A Garota Que Você Deixou Para Trás

A Garota Que Você Deixou Para Trás
4.36949 5084

Resenhas - A Garota Que Você Deixou Para Trás

Bruuh 22/09/2016

"A garota que você deixou para trás une o passado e o contemporâneo em busca da verdade"

Publicado pela Intrínseca, A garota que você deixou para trás aborda a história de duas mulheres que lutam por aquilo que amam.

Na primeira parte do livro, estamos em 1916 e conhecemos Sophie Lefèvre que, juntamente de sua irmã Hélène, seu irmão Aurélien e seus sobrinhos, sofrem com as consequências da Primeira Guerra Mundial. Os maridos das irmãs partiram para a guerra e, desse modo, elas tem que tomar conta da família e do hotel em que moram, o Le Coq Rouge. Mas acontece que, pouco tempo após a partida de seus amados, a pequena vila francesa de St. Péronne é invadida por alemães.

Eles racionam e confiscam tudo, colocam toque de recolher e matando por qualquer questão. Em pouco, a fome e o medo constante permeiam a pequena vila. Sophie reza para que seu marido volte e que a guerra acabe, mas a cada dia que passa, a cada dor no estômago e a cada olhar ansioso das crianças por algo comestível, a nossa protagonista começa a se questionar sobre justiça, e suas esperanças começam a ruir. Sua única maneira de lembrar como era sua vida antes da guerra, é seu autorretrato, pintado por seu marido, Édouard Lefèvre.

"Fiquei olhando para a garota e, por alguns segundos, me lembrei de como era ser ela, sem sentir fome nem medo, interessada apenas nos momentos em que eu poderia ficar a sós com Édouard. Ela me fazia lembrar de que o mundo era capaz de beleza e que já havia existido coisas - arte, alegria, amor - que enchiam o meu mundo, em vez de medo, sopa de urtiga e toque de recolher."

O Kommandant Friedrich Hencken, encarregado da cidade, se impressiona com a audácia de Sophie e fica encantado com o quadro que o marido dela pintou. Consequentemente, ele parece estar encantado pela própria e, manda que ela e a irmã façam a comida dos soldados alemães. Sem outra opção, elas começam a receber mantimentos contados e a preparar as refeições para o inimigo.

Com o passar do tempo, Sophie pensa que conseguiu alguém que possa ajudá-la, e pede ao Kommandant que a mande para onde seu marido está, já que Édouard fora preso.

Claro que ele pede algo em troca e, ao contar a sua irmã Hélène, esta fica louca e ressentida com o que Sophie está prestes a fazer.

"Uma vez feito, não pode ser desfeito."

Um tempo depois, Sophie é presa e levada pelos alemães, mas será que conseguirá ir de encontro ao seu marido?

Então, temos a segunda parte, estamos em 2006, onde Olivia Halston perdera seu marido, David, abruptamente. Ela vive um dia de cada vez, tentando seguir em frente.

Liv acaba conhecendo Paul McCafferty e acha que sua vida finalmente está prestes a mudar. Só que não.

Paul trabalha em uma firma que tem como objetivo devolver obras de arte que foram roubadas pelos nazistas, e adivinha quem tem esse quadro?

Isso mesmo! Liv ganhou a obra nomeada A garota que você deixou para trás de seu falecido marido, o quadro de Sophie é a única coisa que restou para ela, uma lembrança de como era sua vida antes da perda, mas como provar que o quadro não fora roubado?

Em busca de provas que mostram que o quadro é seu legitimamente, Liv poderá descobrir muito mais do que imaginava.

E, afinal, o que acontecera com Sophie?

A garota que você deixou para trás é um livro com uma narrativa variada, dividida em duas partes, e não linear. Sua primeira parte é escrita em primeira pessoa, e a segunda é escrita em terceira. Particularmente gosto quando um livro é narrado de uma única maneira, mas Jojo é a rainha da escrita e faz com que o leitor nem sinta o passar das páginas. O personagens são ricamente construídos, com suas dúvidas, acertos e falhas. Além da ambientação da guerra, onde o leitor reflete sobre os absurdos que aconteciam á época.

Um livro que ultrapassa o romântico e o drama, frisando que, em qualquer situação, devemos lutar por aquilo que acreditamos, a qualquer custo.

Recomendo essa leitura.

Fiquem ligados no Cabana do Leitor para mais novidades!

site: cabanadoleitor.com.br/
Joyce Oliveira 22/09/2016minha estante
Fiquei de ressaca depois desse livro :3

Bruuh 22/09/2016minha estante
kkkk Acredita que não fiquei? Sei lá, rs. Nem cheguei a chorar nesse livro #coraçãodepedra rs

Joyce Oliveira 22/09/2016minha estante
ASHUASHUASHUAS

Vanessa.MorenAh 11/09/2016

Perfeito
Esse livro é incrível
Eu me apaixonei logo no começo da leitura, e quando de repente o livro nos joga em tempos atuais a história continua envolvente e linda . Eu amei e recomendo
Ana Beatriz 20/09/2016minha estante
undefined

Thaís *-* 05/09/2016

A garota que você deixou para trás
Maravilhoso! O suspense deixa um ar de "quero mais" , uma expectativa de que a cada página a história irá surpreender.

Marta Lourene 04/09/2016

S2
A esperança é a ultima que morre kkkk, aquele livro que precisa ler até o finalzinho pra entender e descobrir tudo. Cada hora eu fazia um final diferente na minha mente.

Sabrina 03/09/2016

Demorei para ler devido ao começo ser meio devagar, mas conforme ia me aprofundando mais na história me encantei, pela coragem e resistência das protagonistas e pela maneira que a história te prende de descobrir o final.

Luiza 02/09/2016

Amo
Nunca superarei

Gabi.Rached 02/09/2016

Arte amor e guerra
Fabuloso.
Não espere mais resenhas, LEIA
Maah.Juli 15/10/2016minha estante
Comecei a ler hoje, e já estou amando a história (estória).

Gabi.Rached 20/10/2016minha estante
É demais! Esses novos da Jojo ainda não li...mas esse é meu preferido ??

Maah.Juli 08/11/2016minha estante

carulessa 31/08/2016

Faz pensar
No começo é meio devagar, mas depois desenvolve. Gostei muito do final!

Nádia 31/08/2016

inesquecível
Uma história envolvente... o tipo de livro que vc não quer que termine.

Simone.Nunes 30/08/2016

Maravilhoso
Nos leva além da história!!! Estou encantada!

Dayse 30/08/2016

A gartota que você deixou para trás conta a história de duas mulheres que vêem seus destinos ligados a um quadro. A primeira delas é Sophie Lefèvre que vive no período da guerra em uma cidadezinha ocupada por alemãs. O quadro, um retrato seu, foi uma pintura feita por seu marido, Édouard Lefèvre, que é obrigado a lutar no front. O quadro é, além de suas doces memórias, a única coisa que a mantém ligada ao marido.
A segunda é Liv Halston que vive em Londres nos anos 2000. Liv mora sozinha, seu marido faleceu, mas dias antes de morrer lhe deu de presente um quadro intitulado "A garota que você deixou para trás". Ela se apega ao quadro com muito sentimentalismo, sem saber da história dele, apenas pelo fato de ter sido um presente de seu marido.
Liv começa a retomar sua vida após a morte de seu marido, mas é obrigada a se aprofundar na história do quadro após saber o verdadeiro valor dele.
Uma história emocionante e empolgante.

Duas mulheres que viveram em épocas diferentes estão ligadas por um quadro.

Maah.Juli 15/10/2016minha estante
Você já leu também "A Última Carta de Amor" da Jojo? É que me lembrou um pouco pelo de contar uma história(estória) em duas épocas diferentes. Jojo arrazaaaaaaa, esse livro "A Garota Que Você Deixou Para Trás" é o quinto dela leio e a cada livro só me surpreendo ainda mais.

Paula.Silva 29/08/2016

Quero mais
História envolvente dividida em dois panos de fundo. O primeiro abrange uma parte da Primeira Guerra Mundial, onde Sofhe Lefrève luta junto a família para sobreviver à guerra ajudando aos moradores da sua pequena cidade como pode, sempre na esperança de que tudo volte ao normal e ela possa rever o marido Edouard. Vendo-se obrigada a servir os inimigos e ao mesmo tempo sendo subjugada pelos que ela tanto faz para ajudar, é levada a tomar uma decisão que não teve muito a ver com escolha, mas com emoção e esperança, mas que pode acabar com qualquer chance de sobreviver a este momento doloroso e opressor. No segundo momento vemos Liv, uma viúva que tenta se manter de pé financeira e emocionalmente envolvida em uma disputa judicial que poderá levá-la a falência e o total abandono dos que a cerca, para manter um quadro que ela não conhece sua verdadeira história, mas sente uma ligação e empatia pela protagonista.
Num misto de drama e romance a autora entremeia as duas histórias de forma inteligente e envolvente e como sua marca registrada nos deixa com um gosto de querer saber mais do desenrolar da história quando o poto final é dado a obra.

Adriani 28/08/2016

Uma linda estória
Esse livro conta a estoria de duas mulheres em épocas diferentes. Uma tem sja vida totalmente mudade pela estoria de vida impactante que a outra viveu. Lindo, envolvente e impactante.

Samantha.Conti 27/08/2016

Não decepciona
Mais um livro sensacional da Jojo. A personagem principal é um pouco teimosa rs mas a história é emocionante.