O Doce Veneno do Escorpião

O Doce Veneno do Escorpião Bruna Surfistinha

Resenhas - O Doce Veneno do Escorpião

TatianaTati 23/05/2010

Um manual de como jogar uma vida no lixo.
Li por curiosidade. Não pelo sexo, mas pela história da garota de vida boa que resolveu virar prostituta.

A linguagem é bem fraca. Bruna fala com orgulho das escolhas que fez, como se fosse digno de orgulho largar a família (que lhe sustentava e dava boa educação) pra vender o corpo e se drogar. Antes de se prostituir, ela roubava a própria família. Belo exemplo de vida.
Uma garota mimada, fútil e com parafusos a menos na cabeça. Ela apresenta a prostituição como uma forma rápida e "fácil" de ganhar dinheiro, insiste em dizer que dali a X anos ela iria parar de vender o corpo, como se isso a tornasse mais humana.

Não recomendo perder tempo com esse livro, é um lixo. Deve ser mantido longe desses adolescentes de mente fraca, por razões óbvias.
Betty 24/05/2010minha estante
concordo e assino embaixo com tudo o que você disse! uma pessoa que foi adotada e jogou a vida fora por escolher uma profissão sem ética e imoral. Ela tinha outra opção pra crescer na vida e não deu valor. Escolheram a pessoa certa (Deborah Secco) para fazer o papel da Surfistinha.

Aymee2 11/01/2013minha estante
ué,e o fato dela fazer sexo a faz menos humana?

TatianaTati 13/01/2013minha estante
Releia a resenha, Len. Não afirmei isso em nenhum momento.

Made-chan 15/10/2013minha estante
"ué,e o fato dela fazer sexo a faz menos humana?" Ela não "fazia sexo", ela vendia o corpo, que como a moça embaixo citou, é uma "profissão" sem ética e imoral. E tudo isso só pq era adotada.

Laura 20/07/2010

A história de uma ex-prostituta
Muitos podem achar o livro escrito por 'Bruna Surfistinha', uma putaria...mais muitos não prestam atenção nas entrelinhas.
O livro relata principalmente a história dela em si, de como ela veio a ser prostituta, sem mais nenhuma escolha a tomar, como a sua familia, tratava a menina adotiva, e coisas assim que acontece na maioria das familia espalhadas pelo Brasil.
Ele me mostrou, além das coisas que ela fazia com seus clientes, a vida de uma menina bandonada pelo tempo, e sem mais escolha de felicidade...

RenataF 08/12/2011

Lamentável
Como diriam grandes estudiosos da Literatura, nós só podemos emitir opinião daquilo que conhecemos. E foi exatamente isso que me levou a ler essa narrativa, conhecer o conteúdo (conteúdo?) desta e poder dizer com muita propriedade para as pessoas não lerem esta obra lamentável.
Zara 26/01/2012minha estante
Lixo total, apoiado!!!

Cintia 07/02/2012minha estante
É, como se houvesse algo de interessante pra ter que se escrever um livro sobre a vida dela.

Deka 18/02/2012minha estante
Lixooooooooooooo ..nem pra queimar serve ...kkkk

tranquilu 01/03/2012minha estante
eu tenho e indico para todos lerem u_u

Carol 03/03/2012minha estante
pois é a linguagem é muito ruim/pobre.

Susan 26/12/2023

Interessante
Apesar de não ter aparecido tanto o livro, acredito que por ser um tanto previsível, pobre em detalhes e descrição...acabei gostando da troca de narrativas, isto é, quando a história se dividia entre o passado e o futuro, fazendo de autora uma mulher e uma menina: Bruna e Raquel.

Marjorie 21/05/2020

Não gostei
O livro tem muitos erros de gramática. Não consegui sentir empatia pela Raquel, achei ela extremamente superficial e fútil. O filme é mais legal.

Tati Trindade 31/08/2011

Não me lembrava que havia lido esse li(xo)vro.
Acho que minha mente bloqueou esse fato, porque o conteúdo é tão profundo quanto um pires.
Sinceramente? Desnecessário.

hahahaha, concordo!!!

Nathaly 21/04/2021

O que vem fácil vai fácil...
O livro mais parece um diário. É interessante, um pouco divertido, muito chocante e prende a atenção. Acho que é uma boa leitura para sair da zona de conforto. Eu gostei de ver uma vida totalmente diferente da minha. Recomendo essa experiência.

Déa 18/05/2023

A adolescência é uma merda
Sinceramente, para mim, essa obra atesta o quanto o adolescente é minado pelos seus dilemas pessoais na transição da infância para a vida adulta. Acredito que o grande x aqui é exatamente esse, um momento de vida onde tomamos decisões extremas porque não sabemos lidar com a natureza dos nossos problemas.

Essa obra não é um hot, nem escandaloso (para mim) por retratar sem romantizar a vida de uma GP. Na época em que foi lançado, muitas pessoas não conheciam práticas sexuais que envolvia urina e fezes, isso foi o grande boom da obra é bem explorado midiaticamente. A meu ver, o relato em si da capacidade de alguém apreciar essas práticas e pagar por tal experiência de fato é uma informação curiosa, mas o que realmente acredito ser intrigante é o que estaria por trás disso, os motivos que levam alguém a se submeter ou ter prazer em tais práticas. Até incluo aqui a informação de que em 2022, vazou vídeos de lindas garotas que se aventuram a viajar para Dubai e servir de banheiro para sheiks. No chamado Porta Potty, mulheres escolhidas a dedo abrem a boca para quem lhe pagou defecar. Limites? Pra que, não é? Mas a grande questão é sempre: Por quê?

Voltando para a história da Bruna/Raquel, eu acredito que a parte mais emblemática da sua história, foi negligenciada não só na sua vida, como na obra. Os relatos são crus e mecânicos, não existe profundidade em relação a problemática de uma adolescente que optou por ser GP aos 17. Acredito que isso faz muita falta, da mesma forma que talvez explica muito coisa. O vazio nas páginas, provavelmente reflete o vazio existencial.

É uma obra para curiosos, com relatos explícitos e nada mais.

Fiz há leitura há um bom tempo, provavelmente no ano de lançamento, então, minhas impressões não são fresquinhas e podem conter falhas nas informações kkkkkkk

L 09/08/2009

: ((
A Raquel como escritora é uma excelente prostituta. Tentativa deveras inútil de transformar ações malcriadas de uma menina mimada ao extremo em saga de mocinha lutadora e sofrida. Patético.

Gabriel 26/09/2011

Aaaaahhhh!!!!
Sim, eu li este livro.
Tenho um pouco de vergonha de assumir, mas faço questão de colocar minha resenha aqui.
O brasileiro adora idolatrar ex-viciados, ex-traficantes, ex-assassinos, dizendo que possuem "lições de vida"... que são exemplos para jovens e etc.
Neste caso, assim como no filme, mostra a história da menina que quer ser independente... mostra pouco sobre as dificuldades e ressalta a "inteligência" que ela teve para montar o blog.
Acho que uma ex-prostituta e ex-drogada pode servir de exemplo sim, mostrando o lixo de vida que levou e não apenas a cara limpa quando escreve o livro.
Não recomendo.

26/02/2010

O Diario De Uma Prostituta
O Diario de uma Prostituta... Eis ai parte do título deste livro. Pois é, intitulado dessa forma oque mais pode-se esperar? Redondo engano seu...Apesar da forma explícita de escrita, esse livro traz não só uma prostituta e seus programas, mas a pessoa por traz disso tudo, uma história, que mostra com seu jeito próprio, nada mais nada menos do que a realidade de todos nós, quer sejamos mestres, doutores ou protitutas, no fim das contas todos temos nossos medos, erros, inseguranças, amores, aprendizados.
O Doce veneno do escorpião choca por seu linguajar pouco culto, mostra os bastidores da vida de uma prostituta e deixa implicito nas entrelinhas de cada frase o tema central não só desse livro mas de todos nós:
NÃO IMPORTA O QUE VOCÊ SEJA OU O QUE VOCÊ FAZ, NO FINAL SOMOS TODOS IGUAIS. SOMOS PESSOAS. SOFREMOS, CHORAMOS, AMAMOS, ERRAMOS... INDEPENDENTE DA HISTÓRIA ESCRITA EM SEU DIÁRIO.

megacombo 16/01/2009

Um dia eu vi esse livro dando bobeira na cama de uma colega de república e resolvi ler. Acho que li em três horas, super rápido mesmo! Eu já tinha lido o blog da Bruna antes, então algumas histórias eram repetidas... Na verdade, é um blog em formato de livro. Não é um livro que vai mudar sua vida, nem te transformar em alguém melhor: é um livro para matar a curiosidade. Sobre quem ela era, sobre o que é ser "putinha de flat", essas coisas... Dei umas risadas, ela é engraçada.