A Garota Que Você Deixou Para Trás

A Garota Que Você Deixou Para Trás Jojo Moyes

Resenhas - A Garota Que Você Deixou Para Trás

Thaís 15/07/2021

"Fiquei ali olhando para a garota e, por alguns segundos, me lembrei de como era ser ela[...] Ela me fazia lembrar de que o mundo era capaz de beleza e que já havia existido coisas ? arte, alegria, amor ? que enchiam o meu mundo, em vez de medo, sopa de urtiga e toque de recolher."

O formato da narrativa se passa em duas partes, contando a história de Sophie e posterior a de Liv.
Minha relação com esse livro foi de amor e ódio porque ao mesmo tempo que é bom, ele é muito parado.
Sinceramente, foi muito difícil me conectar com algum personagem apesar de achar suas histórias interessantes.
A autora sabe escrever muito bem, mas definitivamente a escrita dela não é meu estilo.
rebecca 26/07/2021minha estante
concordo com você, foi por isso que abandonei a leitura

Thaís 27/07/2021minha estante
Tem uma ideia legal, é uma pena que a narrativa tenha ficado tão parada.

Kellen.Ayuki 21/03/2022

A garota que você deixou para trás
No começo a leitura não me prendeu muito, mas logo a história de Sophie conseguiu me conquistar. É um livro enriquecedor para aprender mais sobre a ocupação durante a guerra e os efeitos disso. Quando se trata da personagem Liv, não consegui me prender muito.

Isadora 09/06/2020

Eu achei que esse livro da Jojo seria o típico livro de romance, mas não, ele me impressionou muito.
Sempre gostei de histórias que fossem atreladas à guerras, e com essa não foi diferente. Sophie Lefèvre é uma francesa que se vê obrigada a se separar do marido que foi lutar no front durante a primeira guerra mundial. Um quadro pintado por ele era apenas um lembrete de sua partida e ao admira-lo ela tomava forças pra acreditar na promessa do retorno.
Com a decisão de se juntar a sua irmã na pacata cidade onde ela morava, elas se veem na posição de abrigar militares alemães no hotel de sua família já muito saqueado, a única coisa de valor que restava era seu amado quadro.
Para salvar a vida de quem ama Sophie precisa tomar uma decisão que pode mudar o rumo dos acontecimentos.
Em 2006 o quadro já não pertence à família de Lefèvre. Está em Londres, na casa da viúva Olivia Halston. Como presente de casamento do seu falecido marido, o quadro é sua maior paixão na imensa casa vazia, o que ela não sabe é que o seu grande tesouro pode ter um histórico de pose duvidoso, além de valer milhões.
Na busca de conhecer a história da mulher retratada e de permanecer como dona legítima do quadro, Liv também se vê tendo que tomar decisões que podem custar muito mais que só o quadro.
Entre o passado e o futuro, duas mulheres deixadas para trás em tempos diferentes, o livro nos traz suas forças pra ir contra o luto e contra todos pra conseguir o que elas acreditam como certo.
Li e fiquei com um gostinho de quero mais, Jojo tem me surpreendido com histórias muito diferentes, inclusive, de um livro pro outro, com certeza os próximos livros dela estarão na minha lista.

@uma_almaliteraria

Helena 04/07/2021

Adorei o livro!
Amei a história, o contexto, a ficção envolta na realidade dos fatos ocorridos durante a Primeira Guerra.
Ela traz a história para o presente. Mostra o sofrimento e a verdade.
Envolve o leitor do início ao fim, eu não consegui largar o livro.
Vale muito a pena a leitura.
Não é apenas um romance, é um aprendizado para a vida.
Lute pelo que você acredita, saiba sobre a história para entender o futuro.
Stephany.Franco 04/07/2021minha estante
Tentei duas vezes e não fluiu, preciso dar outra chance a essa obra. Amei a resenha ??

Helena 04/07/2021minha estante
Obrigada ?? Dê outra chance, esse livro merece. ??

Amanda3913 08/09/2020

Maravilhoso
Sophie e Liv são duas mulheres de épocas muito diferentes, unidas por algo em comum: um quadro.
Como todos os livros que já li da Jojo, esse é carregado de muita emoção. Uma das melhores leituras da minha vida.

judeaquino - @juentreestantes 30/03/2020

Surpreendente e delicioso
Comecei achando que não seria nada demais, só mais um clichê bobo. Me surpreendi MUITO!!!! Maravilhoso!

Em breve falarei sobre ele no insta @juentreestantes

Juju 22/06/2021

Histórias da guerra...
Em "A garota que você deixou para trás" acompanhamos as histórias de duas mulheres que viveram em períodos diferentes e que estão ligadas por um quadro.

A primeira história se passa no período da Primeira Guerra Mundial e nos conta alguns acontecimentos da vida de Sophie, uma jovem francesa casada que está à espera de notícias do marido e do retorno dele da guerra, enquanto isso é obrigada a servir refeições aos soldados alemães no restaurante da família e se aproxima do comandante do batalhão.

Em seguida conhecemos Liv que mora em Londres e que não consegue lidar com a morte do marido e terá que enfrentar uma disputa judicial por causa de um quadro que é uma lembrança dele e uma família francesa revindica como propriedade particular que foi roubada na época da primeira grande guerra.

Sinceramente, não consegui me conectar com as personagens, apesar de achar muito interessante o contexto histórico dos anos da guerra e por apresentar dilemas que Sophie enfrentou e que, com certeza, representam as dificuldades de muitas mulheres da época.

A Jojo fez um excelente trabalho de pesquisa e sua escrita é simples, fluida e envolvente, entretanto por não me identificar com as protagonistas não consegui apreciar tanto o livro.

Ninha 28/03/2021

Frio, fome e sofrimento
Mostra um cenário de guerra, carregado de forma a ser suavizado, para não transparecer dor, fraqueza.

@leiturinhasdanah 12/09/2021

Aquela garota olhava e falava cmg apenas com o olhar.
Uma história incrível, com muitos altos e baixos, comovente e de uma leitura gostosa.
Amei como alternou entre a época da guerra e o tempo atual. Me apaixonei por Sophie e compreendi suas escolhas ao mesmo tempo em que não sabia se faria o msm, talvez sim, Liv, forte, linda, batalhando dia a dia deu um toque a mais e foi incrível incrível conexão dessas duas mulheres de tempos totalmente diferentes.

Gihwest 04/05/2020

Uau
Incrível, inspirador, me faz querer saber mais desse mundo de antiguidades, de quadros, de histórias da primeira guerra, sou infinitamente fascinada por livros assim, mesmo que esse tendo um final feliz, sei que isso não é tão constante em livros desse gênero.

Mile 27/06/2021

A primeira parte me deixou aflita ( de forma positiva) e a troca me deixou em choque.
O começo da 2° parte foi meio arrastado, mas depois de certo ponto me prendeu até p fim.
Ótima leitura.

Juliana 06/09/2021

Às vezes a vida é uma série de obstáculos, uma questão de colocar um pé na frente do outro. Às vezes, de repente ela se dá conta, é simplesmente uma questão de fé cega." - 343

Laila 05/06/2020

História envolvente, historicamente interessante e madura. Foi uma surpresa agradável ler esse livro ?