Conecte-se ao Que Importa

Conecte-se ao Que Importa Pedro Burgos

Resenhas - Conecte-se ao Que Importa

Bruno 05/05/2021

"precisamos fazer isso mais vezes"
O título desse livro me chamou a atenção, pois depois da pandemia notei que meu vício com aparelhos eletrônicos havia aumentado. Ao contrário do que o título sugere não se trata de um guia prático de como manter um relacionamento saudável com a tecnologia, mas sim de um livro com reflexões profundas sobre como a tecnologia pode ter efeitos nefastos na nossa vida e nas relações que temos com outras pessoas.

Infelizmente um dos aspectos negativo do livro é que ele se encontra datado e muitas das coisas ditas nele precisam ser revistas para que ele possa continuar relevante hoje, contudo o livro trás indagações bem interessantes que ajudam a repensar a nossa relação com a tecnologia. Recomendo a leitura!

Maria 11/05/2020

Conecte-se ao que importa [Resenha Literária]
A recomendação de hoje está longe de ser somente uma resenha de um livro lido, pois trata-se de uma proposta apresentada por Pedro Burgos sobre consequências de uma jornada em busca de superação de hábitos ruins. Livro intitulado como ''Conecte-se ao que Importa-um manual para a vida digital saudável'' foi escrito pelo autor brasileiro, Pedro Burgos, publicado em 2014 pela Editora Leya.

Diante do cenário atual que nos encontramos, percebemos a suma quantidade de pessoas empenhando-se a cada dia para ser mais produtivo, criativo e motivado, mesmo o caos estando lá fora. Por outro lado, algumas pessoas estão desperdiçando o seu tempo com negatividade e se rodeando de noticias ruins.

Acredito que foi um ótimo momento e uma perfeita escolha iniciar a leitura deste livro, não para me desconectar totalmente da internet e das noticias ruins, até por que este livro está longe de ser um manual, instruções ou regras a seguir e sim uma motivação e uma reflexão das coisas que atualmente consomem praticamente todo o nosso tempo. Este traz uma proposta para uma vida digital saudável, desconectar do que não importa e ter uma reflexão sobre coisas relevantes, dentro e fora das telas.

''Por causa da tecnologia digital, a habilidade da sociedade de esquecer foi suspensa, substituída pela memória perfeita'', diz Viktor Mayer. A consequência disso é que ''o futuro tem um assustador efeito que fazemos no presente''

Observações a cerca da maneira que comunicamos e as consequências, que vem alterando a forma com que as pessoas prestem atenção, nossa perda de tempo com coisas negativas, o nosso tempo medido, gerenciado e também a exposição que fazemos são pontos relevantes encontrados na proposta desta obra.

''No fundo, a discussão sobre uma vida digital saudável é uma conversa sobre a vida, ponto. A ideia é parar e entender o que estamos ganhando e o que estamos perdendo enquanto gastamos a bateria dos Smartphone.''

Recomendo muito este livro para aqueles que estão com a mente aberta e motivados a mudança, esta é uma obra muito importante para lermos e pensarmos um pouco mais. Afinal, com o que estamos gastando o nosso tempo atualmente?

site: http://febredelivro.blogspot.com/ e http://febredelivro.blogspot.com/2020/04/o-bosque-das-ilusoes-perdidas-resenha.html

almeidalewis 02/05/2020

Atualidade imprescindível
Uma reflexão muitoo pertinente a nossa geração e sociedade atual

Guilherme.Diniz 06/02/2016

Para quem fica muito conectado e mesmo assim sente que está perdendo algo
É meio que fundamental para administrar melhor o tempo gasto em redes sociais e coisas afim.

Joice (Jojo) 14/01/2015

Excelente!
Muito mais que um "manual para a vida digital saudável", este fantástico livro de Pedro Burgos aborda outros assuntos igualmente pertinentes à sociedade de hoje.

"(...) o que quero aqui, a partir da nossa relação com a tecnologia, é começar a reflexão sobre coisas importantes, dentro ou fora das telas. Discutir a multitarefa é falar da dificuldade de separar a vida pessoal e o trabalho; questionar as redes sociais e a privacidade é pensar sobre o narcisismo, o excesso de publicidade e os limites de discutir grandes ideias online; conhecer os circuitos neurais ativados pelo vício em joguinhos ajuda a entender outros comportamentos obsessivos; falar da pirataria é pensar sobre qual tipo de mercado de trabalho vamos valorizar no futuro" (pág. 201).

Se você está disposto a refletir sobre o uso que faz das redes sociais e das novas tecnologias de forma geral - estando preparado, inclusive, para encarar de frente péssimos hábitos (como o download gratuito de propriedade artística/intelectual) -, vá adiante. Pedro Burgos escreve bem, quase como se estivesse conversando conosco, e seu trabalho é muito bem embasado.

Numa primeira leitura, reconheci vários maus hábitos que pretendo mudar, mesmo que me cu$tem mais. Afinal, se livros são tão importantes para mim a ponto de não pirateá-los, por que não fazer o mesmo com todo o resto?

Recomendo!

Mariana 12/04/2014

Vamos pensar um pouco
Mesmo com a proposta descrita no título da obra, o livro está distante de ser um manual. O autor até mesmo reconsidera esta expressão no decorrer do livro. O texto propõe uma parada estratégica para observar o rumo da sociedade com o advento das tecnologias. Por vezes, Pedro Burgos faz um comparativo com outras épocas e demonstra que as transformações e as diversas reações sobre estas transformações sempre ocorreram (e sempre ocorrerão). Uma abordagem reflexiva que nos insere no contexto, e nos coloca diante do leme para tomada de decisões. Receio que o livro seja extremamente datado, portanto a hora de ler, para extrair seu melhor, seja agora (2014).