Story

Robert Mckee

Resenhas - Story

1 | 2 | 3 | 4

Kayque.Ferreira 06/12/2021

Primeiro livro que li e estudei, tentei absorver o máximo que pude da primeira página até a última, recomendo para todo mundo que assim como eu, quer se aventurar na escrita.

Debora.Marinho 12/03/2021

Livro tecnico
É difícil dar nota e avaliar um livro tecnico, pra mim.
É meu segundo livro sobre escrita e meu primeiro sobre roteiro. O que torna ainda mais difícil avaliar.
Claro que todos que falam sobre roteiro citam McKee, amem ou odeiem manuais.
Pessoalmente penso que manuais estão aí para ajudar, é como ele mesmo diz. Nós, como escritores, aprendemos a técnica em toda sua extensão para escrever um texto no qual a técnica não apareça.
O que posso dizer do livro pra quem quer começar a estudar roteiro é que ele é didático não apenas na forma de explicar, mas nas fontes que usa no texto. Ele se usa de letras em caixa alta, em itálico e em negrito para destacar o que é mais importante.
Não é difícil, mas é cansativo, assim como qualquer livro técnico.

luismateusro 07/11/2023

A melhor coisa que eu li sobre roteiro. Esse livro é fabuloso. Se um dia me pergutarem sobre roteiro e criação de histórias, não direi nada, apenas mostrarei esse livro kkkk.

miguelogin 21/12/2020

Mckee apresenta o essencial da narrativa cinematográfica
Demorei tanto pra ler esse livro que grande parte do seu conteúdo acabei aprendendo por osmose em outros meios. Mas sem delongas, creio que ele passe pelo básico e necessário do "storytelling", repleto de exemplos bem descritivos de construção de narrativas em filmes, se tornando bem convidativo para qualquer pessoa interessada no assunto. O livro é bem focado na narrativa cinematográfica, levando em conta inclusive técnicas de direção, fotografia, cenografia e montagem afim de melhor redigir sua narrativa através do roteiro cinematográfico. Mckee também perpassa o fundamental da construção psicológica de uma história - mesmo sem citar conceitos da psicologia - formulando questionamentos ao leitor afim de despertar o estado crítico da espectatorialidade.

Skywalking 19/05/2022

Grande porém completo
Gostei como esse livro aborda vários assuntos da escrita crativa e não só uma estrutura padrão de narrativa para filmes como outros que li

Thiago Gadelha 28/11/2022

REFERÊNCIA
Livro muito bom que serve como referência pra criação de estórias. Para quem nao sabe nada sobre o assunto, a linguagem desse livro e a didática é excelente para iniciantes e instrutivo para veteranos.

Dimas Lins 13/07/2020

Não é à toa que é considerado a Bíblia dos roteiristas. O livro é um guia para que o leitor possa criar um grande roteiro. Vale muito!

Kaliane 16/07/2022

Escrita criativa
O livro é sensacional. Para aqueles que desejam aprender princípios de narrativa, tanto para cinema quanto para livros, é um ótimo guia.

O autor apresenta de forma simples e dinâmica diversas estruturas e o seu conceito base, mas não é uma receita pronta, ele dá margem para o leitor ir além disso.

Serve para escritores iniciantes, avançados e para quem só tem curiosidade na área.

Marquei tanto esse livro com post-it, estudo sempre ele para minhas histórias. É muito completo.

Arthur 10/08/2022

Perfeito
acho que todo escritor, roteirista ou qualquer um que goste de literatura deveria ler, considero como uma Bíblia da Narrativa

Matheus.Izepon 31/08/2023

Ótima leitura para quem busca entender sobre roteiros
Story, na minha opinião, é um livro super didático que expande o conhecimento sobre cinema, especialmente sobre roteiros e estórias. Robert McKee nos apresenta etapas e passos importantes para uma estória bem contada, dando exemplos positivos e negativos de roteiros que fizeram um certo ?barulho? de forma positiva e negativa.
Fica aqui uma ótima indicação a você que busca entender como funciona a escrita de um roteiro e como deve ser estruturado.

J^! 12/03/2021

Sensacional
Esse livro explora muito mais do que a escrita de roteiros. Ao pesquisar a construção de personagens e histórias e como conceber um roteiro, o professor nos apresenta conceitos de elaboração e reflexão acerca de psicologia e sociedade.

José Igor 26/03/2020

Um apanhado geral; um convite aos Roteiristas
É sempre bom aprender. Os exemplos deste livro são bons. Alguns simples, outros nem tanto. E mesmo não considerando todas as palavras como verdades absolutas, me instigou mais ainda em estudar roteiros. É um bom "apanhadão" no final das contas.

Gabriel.Lopes 20/05/2019

Fluído
Mesmo sendo um livro teórico, é extremamente fluído, didático e bem escrito, principalmente a filmografia e os exemplos que ele usa, só aumentou minha lista de filmes.

Luigi 18/02/2024

Aprendendo um pouco mais
Nas primeiras páginas tive a sensação de que seria uma leitura um pouco engessada no tempo, e também muito focada em cinema e roteiros, algo que, para mim, não é o objetivo no estudo literário.
Entretanto, tive alguns pensamentos vindos de exercícios que ele propôs e, assim, consegui aproveitar bastante a leitura.
Talvez até tenha sido algo que destravou o pensamento de uma história em que estava trabalhando.
Devo recomendar, mas para um leitor que o leia com calma, acho que levei alguns bons meses para terminar essa leitura com um bom aproveitamento.

Valdez 08/04/2016

Obrigatorio para roteiristas
Outro livro quase que obrigatório pra que trabalha no audiovisual. Um livro que ensina como escrever roteiros, porém do lado mais conceitual da coisa, sem apegar tanto à técnica...recomendo

1 | 2 | 3 | 4