Assassinato de Reputações

Cláudio Tognolli

Resenhas - Assassinato de Reputações

Daniel1912 08/02/2023

Chocante demais
Neste livro podemos observar que na era petista, ao que dá a entender, houve um aparelhamento da polícia federal para que ela seja uma polícia política e não uma polícia de estado, que é aquela polícia que age pela lei.
Com essa criação da polícia política, eles se utilizam de meios das quais investiga as pessoas, mas ainda assim, não há abertura de inquérito, porém, quando se quer eliminar um inimigo, eles simplesmente vazam alguma pendência da pessoa para a imprensa que por sua vez mancha toda a sua reputação sem que haja indiciamento ou mesmo provas.
E com isso gera uma condenação via Google e não via inquérito policial; então mesmo livre ele se encontra manchado na sociedade para sempre.

Caroline.Sandin 09/11/2022

Relembrar toda a corrupção ainda tão viva na memória e projetar o futuro , assustador !
Que pelo menos quanto a isso a história não se repita ( ilusão !)

Alexandre.Debona 10/01/2021

Informação importantes porém....
O livro tem muita informação interessante, da pra ter uma ideia de como as pessoas do alto escalão trabalham(visando auto poder e a sua manutenção), e ajuda a entender muita coisa que o atual governo vem fazendo, isso em 2020/21, entretanto, o livro está, ao meu vago entendimento, muito mais escrito, muita repetição de informação e uma necessidade absurda do autor em se justificar a cada página, torna a leitura cansativa e entediante.

Ninguem 06/03/2018

Intragável
Tentei ler, mas depois de 3 capítulos desisti. O tempo é precioso demais para gastar com um livro desse.

A escrita é a barreira intransponível. Mal redigido, sem ordem correta de narrativa, palavras obtusas jogadas ao acaso, como se o autor apenas quisesse mostrar que abriu um dicionário e pegou palavras pela sua raridade.

A narrativa vai e vem. Os eventos são descritos sem uma ordem clara. No meio de um parágrafo é explicado outro assunto. Memória pessoal mistura-se com fato político, entrecortado por uma adoração desnecessária do próprio pai, de justificativas desnecessárias.

Infelizmente, mais um livro sobre política atual brasileira que é mal escrito ao ponto de ser desestimulante continuar a lê-lo. Sem falar que o autor diz investigar a morte do prefeito Celso Daniel, mas virou secretário do partido mandante anos depois.

Evy 17/12/2016

Que país é esse?
O livro retrata muito bem os bastidores das operações Trovão, a Chacal e a Satiagraha, entre muitos outros temas polêmicos como o assassinato do prefeito Celso Daniel. É impossível entender o Brasil atual sem ler esta obra.

Oscar 07/09/2016

Duvidas que o livro deixa
O livro deixa muito bem explicado e documentado o exposto. As dúvidas referem-se a outros aspectos: o autor, com reputacao ilibada, atuando na área policial e sabendo de tudo que acontecia ao longe e depois junto ao poder, sabia de todos os podres que são em quantidade gigantesca, mas continuou junto a este poder que está muito além de simplesmente corrupto ou ladrao ou outra palavra que se use. E, na minha opinião, diz-me com quem andas e te direi quem és. Se você mexer com mel, vai acabar lambuzado.
Assim, até explicação melhor, o autor sabia dos riscos, sabia da sujeira e mesmo assim continuou, talvez achando que poderia velejar neste mar de lama sem se sujar. Mesmo assim, considerando verdadeiros os fatos narrados é inquestionável a contribuição positiva do autor ao nosso extorquido país.

Gildo 12/07/2015

Se for tudo verdade...
Não tem literatura em Assassinato de Reputações. O estilo é pobre, confuso, há repetições, idas e vindas, sentimentalismo, mágoa demais, edição por vezes falha e elocubrações desnecessárias. Mas há algum motivo para lê-lo? Sim, e não é pouca coisa.

Romeu Tuma Júnior é filho do delegado mais famoso do Brasil, chefe do DOPs na época da Ditadura. O pai tornou-se senador e um dos principais nomes da segurança pública do país. O filho seguiu os mesmos passos, assumindo a Secretaria Nacional. E, ao adentrar no governo Lula, sua vida virou do avesso com as coisas que viu e presenciou.

Tuminha, como é conhecido no meio político, participou de algumas das principais investigações dos últimos anos, como a morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel, a máfia dos fiscais, a operação Sartiagaha, o caso Daniel Dantas, o próprio mensalão. Em todas as histórias, teve acesso a informações confidenciais, no núcleo do poder, algumas vezes até do presidente da república.

O autor conta como foi sistematicamente afastado do cargo, graças a uma perseguição política. Os motivos teriam sido vários, mas envolvem, principalmente, as informações privilegiadas que tinha e sua suposta sede de investigação. Tuma Jr. aponta falhas na apuração do assassinato do prefeito Celso Daniel, que teria sido morto acidentalmente. A intenção era assustá-lo por conta dos achaques que realizava para obter verbas de campanha. No livro, o então delegado de Taboão da Serra aponta as razões para essa conclusão.

Também mostra como o governo Lula teria adotado uma postura de investigação de pessoas e não de crimes durante a gestão petista. Ou seja, o alvo seriam inimigos do governo e não seus crimes. Uma das evidências disso seria a profusão de dossiês produzidos pelos órgãos de segurança e as inúmeras escutas ilegais. O delegado explica o esquema: ao querer monitorar determinada pessoa, aparentemente sem nenhum motivo senão o político, a polícia instalaria escutas em pessoas próximas, achando alguma outra justificativa. Então, caso fossem interpelados sobre os motivos da escuta, a desculpa seria a de que o 'alvo' não era aquele. Em seguida, as escutas vazariam para a imprensa e assim o estrago estaria feito.

Romeu Tuma Júnior faz um relato magoado, sem dúvida. Cita que seu pai foi parar no hospital (e depois viria a falecer) depois de receber uma informação vinda do filho, que envolveria o presidente da república. Lula estaria sendo chantageado pela existência de fotos comprometedoras dele na Amazônia. Isso justificaria a subida de poder de um representante da alta cúpula da segurança pública.

O livro ainda traz outras revelações que repercutiram muito na imprensa, como o fato de que Lula foi informante privilegiado do DOPs e que obtinha privilégios mesmo quando estava preso.

Assassinato de Reputações traz, certamente, especulações entre muitas conjecturas. Às vezes, a tendência é acreditar que o autor esteja a beira de um delírio, pela perseguição que diz ter sofrido. No entanto, há provas, impressas em forma de documentos, que comprovam muitas das informações. Como bom delegado, Tuma Jr. soube reunir evidências. Se parte delas for completamente verdadeiras, a conclusão é uma só: a existência de uma articulada e estratégica quadrilha que há muito tempo está no poder. De arrepiar e perder o sono.

alessandro 08/01/2015

Impressionante
O que se faz pelo poder, o que se faz para impor-se sobre outros, cultivando provas e criando mecanismos de destruição de imagem forjadas sob o resultado de trabalho e confiança de longos anos e suas reputações.

Eduardo 01/09/2014

Muito mal escrito
Quanto a proposta do livro, ou seja, as denúncias dos desvios da administração petista no governo federal, são realmente graves, mesmo descontando as tintas carregadas do autor. Por outro lado, não é nenhuma novidade para qualquer um que acompanha o dia a dia pelos jornais.
O que me leva a dar 2 estrelas ao livro é a qualidade do texto. Nesse quesito o texto é péssimo. Parágrafos que se repetem em capítulos diferentes, verdadeiro "copy/paste". Em diversos momentos o parágrafo é exatamente igual ao anterior em seu conteúdo, muda apenas as palavras. O texto parece uma conversa passada para o papel. Como foi escrito a quatro mãos, não sei muito bem o que o outro autor fez. Me parece que nada. Nem mesmo o editor parece ter lido o texto antes da publicação. É uma pena, o livro poderia ser bem melhor.
Outro ponto em estaque é que o autor tenta passar a ideia de ser um verdadeiro santo, perfeito em todos os seus aspectos. Essa tentativa de se mostrar como um super-herói cansa.
Ricardo 20/12/2014minha estante
Concordo. Sem falar do mérito da denúncia, o texto é muito mal escrito, tornando o livro extremamente difícil de ler.

Irber 09/08/2014

50% de verdades, 50% de mentiras... em uma leitura 100% enfadonha!
Comprei esse livro pelo alarde que a mídia fez e... que decepção!

Antes de tudo, gostaria de dizer que não sou petista, nem psdbista...mas admito que não sou chegado a esse governo petista (aliás, foi o que me fez comprar esse livro). Contudo, ao lê-lo, verifiquei que os fatos narrados são muito PARCIAIS (politicagens descaradamente "pró-oposição").

Sejamos francos: o autor é um POLÍTICO "de carreira" há mais de 15 anos (foi Deputado Estadual/SP e Federal pelo PMDB) que sempre foi aliado e "amiguinho" de Lula (repare que, segundo ele, nessa época, tudo era bom, tudo era aceitável). Mas convenhamos ele era um político que se fazia na "aba" do pai (Senador Romeu Tuma). Quando foi "chutado" do governo (devido denúncias de corrupção) e com a carreira política caindo no ostracismo (o maior cabo eleitoral dele - o pai - havia falecido) resolveu escrever esse livro pra contar "tudo" (então, de repente, tudo virou "errado", tudo virou "complô", tudo virou "absurdo"...).

Até aí tudo bem... Vc pensa: "o cara estava por dentro e agora vai nos revelar tudo". O problema é que grande parte do que ele afirma, soa absurdo. E, PIOR: ele fala sem apresentar referência nenhuma, ou nada que possa confirmar - sequer vagamente - os fatos mirabolantes denunciados. Quase tudo que ele apresenta, diz que a "testemunha" que confirmaria tudo, é seu pai (falecido em 2010). Muito conveniente a "fonte” de tudo estar morta...

Ele fala mal da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça... Todos estariam em conluio, a serviço do PT...

Quando fala da Polícia Federal... aí a coisa fica absurda. Ele cria uma imensa teoria da conspiração (nas palavras dele, a PF seria PIOR que a KGB, a CIA e a Stasi juntas...."só se igualaria à Gestapo" (vide página 82). Ele fala um montão de coisas, sem qualquer referência factível (apenas baseado em elocubrações). Não se fixa a nenhum CASO REAL para comprovar algo (a não ser seu próprio caso - onde ele apresenta-se como vítima de um complô). Então ele descamba a dar opiniões sem sentido: diz que a Polícia Federal NÃO deveria ter um setor de inteligência (???). Ele critica o "VANT" (Avião não-tripulado da PF) com um argumento no mínimo imbecil: "Se com aviões tripulados já é difícil combater o crime, imagina com aviões não-tripulados" (achei esse argumento absolutamente amador - como se VANTs/DRONES fossem coisas inúteis). A cereja do bolo: tudo isso na PF seriam criações do PT pra espionar a oposição (risos)... Ele - que é Delegado da Polícia Civil/SP - se atêm demais a uma velha "briguinha" de vaidades da Polícia Civil com a Federal... compara toda hora os procedimentos investigativos da PF com os da Polícia Civil (dizendo sempre que a Civil está certa, e a Federal errada...) como se "Polícia Civil" brasileira fosse um exemplo de eficiência. Até o projeto da Carteira de Identidade unificada Nacional ele critica: diz que é tudo armação para espionar o cidadão.

Resumindo: Ele diz que "a PF é um órgão político de repressão, a serviço do PT". Só esqueceu que a Federal também investigou o filho do Lula, o Mensalão, a Rosemary Noronha (caso "Rosegate"), Daniel Dantas, e o próprio autor (que então era amigo do Lula)... Enfim: Qualquer pessoa com um mínimo de informação e senso de realidade, percebe que ele VIAJA nessas acusações. E especula demais, mas sem apresentar um mínimo de comprovação.

Engraçado que ele NÃO fala mal da Polícia Federal da época que o pai dele era Diretor (essa aí era "boazinha", né?). Só critica quando um diretor que se opunha ao pai dele dirigiu o órgão (ex-Diretor Luiz Fernando Correa, com quem o autor vivia às turras)... e quando ele foi alvo de investigações (muito conveniente...)

Não digo que a PF não faça fazer coisas erradas... mas ele a pinta como uma instituição totalitária, a investigar "pobres políticos" de oposição, sempre acusados - injustamente - de corrupção.

QUEM ELE DEFENDE NO LIVRO: Políticos de determinados partidos (PSDB, DEM, alguns do PMDB) inclusive alguns notórios corruptos, como José Roberto Arruda (o Governador do DF filmado recebendo propina) e o Senador cassado Demóstenes Torres (aquele do escândalo do Carlinhos Cachoeira). Eu, particularmente, não sou muito chegado ao PT... mas sejamos francos que o posicionamento dele é ridiculamente parcial (defendendo apenas políticos de oposição ao PT).

Outra: Ele racha de falar bem dos "Delegados de Polícia Civil de SP" (cargo que ele ocupa), seus inquéritos e procedimentos "cartorários"... como se a Polícia Civil brasileira fosse sinônimo de eficiência. Ele defende a malfadada PEC37 (que pretendia impedir o Ministério Público de investigar, e que aumentava o poder dos Delegados de Polícia: enfim, MUITO CONVENIENTE PRA UM DELEGADO DE POLÍCIA DEFENDER ISSO!). Ele fala bem do Romeu Tuma "Tumão" (o pai dele). Ele também fala bem do DOPS (principal órgão de repressão da ditadura - por coincidência comandado na época PELO PAI DELE) como se fosse o órgão mais probo da face da terra. E pinta a atual Polícia Federal, como o órgão mais repressor e totalitário do mundo (DOPS da década de 1970=Bonzinho; Polícia Federal atual= repressora e totalitária... Será que ninguém percebe o quão ridículo é esse posicionamento???)

E a cereja do bolo(2): Ele defende que a ABIN faça escutas telefônicas (mesmo estando a ABIN diretamente ligada à Presidência da República kkk!). Já deu pra ver que a "birra" dele, é com quem investigou ele, e não com a moralidade propriamente dita...

CONCLUSÃO: Romeu Tuma Jr. é um *POLÍTICO*. Quando ele estava do lado "do rei", tudo era certo, tudo era aceitável... Agora que está contra e caiu no ostracismo da política: Fala mal, narra complôs. Ele mesmo diz: Antes era amigo do Quércia, depois ficou contra o Quércia... Políticos mudam de lado toda hora. E criticam/defendem por pura fisiologia: de acordo com o lado em que estão no momento...

Foi amigo do PT durante muitos anos (nomeado ao cargo de Secretario Nacional de Justiça "na cota pessoal do Lula", segundo ele mesmo afirma). Nessa época ele não criticava o PT, né?

Ele faz, no livro, a mesma tática que acusa o PT de fazer: "narra uma verdade, cercada de mentiras ou meias-verdades"

Enfim... parece que ele escreveu o livro mais pra se defender (e desabonar os acusadores dele) do que pra denunciar algo factível. Fez um "bafão" pra chamar a atenção, mas falta um mínimo de comprovação.
LIVRO FISIOLÓGICO: ele se defende, desabona acusadores, fala bem do próprio pai, fala bem da oposição, fala bem dos colegas delegados da polícia civil... Mas faltam FONTES! Ou seja: a leitura parece que vc está escutando um amigo reclamão, numa mesa de boteco, falando apenas o que pensa. Tudo que é "contra" Romeu Tuma Jr. é criticado no livro...tudo que é a favor dele, é elevado "aos píncaros da glória"...

Acho que essa leitura só agrada os adeptos de "teorias da conspiração" (tipo quem acha que o próprio governo Americano derrubou as torres gêmeas).

PORQUE 50% DE VERDADES?
Porque nem tudo o que ele diz é mentira. Por exemplo: o PT realmente tem o hábito de usar jornalistas "amigos" pra divulgar fatos desabonadores de desafetos (ressalvo que a oposição também faz isso). E pode haver, claro, a possibilidade que um ou outro servidor da PF porventura faça uso político da máquina (sobretudo alguém envolvido com política, como acaba existindo em QUALQUER órgão público que tenha altos cargos nomeados "em cargos de confiança") mas que acabam sendo atos relativamente isolados (e não uma Gestapo petista, como ele pinta). Também acredito que o Celso Daniel pode ter sido morto como "queima de arquivo". Também o autor pode ter sido alvo de um complô (pode OU NÃO) mas isso não desabona toda uma instituição (como ele tenta insinuar no livro)... E o Lula, realmente, não é nenhum "santinho" (reputo como verdadeiros, grande parte dos fatos narrados sobre o "Barba").

ENFIM: LEIA COM SENSO CRÍTICO.

LEITURA ENFADONHA:
Difícil e "chatinho" de ler. A leitura não flui. Vc tem que fazer um esforço pra vencer as páginas. Não é "aquela" narrativa interessante. Ele dá muitas voltas...muda de assunto toda hora (e volta pra assuntos que já havia falado antes). Esse "blablablá" é justamente porque ele elocubra demais... e não se atêm a fatos narrados de forma progressiva.,.

MAS PORQUE VIROU BEST-SELLER?
Numa época que o governo petista enfrenta altos índices de rejeição, um cara que narra uma teoria da conspiração dessas, está falando algo que o povo quer ouvir... Todo mundo adora escutar uma "história cabeluda" de um desafeto, segredos escusos dos bastidores. Como eu disse antes: seria excelente e interessante se tudo fosse verdade. Eu disse *SE FOSSE VERDADE*. Mas qdo vc consegue pescar que ele "viaja na maionese", a coisa perde a graça. Eu gostaria de descobrir segredos escusos do governo, e não ser feito de bobo!
Lucas 08/09/2014minha estante
Cara, uma das melhores resenhas que já li aqui no Skoob, parabéns, descreveu o livro precisamente. Concordo com todos os apontamentos.

Alex 07/11/2014minha estante
Tenho enorme simpatia pelo Lula/PT e pretendia ler esse livro para ter uma visão mais crítica e menos romântica da era 2003-2010, mas, por essa sua excelente resenha, passo esse livro adiante (continuo lendo o excelente Operação Banqueiro, de Rubens Valente).

Davi 09/07/2015minha estante
Não sou petista, nunca votei na Dilma, mas admiro o Lula, e também nunca votei nele. Entretanto, esse era o livro para fazer o contraponto com A Privataria Tucana e O Brasil Privatizado. Não quero ter apenas uma visão. Sei que os bastidores da política são sujos e nojentos e isso não é exclusividade de um partido. Quando fiz a ligação do autor com a política entendi que poderia ser um ótimo livro, mas era um livro que ia demonizar os opositores do autor. Mesmo assim vale ler, vou me guiar pela sua resenha e seguir seu conselho: leia com senso crítico!!

favieremark 27/01/2017minha estante
Nada como o tempo. Lula é santo ?

Luis Carlos 31/05/2014

Muita informação interessante do contexto policial.
O livro tem muitas histórias interessantes dos bastidores de investigações policiais. Contudo, percebe-se claramente o rancor do autor que utiliza de seu relato para atingir e atacar outras pessoas. Esse teor vingativo do autor prejudica um pouco o livro. Mas vale a pena ler, especialmente que gosta do universo das investigações policiais.

Jorge 23/04/2014

Impressionante
Trata-se de uma leitura pesada quanda narra os malfeitos ocorridos no governo Lula.
A cada 20 minutos de leitura precisamos parar para respirar melhor e botar o dedo na garganta e vomitar quando tomamos conhecimento dos fatos que estão muito bem narrados pelo autor. Leitura imprescindível para entendermos esse estado de coisas que se passa com o nosso Brasil.

Gran 15/04/2014

Informações essenciais que todos os brasileiros devem conhecer
Tuma Jr. apresenta informações importantes sobre os bastidores da política, com fortes possibilidades de veracidade em todos os fatos descritos (quem convive com política e funcionários públicos em geral sabem disso). É um livro importante para saber como a política no Brasil funciona, o real motivo do país não andar pra frente e porque do prognóstico de evoluirmos como nação ser tão ruim.
Infelizmente, além das denúncias e explicações sobre o funcionamento político do atual governo brasileiro, Tuma Jr. aproveita grande parte do livro para fazer elogios ao seu pai e a si mesmo, o que, associado à forma que escreve, torna o livro longo e cansativo, às vezes confuso e de difícil compreensão para leigos em política, direito e funcionamento burocrático nos órgãos públicos.
Apesar de tudo, as informações do livro são pesadas e todos os brasileiros deveriam conhecê-las. Leiam o livro!