Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro

Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro Marilena Chaui

Resenhas - Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro

Ludmila 24/03/2021

Marilene Chaui nossa filósofa e professora da USP!
O autoritarismo político no Brasil reflete o autoritarismo da sociedade brasileira!
Esta "marcada pela estrutura hierarquizada em que diferenças e assimetrias são transformadas em desigualdades, sempre reforçando as relações de mando-obediência. O outro jamais como sujeito de direito" (p.226). "A cidadania (associada à) um senhor cidadão, como um privilégio de classe, concedida e retirada a critério da classe dominante" (p. 262)
"As divisões de classe são naturalizadas, ocultando a determinação histórica da exploração..... A naturalização da desigualdade permite a naturalização de todas as formas de violência, que nem são percebidas como tais" (p.227).

Toda essa discussão é feita a partir da ideia do "Brasil: mito fundador, sociedade autoritaria"!
Mito - narrativa sobre a origem e a tentativa imaginária de ocultar contradições reais.
Fundador - momento inaugural do passado que determina o curso do tempo e do presente.
Douglas 23/06/2021minha estante
Vida longa a professora Chauí e aos bons professores do Brasil !