A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar

A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar Esther Earl

Resenhas - A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar

Psychobooks 21/07/2014

A Estrela que Nunca vai se Apagar é uma biografia, mas diferente de todas as outras biografias que existem. Nela acompanhamos, em ordem cronológica, a vida de Esther Earl, desde sua infância, passando pela descoberta do câncer e dos tratamentos aos quais ela se submeteu, até sua morte, em 2010. O que torna essa biografia mais interessante é que ela é composta por relatos dos familiares, amigos e até mesmo médicos de Esther, incluindo, claro, ela mesma.

Excertos dos diários de Esther, desenhos que ela fez, textos que ela e seus pais postavam na internet, trechos de chats entre ela e os amigos – é isso que encontramos neste livro e é o que o torna um pouco mais leve. Imagino que uma biografia normal sobre uma adolescente com um câncer superagressivo seria muito mais pesada. Com isso não quero dizer que não nos sentimos tocados pela história de Esther, mas, ao passear por sua vida, percebemos que há um certo tom de leveza, dado por ela mesma. Esther foi diagnosticada com 12 anos e faleceu aos 16, mas a forma com que ela lidou com sua situação foi incrivelmente madura. Tanto é que é raro ler reclamações dela sobre sua vida – sua preocupação maior era mudar o mundo de alguma forma, fazer diferença na vida das pessoas. E isso, com certeza, ela conseguiu.

Esther tinha a saúde debilitada por causa da doença e dos tratamentos, então ela passava a maior parte do tempo na internet, e foi lá que ela fez centenas de amigos e conheceu John Green, que se tornou, posteriormente, seu amigo pessoal. Juntos, eles conseguiram ajudar a instituição de caridade Harry Potter Alliance a arrecadar 250 mil dólares em um concurso em 2010. Fora isso, Esther tocou a vida de muitos nerdfighters, que criaram o Dia da Esther (3 de agosto), dedicado à celebração do amor em suas mais variadas formas.
Esther pode muitas vezes ser colocada em um pedestal, mas o que vemos no livro é seu lado mais humano – em seu diário ela expressava não apenas seus pensamentos e sentimentos a respeito de sua doença, mas também sobre assuntos tipicamente adolescentes, como a amizade com o pessoal que conheceu na internet, as brincadeiras que fazia com os irmãos e até mesmo o fato de nunca ter beijado um garoto. Isso faz com que a gente se aproxime de Esther e sua família de uma forma muito tocante, e é impossível não se emocionar com tudo que é contado.

- Sobre a edição

A edição brasileira segue a americana e é uma graça! Não imaginava que ela era assim até vê-la pela primeira vez: as folhas são coloridas e trazem muitas fotos e páginas com textos e desenhos de Esther.
(imagens no site)

Quanto à tradução não posso opinar, pois não tenho o original para fazer a comparação. Mesmo assim, durante alguns momentos senti o texto um pouco “duro” e truncado, talvez devido a problemas de tradução. Encontrei uma expressão, “meu fave”, e fiquei sem entender porque ela ficou assim em português – “fave” é abreviação de “favorite”, ou seja, favorito, preferido. Por que não traduzir como “meu favorito”? Encontrei também alguns erros de revisão, principalmente de acentuação.

Mas tive um problema sério com a chamada na capa, que diz “A vida e as palavras de Esther Grace Earl, adolescente que inspirou John Green a escrever A Culpa É das Estrelas”. Não, gente! John Green dedicou ACEDE à Esther, mas o livro começou a ser escrito antes de eles se conhecerem – comentei aqui que o que Esther fez foi dar um empurrãozinho em John Green, pois quando eles se conheceram a escrita do livro estava um tanto empacada. O próprio John Green fala isso na introdução, então não entendi por que fazer uma chamada assim. Por causa disso e dos probleminhas de tradução/revisão, tirei uma estrela. No mais, recomendo fortemente a leitura!

"Não é triste que tantas vezes seja preciso encarar a morte para se apreciar a vida e uns aos outros por inteiro?"
Página 251

site: www.psychobooks.com.br

Julyano 16/02/2016

Emocionante
Um diário lindo, um livro que fala sobre força de vontade, amor ao próximo...
Só achei um pouco cansativo, por ser um um diário e muitos depoimentos de amigos e familiares... mais é um livro lindo

Eduarda :* 23/06/2014

Essa Estrela Nunca Vai Se Apagar

-Esther Earl

Mille 27/11/2021

Minha opinião sobre ...
Eu amo esse livro,me lembra muito a culpada é da estrelas,mas com uma pegada diferente,nesse livro acompanhamos a trajetória de uma garotinha,que com sua doçura vai conquistando espaço por onde vai. Você vai refletir sobre a vida,e a forma que vê ela, é muito bom,leitura fácil e rápida,além de ser emocionante.

Sarah 01/06/2014

Resenha no blog Sincerando.com, escrita por Sarah Sindorf
"(...) Esther não era incomum porque estava doente, mas porque era a Esther; e ela não existiu para que o restante de nós pudesse aprender Lições Importantes de Vida. O significado da vida dela - como o de qualquer outra - é uma questão enlouquecedoramente ambígua e envolta em incerteza."

Esther Earl era uma menina que foi diagnosticada com câncer de tireóide aos 12 anos e morreu aos 16. Mas esse é um resumo muito simplório e que, ao meu ver, não descreve em nada a pessoa que me foi apresentada neste livro. Desde as primeiras páginas tudo que pude sentir foi muito carinho, muita alegria e, principalmente, muita vida.

O livro reúne depoimentos de pessoas amigas, familiares e profissionais que trabalharam com Esther durante sua luta. Em todos eles conseguimos sentir uma opinião unânime: Esther era a pessoa com mais vida, força de vontade, coragem e amor que eles conheceram. Ela tinha o dom de fazer uma pessoa se sentir a mais importante para ela, de realmente sentar, ouvir e tentar ajudar quem viesse a ela.

Não vou com esse livro dizer que conheço ou sinto falta dela, porque não é verdade. Infelizmente não conheci e nem sabia quem Esther era até o lançamento deste livro, mas posso dizer que gostaria de tê-la conhecido. Assisti alguns videos de seu canal (que ainda está no ar até hoje) e os achei super divertidos e cheio de animação. Não tive a sensação de que ela tinha um problema ou sentia tanta falta de ar e desconforto com diz em alguns momentos no livro.

Uma coisa que eu não esperava nesse livro é que Esther não é descrita como uma pessoas sem erros, nem pouparam o leitor de seus momentos sombrios. Em vários momentos podemos ver uma Esther dividida: de um lado uma pessoa de coração aberto à fé e esperançosa sobre o que Deus reservava à ela, e de outro uma menina assustada, que não queria morrer e não entendia por que estava passando por aquilo tudo.

Eu acho que a grande lição que esse livro deixa não é a superação nem a luta contra o câncer, mas o modo de ser de uma pessoa que seria maravilhosa com câncer ou sem ele. Esther era uma pessoa preocupada em fazer a diferença no mundo e batalhou por isso mesmo tendo vários problemas pessoais e limitações físicas. Se preocupava e amparava vários amigos online, que sequer sabiam que estava doente.

Assistindo seus vídeos e lendo alguns rascunhos de histórias que ela começou e foram publicados no livro eu senti que ela seria conhecida e famosa no futuro. Ela tinha muito potencial. Mas esse potencial não foi desperdiçado, pois ela mudou e fez a diferença na vida de inúmeras pessoas, algumas que nem a conheciam, e acredito que continue fazendo essa mudança até hoje e ainda fará por muito tempo.

Seus pais criaram a fundação This Star Won't Go Out, onde se encontram várias informações sobre Esther e onde você pode fazer doações, que servem para ajudar famílias carentes a arcarem com o tratamento e despesas financeiras referentes ao tratamento de câncer infantil, como viagens, pagamentos de hipotecas, etc.

De todas as biografias que li esse mês, essa foi a que me deu mais esperança e confiança na humanidade, e agradeço à Esther por ter sido assim e aos seus pais por terem tido a coragem de enfrentar o luto e criar essa excelente publicação para que possamos amar e ter esperança no próximo. Espero que todos possam ter essa sensação maravilhosa que tive lendo esse livro.

site: http://www.sincerando.com/2014/05/a-estrela-que-nunca-vai-se-apagar.html

mmurilo 03/05/2020

“O amor é forte como a morte."
Esther é tão real quando nos mostra vários de seus sentimentos, quanto as vezes onde ela se frustra ao não conseguir identificar o que está sentindo.
Este é um livro muito inspirador pra mim quando Estee fala sobre dizer as pessoas que amamos, que as amamos; em cuidar dos animais; em se importar com os outros, e seus sentimentos. E também quando se trata de tentar diminuir as coisas ruins no mundo através do amor.
Se tu nunca chorou lendo um livro, então isso mudará ao ler o discurso fúnebre.
"Apenas seja feliz, e, se você não conseguir ficar feliz, faça coisas que o deixem feliz. Ou fique sem fazer nada com as pessoas que o fazem feliz." - Esther Earl.

Eder Duarte 16/11/2014

Lições de vida de uma estrela.
Esther Grace Earl foi uma daquelas almas poderosas que pisam na terra pra tocar e transformar as pessoas a seu redor. Uma adolescente ímpar que viveu numa guerra devastadora contra o câncer e ainda assim encontrava espaço no seu coração para amar as outras pessoas, os animais, o mundo e a vida em si. Ler sobre sua trajetória de vida me fez pensar muito em como as vezes diante de pequenas pedras eu entro em desespero e quase perco as esperanças. O importante da vida é ser feliz e Esther sabia disso mesmo tendo pouca idade, ela conseguia ver as coisas com sabedoria e clareza. Então a mensagem que ficou pra mim é que eu tenho que viver e tentar ser o melhor que eu conseguir pra mim e para as pessoas que amo. No final da vida quero me perguntar se eu soube amar e ter a certeza de que sim, minha vida foi feita de puro e verdadeiro amor, seja ele na forma que for. Lindo livro.

Maraysa 21/05/2014

Don't Forget To Be Amazing
Comecei a ler este livro sem grandes pretensões e, rapidinho, me dei conta de que estava entrando em contato com a vida de uma garota muito especial. Esther me fez rir e chorar, me fez conhecer músicas novas e também me deixou toda feliz por saber que gostamos das mesmas coisas.

Nas últimas páginas do livro eu já estava com a cabeça latejando por ter chorado demais. Senti falta de ar e fiquei assustada quando a presença de Esther se fez notar em meu quarto. Uma menina magra, com lindos olhos claros e a inseparável cânula nasal conectada ao tubo de oxigênio. Ela me olhou com aquele semblante sereno e me deu um sorriso adorável. Naquele momento eu entendi que não tinha lido este livro por acaso. Naquele momento eu soube que precisava ser melhor, por ela, com ela.

Eu também tive câncer e, muitas vezes, desejei ter morrido. Mas sobrevivi e preciso lidar com esse fato todos os dias. Quando vi Esther me olhando eu soube o que ela queria me dizer: "Don't Forget To Be Amazing".

Eu não vou esquecer, Esther. Graças a você, vou dar mais valor à minha existência, vou fazer valer a pena e ser incrível, assim como você foi - e ainda é, onde quer que esteja.
Brubs 14/07/2014minha estante
Don't Forget To Be *Awesome (:

Linda resenha! Parabéns pela história de vida!

Mari 04/10/2016minha estante
Já quero, vou até providenciar os lencinhos kkkj *-*

MICA 05/10/2016minha estante
???

Universo de utopia 14/05/2016

A estrela que nunca vai se apagar
A palavra que define este livro é: INCRÍVEL! Nunca gostei muito de biografias, mas ganhei este de meu cunhado e me encantei.

Esther Grace Earl é uma garota muito talentosa e alegre que inspirou John Green a escrever A culpa é das estrelas, aos 12 anos ela foi diagnosticada com câncer de tireoide.

Esta biografia é diferente de todas as outras, onde há depoimentos de amigos que ela fez durante sua curta vida de 16 anos, da família e de todos que tiveram o prazer de conviver com Esther.

Cara, ela é apaixonante, não é daquelas pessoas que ficam se torturando com a ideia de uma doença tão fatal que é o câncer, ela vivia seus dias como se fossem o último, e o livro nos mostra partes de seu diário, em como ela enfrentava os obstáculos, reportando sua vida como uma história de ficção.

Serviu de inspiração para milhares de pessoas no mundo inteiro, com o seu vlog e os grupos online dos quais fazia parte. Em suas fotografias, nunca deixava de ser carismática, assim como em seus desenhos.
É de fácil leitura e fascinação. Recomendo a todos, pois o câncer é mortal sim, mas não podemos deixa-lo ser uma morte enquanto há vida!

Dalila Dalcolli 20/05/2020

Da minha lembrança, essa estrela nunca irá se apagar
Um dos meus livros prediletos, pessoas como Esther Grace faz com que nós nos tornemos pessoas melhores. Apesar da doença, Esther se mostra corajosa, amiga, sonhadora, é uma inspiração para sua família e amigos.

Lorena 13/04/2024

Tao puro e sincero esse livro, cada página uma lição de vida, de como viver com a simplicidade, amor e alegria.

Maissa 26/09/2014

Livro: A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar (Esther com Lori Wayne Earl, introdução John Green)
Eu tinha comprado esse livro alguns messes (?) atrás em uma feira que a Saraiva fez no shopping e sempre deixada ele de lado para começar a ler outro. Parece meio exagerado o que vou dizer, mas esse livro mudou minha vida! Sim, ele se tornou aquele "livro para toda vida", foi uma surpresa quando comecei a lê-lo, não esperava que me daria um exemplo e influência de força, amor e fé independentemente de como está sua vida.

Por ser um livro que fala sobre uma criança que descobriu que tinha câncer aos doze anos de idade, A estrela que nunca vai se acabar não é um livro triste, o modo como Esther trata a doença se torna o livro bem-humorado e otimista, mas há momentos de tristeza, angustia e desabafos, e faz com que o leitor não crie uma imagem de Esther sem defeitos

O livro é uma imersão que o leitor tem sobre a vida de Esther Grace Earl que nos deixa mais próximo com trechos de diários, desenhos, cartas, depoimento de sua família, amigos e equipe médica que acompanhou seu tratamento, a introdução do livro foi feita pelo John Green, que apesar do pouco convívio Esther e John se tornaram amigos. :)

Esther Grace Earl foi inspiração para John Green escrever A Culpa é das Estrelas, como ele mesmo diz na introdução do livro, embora essa história seja dedicada para Esther, não é sobre ela, sua vida o levou a escrever uma história de "adolecentes mais compreensivos do que eu acreditava que eles pudessem ser..."

O youtube e twitter de Esther ainda estão no ar, e você pode dar uma olhada nos videos que ela gravava (no livro tem a descrição de alguns desses vídeos que ela fazia.) O último vídeo foi gravado alguns dias antes dele falecer e é emocionante arrepiante!

Alguns trechos do livro:

"... Acho que conseguimos entender por que isso é importante. É fácil, ao menos para mim, esquecer que é Deus quem controla tudo. Às vezes sinto que eu quero controlar, mas sei que é sempre Deus. Eu definitivamente sei que Deus é forte. Se fosse fraco, não conseguiria me segurar quando estou cansada, mas ele consegue.
A bondade é maravilhosa, quando ficamos irritados com ele, ele sempre diz "Eu perdoo Você". Deus é sempre fiel, e nós, ou pelo menos eu, descobri que não acreditar que Deus vai me manter segura durante todo esse câncer me deixa louca. Eu sempre posso confiar em Deus. Ele é amor. Assim como vocês me dizem "eu te amo mais", Deus nos ama ainda mais. É muito amor. Deus vai ajudar, claro que sabemos que é verdade..."

"O câncer infantil é uma droga, e sei que há muitas causas impressionantes que ajudam, mas passar por isso meio que muda a forma como vejo as coisas e é só que, não sei, não é como se eu fosse realmente encontrar uma cura, porque não tenho como, mas gostaria de ajudar as pessoas que têm que passar por isso a se sentirem melhor."

"Nunca choro durante o dia. Se preciso, seguro esperando para chorrar à noite. Às vezes choro, às vezes, não. Se não choro, a emoção reprimida vai para minha panelinha de emoções, e quando a panelinha de emoções fica cheia, eu desmorono."

site: http://www.tireidagaveta.com.br/2014/09/livro-estrela-que-nunca-vai-se-apagar.html

Juliana Nacci 19/09/2014

A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar.
Lindo, maravilhoso, bem escrito e triste. Repleto de frases para se pensar, "A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar" é um livro ideal para se ter na estante, garanto que não só quem leu "A Culpa é das Estrelas" deve ler esse livro, acho que todos devem ler. Esther era realmente apaixonante, e é bem triste quando ela morre, parece que ela era uma amiga sua e quando ela morre você se sente sozinho.

"A vida não é para ser vivida pela metade. Ela deve ser aproveitada de maneira plena e total. Se você quiser fazer uma mudança no mundo, precisará ser forte. Precisará arriscar. Precisará perseverar. Às vezes, precisará seguir cegamente em uma direção mesmo sem ter qualquer certeza, mas porque acredita que ela vai levá-a ao lugar certo."

Isa Andrade 17/09/2014

Conteúdo inspirador, mas a leitura às vezes é cansativa
Esther Grace sem dúvida foi uma pessoa muito interessante e a sua vida é inspiradora. Ver como uma adolescente encara a morte com tamanha naturalidade e aceitação, sem auto-piedade ou drama, mas com plena consciência e bravura, é algo único. Ver como ela, diante da certeza da morte, não encara a vida com tristeza, mas tem tanta vontade de ser feliz e de querer fazer as pessoas a sua volta felizes, é simplesmente muito enriquecedor.
A leitura, no entanto, é um tanto cansativa.O livro não conta só com o diário dela, mas com depoimentos dos pais e amigos e recortes do seu grupo de discussão da internet. Logo, há uma certa variação do padrão de escrita. Há partes, como as escritas pelo pai que são superinteressantes, composta de uma escrita madura e medida, e há outras com trivialidades escritas por uma adolescente em seu diário, de modo totalmente aleatório e às vezes irritante. Não me entendam mal, a garota escreveu muita coisa interessante, mas como qualquer adolescente, muitas vezes ela estava apenas matando o tempo com seu diário.
Concluindo, nem sempre a leitura é agradável ou fluida, tem muita repetição de fatos, mas se você tiver paciência, vai aprender um pouco sobre inteligencia emocional e generosidade. E se você for religioso, provavelmente, vai renovar um pouco a sua fé.