Sonhos de Robô

Sonhos de Robô Isaac Asimov

Resenhas - Sonhos de Robô

Udson3 28/12/2023

A.I asimoviana.
Isaac Asimov tinha formação científica completa, e escreveu mais de 500 obras, entre romances, ensaios, artigos e obras de não ficção. Após ler suas obras sobre robôs ( e tendo sido ele o criador do termo " robótica"), sendo está aqui uma das melhores, percebi o quanto sua genialidade pensou e antecipou em décadas absolutamente todas as possibilidades variantes sobre inteligência artificial, controle das máquinas ( ou insurgência), sensciência e individualidade de mentes cibernéticas etc. Está tudo aqui, em contos originais, por vezes tensos, misteriosos, ora engraçados. O " bom doutor" era um visionário. Tudo o que se discute ( e em parte já se faz) hoje, ele os pôs em papel. Antecipando Philip K.Dick, que muito tempos faria um conto chamado "Robôs sonham com ovelhas elétricas?", base de " Blade Runner", " Exterminador do futuro" e Elon Musk ( bléérgh), Asimov nos legou histórias incríveis, que não envelheceram nada.

Leonardo 25/09/2023

Contos para sonhar...
Manejando temas como inteligência artificial, robôs, colonização espacial e seres extraterrestre com uma criatividade ímpar, Isaac Asimov nos surpreende mais uma vez com esse belíssimo conjunto de contos escrito em 1986 (o que me chamou muito atenção, por flertar com temas que continuam tão atuais). Apesar de ter achado alguns poucos contos meio enfadonhos e desinteressantes, a maioria fisgou a minha atenção e me levou ao delírio, como foi o caso do conto "A última pergunta", o meu favorito do livro. Minha simplesmente não parava de explodir com aquela amálgama de filosofia, ciência e religião.
Recomendadíssimo para todos os amantes de ficção científica!

Meus contos favoritos do livro foram:
1. A última pergunta
2. Sonhos de Robô
3. O que olhos vêem
4. O pequeno robô desaparecido
5. O piadista
5. O garotinho feio
7. A última resposta

Victor225 07/03/2023

Criatividade sendo usada da forma mais perfeita.
Fora da ?limitação? das 3 leis da robótica, Asimov continua dando um show de criatividade no mais alto nível. Cada conto é único, alguns se ligam por algumas características criadas pelo autor (Como o Multivac) Mas outros funcionam de forma incrível mesmo isolados. Vários contos possuem um final assustador, quase como o terror profundo do H.P. Lovecraft, alguns contos estabelecem algo no início, contam uma história quase que desconexa por boa parte dele, para finalizar ligando tudo e me fazendo ficar embasbacado em como cada detalhe foi bem escrito e desenvolvido. Cada conto tem o tamanho que deve ter, alguns tem várias páginas e são incríveis, outros não chegam nem a 5 páginas e mesmo assim me deixaram arrepiado e impressionado em como tudo foi tão bem escrito, explicado e criado. É muito bom sair um pouco da saga dos robôs/império/fundação e ver que o limite da criatividade do Bom Doutor é de um nível tão transcendental e magnífico.

Yann Almeida 07/05/2022

Uma boa coletânea
Ainda que seja uma edição antiga, com alguns erros de formatação pequenos, é uma edição interessante. Os contos selecionados são bons, pouquíssimos não me prenderam, e consegui compreender o porque dos elogios ao Asimov. Além do fato das reviravoltas serem sempre bem interessantes.

Gabriel.Chiquito 23/04/2022

Sobre a criatividade do bom doutor
Esse livro é uma coletânea de contos (alguns realmente muito bons e bem trabalhados) reunidos em torno de um tema geral que, sendo uma surpresa se tratando do bom doutor, não é robôs!

Em linhas gerais, as histórias giram em torno da relação entre a tecnologia e a sociedade humana. Então Asimov solta a imaginação para explorar isso, usando como fundo viagens no espaço, a passagem do tempo afetando o conceito de humanidade e tecnologias muito inusitadas (finalmente conheci o famoso Multivac).

Mas apesar de ser extremamente criativo, Asimov manteve bem claro aqui sua dificuldade em criar bons personagens femininos. E é importante dizer que (eu acho) que a grande maioria dos contos daqui não compartilham o mesmo universo que a série da Fundação. Mas é um livro muito bom e vale a pena pra quem gosta de histórias meio malucas e para fãs do bom doutor.
Brujo 23/04/2022minha estante
Lerei em breve !!! Ótima análise!!

Gabriel.Chiquito 23/04/2022minha estante
Vale muito a pena!

Henrique 23/01/2022

Uma seleção de contos perfeita.
Simplesmente neste livro não existe nenhum conto ruim, todos são extremamente divertidos e mudam sua percepção da vida kkkkk. Recomendo demais pra quem curte sci-fi.

Edu 22/01/2022

Brilhante
Livro de contos de um dos mais brilhantes escritores de ficção científica, Isaac Asimov, que foram escritos entre 1950 e 1960.
Esses contos relatam nossa vida no futuro, incluindo a época em que estamos vivendo agora. Asimov, felizmente, teve uma vida longa para ver confirmadas várias de suas previsões. Alguns contos relatam possíveis acontecimentos em um futuro ainda mais distante, incluindo viagens interplanetárias e interestelares, inteligência artificial avançada e energia gerada por fusão nuclear.

Railson 27/05/2021

Perfeito
Eu já sou um fã de Isaac Asimov. Com uma escrita não tão rebuscada e de fácil entendimento, onde em cada conto você consegue perceber qual mundo está e o que se passa ou passou.

Sonhos de Robô foi uma dos melhores livros que li, sendo em cada capítulo me deixando com vontade de saber mais, de querer mais daquele mundo, daquela história, mas certo que foi isso o que aconteceu e o resto fica na satisfação de ter lido uma obra tão boa, onde podemos encontrar emoção, drama, ação e suspense, tudo que que se tem direito em um livro de ficção.

Fica aqui minha recomendação, não só Sonhos de Robô, mas todos os livros de Isaac Asimov.
Edu 26/12/2021minha estante
Legal, também sou fã dele. Vou começar a ler.

Kléver 11/06/2020

Reconhecendo o vício
A essa altura do campeonato já me considero um entusiasta das obras de Asimov.

Longe de se tratarem apenas de ficção, suas histórias constroem o que podemos chamar de relatos da mente humana.

A profundidade que ele atinge, utilizando os seres artificiais é um esplendor. A forma com que as histórias se encaixam é sem igual.

Ítalo 24/02/2013

É Asimov, o que mais precisa ser dito?
Através dos diálogos, Asimov não só conta ótimas histórias como trás à tona diversos aspectos filosóficos e científicos bastante interessantes. Contos com finais surpreendentes, incluindo os excelentes "A última pergunta" e "A última resposta" (que misturam ciência, filosofia e até mesmo pesamentos religiosos) que me dão arrepios cada vez que releio.

Não recomendo a leitura para quem não tem o mínimo de conhecimento ou interesse em ciência e filosofia. Mas para os já iniciados é uma excelente leitura, prato cheio de ideias interessantes.

dudu28 10/09/2012

leitura maravilhosa.

Cris Lasaitis 28/12/2010

É uma coletânea de contos que abrange um período muito amplo da carreira de Isaac Asimov, com textos escritos entre 1947 e 1982. O livro vem com uma introdução bem interessante em que Asimov discorre sobre a evolução científica e tecnológica que ele teve a oportunidade de assistir ao longo das décadas e como algumas confirmaram suas previsões enquanto outras as contrariaram completamente. Notável, segundo ele, foi a revolução da informática seguindo em direção ao encolhimento dos computadores em vez de erigir os gigantescos Multivacs (os megacomputadores de suas histórias), e também o desenvolvimento da robótica e a exploração do sistema solar desnudando a face dos planetas que Asimov tanto visitara na imaginação.

A maioria são histórias de robôs, e não apenas “de robôs”, mas histórias que humanizam robôs (ideia da capa do livro, se você prestar atenção). Tem também histórias de extraterrestres, de aventureiros espaciais, de supercomputadores espertinhos e de gênios incompreendidos. Aqui também se encontra um dos contos mais potentes e filosóficos de toda a ficção científica: A Última Pergunta. Não leu? Não perca tempo, leia! É uma divagação muito pertinente sobre a nossa ânsia de infinitude dentro de um universo finito. Fora este, o conto que mais gostei foi O Garotinho Feio. Uma corporação inventa uma armadilha do tempo capaz de trazer para o presente espécimes de períodos pré-históricos. Um menininho neandertal cai na armadinha e vai parar no galpão da corporação, que se interessa pelo garoto apenas enquanto ele lhe traz fama. Uma enfermeira é contratada para cuidar dele, e o foco da história é o choque, o estranhamento e o envolvimento dos dois. Esse conto é uma grande surpresa porque, a despeito do que a ciência dizia na época - que os neandertais não tinham linguagem -, Asimov colocou palavras na boca do menino. Apenas muito recentemente os cientistas descobriram por análises do DNA encontrado em um osso de neandertal que a versão atual do gene da fala - o FOXP2 - já estava presente no Homo neandertalensis e deve ter passado para os Homo sapiens por cruzamento. Ou seja, é provável que os neandertais falassem mesmo! E bem que eu gostaria de ter tido a chance de dar essa notícia ao Asimov.
Gi 07/10/2015minha estante
Asimov sempre nos surpreende, não é? Adorei sua resenha. :D

dvdfranco 06/04/2010

Surpreendente
Por incrível que pareça, Sonhos de Robô não um livro de contos sobre robôs.
Apesar de, em poucos contos do livro, haver um robô, ou o conhecido super-computador Multivac, pela primeira vez, li pequenos contos de Asimov a respeito de assuntos científicos não relacionados a robôs, mas sim, pessoas e teorias pop da ficção científica: Viagem no tempo, buracos-negros, a entropia, etc.
É surpreendente, justamente pelo fato das histórias terem assuntos diversos (não se atendo aos homens-mecânicos), e, como sempre acontece com este autor, chegar a finais inusitados.
Vale a pena!

Cássia Cardoso 26/03/2009

Sem comentários, maravilhoso. Leiam.