Jazz Branco

Jazz Branco James Ellroy

Resenhas - Jazz Branco

Che 12/04/2019

CONCLUSÃO TRUNCADA
Imagino que os leitores de "Jazz Branco" - o livro de encerramento do quarteto de Los Angeles, realizado pelo brilhante escritor noir James Ellroy - podem ser divididos em dois grupos, sendo muito distinta a experiência que terão lendo a partir disso. O primeiro grupo é de quem chegou neste livro por alguma obra do acaso ou quis começar a conhecer o autor por ele, sem nenhum 'background' prévio sobre os personagens ou a prosa ellroyniana. O segundo, no qual me incluo, é quem vem da leitura (e fica ainda mais grave se for leitura recente) dos outros três volumes do quarteto, gerando uma inevitável comparação direta com a experiência que vínhamos tendo até ali.

Já tendo me deliciado com os anteriores, em especial "Dália Negra" que claramente é um livro passional e pessoal do autor para exorcizar seus próprios fantasmas, fica difícil não ver na narrativa de um livro que era pra ser bem maior que os anteriores em extensão ser mutilado artificialmente por meio de algumas traquinagens de Ellroy pra não ter que enxugar as (sub)tramas dos muitos personagens que dão as caras ali, entre eles novamente velhos conhecidos como Dudley Smith e Ed Exley, novamente numa 'guerra fria' entre eles como víamos desde o final de "Los Angeles - Cidade Proibida".

Em parte é e em parte não é culpa do próprio Ellroy a decisão e o ônus que esses cortes todos, exigidos pela editora para redução de páginas. Essa sanha mercadológica de mutilar o livro para supostamente "vender mais fácil" veio de cima pra baixo e de fato pressionou o autor a contragosto. Mas fica a dúvida se não seria de fato melhor simplesmente, já que a decisão foi tomada, tirar algumas subtramas menos relevantes e manter a prosa esteticamente coerente com os três anteriores. O que não me deixa a menor dúvida é que esse negócio de ficar abreviando nomes toda hora, usando e abusando de pontos e vírgula, travessões e etc pra deixar as orações mais curtas, não foi de jeito nenhum uma transformação "genial" de uma imposição comercial para um "outro estilo". Ficou estranho e invasivo e notavelmente veio de modo artificial, se lido no todo do quarteto.

Os problemas de "Jazz Branco" não param só nessa seara da truncagem forçada da prosa. É sem dúvidas o enredo menos contundente e com o protagonista (novamente em narração de primeira pessoa, como no "Dália Negra") menos interessante dos quatro volumes. Dave Klein chega prometendo em seus primeiros capítulos que o fato de ser ex-advogado e a relação ambígua com a irmã terão desenvolvimentos acachapantes no decorrer da história. Mas que nada, ambas essas facetas dele tem relevância quase nula e se nem tivessem sido mencionadas, daria na mesma e pelo menos não fariam a gente ficar esfregando as mãos na expectativa de ver, por exemplo, ele usar mais os conhecimentos em Direito para confrontar outros tiras tão corruptos quanto ele em interesse próprio, versando sobre o uso seletivo e subjetivo da lei na Los Angeles de 1958.

Apesar de todos esses e mais alguns problemas sérios, que fazem com que "Jazz Branco" seja sem a menor sombra de dúvidas o pior volume do L. A. Quartet, o fato é que a obra ainda entretém e a gente acaba tendo grande curiosidade no desdobramento da treta Dudley versus Exley, inclusive lamentando que eles (principalmente o facínora irlandês) não apareçam mais. Dudley é pela terceira vez na bibliografia de Ellroy o retrato da impunidade (ainda que aqui ele passe mais apertos que antes) do aparelho repressor estadunidense, um sujeito racista que anda de mãos dadas com a máfia e sempre parte não da dúvida, mas da certeza absoluta que vai escapar impune apesar das suas (muitas) atividades cabulosas. E Exley novamente é o sujeito implacável e calculista do livro anterior, com a questão do fato de ser filhinho de papai menos acentuada, lembrando mais o personagem (que eu adoro!) do filme de Curtis Hanson. Fica a dúvida se Dudley e Exley voltam em algum outro livro do mesmo autor, já que restou a curiosidade sobre o destino especialmente do segundo.

Ellroy ainda tem coragem de retratar seus personagens, o protagonista incluído, como homicidas deliberados pra os quais a Constituição é letra morta toda vez que convém. Apesar do curioso glamour que que há no gênero noir (em cinema e literatura), é o extremo-oposto da glorificação do 'homem ideal' dos westerns, sem nenhuma ilusão acerca de uma suposta inocência de "bons tempos morais" que nunca nem chegaram perto de existir no país do Tio Sam. "Jazz Branco" acrescenta mais algumas peças nesse tabuleiro que ajudam a retratar a podridão curiosamente hipnótica do cenário sem lei nem ordem desenvolvido em quatro livros (e continuados depois) por seu autor, que mesmo nos momentos menores ainda cativa - pena que aqui, sem dúvidas, com quase tantos contras quanto prós.

Luiz Miranda 17/09/2022

Jazz do Branquelo Maluco
Último livro do "quarteto de Los Angeles", obras que traçam um amplo painel da polícia angelena dos anos 50. Dos 4, esse é o menos satisfatório. A primeira surpresa é constatar que Ellroy abandonou o esquema de 3 protagonistas, agora temos apenas Dave Klein: tenente, advogado e ocasional hitman da máfia.

Porém, não se engane, mesmo centrando fogo em um único personagem, a trama é complexa e difícil de acompanhar como nos anteriores. O problema básico de Jazz Branco é que o motor da trama é um tanto desinteressante: tudo gira em torno de 2 crimes, um roubo e uma invasão de domicílio. Partindo daí, começa o desfile de dezenas de personagens e situações que exigem atenção do leitor. Esse não é o tipo de livro que você lê escutando uma música ou com a TV ligada, nenhum Ellroy é, aliás.

É bem escrito, claro, muito bem escrito, hard-boiled na veia. Os diálogos velozes e afiados estão lá, bem como as obsessões do escritor (incesto, violência, corrupção, etc), mas menos convicente que em O Grande Deserto, por exemplo. Perto do final o texto da uma inacreditável acelerada que não descartaria ser obra de editor.

Na conclusão, Ellroy amarra todas as pontas e finaliza de um jeito tão brilhante que quase tasquei 4 estrelas, mas devo ser coerente com as 448 páginas lidas e admitir que 3,5 tá bom demais.

3,5 estrelas