Textos Básicos de Filosofia Danilo Marcondes

Resenhas - Textos Básicos de Filosofia

13marcioricardo 03/09/2023

Seleção dos melhores
Livro que conta com uma seleção da seleção dos melhores filósofos da história e seus textos imortais.

Por isso mesmo, faltam aqui alguns nomes importantes como Maquiavel, Hobbes, Locke, Bacon, Leibniz, Schopenhauer, Focault e outros.

@pedro.h1709 16/12/2020

Textos Básicos de Filosofia
No final do ensino médio eu já tivera algum contato com a filosofia, apesar de ter sido algo bastante superficial. No curso de psicologia houve uma introdução relativamente mais aprofundada. Eu que tive bastante influência, desde minha infância, para uma visão mais crítica, científica e até um tanto cética de mundo, logo me vi interessado em apreender mais sobre a questão.

Primeiro li o livro "Iniciação à História da Filosofia" do mesmo autor e gostei bastante de sua didática, do seu método de explicar, o que me fez procurar por títulos semelhantes. Encontrei o "Textos básicos de Filosofia" e constatei após a leitura, assim como presumi de início, que está é uma ótima obra que permite a iniciantes como eu a familiarização com a linguagem dos próprios filósofos e não um resumo, releitura ou adaptação feita por outros autores.

Tendo lido previamente apenas "O Anticristo" de Nietzsche, agora pretendo desbravar também obras de Platão, Aristóteles, Descartes, Rousseau, Hume, Sartre e outros; linguagens que acredito serem mais compreensíveis para mim. Por outro lado, também percebi que há alguns autores cujas obras talvez me exijam uma dedicação maior para compreensão de suas argumentações, tais como Parmênides, Spinoza, Kant e Hegel.

Coloco esta obra como uma de minhas preferidas, pois certamente desperta o interesse em descobrir mais sobre o trabalho de cada um dos pensadores abordados neste livro. Espero ler agora mais títulos do professor Dr. Danilo Marcondes e dos filósofos originais.

Isa 22/04/2020

Textos básicos de Filosofia
É uma obra didática sobre pensamentos de alguns importante filósofos. Danilo separou textos das obras de cada um e fez um comentário explicativo e introdutório em cada para situar o leitor. Claro que é preciso já ter algum entendimento sobre cada um deles para não ficar perdido na leitura, mas ele faz um bom papel de suporte.

Suzanie 15/08/2020

Visão panorâmica da filosofia
O autor construiu o livro fornecendo ao leitor uma visão panorâmica da Filosofia. Na medida em que apresenta os principais filósofos e trechos de suas obras propicia um contato geral que é perfeito para a iniciação dos estudos filosóficos.

Por meio do contato com partes dos textos filosóficos deixa entrever também a forma da linguagem de cada filósofo e assim, conhecer o modo de construção de suas teorias.

Pessoalmente me interessaram sobremaneira os 2 últimos, Sartre com seu existencialismo e Wittgenstein com seus jogos de linguagem.

Kant e Hegel apresentam-se com maior dificuldade ao iniciante, com uma linguagem intrincada que desafia o leitor.

O maior mérito do autor foi alcançar um bom equilíbrio entre sua iniciativa de apresentar-nos as ideias principais no inicio de cada capitulo e escolher os trechos que melhor dão a conhecer cada filósofo.

Fabi 15/01/2024

Se você é iniciante (como eu) na Filosofia, é este o livro.
Achei muito boa a leitura deste livro.
O autor é bem explicativo, faz uma pequena biografia dos filósofos em cada capítulo, bem como um panorama sobre o texto que se segue. Estas explicações são maravilhosas, principalmente para iniciantes de Filosofia (como eu).
Ao térmico, confesso ter tido maior compreensão dos pensadores pré-Socrático e clássicos. A Filosofia "moderna" é bem complexa e talvez seja este o objetivo. Mas, se pensarmos que à medida que avançamos o pensamento filosófico se complica, teremos uma Filosofia de fato? Ou teremos meramente uma problematização do Tudo?

Varga 16/01/2011

Um autêntico livro didático. Em “Textos Básicos de Filosofia” o prof. Danilo Marcondes condença uma breve história, principais idéias e contribuições à Filosofia e trechos essenciais dos maiores filósofos do mundo, “dos Pré-Socráticos a Wittgenstein” como diz o subtítulo do livro. Didático como eu disse, até porque, após cada capítulo/filósofo, ele também apresenta exercícios e perguntas para se refletir sobre os temas.

Filosofia é um tema que sempre polariza as opiniões. Não me refiro às “idéias filosóficas”, que sim, sem dúvidas nunca são unanimidade, mas ao tema Filosofia em si.

Muita gente se arrrepia só de ouvir a palavra, tem ogeriza, não entende e nem quer tentar entender. No máximo consegue se lembrar do quanto sofreu nos bancos escolares lendo e decorando textos na aula. Outras amam de paixão, aprofundam-se, “viajam” junto, quase filosofam! E tem gente que fica no meio do caminho, muitas vezes sem ser tão tocada pela paixão à Filosofia, mas também sem medo. No entanto, na falta de estímulos mais eficientes acabam desistindo de ir mais a fundo e acabam ombreando com os primeiros que se desinteressam.

Pois bem. “Textos Básicos de Filosofia” cai super-bem para esse grupo “do meio”. Estimula muito bem e explica muita coisa que passou batido na escola. Faz entender uma linha cronológica das escolas Filosóficas, traz o essencial dos textos originais mais importantes, e as contribuições de cada Filósofo no contexto geral. Recupera muito bem o interesse por Filosofia a quem não é expert mas gosta/gostaria de saber sobre o assunto.

Vale muito a pena ler.

Afinal, a “Filosofia é a única das Ciências que é LIVRE, pois por si só é sua própria finalidade.” – Aristóteles.

:) < / >.

Rennanzinho 25/07/2021

Ótimo roteiro para estudar Filosofia
O objetivo dessa seleção de textos é dar um primeiro contato básico e essencial e um guia para o leitor que queira se aventurar pela Filosofia. E cumpre muito bem esse papel. Cada capítulo inicia com uma apresentação da vida e obra de um pensador relevante, seguida dos textos (originais, porém incompletos) com temas relevantes desenvolvidos por esse pensador, além de questões para discussão dos temas e recomendação de leituras para aprofundamento. Claro que essa seleção foi de critério do autor, mas achei muito bem feita, informativa e didática. Recomendo!

Anderson673 30/05/2022

Melhor compilado de Introdução à Filosofia que já li
Além de fazer uma pequena introdução biográfica sobre os filósofos, o autor faz uma apresentação sobre os principais tópicos abordados das obras e fala sobre os textos que vai trazer. Por fim, ele ainda fornece um questionário referente aos temas dos textos e da indicações de leitura, para se aprofundar nos filósofos apresentados. Provavelmente irei revisitar esse livro, recomendo muito.

Lali 22/08/2022

Senti falta de outros filósofos fora do núcleo europeu e de filósofas mulheres, não me surpreende essa falta, o estudo da filosofia ainda continua centralizado em homens brancos e europeus.
Fora isso muito bom, deve ser ótimo pra professores trabalharem a interpretação, raciocínio e discussão dos alunos.

Ãlvaro 09/07/2023

Excelente Livro de Introdução
Passando pelos mais diversos autores da filosofia, o livro entrega capítulos que servem de janela aos pensamentos dos autores.

Alguns capítulos, tais como o de Hegel, requerem um esforço intelectual expressivo, especialmente para o público não versado no linguajar filosófico. Apesar disso, é um conjunto de leituras que vale a pena, seja você da área de humanas ou não.

Yasmim.Gomes 30/12/2018

Página 12-58

Diego 24/01/2020

O difícil (mas necessário) exercício de ler grandes filósofos
A proposta da obra é introduzir didaticamente textos fundamentais de importantes filósofos (de gregos pré-socraticos até Wittgenstein, século XX).

Pois bem: após brevíssima nota sobre um pensador e um box a respeito do trecho que você lerá, é "tudo com você, campeão!". Você e Platão; você e Kant; você e Hegel... São trechos tirados das obras originais, onde o leitor, já sem babá segurando a mão, terá que seguir adiante sem chamar a mãe.

Confesso que em Hegel eu cheguei a fazer beicinho e pensar em chupar o dedo, mas já era tarde. Eu estava imerso no desafio de sair da infância intelectual. E acho que consegui algum progresso. Fui até o fim. Reli muitos trechos diversas vezes e até recorri a outros livros...

Chegando na última página, você estará disposto a encarar outro texto complexo. Um digno "adulto do pensar"; um filósofo.

Antero Silveira 08/07/2021

Bem resumido mas serve como uma boa introdução para alguns filósofos e alguns dos seus textos. As explicações pré e as perguntas pós texto ajudam bastante.

Romeu Felix 15/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Textos Básicos de Filosofia dos Pré-Socráticos a Wittgenstein" apresenta uma coletânea de textos de filosofia, organizados em ordem cronológica, que abrange desde os filósofos pré-socráticos até Ludwig Wittgenstein. A obra inclui textos de importantes filósofos, como Platão, Aristóteles, Descartes, Leibniz, Hume, Kant, Hegel, Schopenhauer, Nietzsche e Heidegger, além de diversos outros.

O livro é dividido em três partes, sendo a primeira parte dedicada aos filósofos pré-socráticos, a segunda aos filósofos clássicos e medievais, e a terceira aos filósofos modernos e contemporâneos. Cada parte é composta por uma introdução que apresenta o contexto histórico e filosófico dos textos selecionados, e cada texto é seguido de uma breve explicação e de notas que auxiliam o leitor na compreensão do conteúdo.

A obra é uma excelente fonte para quem deseja se aprofundar na filosofia, pois apresenta textos fundamentais para a compreensão da história da filosofia ocidental. Além disso, a organização cronológica dos textos possibilita uma compreensão evolutiva do pensamento filosófico ao longo dos séculos.

Por fim, "Textos Básicos de Filosofia dos Pré-Socráticos a Wittgenstein" é uma obra fundamental para estudantes, professores e pesquisadores de filosofia, bem como para todos aqueles que se interessam por temas relacionados à história e à evolução do pensamento humano.
Por: Romeu Felix Menin Junior.