O Doce Veneno do Escorpião

O Doce Veneno do Escorpião Bruna Surfistinha

Resenhas - O Doce Veneno do Escorpião

Vitu 26/02/2024

Apenas 19 anos atrasado!
Nossa, me assustei ao fazer essa conta. Faz 19 anos que esse livro foi lançado e 13 anos desde o filme.

Lembro de ter conhecido a Bruna Surfistinha quando era criança. Ela estava em todo lugar, eu sabia que ela era prostituta antes mesmo de entender o que era isso.

Realmente, no Brasil, não há nenhum parâmetro para se tornar famoso. Não que, na minha opinião, seja um problema existir uma prostituta famosa, mas me incomoda o fato de isso acontecer em um país onde a expectativa de vida de uma prostituta é tão baixa. A expectativa de vida de uma travesti no Brasil é inferior a 30 anos. Por outro lado, algumas das maiores cantoras pops são drag queens. Por que isso acontece? Por que essa hipocrisia é tão grande?

Eu me lembro dos meus pais alugarem o DVD e assistirem no quarto com a porta trancada enquanto eu estava na sala vendo TV. Claro que aquilo despertou ainda mais minha curiosidade sobre o filme, mas eu era uma criança chata e moralista, sabia que aquilo não era para minha idade, mas saber o que eles estavam assistindo me marcou.

Queria lhes perguntar por que tinham interesse na história de uma prostituta. Li esse livro para tentar descobrir o que havia de tão interessante na vida dela que a tornou tão famosa a ponto de despertar o interesse dos meus pais.

Acabou que nunca assisti ao filme, mas sabia por alto que ela era uma menina de classe média que largou sua vida "boa" para se tornar prostituta, mas nunca tinha ouvido falar sobre suas questões em relação à adoção, o problema com os pais, ela ter sido quase presa a mando dos próprios pais, entre todos os outros problemas que fizeram uma menina desistir de sua vida "perfeita" pela vida "fácil".

Duvido que seja essa parte que interessou tanto as pessoas, no blog dela, a história contada era de Bruna e não de Raquel. Estranhamente, essa foi a parte que mais me interessou, a história que ela realmente queria contar.

Agora vou procurar saber como ela está, se realmente seguiu com seus planos do final do livro, espero que sim.

Kamis 12/02/2024

"Às vezes, paro para pensar no que fiz na minha vida, mas sei que colherei os meus frutos, ou até que já os estou colhendo sem saber. Hoje fiquei relembrando todo o meu passado, sem depressão; apenas lembrei com saudades e com carinho. Se não fosse o meu passado, acho que não teria me tornado a pessoa que sou, não a puta que sou, mas o meu outro lado, que poucas pessoas conhecem."

Susan 26/12/2023

Interessante
Apesar de não ter aparecido tanto o livro, acredito que por ser um tanto previsível, pobre em detalhes e descrição...acabei gostando da troca de narrativas, isto é, quando a história se dividia entre o passado e o futuro, fazendo de autora uma mulher e uma menina: Bruna e Raquel.

Linn 16/12/2023

Bruna a Surfistinha
Vou começar falando que gostei sim do livro.

Primeiro ele começou confuso e depois acabei pegando o rítmo e entendi bem como ela estava intercalando a narrativa.

Bom, a Bruna começando contando sobre os programas dela, então começa a falar da infância e de como tudo começou: a rebeldia, o desejo, a vontade de ter liberdade, etc. Durante a narrativa podemos descobrir como foi sua infância, e então a adolescência e ocasionalmente sua vida na escola e dentro de casa. Sua vida não foi nada fácil. Até que ela decide sair de casa pra fazer programa e ganhar seu próprio dinheiro.

Além de falar da vida dela, também é relatado vários dos programas que ela fez, vários fetiches sexuais dos homens com quem iam pra cama com ela, etc. Achei muito interessante essa parte dos relatos. Ela fala de coisas reais demais, coisas cotidianas que os homens fazem de tudo para esconder sobre eles mesmo. E ela não tem nenhum pudor em expor que a grande maioria dos caras casados gostam de dar o cool ou que amam trans** com travestis.

Foi um boa experiência. Recomendo a leitura.

Ju Gomes 02/11/2023

Triste
Não é o meu tipo de leitura, mas acabei ficando curiosa após o filme. É uma história intrigante, triste e que faz com que, acho que todo mundo, repense mais a vida em sua totalidade, ao ler as páginas e ir vivendo a história de vida que levou Raquel a se tornar a icônica e polêmica: Bruna Surfistinha.

Jimmy Deyvid 28/10/2023

Fraquissimo
Leitura pobre, pior do que folhetim de boteco, ideias absurdas e idiotas, perdi meu tempo, deplorável as opiniões da Raquel, até passar pano pra pedofilia ela faz aqui, não recomendo.

Carla.Parreira 21/10/2023

O doce veneno do escorpião
Tal livro conta a vida real de uma jovem entremeio a prostituição. A narradora e personagem principal é uma moça adotada por um casal com duas filhas legítimas. O cenário da riqueza tendo uma mãe do lar (apesar de formada) é desmoronado quando seu pai sofre um grave acidente e não pode mais trabalhar. De tal modo, a família precisa se adequar a nova situação tendo que morar em um sítio, uma vez que não conseguem manter o mesmo status. O livro descreve uma parte de sua adolescência, seus relacionamentos com rapazes e sua vida de colegial, onde o limite sempre era desafiado. Durante sua adolescência ela começa a mostrar certa curiosidade pelo prazer do mundo da sexualidade. Enquanto jovem e bonita, precisava apenas de um pequeno empurrão para que ela partisse definitivamente para o mundo da prostituição. Daí a leitura prossegue incluindo todas as dificuldades de alguém que perde uma posição superior e não consegue encaixar-se muito bem noutra de nível inferior, incluindo atos de roubo, brigas e por fim a prostituição e o mundo das drogas com sua saída de casa. Sinceramente não gosto muito de leituras do gênero por achá-las sem utilidade, mas também não as desprezo, pois sendo história verídica, existe uma fusão interessante a ser analisada: a moça de família cercada de valores éticos e a profissão dela como prostituta cercada de valores eróticos. Creio que nada mais vale a pena do livro para ser comentado. Retirando o sadismo sexual de um lado, o livro vale como reflexo de que a vida dá muitas voltas e tudo pode proporcionar aprendizado. Ao menos ela conseguiu sair da prostituição e ainda ter sua ?boa? fama com direito a autógrafos, matérias de televisão, viagens internacionais para lançamento dos livros e tudo o mais.

phaladeira 17/10/2023

Leitura simples, um livro "nada demais". a Raquel Pacheco não é uma escritora profissional e acho que a proposta do livro realmente não é essa. senti que em vários momentos ela romantiza a prostituição e simplifica a sexualização que passou na adolescência, por isso não indicaria a leitura.

Aohna 28/09/2023

Li isso quando estava na 7° Série do Ensino Fundamental. Eu sou de escorpião e também sofro muito preconceito. O Diário é incrível, e abre TODA a vida de uma garota de programa peculiar. As páginas negras são só sexo, e eu adolescente aprendi MUITA COISA... E as brancas falam sobre a Bruna. E porquê ela saiu do meio da família dela. Qual é aquela frase sobre famílias ruins serem iguais? Quem falou isso?

Eduardo 01/08/2023

Rapaz...
Que vida doida a dessa moça hein....
Sempre imaginei que vida de garota de programa deve ser difícil, mas a Bruna Surfistinh parece até gostar e tirar proveito....
Hauahauauauauauauasu

Ayumi.kimura 26/07/2023

Um livro bem curto que relata a história de uma garota de programa, na verdade um diário onde é contado sobre a vida pessoal e a intimidade de uma moça, que optou por viver uma vida na prostituição e tentar conseguir uma certa liberdade e viver um outro mundo.

Daphnekoboldt 22/07/2023

Devorado
Li o livro super rápido, gostei da escrita e o livro em si, me agradou bastante. Acho legal a Bruna expor a vida dela e mostrar não ter vergonha de ela foi. Alguns termos são meio perjorativos, mas o livro é de 2005 se não me engano, então dá pra entender a escrita. Gostei bastante. Achei engraçado e gostei do fato de no final ter os mandamentos da Bruna, algumas dicas são ótimas!

Déa 18/05/2023

A adolescência é uma merda
Sinceramente, para mim, essa obra atesta o quanto o adolescente é minado pelos seus dilemas pessoais na transição da infância para a vida adulta. Acredito que o grande x aqui é exatamente esse, um momento de vida onde tomamos decisões extremas porque não sabemos lidar com a natureza dos nossos problemas.

Essa obra não é um hot, nem escandaloso (para mim) por retratar sem romantizar a vida de uma GP. Na época em que foi lançado, muitas pessoas não conheciam práticas sexuais que envolvia urina e fezes, isso foi o grande boom da obra é bem explorado midiaticamente. A meu ver, o relato em si da capacidade de alguém apreciar essas práticas e pagar por tal experiência de fato é uma informação curiosa, mas o que realmente acredito ser intrigante é o que estaria por trás disso, os motivos que levam alguém a se submeter ou ter prazer em tais práticas. Até incluo aqui a informação de que em 2022, vazou vídeos de lindas garotas que se aventuram a viajar para Dubai e servir de banheiro para sheiks. No chamado Porta Potty, mulheres escolhidas a dedo abrem a boca para quem lhe pagou defecar. Limites? Pra que, não é? Mas a grande questão é sempre: Por quê?

Voltando para a história da Bruna/Raquel, eu acredito que a parte mais emblemática da sua história, foi negligenciada não só na sua vida, como na obra. Os relatos são crus e mecânicos, não existe profundidade em relação a problemática de uma adolescente que optou por ser GP aos 17. Acredito que isso faz muita falta, da mesma forma que talvez explica muito coisa. O vazio nas páginas, provavelmente reflete o vazio existencial.

É uma obra para curiosos, com relatos explícitos e nada mais.

Fiz há leitura há um bom tempo, provavelmente no ano de lançamento, então, minhas impressões não são fresquinhas e podem conter falhas nas informações kkkkkkk

Christiane.Leite 02/05/2023

A autora revela histórias íntimas, que não foram postadas em seu blog na época e apresenta, ainda, detalhes do seu cotidiano quando trabalhava como garota de programa. Faz relatos transparentes e honestos, conta situações degradantes pelas quais passou, relata bons episódios, sem romantizar a prostituição tampouco suas ações.