Story

Resenhas - Story

1 | 2 | 3 | 4

LimaJr 18/03/2022

Roteiro também para escritor
Só depois de ler o livro percebi o quão pouco entendia o tema e a importância deste para o aprendizado da escrita de ficção.
Em cada capítulo a temática é analisada em conjunto com vários exemplos tirados de filmes, de modo que a compreensão dos conceitos é facilitada. O autor fala o que funciona melhor, o que não funciona e a razão. A estrutura e o design da estória são apresentados em seus múltiplos elementos.
Essencial para quem deseja escrever ficção.

Germano Dutra Jr 14/12/2021

Muito útil e importante para roteiristas, escritores e estudantes de cinema. Anotei muitos conselhos valiosos que ajudam a melhorar a escrita de estórias.

Kayque.Ferreira 06/12/2021

Primeiro livro que li e estudei, tentei absorver o máximo que pude da primeira página até a última, recomendo para todo mundo que assim como eu, quer se aventurar na escrita.

Jess 16/08/2021

Fonte de inspiração
Estou usando esta e outras leituras para um trabalho da faculdade e, ainda que não seja muito entusiasta pelo cinema Hollywoodiano, acabou se provando uma bela fonte para fazer citações e se inspirar na hora de construir um roteiro coerente e sólido. Gosto da forma como ele primeiro comentar de uma forma geral roteiros bem sucedidos, estilos, gêneros, construção de personagem e traz questionamentos pertinentes que devem ser feitos.

jujamaia 14/08/2021

Story foi indicado para mim por minha professora de roteiro da faculdade, o professor do cursinho e acho que vai ser por qualquer especialista do roteiro que eu perguntar. O livro é ótimo e cobre todas as partes imagináveis do roteiro.
Antes de ler só tinha um conhecimento básico, agora sei que o roteiro é algo bem mais complexo do que muitos imaginam e sei que são muitos detalhes que tem que ser vistos (apesar de que, para aprender totalmente ainda preciso reler várias vezes).
O livro é um pouquinho demorado de ler porque traz muito conteúdo mas, mesmo com a demora, é importantíssimo de ser lido. Robert McKee o maior de todos!

Paty 12/07/2021

Um aulão de roteiro
Esse livro é uma baita aula de roteiro, um guia/manual pra inspirar e ensinar quem está começando nessa arte. Tem exemplos muito bem explicados e dá vários insights legais tanto para escrita de roteiros quanto para histórias em geral.
Tem uma linguagem bem acessível e as partes mais "didáticas" não são pesadas, mas pelo menos pra mim, foi um livro que teve que ir sendo digerido aos poucos, então acabei demorando bastante para terminar de ler.
Ainda assim, recomendo muito pra quem se interessa pelo assunto. Muito bom!

Noerbeck 26/05/2021

Manual de escrita
Para quem é ou deseja começar a escrever, sugiro este livro magnífico. Com ele eu aprendi excelentes técnicas para aplicar em meus textos.

ToniBooks 26/04/2021

As Chaves do Castelo
Da ideia ao Clímax da Estória Central. Da Concepção dos Personagens à Profundidade e à Complexidade do Protagonista. Do Beat ao Ato. Da Ideia Governante ao Incidente Incitante. Esse livro do Robert Makee está mudando a minha vida. Sim, "mudando" pois é mais que uma obra para roteiristas, é um manual de consulta para contadores e leitores de Estórias. Tudo é posto sobre a mesa: ferramentas e instruções. Muito prazer, e mãos a obra.

Edu 08/04/2021

O estudo do Cinema tem um clímax e é esse livro.
Feito para quem ama cinema: cinéfilos, para quem quer começar a escrever roteiros ou para quem quer entender como o texto por trás da tela de cinema funciona.

Não é um livro técnico e chato com termos em inglês e referências tão específicas que você vai precisar ficar pesquisando no Google. Pelo contrário, é didático, simples, autossuficiente, engraçado, crítico, ácido e de fácil assimilação.

É possível ler e já ir aplicando o conhecimento enquanto você asssite aos filmes. O processo de sair da escuridão em relação a vários aspectos do cinema é realmente libertador. Recomendo.

Debora.Marinho 12/03/2021

Livro tecnico
É difícil dar nota e avaliar um livro tecnico, pra mim.
É meu segundo livro sobre escrita e meu primeiro sobre roteiro. O que torna ainda mais difícil avaliar.
Claro que todos que falam sobre roteiro citam McKee, amem ou odeiem manuais.
Pessoalmente penso que manuais estão aí para ajudar, é como ele mesmo diz. Nós, como escritores, aprendemos a técnica em toda sua extensão para escrever um texto no qual a técnica não apareça.
O que posso dizer do livro pra quem quer começar a estudar roteiro é que ele é didático não apenas na forma de explicar, mas nas fontes que usa no texto. Ele se usa de letras em caixa alta, em itálico e em negrito para destacar o que é mais importante.
Não é difícil, mas é cansativo, assim como qualquer livro técnico.

J^! 12/03/2021

Sensacional
Esse livro explora muito mais do que a escrita de roteiros. Ao pesquisar a construção de personagens e histórias e como conceber um roteiro, o professor nos apresenta conceitos de elaboração e reflexão acerca de psicologia e sociedade.

Ianne 22/01/2021

As expectativas para esse livro eram grandes, assim depois de ouvir tantos roteiristas o indicando a expectativa se tornou alta. Mas, apesar do Mckee impor regras que já reconheço não serem essenciais, vide o argumento de 90 páginas, ou dizer que narrativa clássica só existe no cinema americano, reconheço as grandes maravilhas e dicas essenciais que ele traz. Com certeza me tornei uma melhor roteirista após suas dicas e imposições. Vlw mckee tmj.

miguelogin 21/12/2020

Mckee apresenta o essencial da narrativa cinematográfica
Demorei tanto pra ler esse livro que grande parte do seu conteúdo acabei aprendendo por osmose em outros meios. Mas sem delongas, creio que ele passe pelo básico e necessário do "storytelling", repleto de exemplos bem descritivos de construção de narrativas em filmes, se tornando bem convidativo para qualquer pessoa interessada no assunto. O livro é bem focado na narrativa cinematográfica, levando em conta inclusive técnicas de direção, fotografia, cenografia e montagem afim de melhor redigir sua narrativa através do roteiro cinematográfico. Mckee também perpassa o fundamental da construção psicológica de uma história - mesmo sem citar conceitos da psicologia - formulando questionamentos ao leitor afim de despertar o estado crítico da espectatorialidade.

Leticia.Fantagussi 09/12/2020

Essencial
Uma leitura essencial para quem gostaria de escrever suas próprias histórias um dia, mas também uma excelente leitura para quem só tem curiosidade pela estrutura dos roteiros.... ou a dos seres humanos!

1 | 2 | 3 | 4