Plantas Medicinais

Plantas Medicinais Mara Zelia de Almeida

Resenhas - Plantas Medicinais

Sarah.Almeida 23/01/2023

Eu esperava bem mais do livro, fui com uma expectativa de ele ser igual ao cura pela água mas não tem tanta receita assim tem mais história

Sebo Gato Bibliotecário 30/12/2023

Plantas
Que livro maravilhoso de ler! Não acredito que li mais de duzentas páginas em um único dia. Achei o livro bem completo, com receitas de chás, óleos, banhos, rituais, conservação das plantas, etc. Senti falta de fotos de cada plantas para melhor reconhecimento de quem está iniciando nos estudos desta área. O livro também tem o histórico das plantas em outros países, quando começou o uso das plantas, incluindo o Brasil e a herança africana e dos índios.

Kath 03/03/2020

Técnico e Cultural
1° MINHAS IMPRESSÕES SOBRE O LIVRO

Livro recheado de boas dicas sobre o uso de plantas medicinais.

Um estudo detalhado sobre o reconhecimento (pelos órgãos regentes) das plantas como remédios naturais; visando sempre preservar a cultura brasileira por trás dessa prática.

O livro é técnico, mas de fácil entendimento, possui algumas "receitinhas" e explica muito sobre como determinadas plantas e combinações são utilizadas em rituais religiosos (ao que se pode entender, principalmente na Bahia).

Minha avó paterna - filha de índia - já dizia: "a natureza tudo dá, a sabedoria é Divina, cabe a gente aproveitar, fia"
Minha avó materna, capichaba, filha de baianos e mestra em garrafadas, através de sua fé e sabedoria com sua alimentação, sempre se cura sozinha de suas enfermidades físicas.

Acho que daí vem minha curiosidade e paixão por alimentação saudável e também pela medicina natural - só me faltou o dom (sim, eu acredito que precisa ter um certo dom para esse tipo de manipulação).

Recomendo esse livro aos curiosos, peço que leiam com respeito e apreciem todo esse estudo que claramente foi feito com muito amor e cuidado.

2° INFORMAÇÕES SOBRE A AUTORA:

Sobre a autora, pesquisando um pouco mais no Google, encontrei o site Ciência e Cultura (http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/pesquisadores/maria-zelia-de-almeida/), segue breve trecho de suas especializações:

"...atua como professora e orientadora do curso de pós-graduação em Biotecnologia Vegetal e de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é coordenadora o Núcleo de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Bahia (FITOBAHIA) e da Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia ? SESAB. A professora é componente da CATEF-Câmara Técnica de Fitoterápicos da ANVISA e  conselheira do Conselho Regional de Farmácia da Bahia-CFR-Ba.

Graduada em Farmácia pela UFRJ(1978),  é mestre em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (1982) e doutora em Química de Produtos Naturais também pela UFRJ(1997)."

VIVA A ANCESTRALIDADE.
Que nossos costumes não se percam