Paisagem Urbana

Paisagem Urbana Gordon Cullen

Resenhas - Paisagem Urbana

Mari 09/04/2023

Lido para fazer um fichamento
Li esse livro muito rápido, devido a data de entrega do meu trabalho, mas ainda assim consegui gostar um pouco da leitura e entender algumas coisas! o autor é bem detalhista e gostei de tudo ser representado com imagens. li por pdf

Kariny 29/03/2023

Ele é a base do urbanismo, livro muito didático, explica de forma clara e da uma boa ajudada pra quem ta começando agora a mexer em urbanismo. Só não é aquela leitura que te instiga a continuar lendo sabe.

Gabi 26/08/2021

Uma ferramenta para a leitura física da paisagem
Em seu livro “Paisagem Urbana”, Gordon Cullen ilustra e analisa o cenário urbano, apontando elementos da paisagem que são imprescindíveis para a percepção do espaço e da poética urbana, através de estímulos que promovem a percepção da cidade. O autor define paisagem urbana como “a arte de tornar coerente e organizado visualmente, o emaranhado de edifícios, ruas e espaços que constituem o ambiente urbano”, evidenciando assim, o quanto a proporção estética da análise se faz importante e destacando a visão como principal sentido para relacionar-se com a cidade.
É importante salientar, entretanto, que Cullen considera em suas reflexões a dimensão estritamente física, deixando de ter em vista os fenômenos dos indivíduos que influenciam no espaço, ou, a ação do homem ao longo da história em relação ao meio.
Apesar disso, o livro escrito por Thomaz Gordon Cullen é muito rico, pois ele sistematiza os elementos de forma a fornecer ao leitor instruções de como observar e compreender a paisagem urbana, como entender o valor dos elementos estruturadores e sua colocação no espaço e como ver artisticamente e poeticamente aspectos que antes da leitura, poderiam passar despercebidos.

Karol 29/07/2021

As Sensações e a Paisagem Urbana
O livro apresenta conceitos de formas e detalhes que fazem da paisagem urbana algo interessante, e como eles podem se combinar em diversos tipos aplicação.

Relaciona essas aplicações com as sensações que temos ao nos depararmos com a paisagem da cidade.

É um livro muito importante e atual, mesmo sendo uma obra publicada nos anos 60, o caráter humano nela é atemporal.

PauloMainardi 02/05/2017

Cullen, Gordon; Paisagem Urbana; Edições 70, 2006.
Gordon Culler estudou arquitetura na Regent Street Polytechnic, em Londres, trabalhou com diversos arquitetos, se tornando uma grande influência no campo de planejamento urbano, ao desenvolver no ano de 1961 o termo que deu origem a esta obra chamada Paisagem Urbana.
O autor trata este conceito de Paisagem Urbana como uma ferramenta de observação, abordando várias formas e temas para o observador poder entender melhor o espaço analisado; tornando-se não somente uma crônica, mas também uma forma de percepção humana decorrente ao espaço que esteja presente, consequentemente despertando e aguçando a consciência e os sentidos com a paisagem em volta, pelo ato de exercer atenção ao espaço, causando assim uma conexão entre a paisagem em si e o sujeito ali presente.
Culler trata o espaço urbano como um sistema vivo que tem como base conceitos funcionais. Todos elementos funcionam juntos e conversam entre si, criando assim diversos ambientes na cidade, suscitando interesses e reações emocionais nas pessoas. Esses mesmos elementos são responsáveis no nosso aprendizado e entendimento de tudo que está ao nosso redor; com ajuda dos nossos pontos de vista sobre a cidade; nossas reações sobre nossa posição neste mesmo momento, e por último os aspectos que esta cidade ou local apresentam. Tudo está enquadrado para criar a paisagem urbana que se manifesta em sensações em nós mesmos. São objetivos que expõem a arte da paisagem construída. A maior contribuição desta paisagem é o erguimento e fortalecimento da estrutura do mundo em que vivemos.

Jonara 24/04/2011

Essencial
Livro incrível e obrigatório para qualquer estudante de arquitetura.
O livro trata das questões da forma, posicionamento e textura que dão riqueza à paisagem urbana. Explica como criar complexidade na cidade e em suas superfícies (pisos, paredes) e mostra uma maneira mais poética de enxergar o céu. Bem ilustrado, didático e lindo!