Contagem Regressiva

Contagem Regressiva Ken Follett
Ken Follett




Resenhas - Código Explosivo


87 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


J. Silva 27/03/2023

Contagem regressiva. Espionagem, romance e foguetes
Da leitura subtítulo já tem sem uma ideia bem precisa do enredo: os três dias que poderiam ter mudado o cenário político mundial. A história se passa durante a corrida espacial travada entre EUA x URSS, nos dias de preparativos e lançamento do foguete americano, que transportava o primeiro satélite espacial.

Nesse cenário, acompanhamos a saga do dr. Luke, que perde a memória, acorda como se fosse um mendigo e, é perseguido por agentes da CIA. Na busca de sua história, Luke descobre possuir habilidades extraordinárias, um amor do passado e não resolvido, um plano para assassiná-lo e um intrincado quebra-cabeças envolvendo sua memória e o foguete, prestes a ser disparado.

A história é bem dinâmica e envolvente, pois, conquanto toda a aventura se consume em três dias, a cada descoberta do quebra-cabeça, remonta-se a um lugar do passado, para que possamos conhecer a história dos personagens e compreender as ações do presente.

Outro ponto forte do livro é a velocidade dos capítulo que são mensurados em horas. Isso dá a noção da urgência e emoção do perigo, e, em especial, a tensão se o plano de sabotagem terá ou não sucesso.

Pelo que pude observar, o autor fez uma apurada pesquisa para escrever o livro. Não é à toa, por isso, que ao final, são agradecimentos à farta, inclusive a pessoas que participaram e acompanharam aquele momento histórico. Particularmente, me animou a descrição dos veículos da época, a exemplo do Lincoln, Thunderbird, Bel Air e Hudson Hornet.

A leitura foi empolgante do começo ao fim e esse livro terá um lugar especial, quer pela pesquisa histórica da corrida espacial, quer pela trama muito bem elaborada, quer pela discussão sobre ideologias políticas.
comentários(0)comente



Leitora Viciada 05/05/2020

re
O britânico Ken Follett, autor de O Buraco da Agulha, Os Pilares da Terra, As Espiãs do Dia D e da série O Século, dentre outros, costuma escrever ficção histórica em duas formas: sagas longas e detalhadas que atravessam o tempo e romances breves em ritmo de thriller. Contagem Regressiva (Code To Zero), publicado originalmente em 2000 e lançado no Brasil pela Editora Arqueiro em 2019, sob tradução de Alves Calado, se enquadra no segundo tipo: é simples, dinâmico, empolgante e repleto de ação. O fato histórico que rege a trama são os últimos preparativos para o lançamento pelos Estados Unidos de seu primeiro satélite, em 1958, o Explorer I. No ano anterior, a União Soviética, rival dos Estados Unidos, havia lançado o Sputnik I, e, portanto, em plena Guerra Fria e numa corrida armamentista e tecnológica, a nação norte-americana não pretendia ficar para trás. O protagonista do livro, Luke, acorda no chão de um banheiro público em Union Station, Washington, DC, sem memória e com roupas sujas e maltrapilhas. Sem identidade e destino, pensando ser um mendigo, Luke logo demonstra um conhecimento avançado de matemática e física, além de hábitos bastante diferentes dos de um alcoólatra em situação de rua. Ele também parece ter instintos e habilidades inusitados, que mais se parecem com os de um agente secreto. Quem é Luke e por que ele parece saber tudo sobre o Explorer I? Por que ele está sem memória e sendo vigiado por pessoas estranhas? Descobre, portanto, uma tentativa de sabotagem do satélite e parece que ele mesmo é uma peça fundamental para impedir que isso aconteça. Esta é a premissa do livro cheio de perseguição, mistério, traição e ação.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada. -> www.leitoraviciada.com
Faço isso para me proteger de plágios, pois lá o texto não pode ser copiado devido a proteção no script. Obrigada pela compreensão.

site: https://www.leitoraviciada.com/2020/05/contagem-regressiva.html
comentários(0)comente



Jane.Deus 21/07/2021

Ótimo
Já li quatro livros desse autor e considero esse o melhor. Mais leve e com história envolvente. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Antunes 06/04/2024

Espionagem de qualidade
Confesso que não fui com muita fé de ler essa história, por imaginar que não teria nada de novo no formato que o autor entrega suas histórias.

Mas fui surpreendido com uma história cativante, cheia de reviravoltas e personagens muito bem concebidos.

O ano é 1958 e os Estados Unidos estão prestes a lançar seu primeiro satélite, numa tentativa desesperada de se equiparar à União Soviética, com seu Sputnik, e recuperar a liderança na corrida espacial.

Nesse contexto conhecemos Luke e sua perda de memória, e a partir desse plot, a ação corre e o Follet traça uma linha narrativa muito bem costurada.

Recomendo a leitura!!!
Com Follet não tem erro....
comentários(0)comente



Livrendo 23/07/2023

PERFEITO QUEBRA CABEÇA LITERÁRIO.
A capacidade de Ken Follett em se infiltrar em fatos e eventos históricos e a partir deles imaginar tramas repletas de ação, suspense e, principalmente, verossimilhança é surpreendente. Acostumado com, e fã absoluto, da ficção histórica consagrada de Os Pilares da Terra ou a trilogia O Século, me aventurei pela primeira vez pelos thrillers do autor em Contagem Regressiva. O estilo da narrativa aqui é completamente diferente e causa uma certa estranheza para quem aguardava parágrafos e páginas repletos de informações e dados da história. O vigor, no entanto, permanece o mesmo.

Contagem Regressiva se embrenha nos meandros da corrida espacial, um dos principais motores propulsores da Guerra Fria, e que concentrou esforços e recursos dos EUA e da URSS na segunda metade do século XX. A partir de um evento real, o lançamento de um satélite pelos norte-americanos, Follett desenvolve uma história de mentiras, traição e uma boa dose de suspense.

Dois pontos chamam a atenção na obra. Em primeiro lugar, os eventos históricos aqui servem de pano de fundo para a trama narrada, ou seja, esqueça o que você está acostumado a ler nos romances históricos do autor. Em segundo, o suspense em torno do protagonista Luke ganha contornos interessantes de drama à medida que os eventos vão avançando e a verdade vem à tona. Em resumo, Contagem Regressiva é um daqueles livros que usam o mistério para contar uma boa história de relações pessoais e jogos de interesse. O grupo de amigos em torno de Luke joga a todo momento uns com os outros. Ninguém é totalmente confiável e não fica claro para nós, leitores, em quem devemos por fé. Os personagens, em muito devido aos cargos que ocupam, refletem fielmente o clima de desconfiança e polaridade que era visto nos Estados Unidos, e no mundo, no período. Eram tempos de ideologias que geravam opiniões e crenças muito fortes nas pessoas.

Apesar de ser um thriller, Contagem Regressiva custa a engrenar. É um livro que avança inicialmente em ritmo lento. O que poderia ser um ponto negativo, aqui é totalmente defensável. A narrativa nada mais faz do que acompanhar o processo do protagonista Luke em busca de respostas sobre si mesmo. A lentidão inicial reflete as dificuldades do personagem e à medida que ele vai avançando sobre quem é e o que faz da vida, o ritmo também vai acelerando. O fim nem preciso dizer que corre em ritmo frenético literalmente em uma contagem regressiva para salvar um projeto que, em última instância, poderia definir ou alterar drasticamente os rumos da política mundial.

Mantendo a qualidade da reconstituição de época característica do autor e trazendo um período pouco explorado pelo suspense (o que é inacreditável, se pensarmos na quantidade de possibilidades para tramas), Contagem Regressiva é uma boa pedida para aqueles que curte bons quebra-cabeças literários.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/
comentários(0)comente



Heley 29/06/2022

Mistura de fatos históricos com ficção
Contagem Regressiva traz como fato histórico os últimos preparativos para o lançamento, pelos Estados Unidos, do seu primeiro satélite, o Explorer I. O livro inicia com o personagem principal (Luke) acordando num local desconhecido e sem memória, e a partir desse momento a história vai se desenrolando com o personagem buscando respostas.
Trata-se de uma obra de suspense, cheio de perseguição, mistério, traição e ação, o que faz você ficar preso na leitura. Tive a sensação de estar "assistindo" um filme. De início tive dificuldade em pegar o ritmo por ser um gênero que não conhecia, mas a escrita simples e dinâmica facilitou demais.
comentários(0)comente



@juliaavictorino 27/01/2021

Não muito cativante
A premissa é interessante, mas a história é bem simples. Luke acorda sem memória em um banheiro de uma estação de trem e percebe que sua condição vai muito mais além do que uma simples ressaca.

O começo é potente, queremos descobrir juntamente com o personagem quem ele é, o que está acontecendo e em qual personagem devemos confiar. Mas a medida que a história avança tudo fica bem óbvio e não é muito difícil adivinhar como vai terminar.

O que mais me incomoda em thillers são os furos. Em Contagem Regressiva não vi nada muito gritante, algumas conveniências que dá pra passar por cima, mas já imaginava a tristeza que seria ver isso em filmes/séries. ?????
comentários(0)comente



Elton.Lopes 28/08/2020

Uma estória da Guerra Fria
O livro revive a década de 1950 e tem como pano de fundo o lançamento do primeiro satélite americano no espaço.
É o tipo de estória que eu gosto de ler. Com uma narrativa de ficção que parte de fatos históricos reais. O final descreve uma cena que fica na imaginação. Muito bom!
comentários(0)comente



Kaka 07/09/2023

Fala sobre a 2guerra, formação da CIA, espiões..... E amor.
O livro é ótimo, a história incrível, fatos históricos mesclados com romance juvenil, comportamentos e desencontros da década de 40 e 50. Além de aventura, traição e espionagem estilo James Bond
comentários(0)comente



Erilane.Rocha 06/11/2022

Muito bom. Como sempre o Ken não me decepcionou. Apesar de que não supera os outros que eu já li anteriormente.

O livro conta a história de um homem que acorda em um banheiro do metrô e não sabe quem é ou o que faz da vida. Ele até pensa ser um mendigo, mas sua mente é tão brilhante que ele é incapaz de acreditar em si mesmo nesse momento e vai atrás da verdadeira história da sua vida. E o que ele descobre é algo muito surpreendente.

É uma narrativa carregada de ação, suspense, e emoção do início ao fim. E isso te prende de uma forma que o Ken sabe fazer muito bem. A leitura é bem dinâmica, com diálogos claros e capítulo bem curtinhos (que eu gosto muito) que faz a gente ter a sensação de estar voando entre as páginas, pois da pra ler muito rápido.

Eu gostei muito dos personagens, mas como o livro é curto fiquei com a vontade de saber mais sobre cada um deles. Como no caso da Elspeth, que me deixou super curiosa pra saber mais sobre a história dela e do Luke. Com certeza uma das personagens mais interessantes e com quem eu mais me identifiquei.

Então, apesar de já ter lido livros melhores dele não quer dizer que esse não tenha sido ruim. Eu adorei.
comentários(0)comente



Mah Mac Dowell 26/01/2023

Luke acorda desorientado em um banheiro masculino dentro de uma estação de trem. Ele não se reconhece, não sabe seu nome, não tem nenhuma informação sobre a sua vida. Conforme a história vai se desenvolvendo, descobrimos que este acontecimento não é por acaso, e sim que armaram pra ele.

O livro é bem eletrizante desde o começo. A narrativa intercala entre o passado e o presente para nos ajudar a entender como Luke foi parar nesta situação.

A história tem várias intrigas e reviravoltas.

Eu gostei da escrita do autor e da construção da história. Só achei que ficou bem conveniente em alguns momentos, até meio forçado, e o final deu uma caída. Achei que ficou meio nada a vê, meio bleh.

É um livro ok para passar o tempo.
comentários(0)comente



Larissa 05/03/2023

Adoro os livros de Ken Follett porém eu esperava mais! Nesse o mistério foi até depois da metade do livro, quase o finalzinho, mas depois de revelado o livro ficou ruim!
comentários(0)comente



Gustavo.Fortes 16/08/2023

Instigante
Adorei o livro. Talvez por adorar historias de espionagem, eu seja suspeito, mas o Follet mandou muito bem. Ele consegue sintonizar com perfeita harmonia o suspense, drama e romance dentro desse livro.
Thayná Krueger 16/08/2023minha estante
Já adicionei a lista.


Gustavo.Fortes 16/08/2023minha estante
Vc vai gostar!


Thayná Krueger 16/08/2023minha estante
Também gosto de livro de espionagem. Faz tempo que não leio.


Gustavo.Fortes 16/08/2023minha estante
O melhor da vida é "Eu sou o Peregrino". Vai a dica caso não tenha lido


Thayná Krueger 16/08/2023minha estante
Não li, mas tenho o ebook. Vou colocar na lista dos próximos livros então




Pedro Schabarum 05/12/2020

Código Explosivo
Gostei. É um obra com muitos detalhes sobre astronáutica, funcionamento do foguete Explorer I e com uma trama fascinante.
comentários(0)comente



Guilherme Dehon 15/11/2022

Contagem Regressiva...
Ken Follett criou uma obra envolvente, dinâmica, instigante, do início ao fim.

O leitor é envolvido em uma trama praticamente ininterrupta de mistério, espionagem, segredos, amores, traições, que prendem o leitor.

Uma obra ágil, com dose certa de suspense e um pouquinho demais de romance água com açúcar (Ken Follett sendo Ken Follett), kkk mas nada que prejudique e que seja piegas.

Mesmo o desfecho sendo um tanto "surreal" aí da assim a estória é muito boa e valeu cada momento de leitura.

Altamente recomendado!
comentários(0)comente



87 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR