O Doce Veneno do Escorpião

O Doce Veneno do Escorpião Bruna Surfistinha

Resenhas - O Doce Veneno do Escorpião

Pimentinha 21/08/2021

Um livro para ler despido de preconceitos e julgamentos.A autora nos transporta para aquela realidade.Uma reflexão interessante.

Patricia 21/08/2021

Bruna Surfistinha em 2021
Ler esse livro em 2021, o torna quase vintage, mas também mais interessante. Quando foi lançado o foco na mulher destruidora de lares estava muito forte, era o auge dos programas sensacionalistas e exploraram até dizer chega, seu relacionamento e o fim de sua carreira como prostituta.

Mas voltando ao livro, é um diário dividido em três partes: na primeira sua iniciação na profissão e como era sua vida antes, bem como todas as divergências que a levaram a "dita vida fácil", a segunda é focada em narrar estórias de seus programas, nada descritivo demais e óbvio sem citar nomes e a terceira seria o proibidão, as duas primeiras estórias foram as que me chamaram a atenção de fato.

Linguagem simples e que também oferece muitos toques, principalmente as esposas sobre o que seus maridos buscam em uma profissional do sexo. Como uma amiga me falou, todas as mulheres deveriam ler sim. Em tempos de grande opressão feminina Bruna Surfistinha ainda quebra muitos paradigmas e hipocrisias.

Sareta 04/08/2021

Bruna surfistinha possui uma péssima linha condutora de narrativa, parece que estou em meio a uma conversa cara a cara com ela, o que nesse livro não foi nada positivo. A confusão que ela cria citando diversos assuntos ao mesmo tempo sobre o presente, passado e futuro por muitas vezes torna- se confuso, deixando uma interrogação se você está mesmo absorvendo de fato as informações que ela deseja passar.
No mais, Bruna demonstra ser uma mulher com baixa auto estima, perdida e carente que acha no meio da prostituição uma forma de se sentir importante e desejada, o que contradiz muito com o que na maioria das vezes ela passa em suas entrevistas. Claro que todos possuímos nossas " duas versões " ou até mais ( O que geralmente não é um problema) mas para mim no caso da Bruna soa como puro marketing.
Obs. Vi muitos comentários de pessoas impressionadas com as experiências sexuais da Bruna. Olha, sinceramente, que preguiça. Tem que ser muito frígida para achar que tudo o que ela disse tem algo de revolucionário e inovador.

Ana Lyra 12/07/2021

Bruna e Raquel: duas faces da mesma mulher
Raquel ( Bruna surfistinha) é uma garota paulista, de classe média que em determinado momento da vida, resolveu trabalhar como profissional do sexo, em busca de independência financeira e liberdade. Ficou famosa por conta de um blog onde contava seus programas e avaliava seus clientes (Não identificados), satisfazendo a curiosidade de muitas pessoas sobre o a rotina da vida de uma prostituta.
É de se esperar que tenha descrições bem gráficas dos seus encontros, porém a parte que achei mais interessante é como ela fala de si, seus sentimentos, o autoconhecimento. Ser prostituta é carregar um estigma social, até os dias de hoje, o jeito que Bruna conta sua história, humaniza esse personagem que muita pessoas consideram objeto.

Paulinha 29/06/2021

Interessante
Leitura fácil e rápida, bombpqra entender, todo mundo tem seus motivos, todo mundo sempre carrega alguma coisa que a gente nem imagina. Indico a leitura

Carol 18/05/2021

Bom, mas pesado
Se você tem filhos, não deixa ele ler nem uma frase do livro ?. Brincadeira, é um bom livro.

Nathaly 21/04/2021

O que vem fácil vai fácil...
O livro mais parece um diário. É interessante, um pouco divertido, muito chocante e prende a atenção. Acho que é uma boa leitura para sair da zona de conforto. Eu gostei de ver uma vida totalmente diferente da minha. Recomendo essa experiência.

Jéssie Anicésio 18/03/2021

Indico este livro (para maiores de idade obviamente), saber como foi a história dela desde o início me fez pensar que as pessoas não entram nessa vida do nada e não me parece tão estranho quando leva o passado em consideração.
@ descanso_cafeelivros

Magno.Macedo 10/03/2021

Livro é interessante, mas básico
O livro inspirou filmes, séries e povoa muito o imaginários de de homens e mulheres, a curiosidade de saber como é esse vida, acho que e o principal chamariz para a leitura da obra
O livro em si e básico, a leitura e rápida, e Raquel conta indo e voltando, no tempo, sua história de vida.
Algumas questões ficam em aberto, se a atitude dos pais adotivos fossem diferentes com ela, será que teria caído nesse mundo?
Ela demonstra em alguns momentos um que de ingenuidade.
Confesso não sei como está hoje, e o que ainda pensa depois de 15 anos da publicação de sua obra.

Felipe 17/01/2021

O Doce Veneno do Escorpião
Lembro-me quando esse livro foi lançado e como era proibido na minha época de adolescente. O filme, baseado nessa história, foi um enorme sucesso e me lembro de tê-lo assistido no cinema.

Sempre tive curiosidade nos audiobooks e baixei o app Skeelo Audiobooks que disponibilizada gratuitamente esse e outros livros. Logo me veio aquela curiosidade em poder finalmente ler esse livro que na época eu não podia. Baixei e fiquei escutando. Primeiro gostaria de mencionar que foi minha primeira experiência com esse tipo de leitura e posso dizer que foi bem proveitoso e diferente. Foi bem legal poder escutar o livro enquanto viajava, por exemplo, otimizando o tempo.

Um livro bem pequeno que conta a história da Raquel, uma menina que foi adotada por uma família de classe média. Ela se sentia muito isolada da família e sozinha, um dia decide sair de casa e trabalhar como garota de programa. Ela rompeu totalmente o contato com a família e nunca mais se reencontrou com seus pais e irmãos. Nas páginas desse livro, Raquel vai contar como eram os programas e também contar como virou Bruna Surfistinha.

Uma história real e por isso, choca ouvir tantas coisas que passam mulheres e homens que trabalham nesse ramo, que não julgo, pois cada uma faz aquilo que acha mais adequado. Não deve ser um trabalho fácil pois fazer sexo com qualquer pessoa e as vezes sem vontade, deve ser um desafio.

Não é um livro bem escrito e mesmo tendo ouvido, a gente percebe como o livro é fraco nesse termo mais literário, digamos assim. O livro foi escrito no início dos anos 2000 e portanto muita coisa ainda era um tabu e não haviam tantas discussões como nos dias de hoje. Uma das coisas que mais me chocou nessa história foi quando Bruna contou sobre alguns clientes que eram pedófilos e falavam sobre isso como se fosse algo normal e não é, nunca fui e nunca será! A própria Bruna relatou que não julgava esses “desejos”, mas isso passava longe de ser um desejo e é uma doença.

Foi uma experiência legal e matei minha curiosidade em ler esse livro. Uma leitura que me ajudou nessa questão de julgar menos qualquer pessoa e independente do trabalho dela. Não existe certo ou errado, existe aquilo que a pessoa acredita ser o mais adequado para o momento que está vivendo.

Ally 04/01/2021

Peguei emprestado.
Um livro que me deixou completamente pasma e em alguns momentos, triste.
O li também em apenas um dia, antes de ler o "100 Escovadas Antes de Ir Para a Cama".

Braguinha 25/12/2020

Primeira vez que me excitei com texto sem figuras.
A autora narra suas aventuras sexuais como prostituta de luxo – nem sempre – em bordéis paulistanos. Excita. Melhor que o filme.