A História do Brasil em 50 Frases

A História do Brasil em 50 Frases Jaime Klintowitz

Resenhas - A História do Brasil em 50 Frases

William.Brandini 11/05/2020

Um panorama singular de nossa história através da oralidade.
Uma abordagem leve, mas bastante precisa, da história do Brasil.
Frases conhecidas, e outras nem tanto, são esmiuçadas com seus contextos surpreendentes e causos pouco convencionais.

PAULINHO VELOSO 04/04/2019

História escrita de forma agradável
O autor cumpre o que sugere o título : a partir de frases famosas conta um pouco ( bem pouco ) da história do Brasil. Sua abordagem é muito agradável, talvez porque dá detalhes retirados de fontes diferentes da tradicional. A citação das fontes acabam sendo como sugestões de boa leitura futura. Parabéns ao autor !!!

Oibaf 28/07/2020

Boa como introdução, péssima em todo o resto.
Com uma boa seleção de frases marcantes da história do Brasil. Esta obra, sem sombras de dúvidas, é uma ótima introdução a história do Brasil. Recheada de referências bibliográficas, serve de índice inicial a obras muito mais relevantes. No entanto, permeia por toda a obra uma narrativa mitológica nostálgica, que almejando pintar o Brasil com o verde e amarelo das monarquias europeias, nada mais faz do que se disfarçar de liberal para atacar a história do Brasil republicano com suas próprias palavras. Assim, se converte em um compêndio reacionário de defesa do mito monarquista, de que Dom Pedro II seria nosso patriarca intelectual, enquanto os movimentos liberais de Benjamin Constant seriam trogloditas.
Não atoa, o livro corrobora a narrativa hegemônica que consagra Ulysses Guimarães nosso patriarca da democracia, o mesmo apoiador do golpe de 64 que tanto desejou ser legislador do regime militar. A tragédia da historiografia liberal, da qual o autor se baseia, deveria criticamente ser interpretada como tragicomédia da crise que vivemos hoje. Não por acaso, vemos esse discurso se converter hoje no voto a um Paulo Guedes eleger um cosplay do Ustra, que mais bem sucedido que o torturador falecido, se torna o presidente genocida a deixar morrer o povo na pandemia.
Recuso tanto os Ulysses quanto os Brilhantes. E embora não queira tirar o incentivo de qualquer futuro leitor, alerto que toda obra deve ser lida com cautela.

Marcelha.Leone 11/08/2020

Focado na política
O livro é bacana, mas por vezes uma leitura arrastada. As frases escolhidas nem são tão famosas, e servem de mote para se contar algo dos personagens por detrás delas ou envolvidos para com. Vale a pena como conhecimento de alguns fatos históricos e lembrança de outros...

David 16/06/2019

Um belo resumo.
O livro consegue através das frases ditas por personagens da História do Brasil, fazer um bom apanhado de momentos importantes da nossa História. Livro bem tranquilo de ler, inclusive não existe a necessidade de ler em sequência e a qualquer momento.
Gostei e recomendo.

giu 12/02/2020

De fato um resumo
Interessante, porém a leitura é meio arrastada e não muito prazerosa.

Guilherme Duarte 28/11/2021

Porta de entrada ou retrato do caos
Apresentando frases de diferentes personalidades ao longo da nossa história, a obra serve como uma boa porta de entrada para os mais curiosos irem atrás de alguém ou alguma fonte mais específica. No entanto, não a achei tão fluída na leitura. De qualquer maneira o livro me lembrou e reforçou a ideia do caos que é esse país. Foi um passatempo legal no final das contas.