O Doce Veneno do Escorpião

O Doce Veneno do Escorpião Bruna Surfistinha

Resenhas - O Doce Veneno do Escorpião

Isabella 29/04/2023

Narrativa confusa, mas história interessante
Eu não gostei muito da forma como o livro foi escrito, pq ele é extremamente confuso, a linha do tempo toda perdida, as vezes não dá pra entender de que época ela tá falando. Porém, a história em sí é muito boa

Lika.Cristiny 28/04/2023

Confuso...
Acho que o livro poderia ser melhor escrito, não sei se o meu pdf que estava com algum problema, mas o livro é confuso, não tem divisao de assuntos, tá falando de um, e já muda o parágrafo pra outro assunto aleatoriamente.
Gostei da história mas não dá forma que foi escrita.

Diego980 20/04/2023

Raquel
Em uma escrita simples e objetiva, Raquel transmite a história que a levou à prostituição e também como foi fazer parte desse mundo. O seu histórico como adolescente, por si só, já nos faz refletir bastante a respeito dos perigos e dificuldades do amadurecimento, mas o mais interessante de tudo é, sem dúvidas, conhecer essa esfera oculta a tantos de nós que é a vida de uma garota de programa. Um livro que expande a mente e nos faz entender melhor a realidade do mundo.

Livros.Carrancas 14/02/2023

Quem é Raquel?
A leitura é boa?

Acesse meu perfil Instagram.com/livrosecarrancas para saber mais sobre o que eu achei do livro

Andre Fiks 10/02/2023

Muito interessante e positivo, mas de um jeito datado?
Em 2023, esse livro é uma relíquia recente. Recente porque a história tem pouco mais de uma década. Relíquia por conta das rápidas, drásticas e positivas mudanças trazidas pelos movimentos sociais que apoiam identidades historicamente oprimidas e ajudaram a desmistificar o sexo, o trabalho com sexo, a diversidade LGBTQI+ e a adolescência. Provavelmente a popularização da internet ajudou nesse processo. O que era, na época, uma história envolvente de escândalo e fofoca sobre as margens da classe alta difícil de acreditar, hoje me parece um conto de moralidade tão ingênua quanto a menina rica que virou puta aos 17 anos. A primeira ingenuidade vem dessa descrição de classe, aliás, a família de Rachel paga o colégio Bandeirantes, tem mãe que não trabalha por opção, três filhas, chácara em Sorocaba, casa no Guarujá e apartamento com empregada na Vila Mariana. Isso é rico. Rachel descrever como "classe média" demonstra uma alienação de classe e falsa humildade que hoje é difícil de achar. Prova disso é que sua família se assusta com seu namoradinho motoboy. Os tempos mudaram também para a sexualidade dos adolescentes e das mulheres. Claro que há os retardatários, mas me orgulho de ver que avançamos um pouco contra a repressão violenta e contraproducente de tudo que não é família branca monogâmica cristã. Se vivesse 10 anos depois, Bruna talvez não tivesse experimentado tanto estigma. Talvez Rachel nem tivesse virado puta. E se tivesse, talvez essa história pouco assustadora não teria vendido tantas cópias de curiosos nem virado filme.
Vicky 11/02/2023minha estante
???

Kai 26/10/2022

FINALMENTE DESCOBRI PQ SURFISTINHA
O livro é meio mal escrito, mas eu acho que é pra ser assim mesmo, pq é pra ser um diário. Esse livro me tocou de várias formas, e eu não sei explicar a sensação que senti lendo ele. É um livro bom e super rapidinho de ler e acho legal quando se está em uma ressaca literária do cão como eu estava.
É uma história muito interessante, mas porque você consegue entender o que se passa na mente da Raquel/Bruna.
No final não foi uma leitura ruim, mas também não foi excelente. Recomendo sim.

Annayupd 08/10/2022

...
O livro é meio confuso, não segue uma ordem cronológica que seria o básico de um diário (já que o livro vem com esse nome). Apesar de já conhecer a história, lendo, a imagem que a Raquel passou para mim, foi de uma garota muito ingrata, tanto com seus pais quanto com todo o privilégio de vida e de escolhas que ela teve.

Pi-Lê 22/09/2022

Violências estruturantes do BR e morte do autor.
Em 2005 a imprensa brasileira preferia lucrar com a espetacularização das sérias violências contra mulheres e contra menores de idade (dais quais Raquel Pacheco é representante) no lugar de discutir o conceito de morte do autor que este livro sugere.
Leitores/as, não se convençam pela nota razoável com que eu avaliei este livro na organização da minha própria estante pois afinal gosto é pessoal.
Leiam! Respeitem as pessoas e os muitos e importantes assuntos que elas conhecem. Se interessem pelas artes e pelas/os artistas pra melhor entenderem nosso mundo. Daí cada um tira sua própria avaliação, mas não sem antes apreciar a obra.
Bruna.Karlla 20/01/2023minha estante
O que quer dizer com o conceito de morte do autor?

Pilar 27/01/2024minha estante
Desculpe não ver sua pergunta antes. :( Mesmo sendo um pouco viciada nesse Skoob eu ainda não mexo nele direito.

Pilar 22/09/2022

Violências estruturantes do BR e morte do autor.
Em 2005 a imprensa brasileira preferia lucrar com espetacularização das sérias violências misóginas e contra menores de idade, das quais Raquel Pacheco é representante, no lugar de discutir a tal ?morte do autor? que esse livro sugere.
Leitores/as, não se convençam pela ?nota razoável? com que eu avaliei este livro na organização da minha própria estante pois afinal gosto é pessoal. Leiam!! Respeitem as pessoas e os muitos e importantes assuntos que elas conhecem. Se interessem pelas artes e pelas/os artistas pra melhor entenderem nosso mundo. Daí cada um tira sua própria avaliação, mas não antes de apreciar a obra.

andie 07/09/2022

Não gosto de dar nota/estrelas para autobiografias e relatos pessoais, pq sinceramente é a vida da pessoa ali e ela está desejando da forma que lhe cabe. Enfim, a leitura não me pegou.

dvl 29/08/2022

O pior livro que já li!
A escrita é bem bleh parece que ela estava escrevendo um diário, mas no mal sentido (Há diários muito mais envolventes) sinceramente eu esperava que ela contasse mais sobre sua história pessoal, achei bem irrelevante ela detalhando os tipos de clientes que ela já lidou. Claro que no filme isso também veio a tona mas de uma forma muito mais interessante. Comprei o livro achando que seria melhor que o filme mas me enganei totalmente, foi o dinheiro mais mal gasto que já dei kkkk me arrependo até hoje.

Camila.Shinkawa 13/07/2022

Impactante, apenas impactante!!
É engraçado como as opniões mudam quando enxergamos as coisas por outro ângulo!!

Karoline67 14/06/2022

Desorganizado
Eu achei a história muito legal, mas a forma como o livro é construída é meio desorganizada e eu não sabia do que ela estava falando muitas vezes, ou só descobria muitos parágrafos depois. Apesar disso, a linguagem é fácil e direta. Foi uma boa experiência.