Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século

Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século Augusto Cury

Resenhas - Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século

Pripec 10/01/2014

80% da população mundial sofre com a Síndrome do Pensamento Acelerado
Fiquei surpresa ao ver que ainda não fizeram nenhuma resenha para este livro.
Decidi fazê-la então e ao parar pra pensar em como descrevê-lo , realmente verifiquei o porquê : resenha-lo é uma tarefa difícil.
Eu o comprei pensando ser um livro ao estilo autoajuda, mas verifiquei logo no começo que Cury estava falando literalmente sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado ( SPA) e ele mesmo cita que o livro é destinado principalmente para os profissionais da área médica, psicólogos e psicopedagogos , mas teve a preocupação de utilizar uma linguagem acessível a todos os públicos.
Meu interesse era saber mais de um problema que está ocorrendo, segundo Cury, com 80% da população mundial e o que me surpreendeu foram os dados colocados em relação as crianças e jovens.
Indico para quem possa estar passando por este problema e também para quem tem a responsabilidade de educar crianças e adolescentes.
A única razão para não ter dado nota 5 é que ao meu ver, Cury poderia ter explorado com maior clareza e até com exemplos, as duas partes finais onde escreve sobre as técnicas de como gerenciar a SPA.
Regina 16/02/2014minha estante
Concordo ele poderia ter explorado mais.

Edu 12/03/2014minha estante
o livro tem sim muitas informações úteis, porém apresenta informações repetidas de outros livros dele e é 95% apenas teórico - a impressão que tive é que eu li uma propaganda.

ClauSoria 23/03/2014minha estante
Gostei muito do alerta que ele faz mas achei que a ajuda que ele poderia ter dado deveria ser melhor. Ele fala muito do problema mas pouco de técnicas para resolver. Mas achei muito bom, porém precisamos procurar ajuda além do livro.

maiquel 08/12/2014minha estante
Sinceramente não gostei desse livro. Li 100 páginas de problemas que quem sofre de ansiedade já esta carimbado de saber.
Ele faz mais propagandas de outros livros do que qualquer outra coisa. Tudo bem que se promover é bom mas nem tanto né.
Nas últimas páginas do livro que ele vai ensinar alguma coisa.
**PÉSSIMO!!!!
Mil vez Dr. Lair Ribeiro.

Pripec 02/02/2015minha estante
Em Felicidade roubada, Cury, complementa este livro dando um rosto, um corpo, uma mente, uma familia e uma saída ( tratamento) a SPA.

16/06/2016minha estante
Também concordo contigo Pripec! Completei leitura a muito custo, pois além de ser repetitivo, não há fluidez do tema, não há promoção da solução do caso, muita propaganda alheia... enfim! Com certeza poderia ter explorado mais.

Nega 24/04/2020minha estante
Não sei como que faz para ler?

NathaliaPerdona 09/11/2020minha estante
Este livro parece que foi escrito para ser uma autopromoção do autor. Logo nas primeiras páginas ele se compara a Platão, Paulo Freire, Freud entre outros.
Toda a tese do autor parece uma pseudo-ciência sem fundamentos, como por exemplo ele acredita que a doença que ele criou "atinge mais pessoas que a depressão" sem nenhum embasamento científico ou pesquisa por trás.
Não chego a dizer que é um péssimo livro , porém Até eu chegar em uma parte interessante se foi mais da metade do livro. O autor poderia ter resumido o número de páginas a metade. Então se tornaria mais interessante.

Luara Raquel 28/12/2020minha estante
Eu gosto muito da temática e talvez essa tenha sido o motivo de ter lido rapidamente. Mas, de fato ele traz poucas orientações de como lhe dá com o problema e até é bem repetitivo. Eu já esperava isso, por outros livros que conheço. No entanto, insisti na leitura pela minha curiosidade no tema, o que ficou para mim é que não se trata de um livro de auto ajuda, mas, um conteúdo para pesquisas de profissionais da área ou correlacionadas com a temática e até amantes do tema, como eu. Minha conclusão é que foi um livro mediano. Tem ensinamentos interessantes para levantar a curiosidade de estudar mais e confrontar as ideias, confirmando ou contrapondo as situações apresentadas no livro.

Maria.Isabelly 02/02/2021minha estante
Assim eu particularmente acho um livro muito incrível, que me ajudar muito sem palavras. ??????

Maiara Stucki 01/09/2021minha estante
Até hoje tenho terminar de ler esse livro, mas a ansiedade não deixa. ?

Thaina.Santos 29/08/2022minha estante
Me ajudou bastante, ele fala de pequenas técnicas q já me auxiliaram na spa

kmilabk 18/07/2020

O Augusto Cury além de escritor, é psiquiatra e psicoterapeuta também e ele tem se dedicado a estudar o que ele chama de mal do século: a ansiedade.
Na verdade um dos maiores maus do século é a depressão, que mata milhões de pessoas por ano, mas segundo o autor a ansiedade está se tornando o maior mal, e que infelizmente as pessoas não estão se dando conta disso e os médicos também não estão dando a devida importância para esse fato.
Com tanta tecnologia e correria no dia a dia das pessoas, quase ninguém consegue “viver em paz” devido a SPA, denominada por Cury de Síndrome do Pensamento Acelerado, o que acaba causando ansiedade na maioria das pessoas.
No livro ele conta alguns casos de conversas que teve com pessoas e alunos sobre o assunto, e comenta também sobre palestras que ele ministra aqui e fora do Brasil falando sobre o assunto e explica como tudo isso acontece na nossa mente.
A verdade é que a ansiedade nada mais é do que a nossa própria mente nos sabotando, através de janelas killer (partes da nossa mente que são ativadas quando estamos em situação de risco, medo e afins) e que não deixam o nosso Eu no controle.

Eu achei o livro bem interessante, mas também achei que algumas partes ficaram um pouco confusas para pessoas que são mais leigas na área psiquiátrica, principalmente porque no início do livro ele cita que a ideia era ser um livro acessível para qualquer tipo de pessoa. E na minha humilde opinião, acho que o livro podia ser maior, assunto não falta e acredito que ele poderia ter deixado o livro muito mais rico se tivesse escrito mais.

O livro é bem interessante e eu recomendo. Não dei 5 estrelas porque como falei, o tema é muito rico e ele poderia ter escrito mais.

site: https://apenasimagine.com.br/resenha-ansiedade-como-enfrentar-o-mal-do-seculo/
Vitor Hugo 22/07/2020minha estante
Parabéns pela resenha! Faz tempo que quero ler livro, agora, entrará na minha lista de prioridades.

kmilabk 22/07/2020minha estante
Obrigada! Fico feliz de ter ajudado de alguma forma hehehe. Descobri recentemente que ele escreveu mais um, acho que deve ser tipo uma continuação. Quando eu conseguir quero ler pra ver se preencheu as lacunas que eu achei que ficaram heheeh

Vitor Hugo 22/07/2020minha estante
Vi aqui que o Augusto Cury tem o Ansiedade 1, 2 e 3. Haja livro kkkk

kmilabk 22/07/2020minha estante
Eita kkkkk, então foi premeditado escrever pouco kkkk

Carol 14/05/2014

O título engana
Para mim, o título do livro dá uma impressão errada do conteúdo que encontramos. O conteúdo é ótimo para entender a realidade do problema e para uma pessoa realmente saber se sofre ou não da SPA. Mas o "como enfrentar o mal do século", que está no título, recebe pouquíssima atenção do autor. Acredito que seja por ele querer que as pessoas se tratem com um profissional, em vez de tentarem resolver sozinhas um problema desses. Mas, caso seja realmente esse sentido, então o título do livro deveria ser trocado.
Fora isso, a leitura vale a pena como um alerta para as pessoas que sofrem ou conhecem alguém que passe pelo problema.
Andrea 30/09/2014minha estante
Concordo plenamente, o conteúdo do livro é bom para esclarecimento do problema, mas não oferece ajuda ou alternativas para combater esse mal.
Além disso achei que o autor é muito repetitivo no decorrer do livro. Já abandonei um livro dele por conta disso.

Nathaliarodriguessv 17/01/2017minha estante
Nossa cá eu achei tão massante que nem consegui prosseguir com a leitura, o livro possui um titulo bacana, mas conteúdo e titulo são divergentes rs' " não se conversam".

Arthur v 06/03/2021minha estante
achei o livro péssimo, não me ajudou em nada

Lua 14/07/2021

Satisfatório e inteligente
O livro traz explicações de muitas situações que vivemos e não compreendemos a razão, como por exemplo o motivo de esquecermos tão facilmente coisas no nosso dia a dia. Augusto Cury desvenda os mistérios da nossa mente e nos mostrando o quanto vivemos em constante aceleração e o quanto isso é perigoso, não só para nós, mas também para aqueles que vivem ao nosso redor.
Podemos aprender e entender muitas coisas úteis e necessárias sobre nós mesmos nesse livro. Ele fala sobre o íntimo de nossa mente, como funciona, porque as pessoas e nós agimos de determinadas maneiras e determinadas situações, etc, de um ponto científico, porém de fácil compreensão.
Eu já tinha iniciado esse livro logo quando comprei, não lembro se foi em 2015 ou 2016, só sei que literalmente eu não estava pronta pra ele, porque na época achei um saco e não consegui entender nada.
Mas hoje resolvi dar a ele uma nova chance porque eu amo muito o Augusto Cury e me custa acreditar que ele escreva algo de que eu não goste. Essa foi uma ÓTIMA decisão.
Amanda3913 14/07/2021minha estante
Eu gostei bastante

Amanda3913 14/07/2021minha estante
Estou lendo Ansiedade 2

Lua 15/07/2021minha estante
Eu vou começar tbm.

Fernanda 19/03/2019

Dica: não leia esse livro se você é ansioso, ele não vai ajudar em nada - e inclusive pode até piorar a ansiedade. Brincadeiras à parte, primeiro livro do Augusto Cury que li e não gostei, nem um pouco. O título vende algo que o livro não cumpre. Termos técnicos que pouco importam para quem, de fato, quer enfrentar o ?mal do século?.
Mei 13/04/2019minha estante
Descreveu exatamente o que penso a cada vez que tento continuar lendo ele...

Abbey 04/12/2019minha estante
Moça, me perdoa, mas a sua resenha está completamente equivocada. O livro é ótimo, estou lendo pela segunda vez. E quanto aos termos técnicos, o autor explica todos eles no próprio livro.

Rafa 05/02/2020minha estante
Foi exatamente o que eu senti lendo ele, tanto que abandonei a leitura. O autor mais enrolou do que tudo, e isso ironicamente me causou mais ansiedade ainda haha, fora que ficava tocando várias vezes no mesmo assunto.

joaopa 12/10/2016

Fraco
Esse foi meu primeiro livro de Augusto Cury. E provavelmente o último. Sim, eu tinha preconceito com o autor. Não por ser autoajuda. Mas pela quantidade de livros que ele escreve. Acho inconcebível que alguém tenha tanta propriedade pra escrever tantos livros. Soa como alguém pouco preocupado com qualidade, e mais focado em vender, do que de fato na arte de escrever algo realmente bom. Como eu suspeitei, era o caso. Apesar dele ser um phd, a redação é de um nivel incrivelmente pobre. Usa adjetivos em demasia, e a redação é sofrível. As frases se repetem ao longo do livro, com uma frequência surpreendente. Não só se repetem, como o autor abusa da prolixidade e da encheção de linguiça. Estruturalmente o livro lembra muito uma redação de ENEM, com muitas frases feitas, redundâncias e adjetivação desnecessária e excessiva. E sem falar no conteúdo, que é igualmente pobre. Pra quem já leu livros que abordam neurociência, como Poder do Hábito e Armas da Persuasão, a diferença de conteúdo e qualidade estílistica é gritante. Pra gostar desse livro tem que ser pouquíssimo criterioso ou nunca ter lido algo do gênero realmente bom.
Nathália 13/10/2016minha estante
"Não só se repetem, como o autor abusa da prolixidade e da encheção de linguiça."

Achei o livro fraquíssimo! Ele resume logo nas primeiras linhas e depois não consegue nem apresentar algum método para ajudar.

Wendell 06/06/2017minha estante
Exatamente a minha impressão.
Tem ainda um "vício" irritante. Construções como: "Moram em belos endereços, mas nunca encontraram um endereço dentro de si mesmos" p.75
Essa estrutura se repete em todo o texto.
É fácil publicar tantos livros assim.

Carolina3023 27/05/2021

Gostei!
Este livro eu "li" em audiobook, bem, apesar de ter visto muitas críticas eu gostei bastante do livro, já conhecia a escrita do Cury então não foi muito diferente assim para mim, ele fala bastante sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado e como pode prejudicar nossas vidas, além disso o autor cita vários comportamentos em que isso acontece e eu nunca cheguei a notar, alguns são até bem identificáveis, o livro vem pra analisar bem essa sindrome, explicar os fenômenos da nossa mente com relação a ela e falar da importância de fazer uma "higiene mental" e termos mais controles de nossos pensamentos.
Como o próprio autor coloca, ser pensador mas não ser escravo dos nossos pensamentos.
No geral achei o livro um pouquinho marqueteiro, mas nada que me incomodou demais, ele realmente não traz de fato soluções para o que apresenta, até porque, pelo que eu acredito, uma solução pra isso seria uma terapia/tratamento psicológico, no entanto ele nos leva a refletir bastante e entender o porquê de algumas situações do dia a dia que são um alerta silencioso.
May;; 28/05/2021minha estante
Deu até vontade de ler

Carolina3023 29/05/2021minha estante
Aaaaaa é bom sim?

sleepyintgarden 15/12/2020

genial
um livro muito interessante ,principalmente para os fãs da psicologia. a leitura é fácil ,rápida e essencial. adorei as teorias ,mas na minha opinião faltou a apresentação de estratégias para lidar com os problemas citados. recomendo muito pra quem quer aprender a ser mais forte mentalmente.
psraissafreire 15/12/2020minha estante
Eu amo esse autor... Parece que tem um segundo livro sobre o tema. Eu acho que deve ter maneiras como lidar

sleepyintgarden 15/12/2020minha estante
Que bom!! Nesse tem algumas estratégias ,mas é bem no finalzinho.

Luciano 21/03/2017

Livro técnico
Primeira vez que li uma obra do Dr Cury, e confesso que fiquei bem decepcionado. Comecei a ler sem ter feito uma pesquisa sobre, e deixei-me levar pelo título do livro, porém me deparei com leitura muito técnica. Acredito que esse livro seja muito bom para fundamentação teórica de académicos e profissionais da área e foram poucos as lições que pude extrair do livro.
Assuno 21/05/2017minha estante
undefined

@mirnato30nov 19/07/2017minha estante
O autor diz logo no prefácio que não é um livro de auto-ajuda.

Juliana Rodrigues 19/09/2020

As pessoas ao meu redor sabem o tamanho da minha resistência em conhecer as obras do Augusto Cury, por isso, durante muito tempo adiei conhecer livros tão incríveis. Posso dizer que se engana muito quem pensa que o autor aborda apenas questões de desenvolvimento pessoal. Na verdade, o desenvolvimento humano acaba sendo uma consequência do amplo conhecimento sobre o funcionamento da mente abordado em cada página.

Não é uma leitura fácil, pelo contrário, demorei bastante para conseguir terminar um livro considerado relativamente pequeno, exatamente porque queria absorver o máximo de informações possíveis. O livro aborda questões relacionadas à ansiedade, o mal do século que atinge inúmeras pessoas em todo o mundo, sob a visão de alguém que passou a vida estudando sobre o assunto. Revela também a importância de cuidar da nossa saúde mental nesse mundo acelerado e competitivo.

"Sábio é o que faz muito gastando pouca energia!"

Recomendo muito!
Jefferson Vianna 21/09/2020minha estante
Uaaauuu... Sua resenha me deixou interessado para ler!
Gosto muito da escrita e das abordagens do Cury...
Vou incluir na minha lista!
=)

Juliana Rodrigues 21/09/2020minha estante
Ah, muito obrigada! ??

Realmente recomendo muito, estou começando a me abrir agora para essas leituras e com certeza será um caminho sem volta hahaha

Juliana 11/12/2019

Foda
Fiquei até um pouco assustada por a avaliação dele não ser boa. Todo mundo, sem exceção, deveria ler esse livro. É demais a forma como Augusto Cury consegue explicar e te fazer entender sobre um assunto tão complexo. Sem dúvidas uma obra de autoconhecimento.
Ivan Fonseca 11/01/2020minha estante
Achei bem superficial...

Juliana 13/01/2020minha estante
Superficial por ser exatamente um livro para leigos, mas é o começo para aprofundar seu interesse no assunto.

Ana 19/02/2022

Acabei de terminar esse livro, é inacreditável como agora muitas coisas parecem claras. É agonizante sentir que ninguém a sua volta te entende, e depois desse livro percebi que meus problemas são compostos por parcelas do meu meio que vivemos. E proteger meus pensamentos e emoções vai ser minha maior luta mas a recompensa é maravilhosa.
Agora vou recomendar para todas as pessoas, acho que todos devem ler esse livro pois ensina muito sobre nossa sociedade, sobre nós mesmos e sobre as consequências de viver e se envolver no mundo atual.
AnyXmacedo 19/02/2022minha estante
QUERO MUITO LER

Ana 19/02/2022minha estante
Recomendo, é perfeitooo

Julia2881 28/03/2022

Ansiedade: Como enfrentar o mal do século.?
O livro é realmente muito bom, porém bem repetitivo e previsível. Sem contar que no título fala "Como enfrentar o mal do século" e no fim acaba que ele nem ajuda mesmo.
Enfim, vou dar essas estrelas porque foi um livro totalmente fora da minha zona de conforto e que mesmo assim captou minha atenção.
auroras 28/03/2022minha estante
É o livro que fala, fala, fala e no fim é só isso mesmo. KKKKKKK O segundo e terceiro são bem melhores.

Julia2881 29/03/2022minha estante
KKKKKKK aah sim, não sei se vou ler os outros ?

Maristela 28/07/2020

Razoável
Não é meu estilo de leitura . Li por ter sido um presente . Mas vale ressaltar que foi bem escrito .
Recomendo a quem goste do gênero .
Lary 28/07/2020minha estante
Estou pensando em comprar pra ler, deve explicar bem a questão da ansiedade e como evitar

Maristela 28/07/2020minha estante
Sim. Realmente explica de forma minuciosa . Leia sim . Inclusive tem um segundo volume . Boa leitura .

G.M 11/05/2017

Um livro sobre ansiedade, não sobre como lidar com ela
Este livro poderia tranquilamente ter apenas 20 páginas, 30 talvez, se formos ser generosos. Há muita, muita, muita repetição e pouca informação realmente nova (para mim), e o texto, intencionalmente ou não, repetia as mesmas informações a cada capítulo, e pior, várias vezes dentro do próprio capítulo. Em alguns casos a repetição tem função didática, mas neste caso, pelo menos para mim, teve mais a função sonífera, especialmente pelo fato de muitas das informações repetidas não serem essenciais.

Enfim, o livro não é ruim, só é muito, muito, muito maçante.
Rafael.Ferrer 08/06/2017minha estante
Gostei da sua resenha. É bem isso mesmo. Só gostei um pouco daquelas página com dicas. O resto é repetição.