na busca de sua história, Luke descobre possuir habilidades extraordinárias, um amor do passado e não resolvido, um plano para assassiná-lo e um intrincado quebra-cabeças envolvendo sua memória e o foguete, prestes a ser disparado.

A história é bem dinâmica e envolvente, pois, conquanto toda a aventura se consume em três dias, a cada descoberta do quebra-cabeça, remonta-se a um lugar do passado, para que possamos conhecer a história dos personagens e compreender as ações do presente.

Outro ponto forte do livro é a velocidade dos capítulo que são mensurados em horas. Isso dá a noção da urgência e emoção do perigo, e, em especial, a tensão se o plano de sabotagem terá ou não sucesso.

Pelo que pude observar, o autor fez uma apurada pesquisa para escrever o livro. Não é à toa, por isso, que ao final, são agradecimentos à farta, inclusive a pessoas que participaram e acompanharam aquele momento histórico. Particularmente, me animou a descrição dos veículos da época, a exemplo do Lincoln, Thunderbird, Bel Air e Hudson Hornet.

A leitura foi empolgante do começo ao fim e esse livro terá um lugar especial, quer pela pesquisa histórica da corrida espacial, quer pela trama muito bem elaborada, quer pela discussão sobre ideologias políticas.

Larissa 05/03/2023

Adoro os livros de Ken Follett porém eu esperava mais! Nesse o mistério foi até depois da metade do livro, quase o finalzinho, mas depois de revelado o livro ficou ruim!

LIL 19/02/2023

Eu amo absolutamente tudo oq o Ken Follet escreve, pra mim ele é um daqueles escritores eu poderia ler até a lista de compras e ainda ia adorar
A leitura foi rápida e eu dou os créditos para a narrativa, que não para um segundo, no livro embarcamos nesse mistério de saber que é o protagonista e pq ele perdeu a memória e quando vamos ver já estamos numa cena cheia de tensão e ação.
Acho que nunca vou me cansar dos livros desse homem.

Claudinei 01/02/2023

Ken Follett acertou de novo!
A corrida espacial , disputada por Estados Unidos e União Soviética no final dos anos 1950 rendeu boas histórias, reais e fictícias como por exemplo essa criada por Ken Follet, segundo romance que leio do autor e posso dizer que ele acertou de novo.
Um homem desperta em uma estação de trem em Washington sem ter a mínima ideia de como foi parar ali e muito menos de quem ele é, ao se olhar no espelho vê a imagem de um andarilho, morador de rua, confuso, descobre por acaso seu nome com outro suposto mendigo que estava na estação, mas isso não o ajuda em nada, e o desconforto por não saber a própria identidade começa a incomodá-lo. Ao passar por uma banca de jornal, ele vê uma manchete sobre o foguete Jupiter C que o exercito enviará ao espaço e se sente curioso com aquilo, como se entendesse do que se tratava, no decorrer do dia outras habilidades latentes em sua memória vão surgindo, como por exemplo, auto defesa e saber identificar agentes da CIA que o estão seguindo, determinado o homem começa a juntar tudo que vai descobrindo de si mesmo para chegar a verdade de sua identidade e se descobre um físico renomado, envolvido com o projeto dos foguetes, e de que foi vitima de uma droga experimental da CIA que lhe causou amnesia parcial, onde ele não lembra de fatos importantes de sua vida, mas toda habilidade e conhecimentos adquiridos ao longo dela sim, agora ele precisa ir mais a fundo e com a ajuda de antigos amigos, escapar de outro antigo amigo que agora é seu maior inimigo e descobrir se ele é um herói ou um espião soviético querendo sabotar o lançamento do foguete e dar fim ao “sonho americano” de dominar o espaço.
Que thriller de espionagem fantástico! Personagens bem construídos e desenvolvimento de enredo excelente, e tudo isso de forma básica, isso mesmo, sem enfeitar muito, Ken Follet consegue dominar o interesse do leitor desde a primeira página. Obviamente que esse interesse pode variar de leitor pra leitor, mas aquilo que compõe uma boa história pra mim, Ken Follet entregou nesse livro.
Um emaranhado de plots, como se fossem galhos de uma arvore se conectando ao tronco que seria o evento principal. Amigos que passaram juntos pelos horrores da 2° guerra mundial e que tiveram suas vidas e ideias mudadas após esses eventos. Interessante como nessa época o comunismo era muito utilizado, fosse para aliciar jovens com sua ideia de mundo ideal, ou até mesmo para chantagens de agências governamentais quando queriam destruir a imagem ou carreira de alguém que não colaborasse com suas tramoias. Um final surpreendente com um misto de satisfação e tristeza, uma vez que o protagonista recupera e perde ao mesmo tempo pessoas importantes em sua vida.
Se você gosta de um mistério de uma boa trama de espionagem esse livro com certeza é indicado pra você.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

Mah Mac Dowell 26/01/2023

Luke acorda desorientado em um banheiro masculino dentro de uma estação de trem. Ele não se reconhece, não sabe seu nome, não tem nenhuma informação sobre a sua vida. Conforme a história vai se desenvolvendo, descobrimos que este acontecimento não é por acaso, e sim que armaram pra ele.

O livro é bem eletrizante desde o começo. A narrativa intercala entre o passado e o presente para nos ajudar a entender como Luke foi parar nesta situação.

A história tem várias intrigas e reviravoltas.

Eu gostei da escrita do autor e da construção da história. Só achei que ficou bem conveniente em alguns momentos, até meio forçado, e o final deu uma caída. Achei que ficou meio nada a vê, meio bleh.

É um livro ok para passar o tempo.

Isadora.Tassinari 22/01/2023

Tenso do início ao fim
A história começa em alta velocidade e se mantém até o final, não dá vontade de parar de ler. Emocionante!

Vinicius Fernandes 25/11/2022

Contagem Regressiva
Luke acorda em uma estação de trem em Washington, não se lembra de nada, nem de quem é e o que faz da vida. Quem está ali na estação também não sabe o quem é ele. Luke se convence que é um alcoólatra morador de rua, até que vê uma notícia na TV, falando sobre o lançamento de um satélite espacial.

Luke não acha estranha a notícia, ao mesmo tempo percebe que está sendo seguido pelas ruas por dois homens estranhos. Em sua fuga, o protagonista percebe que é muito inteligente, sabe muito de matemática e tem conhecimento de luta. Luke corre para descobrir a verdade sobre a sua vida e o que tem haver com o satélite.

O ano é 1958, e os EUA tentam vencer a corrida espacial contra a Rússia, que já lançou o Sputnik I. Agentes federais tentam impedir que Luke recupere a memória, enquanto foguete está prestes a ser lançado.

Ken Follett entrega um thriller de tirar o fôlego, com muita ação, traição e reviravoltas. A história toda se passa em 72 horas, e cada capítulo conhecemos um pouco mais de cada personagem e como cada um está envolvido com o lançamento do satélite.

Guilherme Dehon 15/11/2022

Contagem Regressiva...
Ken Follett criou uma obra envolvente, dinâmica, instigante, do início ao fim.

O leitor é envolvido em uma trama praticamente ininterrupta de mistério, espionagem, segredos, amores, traições, que prendem o leitor.

Uma obra ágil, com dose certa de suspense e um pouquinho demais de romance água com açúcar (Ken Follett sendo Ken Follett), kkk mas nada que prejudique e que seja piegas.

Mesmo o desfecho sendo um tanto "surreal" aí da assim a estória é muito boa e valeu cada momento de leitura.

Altamente recomendado!

Erilane.Rocha 06/11/2022

Muito bom. Como sempre o Ken não me decepcionou. Apesar de que não supera os outros que eu já li anteriormente.

O livro conta a história de um homem que acorda em um banheiro do metrô e não sabe quem é ou o que faz da vida. Ele até pensa ser um mendigo, mas sua mente é tão brilhante que ele é incapaz de acreditar em si mesmo nesse momento e vai atrás da verdadeira história da sua vida. E o que ele descobre é algo muito surpreendente.

É uma narrativa carregada de ação, suspense, e emoção do início ao fim. E isso te prende de uma forma que o Ken sabe fazer muito bem. A leitura é bem dinâmica, com diálogos claros e capítulo bem curtinhos (que eu gosto muito) que faz a gente ter a sensação de estar voando entre as páginas, pois da pra ler muito rápido.

Eu gostei muito dos personagens, mas como o livro é curto fiquei com a vontade de saber mais sobre cada um deles. Como no caso da Elspeth, que me deixou super curiosa pra saber mais sobre a história dela e do Luke. Com certeza uma das personagens mais interessantes e com quem eu mais me identifiquei.

Então, apesar de já ter lido livros melhores dele não quer dizer que esse não tenha sido ruim. Eu adorei.

Alemão 16/07/2022

Contagem regressiva
Um dos melhores livros de Ken Follett!!! A história é muito dinâmica, transcorre em poucos dias e o autor prende o leitor aos acontecimentos de maneira exemplar!!! Leitura indicada para que gosta de ação e dinamismo no texto!!! Super indico!!!

Fabio.Barbosa 14/07/2022

Bonzinho
Após ler alguns livros do Ken, vejo que se torna meio repetitivo o lance da ingenuidade do protagonista, mas os fatos relacionados a eventos já ocorridos, acabam salvando o livro

Heley 29/06/2022

Mistura de fatos históricos com ficção
Contagem Regressiva traz como fato histórico os últimos preparativos para o lançamento, pelos Estados Unidos, do seu primeiro satélite, o Explorer I. O livro inicia com o personagem principal (Luke) acordando num local desconhecido e sem memória, e a partir desse momento a história vai se desenrolando com o personagem buscando respostas.
Trata-se de uma obra de suspense, cheio de perseguição, mistério, traição e ação, o que faz você ficar preso na leitura. Tive a sensação de estar "assistindo" um filme. De início tive dificuldade em pegar o ritmo por ser um gênero que não conhecia, mas a escrita simples e dinâmica facilitou demais.

Wagner 22/06/2022

Realmentente não dá para largar
Há tempos não leio um Ken Follett tão bom. O livro prende a atenção desde o primeiro capítulo, não dá para largar, o ritmo é intenso do princípio ao fim.

Sam 13/06/2022

De prender o fôlego
História super envolvente que se passa durante a corrida espacial. Todo o livro percorre apenas três dias, e os acontecimentos nos deixam cada vez mais tensos. Ótimo pra quem quer começar a ler Ken Follett

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6