As crônicas marcianas

As crônicas marcianas Ray Bradbury




Resenhas - As crônicas marcianas


171 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Marcelo Gzuis 08/04/2024

Como uma excelente Distopia, um mau presságio muito claro
Fazia alguns anos que não lia essa grande obra. Talvez pelo suspense aterrorizante, e situações a princípio sem explicações, cria-se um clima único, e talvez só por isso não seja conhecida como a obra de maior renome do autor, pois apesar de gostar muito de Fahrenheit 451, vejo ele como mais simples e acessível ao grande público do que este, além do presságio apocalíptico desta obra, o que nem sempre é fácil do leitor deglutir.
Ray consegue nos envolver num mundo com cenários difíceis de conceber, mas com comparações a sentimentos e situações da vida, nos joga direto na trama, acompanhando com angústia e com uma sensação de dejavu, o desenrolar do eterno retorno da humanidade, Conhecer-Explorar-Destruir.
Todo conto, por menor que seja, tem grande impacto, mas 3 se destacam para mim:
- "E a Lua continua Brilhando...": Melhor capítulo do livro, e todo o seu enredo, o futuro, passado e presente da humanidade, e do livro, parece estar resumido nele. Excelentes diálogos e discussões, além do clima de tensão e confusão que é criado, criando uma grande ansiedade pelo seu desenrolar.
- "Flutuando no espaço": Capítulo magistral. Uma cômica pesada sobre a cultura reacionária, utilizando do conflito racial como excelente demonstração da resistência das elites em frente a mudanças sociais, crescimento dos menos favorecidos, a perca de poder.
-"Os longos anos": Diria que este capítulo é profético. Ainda não chegamos neste momento, mas pelo menos eu, sinto como algo que é inevitável e que esta certamente por vir. Exercício de conflitos morais futuros e que precisamos ter claro desde já, para que o desenvolvimento técnológico crie-se por bases sólidas. Mas sabemos que isso não ocorre e que logo menos, teremos situações que nos trarão tal questionamento. O que iremos responder? Quem nós somos? Quem são eles?
comentários(0)comente



Devoradora de Livros 06/04/2024

??
Pqp eu não aguentava mais ler esse livro. No início achei q seria bom, afinal foi sugestão do professor de português? mas eu não aguentava mais ler essa bomba

e foi por causa DESSE FUCKING LIVRO, q eu perdi o recorde de 82 dias seguidos marcando leitura ?

ou seja, não leia esse livro, só cai te dar dores de cabeça ?
niel 06/04/2024minha estante
eu tava assim lendo no meio fio


wiridia.ju 06/04/2024minha estante
Kkkkkkkkkkkkk, mds.




Nany 03/04/2024

As Crônicas Marcianas é um livro de ficção científica do renomado Ray Bradbury, publicado em 1950. A obra é composta por uma série de contos interligados que retratam a colonização e a interação dos seres humanos com Marte ao longo de várias décadas. Não se limitando apenas à narrativa de colonização, o autor habilmente tece uma crítica social para o contexto que vivia em sua época. Seu estilo literário único, marcado por uma prosa poética, captura não apenas a beleza das paisagens marcianas, mas também os dilemas existenciais dos personagens. Além disso, embora algumas das tentativas de colonização terminem em fracasso, os motivos por trás disso não são amplamente compreendidos pelas pessoas na Terra. Enquanto isso, os marcianos enfrentam seus próprios dilemas quando seus lares são invadidos pelos colonizadores humanos.

A obra oferece uma visão da evolução humana e explora temas como preconceito, perigo da colonização interplanetária e as consequências das ações humanas tanto no planeta Terra como em Marte. A interconexão dos contos oferece uma visão panorâmica da colonização de Marte ao longo do tempo, permitindo uma compreensão mais profunda dessa invasão a Marte.

Embora não tenha prendido tanto a minha atenção, o enredo é impressionante e fluido, não contendo partes densas, e não há tempo de se apegar aos personagens.
comentários(0)comente



Leonardo.Liori 28/03/2024

Crônicas marcianas é a ficção científica em sua essência. A construção da narrativa já dá o tom: a influência humana na natureza é um processo geracional e não pode ser entendido como vontades individuais de seres que viveram na determinada época. O autor não deixa, porém, as relações humanas de lado. Os vários contos que contam a cronologia da colonização da humanidade em Marte estão povoados de personagens complexos que tem suas próprias ideologias e questões filosóficas. As crônicas marcianas é, sobretudo sobre a dualidade dos seres humanos. Ao mesmo tempo em que nós causamos assassinatos indiscriminados de marcianos, também somos capazes de momentos de reflexão e humildade com eles. A vontade e a engenhosidade humanas podem ser instrumentalizadas tanto para a destruição como para a construção de um planeta inteiro.
comentários(0)comente



Bruno236 04/03/2024

Os homens chegam a Marte
Como toda e qualquer boa obra de ficção científica, Crônicas Marcianas, busca a partir de contos extremamente criativos e fantásticos refletir e questionar os problemas de seu tempo.

Enquanto acompanhamos histórias sobre homens no planeta vermelho, viagens interespaciais, alienígenas com habilidades telepáticas, robôs e máquinas estranhas...

Bradbury nos faz refletir sobre o racismo, a segregação, as questões dos povos originários, a colonização, o imperialismo, o egoísmo humano, o capitalismo e seus males, o desrespeito com a cultura, com a história, com a vida e muito mais....

Em alguns dos contos além da ficção científica, também carrega elementos de horror e suspense.

Muito bem escrito.

Uma grande obra do autor de Fahrenheit 451.

Recomendação obrigatória para leitores de ficção, fantasia, e outros gêneros imaginativos.
comentários(0)comente



Debby 25/02/2024

Que releitura boa! A primeira vez que li essa obra foi em 2015, e agora pude me encantar novamente com essas estórias.
Ray Bradbury tem uma escrita incrível e que me deixa muito pensativa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Márcia 15/01/2024

As crônicas marcianas - Ray Bradbury
As Crônicas Marcianas é um livro de ficção cientifica escrito no início dos anos 50, uma coletânea de contos que vão narrar desde as primeiras expedições a chegarem em Marte até a colonização do planeta vermelho.
Os contos foram dispostos em ordem cronológica, então tem uma espécie de registros de diário do planeta Marte, desde 1999 até 2026.
Tem alguns contos muito interessantes, tais como: Os Homens da Terra .
Os astronautas terráqueos chegam a Marte esperando ser ovacionados , eles querem os aplausos da população mas os marcianos não acreditam que eles vieram do planeta Terra e acabam internando os astronautas em um hospício .
Outro conto é a Terceira Expedição . Os astronautas chegam a Marte e ao invés de eles encontrarem cidades marcianas , eles se deparam com lugares de sua infância e eles começam a encontrar parentes e amigos mortos.
E o outros conto é a Lua Continua Brilhando. Nesse conto, um dos astronautas vai questionar a legitimidade da ocupação de Marte pelo planeta Terra. O que estamos fazendo em Marte e qual será o impacto da presença dos terráqueos na cultura marciana.
Apesar das histórias compor o mesmo universo, elas são diferentes entre si . Outra coisa interessante é que somente 2 contos apresentam as perspectivas dos marcianos. Significa que o povo conquistado quase não tem a oportunidade de apresentar o seu ponto de vista.
O autor cria narrativas bem pessimistas, somos capazes de construir foguetes mas não conseguimos compreender o outro, a diversidade, a divergência.
comentários(0)comente



Sardinhah 14/01/2024

É um livro muito interessante, te envolve rapidamente e por isso o terminei rapidamente também. As histórias são meio sem pé nem cabeça, pois são crônicas e portanto não possuem um começo, meio e fim bem delimitados, mas elas se conectam entre si através de personagens repetidos, ou personagens que são lembrados por outros. Apesar de ficcional o conteúdo do livro retrata a colonização e imperialismo, o quanto a natureza do homem branco médio é perversa e provoca um etnocídios. De todos os personagens apenas dois são empáticos e curiosos com a cultura marciana, o resto os vê como seres atrasados e inexistentes, um tanto mitológicos mesmo tendo consciência de que ainda existem alguns remanescentes no planeta. Além disso, achei o final muito bom e condizente com o que nossa raça humana têm feito com a Terra, como um dos personagens diz no próprio livro o homem consegue destruir tudo o que é belo.
comentários(0)comente



Carina143 31/12/2023

Comecei a leitura por ser absurdamente fã de Fahrenheit 451, e com a consciência de que seria algo diferente mas uma grande expectativa de que seria bom. Me desiludi bastante. Exceto por umas 3 ou 4 crônicas que eu achei realmente muito boas, dignas de adaptação cinematográficas, o restante achei chato, por vezes desconexo e entediante. É interessante ver como uma mente como a de Ray imaginava o futuro, o mundo e toda a coisa marciana, mas sei lá, infelizmente não me pegou como eu esperava que fosse acontecer.
comentários(0)comente



Chelsea.Archer 28/12/2023

Incrivel
Oieeee

Hoje vim falar de mais uma belezura concluída nesse dezembro corrido.



As Crônicas Marcianas de Ray Bradbury (quando fala-se em Ray só lembro do meu querido @nerdvino) foi uma leitura maravilhosa.



Cada história mais incrível que a outra e com um certo toque de tristeza, pois sabemos que, guardadas as devidas proporções, são acontecimentos altamente prováveis. Principalmente quando se trata de seres humanos.



O livro me prendeu totalmente e a fluidez da escrita do Bradbury me deixou totalmente conectada com Marte. Agora já quero fazer parte da colonização Marciana.
comentários(0)comente



alxnny 12/12/2023

Esse livro é a literal objetificação do sentir. cada página traz o mais belo, fantástico e majestoso da literatura. ray bradbury escreve com cuidado e maestria, marinando as palavras dentro de um pensar que é bonito, embora inenarrável. a grandeza da narrativa, a riqueza dos detalhes e todas as referências causam o impacto e o deleite que toda boa leitura deve ter. não se tem como falar das crômicas marcianas sem a quentura do conforto, da familiaridade.

"Porque vi que o que os marcianos tinham era tão bom quanto qualquer coisa que apenas poderíamos esperar ter. Eles pararam no ponto em que deveríamos ter sido detidos, há cem anos. Caminhei por suas cidades, e conheço esse povo e ficaria muito feliz se pudesse chamá-los de meus ancestrais."
comentários(0)comente



Criss 27/11/2023

Um Clássico Incontestável!
Um livro que você imaginava que era uma coisa, e quando você vai ler tem uma grata surpresa em ser algo melhor! Mas que que não era esperado!
comentários(0)comente



Arieli6 23/11/2023

As crônicas marcianas, eu realmente não esperava ler esse livro agora, então peguei ele com zero expectativas.
Ele tem seus altos e baixos como todo livro, algumas das narrativas são boas, e outras passam batidas.
Na minha perspectiva, esse livro nunca foi sobre crônicas marcianas, mas sim sobre crônicas humanas, lidando com questões como a morte, solidão, Deus, começar do zero e até mesmo colonização.
Um dos pontos altos foi quando um dos personagens coloca em dúvida de invadir um planeta, depois de destruir o seu, era o correto.
A escrita não chega a ser ruim, mas é possível se perder em alguns pontos.
Foi uma leitura rápida ( para mim que já sou uma leitora voraz ) mas não foi uma leitura fluída.
Recomendo ? Sim. Porém se você quiser conhecer o autor, comece por " Fahrenheit 451 ".
comentários(0)comente



171 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR