O Doce Veneno do Escorpião

O Doce Veneno do Escorpião Bruna Surfistinha

Resenhas - O Doce Veneno do Escorpião

Talita 07/12/2010

Romance de uma prostituta!!! Com todos os detalhes. Bruna Surfistinha. Eu e minha maldita curiosidade. Um garota que tinha tudo, mimada por seus pais e que resolve virar puta? O que faltou a ela? Quais os motivos para essa escolha tão drástica? Fugir de casa e ir vender seu corpo sem necessidade? Onde já se viu!!!! Mas como eu sou curiosa e gosto de ler tudo que cai na minha mão lá fui eu, mas consegui ir até o fim do livro. Bom, não sei se vou ver filme.
Nunca deixei de recomendar um livro por que acredito que não importa o que você lê contanto que leia. Mas esse eu não recomendo.

Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes.
Tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer:
- E daí? EU ADORO VOAR!

Clarice Lispector

Tátátá nada a ver, mas deu vontade de escrever hhihihihihi

Diego980 20/04/2023

Raquel
Em uma escrita simples e objetiva, Raquel transmite a história que a levou à prostituição e também como foi fazer parte desse mundo. O seu histórico como adolescente, por si só, já nos faz refletir bastante a respeito dos perigos e dificuldades do amadurecimento, mas o mais interessante de tudo é, sem dúvidas, conhecer essa esfera oculta a tantos de nós que é a vida de uma garota de programa. Um livro que expande a mente e nos faz entender melhor a realidade do mundo.

Alexandre Carvalho 24/08/2021

Ligação direta entre experiência e realidade
"O Doce Veneno do Escorpião" é um livro curtinho mas com o potencial de passar muita informação, principalmente se for realmente absorvido, equilibrando a atenção entre o foco principal e o plano de fundo dos acontecimentos.

Qualquer pessoa que já tenha ouvido falar dessa história seja pelo filme ou pela própria autora, sabe ou supõe exatamente do que se trata e vai encontrar, mesmo com essa básica pincelada de informações e desejo/curiosidade presente em cada um dos mesmos em querer iniciar a leitura, não faltam críticas depreciativas e diminuição no conteúdo presente nele.

O livro não é uma obra prima, não tem o objetivo de ser um relato de superação ou a intenção de se vender como um romance (por mais que haja uma "singela" "romantização" na prostituição e nos efeitos dela algumas vezes).

O livro é um compilado de informações sobre as vivencias de Raquel enquanto desempenhava seu papel como Bruna Surfistinha e ao mesmo tempo um retrato da realidade presente na vida de várias pessoas que por diferentes motivos encontram a solução para os seus problemas na prostituição, é uma leitura rápida, imersiva e muitas vezes te oferece ótimas reflexões que passam despretensiosamente sem você perceber no momento da leitura.

13/03/2010

Gosto de livros baseados em histórias reais. Bruna surfistinha conseguiu expressar em palavras o que todos tem curiosidade de saber sobre a vida de profissionais dessa área, pena que sua escrita ser tão amadora, informal e xula.

Henderson 24/03/2011

Péssimo.
O maior desperdício de papel e tinta da história editorial brasileira. Dizem que livros piores do que esse já foram escritos, mas não há testemunhas confiáveis.

Mas, como nada na vida é totalmente inútil, serve pelo menos para você dar de presente para o seu pior inimigo. Ou queimar. Ou se limpar no banheiro. Ou servir de mal exemplo. Você quem sabe.
Iriane 06/04/2011minha estante
Disse tudo!

Made-chan 15/10/2013minha estante
E pensar que uma árvore foi derrubada pra isso.

Cris 05/03/2020

Ela tentou por os pais como vilões, mas a ingratidão dela é tão clara nesse livro, que fica claro, que as decisões erradas foram tomadas por conta de imaturidade.

Gabriela Leite 27/07/2020

Livro da Bruna Surfistinha
Muito mal escrito e pessimamente editado, ela não é escritora se tomarmos como base esse livro, mas curti pela curiosidade em torno da personagem "Bruna", além do tema social que considero bem relevante.

O livro é curtinho, li em uma sentada (esse trocadilho foi intencional). Mas se seu desejo for ler sobre prostituição, procure pela biografia "Gabriela Leite filha, mãe, avó e puta". Não, eu não me prostituí, mas a meretriz mais famosa na luta pelos direitos das profissionais do sexo é minha xará (já falecida) e o projeto de Lei para regulamentação da profissão mais antiga do mundo, carrega seu nome.

Nathy 16/10/2013

Não acho que ela seja uma boa pessoa. Ela tirou o marido de outra mulher, destruiu uma família, e isso para mim é algo abominável, eu iria odiar se acontecesse comigo, ou se acontecesse isso na minha família. Vergonhoso. O livro mostra a falta de educação, de valores, de limites; e como tem pais despreparados para criar seus próprios filhos; um grande problema, algo que só causa destruição de muitas vidas. Ela poderia muito bem ter ido trabalhar com dignidade como faxineira ou qualquer outra coisa, mas infelizmente muitas meninas vão por esse caminho. Falta Deus, faltou capacidade de se colocar no lugar daquela família que ela destruiu.
Lamentável.
Existem muitas pessoas que começaram suas vidas do zero e deram a volta por cima dignamente, com muito esforço, essas sim são histórias que merecem virar livro.

O livro não me acrescentou nada.
Rick 03/04/2014minha estante
Comparando com o filme e o livro, prefiro o filme. Quem ler vai saber porque.

Janes Specht 23/08/2015minha estante
Se tu tá procurado Deus vai lê a bíblia .

Lu 28/05/2016minha estante
Isso é [era] para ser uma resenha literária, ou foi uma tentativa de expor sua opinião (e segregar a autora)?! Diminuir uma pessoa só pelo fato de que você escolheria caminhos diferentes não te eleva á um patamar superior ao dela. E nossas atitudes diariamente só confirmam que não somos melhores do que ela em nada. Muito pelo contrário: Somos hipócritas por julgar, quando nosso telhado também é de vidro.

Patricia 05/02/2017minha estante
undefined

Karoline67 14/06/2022

Desorganizado
Eu achei a história muito legal, mas a forma como o livro é construída é meio desorganizada e eu não sabia do que ela estava falando muitas vezes, ou só descobria muitos parágrafos depois. Apesar disso, a linguagem é fácil e direta. Foi uma boa experiência.

Mica 25/09/2010

Digamos,que seja um livro que li de pé,curiando de vez em quando via internet! Digam o que quiser,achei legal,todo mundo tem vontade de ler,todo mundo tem vontade de perguntar pra uma prostituta " E aí,comé que é isso tudo?"

Day Malze 25/03/2020

Não é uma obra-prima, mas o conteúdo compensa
Primeiramente, não é um livro pornô, longe disso. É um livro não tão bem escrito, mas fácil de ler até pela curiosidade que desperta para quem imagina como é a vida de uma garota de programa. Não acho que a vida que ela relata no trabalho que tem seja a realidade de todas as mulheres que fazem o mesmo, longe disso. Mas a maior surpresa é a empatia que surge durante a leitura, que ela é uma mulher como qualquer uma de nós, com inseguranças, medos, traumas, desejos e que a vida é muito complexa para julgamentos e preconceitos.

Annayupd 08/10/2022

...
O livro é meio confuso, não segue uma ordem cronológica que seria o básico de um diário (já que o livro vem com esse nome). Apesar de já conhecer a história, lendo, a imagem que a Raquel passou para mim, foi de uma garota muito ingrata, tanto com seus pais quanto com todo o privilégio de vida e de escolhas que ela teve.

Célia Petrô 29/09/2009

Se me perguntarem o motivo da escolha, não saberei explicar. Mas, diante das informações e fatos que esse livro apresenta, fica uma lição de vida, por mais estranha que seja. Para quem vai ler, não se iluda, não é um manual SOBRE sexo, mas fala muuuiiitttooo DE sexo. Esse livro serve para vários estudos, do comportamento dos viciados em sexo até o preconceito às garotas de programa, passando por problemas sociais, psicológicos, afronta à sociedade...

De acordo com o chavão: " leiam as entrelinhas... "

Pandora 10/10/2010

Fraco, fraco, fraco
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Faz um bom tempo que li esse livro em e-book (achei que não ia valer o dinheiro se comprasse e vi que estava certa).

O livro é fraco, não achei “bombástico” e nem creio que seja impróprio para menores de idade.

Tudo o que eu vi é uma garota mimada que cansou de (perdão pelo tom) ‘dar de graça’ e resolveu cobrar. Claro, não estou tirando o mérito dela, cada um faz dinheiro como bem entende =D

Só não acho que é uma leitura que vale a pena, não tem nada de chocante e/ou excitante e ler a ‘biografia’ dela não nos acrescenta absolutamente nada

Gostaria de frisar que não sou uma pessoa preconceituosa, então, para evitar interpretações errôneas, quero deixar claro que não a desvalorizo como pessoa e de modo algum recrimino garotas de programa (quem sou eu para julgar?), apenas não recomendo a ‘biografia’ como uma leitura interessante. Não vi nada de chocante como alardearam e não é um livro que te prende a atenção ou te transporta para dentro da história.
Sem polêmicas :)