As Crônicas Marcianas

As Crônicas Marcianas Ray Bradbury

Resenhas - As crônicas marcianas

Leonardo.Liori 28/03/2024

Crônicas marcianas é a ficção científica em sua essência. A construção da narrativa já dá o tom: a influência humana na natureza é um processo geracional e não pode ser entendido como vontades individuais de seres que viveram na determinada época. O autor não deixa, porém, as relações humanas de lado. Os vários contos que contam a cronologia da colonização da humanidade em Marte estão povoados de personagens complexos que tem suas próprias ideologias e questões filosóficas. As crônicas marcianas é, sobretudo sobre a dualidade dos seres humanos. Ao mesmo tempo em que nós causamos assassinatos indiscriminados de marcianos, também somos capazes de momentos de reflexão e humildade com eles. A vontade e a engenhosidade humanas podem ser instrumentalizadas tanto para a destruição como para a construção de um planeta inteiro.

Bruno236 04/03/2024

Os homens chegam a Marte
Como toda e qualquer boa obra de ficção científica, Crônicas Marcianas, busca a partir de contos extremamente criativos e fantásticos refletir e questionar os problemas de seu tempo.

Enquanto acompanhamos histórias sobre homens no planeta vermelho, viagens interespaciais, alienígenas com habilidades telepáticas, robôs e máquinas estranhas...

Bradbury nos faz refletir sobre o racismo, a segregação, as questões dos povos originários, a colonização, o imperialismo, o egoísmo humano, o capitalismo e seus males, o desrespeito com a cultura, com a história, com a vida e muito mais....

Em alguns dos contos além da ficção científica, também carrega elementos de horror e suspense.

Muito bem escrito.

Uma grande obra do autor de Fahrenheit 451.

Recomendação obrigatória para leitores de ficção, fantasia, e outros gêneros imaginativos.

Debby 25/02/2024

Que releitura boa! A primeira vez que li essa obra foi em 2015, e agora pude me encantar novamente com essas estórias.
Ray Bradbury tem uma escrita incrível e que me deixa muito pensativa.

Márcia 15/01/2024

As crônicas marcianas - Ray Bradbury
As Crônicas Marcianas é um livro de ficção cientifica escrito no início dos anos 50, uma coletânea de contos que vão narrar desde as primeiras expedições a chegarem em Marte até a colonização do planeta vermelho.
Os contos foram dispostos em ordem cronológica, então tem uma espécie de registros de diário do planeta Marte, desde 1999 até 2026.
Tem alguns contos muito interessantes, tais como: Os Homens da Terra .
Os astronautas terráqueos chegam a Marte esperando ser ovacionados , eles querem os aplausos da população mas os marcianos não acreditam que eles vieram do planeta Terra e acabam internando os astronautas em um hospício .
Outro conto é a Terceira Expedição . Os astronautas chegam a Marte e ao invés de eles encontrarem cidades marcianas , eles se deparam com lugares de sua infância e eles começam a encontrar parentes e amigos mortos.
E o outros conto é a Lua Continua Brilhando. Nesse conto, um dos astronautas vai questionar a legitimidade da ocupação de Marte pelo planeta Terra. O que estamos fazendo em Marte e qual será o impacto da presença dos terráqueos na cultura marciana.
Apesar das histórias compor o mesmo universo, elas são diferentes entre si . Outra coisa interessante é que somente 2 contos apresentam as perspectivas dos marcianos. Significa que o povo conquistado quase não tem a oportunidade de apresentar o seu ponto de vista.
O autor cria narrativas bem pessimistas, somos capazes de construir foguetes mas não conseguimos compreender o outro, a diversidade, a divergência.

Sardinhah 14/01/2024

É um livro muito interessante, te envolve rapidamente e por isso o terminei rapidamente também. As histórias são meio sem pé nem cabeça, pois são crônicas e portanto não possuem um começo, meio e fim bem delimitados, mas elas se conectam entre si através de personagens repetidos, ou personagens que são lembrados por outros. Apesar de ficcional o conteúdo do livro retrata a colonização e imperialismo, o quanto a natureza do homem branco médio é perversa e provoca um etnocídios. De todos os personagens apenas dois são empáticos e curiosos com a cultura marciana, o resto os vê como seres atrasados e inexistentes, um tanto mitológicos mesmo tendo consciência de que ainda existem alguns remanescentes no planeta. Além disso, achei o final muito bom e condizente com o que nossa raça humana têm feito com a Terra, como um dos personagens diz no próprio livro o homem consegue destruir tudo o que é belo.

Carina143 31/12/2023

Comecei a leitura por ser absurdamente fã de Fahrenheit 451, e com a consciência de que seria algo diferente mas uma grande expectativa de que seria bom. Me desiludi bastante. Exceto por umas 3 ou 4 crônicas que eu achei realmente muito boas, dignas de adaptação cinematográficas, o restante achei chato, por vezes desconexo e entediante. É interessante ver como uma mente como a de Ray imaginava o futuro, o mundo e toda a coisa marciana, mas sei lá, infelizmente não me pegou como eu esperava que fosse acontecer.

Chelsea.Archer 28/12/2023

Incrivel
Oieeee

Hoje vim falar de mais uma belezura concluída nesse dezembro corrido.

As Crônicas Marcianas de Ray Bradbury (quando fala-se em Ray só lembro do meu querido @nerdvino) foi uma leitura maravilhosa.

Cada história mais incrível que a outra e com um certo toque de tristeza, pois sabemos que, guardadas as devidas proporções, são acontecimentos altamente prováveis. Principalmente quando se trata de seres humanos.

O livro me prendeu totalmente e a fluidez da escrita do Bradbury me deixou totalmente conectada com Marte. Agora já quero fazer parte da colonização Marciana.

alxnny 12/12/2023

Esse livro é a literal objetificação do sentir. cada página traz o mais belo, fantástico e majestoso da literatura. ray bradbury escreve com cuidado e maestria, marinando as palavras dentro de um pensar que é bonito, embora inenarrável. a grandeza da narrativa, a riqueza dos detalhes e todas as referências causam o impacto e o deleite que toda boa leitura deve ter. não se tem como falar das crômicas marcianas sem a quentura do conforto, da familiaridade.

"Porque vi que o que os marcianos tinham era tão bom quanto qualquer coisa que apenas poderíamos esperar ter. Eles pararam no ponto em que deveríamos ter sido detidos, há cem anos. Caminhei por suas cidades, e conheço esse povo e ficaria muito feliz se pudesse chamá-los de meus ancestrais."

Criss 27/11/2023

Um Clássico Incontestável!
Um livro que você imaginava que era uma coisa, e quando você vai ler tem uma grata surpresa em ser algo melhor! Mas que que não era esperado!

Arieli6 23/11/2023

As crônicas marcianas, eu realmente não esperava ler esse livro agora, então peguei ele com zero expectativas.
Ele tem seus altos e baixos como todo livro, algumas das narrativas são boas, e outras passam batidas.
Na minha perspectiva, esse livro nunca foi sobre crônicas marcianas, mas sim sobre crônicas humanas, lidando com questões como a morte, solidão, Deus, começar do zero e até mesmo colonização.
Um dos pontos altos foi quando um dos personagens coloca em dúvida de invadir um planeta, depois de destruir o seu, era o correto.
A escrita não chega a ser ruim, mas é possível se perder em alguns pontos.
Foi uma leitura rápida ( para mim que já sou uma leitora voraz ) mas não foi uma leitura fluída.
Recomendo ? Sim. Porém se você quiser conhecer o autor, comece por " Fahrenheit 451 ".

Livia1405 10/09/2023

Maravilhoso
Desde o primeiro parágrafo esse livro é perfeito. São crônicas não exatamente ligadas, mas tem algumas pontes. O autor aproveitou para fazer ali críticas sociais, a guerra, religião e muitos outros assuntos. Sensacional!

meumundoliterario 08/09/2023

Este livro me ajudou a sair de uma ressaca literária. Li por indicação de uma pessoa maravilhosa. ?
Adoro fantasia e ficção científica, então ele foi perfeito. Gostei da crítica social, e da escrita poética dele.
Para mim, a melhor crônica é: a manhã verde, e a segunda melhor: flutuando no espaço. Recomendo, é um ótimo livro.