Story

Resenhas - Story

1 | 2 | 3 | 4

Luigi 18/02/2024

Aprendendo um pouco mais
Nas primeiras páginas tive a sensação de que seria uma leitura um pouco engessada no tempo, e também muito focada em cinema e roteiros, algo que, para mim, não é o objetivo no estudo literário.
Entretanto, tive alguns pensamentos vindos de exercícios que ele propôs e, assim, consegui aproveitar bastante a leitura.
Talvez até tenha sido algo que destravou o pensamento de uma história em que estava trabalhando.
Devo recomendar, mas para um leitor que o leia com calma, acho que levei alguns bons meses para terminar essa leitura com um bom aproveitamento.

luismateusro 07/11/2023

A melhor coisa que eu li sobre roteiro. Esse livro é fabuloso. Se um dia me pergutarem sobre roteiro e criação de histórias, não direi nada, apenas mostrarei esse livro kkkk.

Matheus.Izepon 31/08/2023

Ótima leitura para quem busca entender sobre roteiros
Story, na minha opinião, é um livro super didático que expande o conhecimento sobre cinema, especialmente sobre roteiros e estórias. Robert McKee nos apresenta etapas e passos importantes para uma estória bem contada, dando exemplos positivos e negativos de roteiros que fizeram um certo ?barulho? de forma positiva e negativa.
Fica aqui uma ótima indicação a você que busca entender como funciona a escrita de um roteiro e como deve ser estruturado.

Ste 27/06/2023

Ótimo livro de introdução
Gostei de conhecer mais sobre o processo de criação de um roteiro. Me deu vontade de ver todos os filmes da lista!

rafaelgoncalves 18/05/2023

Confesso que quase desanimei no início da leitura pensando ser mais um livro de autor guru norte-americano cuspindo obviedades e sugestões de fórmulas mas o livro me surpreendeu positivamente, principalmente em seus últimos capítulos.

Apesar do livro dialogar diretamente com roteiristas de cinema e TV, ele também funciona bastante para curiosos (como eu). O autor propõe métodos e exercícios criativos para profissionais mas também expõem análises e comparações muito precisas para qualquer pessoa que tenha interesse em estórias.

A construção e design de estórias é o ponto central e isso faz com que o livro seja muito atrativo. Além disso é possível pegar a indicação de vários bons filmes.

Com certeza a leitura deste livro já mudou a forma como eu enxergo e analiso os filmes. Leitura muito enriquecedora.

Diego 16/04/2023

A aula perfeita sobre roteiros de cinema
Senhores, que aula! ???

Se você gosta muito de cinema, leia este livro.

McKee mostra toda a estrutura do roteiro, da história, ritmo, métodos de composição, construção de personagens, viradas, cenas/sequências/atos... TUDO.

É para cinéfilo nenhum botar defeito.

Luiz 22/03/2023

Story informativo, mas prolixo.
Robert McKee é um daqueles famosos gurus de Hollywood: "faça isso, não faça aquilo". E como tal é também dotado de uma onisciência extraordinária sobre o que o público quer e sobre o que ele não quer. Tudo bem, algumas partes a gente ignora.

O livro de fato é informativo, ele dá uma liberdade estrutural maior para o escritor do que o modelo proposto por Syd Field em "O Manual do Roteiro". Contudo, tal modelo não é tão bem exemplificado, creio que se houvesse algumas imagens mostrando onde cada um dos cincos pontos - Incidente Incitante, Complicações Progressivas, Crise, Clímax e Resolução - demonstrando em como é adotado em um filme, proporcionaria maior compreensão. Ademais, as digressões feitas durantes determinadas partes deixa o leitor cada vez mais entediado a ponto de largar (talvez eu mesmo tenha um pouco da onisciência do McKee em mim).

Uma das coisas que gostei foi que quando ele realmente quer explicar, e exemplificar, consegue fazer de maneira formidável. As definições de arquitrama, minitrama e antitrama e assim como a de beats, cenas, sequências e atos, além dos clímax e pontos de virada, ajudam o leitor a ter maior entendimento de como funciona do micro ao macro, ao entender isso, fornece o conhecimento necessário a moldar a est´ória com maior confiança. Outros pontos que são parabenizáveis são as explicações sobre passo, ritmos e batida e também a da brecha.

O autor é bastante prolixo e digride bastante, mas também fornece algumas reflexões sobre o ofício da escrita. Explica os elementos fundamentais que compõem um roteiro, como manipulá-los e como é o ofício de um escritor.

Fernanda Fernandes 31/01/2023

Por que só falam do lado bom?
STORY

Ótimo livro para roteiristas, bom livro para escritores.

Minha última leitura foi STORY, um livro que fala sobre a arte de criar estórias envolventes e te ensina, passo a passo, como fazer a sua. Pode ser um pouco confuso no começo por causa dos nomes técnicos, mas não é nada impossível.

Eu comecei a leitura achando que daria 5 estrelas, mas terminei dando 4 por dois motivos: o escritor pode ser um ótimo roteirista, mas peca na escrita literária. Isso é irritante, porque, como escritora, em vários parágrafos e parece estabelecer uma relação desigual em termos de dificuldade, entre as áreas. Por exemplo, dá a entender que o autor considera a escrita de roteiros muito mais difícil do que obras literárias. Entretanto, TODAS as artes tem sua dificuldade, não é porque o romancista "pode sair escrevendo 400 páginas" (e o roteirista 120), não significa que essas 400 páginas não foram pensansadas com cautela, amor e técnica. Ele é prolixo muitas vezes e em alguns momentos você se pega lendo algo que já leu há 20 ou 30 páginas antes. Ao menos o conteúdo é bem explicado. Outra crítica é a insistência do autor de usar relações sexuais como exemplo. Ele usa diversos exemplos variados e não se prende à isso, mas TODOS os capítulos têm pelo menos UM exemplo com essa temática e chega a ser irritante.

Creio que em várias dessas passagens, outras situações poderiam ter sido melhor utilizadas como exemplo.

Apesar disso, o conteúdo técnico é bom e enriquecedor.

Thiago Gadelha 28/11/2022

REFERÊNCIA
Livro muito bom que serve como referência pra criação de estórias. Para quem nao sabe nada sobre o assunto, a linguagem desse livro e a didática é excelente para iniciantes e instrutivo para veteranos.

Ticy 22/09/2022

Story
Esse é um livro extremamente necessário para qualquer pessoa que sonhe em escrever roteiros ou que, embora já os escreva, sente que algo essencial está faltando em suas histórias.

Eu estava com um pouco de medo de ser uma leitura chata e cansativa, mas Robert McKee usa diversos exemplos ao longo de seu livro que nos ajudam a compreender o que ele diz e que mantêm a nossa atenção.

Embora o foco do livro seja a escrita de roteiros, Story é um livro que pode interessar mesmo aqueles que sonham escrever contos ou romances, ensinando-nos a construir uma boa história sem seguir uma "receita".

Não apenas isso, mas o autor cita diversos filmes e os usa para explicar seus muitos acertos e erros. De certa forma, o livro serviu como uma "lista de recomendações", despertando meu interesse por vários filmes que eu não conhecia.

De qualquer forma, é uma boa leitura. Obviamente não uma que fazemos por prazer, mas que consegue nos interessar conforme nos ensina a arte da escrita.

ZeusTruqueiro 01/09/2022

Para entusiastas e estudantes
Robert McKee apresenta no livro fundamentos da escrita de roteiro, como melhorar seu talento com método e pragmatismo.
Para entusiastas é como ver a cortina da Matrix se abrir. Começa-se a ver filmes e séries com outros olhos, menos como entretenimento e mais como arte. Obras pobres se tornarão mais nítidas a você e passará a ver que, assistir uma obra é via de mão dupla, você dá seu tempo e espera uma recompensa a altura. Quando está não vêm, sabe que nem deve continuar a insistir em algo vazio e que estão tentando te enganar com meia dúzia de informações perdidas na tela. Posso dizer, como entusiasta (não estudante e nem cinéfilo), que aprendi a valorizar os clássicos e voas produções, consigo assistir melhor filmes e séries e a valorizar o trabalho de produção de um filme (principalmente a parte de roteiro).

Arthur 10/08/2022

Perfeito
acho que todo escritor, roteirista ou qualquer um que goste de literatura deveria ler, considero como uma Bíblia da Narrativa

Kaliane 16/07/2022

Escrita criativa
O livro é sensacional. Para aqueles que desejam aprender princípios de narrativa, tanto para cinema quanto para livros, é um ótimo guia.

O autor apresenta de forma simples e dinâmica diversas estruturas e o seu conceito base, mas não é uma receita pronta, ele dá margem para o leitor ir além disso.

Serve para escritores iniciantes, avançados e para quem só tem curiosidade na área.

Marquei tanto esse livro com post-it, estudo sempre ele para minhas histórias. É muito completo.

Skywalking 19/05/2022

Grande porém completo
Gostei como esse livro aborda vários assuntos da escrita crativa e não só uma estrutura padrão de narrativa para filmes como outros que li

Bia 29/04/2022

Eu demorei, mas tal qual a tartaruga na corrida com a lebre, tardei mais não falhei, senhoras e senhores!
E que livro, que aula e que professor é o Mckee, nossa!
Sendo sucinta, pra quem quer aprender a estruturar uma história - mesmo fora da escrita de roteiro pra cinema - esse livro é uma beleza. Vai ajudar a esclarecer a construção de uma narrativa e os elementos necessários para te ajudar a construir.
Não vou prolongar a resenha porque tô com sono e quero dormir, mas, sério, leia se tiver a chance. E não leia rápido. Lê devagarinho, sem pressa e prestanto bem atenção, analizando e fazendo comparativos mentais pra absorver melhor.

1 | 2 | 3 | 4