Stone Butch Blues

Stone Butch Blues Leslie Feinberg

Resenhas - Stone Butch Blues

Rafa 13/01/2021

Obrigatório para toda pessoa LGBTIA+
Stone Butch Blues têm como personagem principal Jess, que vive à margem da sociedade da cidade de Buffalo nos EUA, durante as décadas de 1950, 60 e 70, por ser uma pessoa que subverte os padrões binários de gênero (homem x mulher).
Fazendo um paralelo com a Cultura Brasileira, Jess seria chamada de "sapatão caminhoneira", e o livro traz com grande profundidade todas as lutas que uma pessoa como a Jess precisa assumir para conseguir... apenas sobreviver.
Foi um dos poucos livros que já me fez chorar e rir sozinha apenas com a leitura. Acredito que isso se deu pelo nível de sensibilidade que a história traz, e também porque identifiquei a história porque é uma história de pessoas como eu: foram elas que precederam o que eu vivo hoje, pois eu me pareço com Jess em relação às questões de genero.
Simplesmente maravilhoso!

Alinefavero 20/04/2021

UM LIVRO MAIS QUE NECESSÁRIO
Essa leitura me fez chorar e rir, apesar de ser um livros pesado.
Um livro muito sensivel, apesar de eu ter achado os capítulos um pouco repetitivos nos acontecimentos, e alguns um poucos arrastados, mas apesar de tudo é uma leitura mais que necessária.
Nota: ????

Vanessa Garcia 23/03/2021

Stone Butch Blues
Leitura extremamente sensível e necessária. Chorei diversas vezes no livro e o final me arrebatou. Jess tem uma força incrível e inspiradora.

maria 07/12/2022

"Frankie, I've got no words for feelings that are tearing me apart. What would our words sound like? Like thunder, maybe."
"Yeah, like thunder. And yearning."
"Yearning. What a beautiful word to hear a butch say out loud."

esse eh o livro mais lindo e devastador que eu já li na minha vida. eu sinto que eu sou uma nova pessoa agora, que ele alinhou algo dentro de mim. tem uma cena em que a personagem principal lê sobre uma pessoa queer do passado e sente um nível de conexão e compreensão arrebatador. eh assim que eu me senti lendo esse livro, e acho que esse era o propósito dele. acho que toda pessoa queer mas especialmente toda lésbica deveria ler. li o último quarto do livro inteiro hoje e não parei de chorar
caminhaodebrinquedo 19/12/2022minha estante
Também tive esse mesmo sentimento!

Jaqueline 12/07/2021

"Nenhum de nós luta tanto com coisas que não estamos prontos pra assumir."

Foi uma das frases que mais me impactou durante a leitura porque é real demais e dolorosa. A história de Jess é sobre lutar pra ser quem é, dói demais acompanhar a trajetória dela: realidade com os pais, a escola, a profecia indígena sobre ela, os empregos, os lugares que ela morou, os bares e cada pessoa que faz parte pra que se tornasse quem é. E em certas partes, é puro reconhecimento e identificação de uma realidade que sangra preconceito, a violência policial, a morte de lgbts, esconder quem é e estar sozinha... É uma estória necessariamente dolorosa, mas que gostei de ler.

ezzz 12/03/2023

Um livro sobre solidão e a busca de si
Impossível não se apegar profundamente a protagonista Jess, dotada de uma personalidade tão delicada e ao mesmo tempo tão forte e resiliente. As cenas de violência tornam a leitura bastante difícil às vezes, pois sabemos que tudo aquilo fez parte da história de muitas pessoas e da luta da comunidade LGBT+ em geral. Com certeza um dos meus livros favoritos.

Bia 16/06/2023

Eu amei
Eu percebi que mudei muito durante a leitura desse livro, não sei se ele chegou no momento certo ou se ele estimulou essa mudança. A história me tocou muito e eu me conectei com a Jess num nível surreal, eu só queria poder abraçar ela e chorar.
Recomendo muito essa leitura e espero que essa história também te afete como me afetou

Comunista e fanfiqueiro 28/10/2023

Que leitura densa, cara. Enquanto lia isso, me senti constantemente no fundo de um oceano, com a pressão da água a toda força em mim! Caramba. Pareceu que sempre poderia piorar mais e mais a vida da Jess, a cada momento que eu li como se isso fosse uma lembrança distante, cada momento que parei para tentar respirar e me acalmar, para tentar encontrar uma saída para alguma situação. Eu definitivamente consegui me enxergar na personagem, é tudo tão gráfico. Tão real. Por isso, não estranhamente, consegui me identificar, sentir, chorar e rir ao máximo extremo por me ver nesse livro. Acho que todos deveriam dar uma chance a obras LGBT, especialmente as de ficção histórica.

Isa 05/01/2022

Stone butch blues
Esse livro acabou comigo, me mudou, depois de uma leitura tão intensa e pesada o jeito que se o olha o mundo muda intensamente.

Olgashion 21/06/2022

Pesado, tocante, tem que ser lido aos poucos porque cada página, quase, é um socão que levamos ao sabermos sobre a vida de Jesse Goldberg, uma butch que tenta se encontrar nos anos 60, 70 sem nenhuma referência

giovanna.miriel 22/01/2024

Por meio de uma escrita emocionante, poética, reflexiva e poderosa, a autora nos mostra à fundo décadas de história lésbica.

esse é o tipo de livro que te muda pra sempre. e é difícil de ler, porque dói muito às vezes, mas vale a pena porque é fantástico. é forte, é marcante, é doloroso e acolhedor ao mesmo tempo.

abordando tópicos como a cultura butch femme dos bares lésbicos antigos, organizações operárias, violência policial, a revolta de stonewall, solidão lésbica e a relação complexa de lésbicas com seu próprio gênero, stone butch blues é o conhecimento vivo, trazido com emoção, personalidade e alma, não com a impessoalidade de um simples livro de história.

jess goldberg e leslie feinberg, meu eterno obrigado por como vocês mudaram nossas vidas.

souvIaki 22/06/2023

?[...] Femmes always tried to teach me to talk about my feelings, but it was their words they used for their feelings. I needed my own words-butch words to talk about butch feelings.?

cada capítulo desse livro é um soco no estômago mas é o que torna ele uma leitura tão necessária. a existência da comunidade lgbtqia+, em especial a lésbica, na história é descrito de uma forma tão real e necessária pra nós que não há sofrimento passado na vida da personagem Jess e de todos ao redor dela que elimine isso, a história vai muito além da existência da pessoa lgbt+ como alguém sofre homofobia e morre cedo e sim como as nossas vivências são necessárias, não importando se elas são 100% boas ou ruins.

a narrativa de gênero e sexualidade na escrita da leslie feinberg é maravilhosa, e ela ter feito isso como uma obra de ficção que é biográfico pra muita gente é incrível. ver o nascimento do movimento lgbtqia+ nos eua ? e como é em muitos lugares do muito, como aqui no Brasil ?, desde os primórdios dos bares gays e lésbicos e de drag queens, passando brevemente pelo momento de maior importância pra nós, queers, que foi a rebelião de stonewall, até a existência de pessoas travestigênere, tudo isso em ambientes já segregacionistas para os personagens: o antissemitismo e o racismo, além da óbvia violência de gênero, são bem presentes na obra e necessárias pra se entender o seu contexto.

o leslie tem uma escrita incrível e só eu queria apagar minha memória só pra ter o impacto de ler o primeiro capítulo de stone butch blues mais uma vez.

?Strange to be exiled from your own sex to borders that will never be home.?

Giovanna.Casimiro 15/02/2021

Essencial, necessário e cirúrgico
Stone Butch Blues caiu em minhas mãos por acaso, mas foi uma sorte maravilhosa conhecer essa obra, a narrativa gira em torno de Jess e toda sua vida, que foi sempre perseguida pelas questões de gênero e sexualidade desde muito nova, eu não sei como falar sobre esse livro, ele foi a realidade de muitas pessoas LGBTQIAP+ e é assustador pensar que essa foi a vida de muita gente e mesmo assim houveram poucos ombros amigos, leiam!

Dominic nic nic 20/04/2024

Não é um livro perfeito, o que foi decepcionante pois eu jurava que se tornaria um favorito de toda minha vida. Há algumas problemáticas que talvez seja fruto de sua época, tendo sido escrito há tantos anos atrás e tudo mais, mas que me incomodaram igual. Tem alguns furinhos de enredo aqui e ali também, uns personagens meio estereotipados, esse tipo de coisa.
Mas ainda assim, é um livro que revolucionou sua época e tem sua importância. É incrível ler a experiência não binária de uma época que essa palavra sequer existia e era apenas um sentimento. Com certeza recomendo a leitura, com senso crítico, e espero poder ler mais livros assim que relatem a história da experiência queer.