Legado de Sangue

Legado de Sangue Raquel Pagno

Resenhas - Legado de Sangue

Mi Hummel 03/03/2019

Carmem e seu legado sombrio
Este livro me surpreendeu positivamente.
A história gira em torno de Miguel e sua busca por um herdeiro. O problema é que...Como vampiro ele precisa de um tipo especial de parceira e daí começa a história de Teresa e de Carmem.

Embora eu tenha ficado bastante irritada com Carmem - um tanto ingênua e apaixonada - me pareceu crível sua reação diante de Miguel e, posteriormente, de seu Tio. Vampiros, segundo consta, exercem uma atração irresistível, portanto, não posso culpá-la. Faz parte da mitologia vampiresca.
São três gerações de bruxas e a história de Raquel Pagno contém aquele ingrediente assustador que permeia toda história. A autora conseguiu, em uma história relativamente simples, torná-la misteriosa e um tanto sombria. Afinal, vampiros não são príncipes. São monstros sedentos por sangue. É importante não esquecer deste detalhe, embora as bruxas se apaixonem involuntariamente por eles.

Tirei duas estrelas porque fiquei MUITO BRAVA com Carmem. Principalmente no final. Eu gostaria que a autora tivesse reservado um tempo na narrativa para treiná-la como vampira adequadamente. Torná-la mais forte. Mais madura. Pronta para enfrentar Aleph - seu irmão maligno. Eu compreendo a dependência de Carmem em relação ao seu Tio, mas gostaria de ter acompanhado uma evolução na personagem. Ao contrario de Tereza que, humana e mais velha, demonstra uma ferocidade e coragem digna de nota. Mas, mais uma vez, a autora é crível, pois Carmem é uma jovem. Portanto, é de se esperar que seja imatura.

Uma boa leitura.

Naty 21/02/2019

HORRÍVEL!!! ABUSIVO!!!!
Que nojo desse livro, uuurgh

Maravilhosas Descobertas 08/10/2016

LEGADO DE SANGUE, DE RAQUEL PAGNO
Legado de Sangue, da autora Raquel Pagno, lançado no site Amazon, é um livro de fantasia sobrenatural. Miguel é um vampiro, o último vampiro existente. O maior desejo de Miguel é perpetuar sua especie através de um filho, que só pode existir ao se unir a alguém com sangue de bruxa. Por isso ele abriga Francesca, uma italiana recém chegada ao Brasil, e seus filhos Teresa e Marco. Francesca não sabe do segredo envolvendo seu sangue e muito menos o segredo que Miguel esconde. Este é apenas o inicio de uma história que envolve gerações de uma mesma família, e a busca sem medidas de Miguel para realizar o seu maior desejo.

Este livro é narrado em dois pontos de vista, primeiramente por Francesca, e depois por Carmem. Gerações diferentes da mesma família, que se envolvem com Miguel e tem suas vidas alteradas para sempre. A história é super bem escrita, o que é importante, porque a maior parte se passa no subconsciente dessas mulheres, através do que elas veem e sentem. E não achei a leitura monótona em momento algum.

Eu, particularmente, preferi a primeira parte narrada por Francesca. Isso porque havia a novidade, e também, apesar da atração forte que existe da parte dela por Miguel (consequência dos poderes dele, e do laço forte que envolve vampiros e bruxos), Francesca parecia mais consciente de que Miguel não era uma boa pessoa, e das coisas erradas que ele fazia. Já Carmem não. Apesar de saber de todo o passado escuro de Miguel, e do que ela própria percebia, Carmem ainda desejava, fantasiava e justificava as ações dele. O que pra mim, não se encaixava bem.

Miguel é um personagem muito interessante. Primeiro, naquele papel de vampiro sedutor, mas se mostrando na frente, capaz de qualquer coisa pra conseguir o que quer, enxergando apenas o seu lado de tudo. Um vilão tão estruturado, que me fez odiá-lo as vezes, e torna difícil aceitar a ideia romântica e apegada que Carmem tem dele tão repentinamente.

Para quem gosta de uma leitura sobre vampiros mais sombria, sem aquele ideal romântico, e que se ambienta no Brasil, Legado de Sangue é uma ótima escolha. É um livro envolvente, que vai te deixar ansioso, e sem saber o que pode acontecer até chegar no final.

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2016/06/legado-de-sangue-de-raquel-pagno.html

estantedasuh 27/03/2015

Legado de Sangue - Blog Era Uma Vez o Livro
Francesca contava as netas Carmem e Ana histórias do seu passado, passado esse que deixou marcas nela e na sua filha Tereza. Há muito tempo quando a guerra assolava a Itália, Francesca e seus dois filhos pequenos e o marido esperavam no frio do porto uma chance de fugir clandestinamente e ir para as Américas. Ela e os filhos conseguiram porem seu marido não teve a mesma chance e assim o casal foi separado. Francesca se vê sozinha com duas crianças em um navio, no qual elas passaram fome e poderão presenciar muita gente morrendo, seja por maus tratos ou por doenças contagiosas. Ela e as crianças conseguem sobreviver e quando o navio chega ao seu destino são descarregados como porcos. Pessoas chegavam e os escolhiam como se fossem mercadorias. Ela e os filhos foram comprados e ela só lembra-se de sua cabeça rodopiar e de perder os sentidos.

Miguel era o último dos vampiros e ele precisa de uma bruxa para procriar. Pois elas são as únicas que suportariam a gestação de uma criança, filho de alguém como ele. Porém ele teria que tomar cuidado, o sangue dela é letal para sua espécie. Miguel já encontrou a bruxa e para ter o que ele deseja ele é capaz de qualquer coisa. O que será que vai acontecer com os filhos de Francesca? Será que ela conseguirá lhe dar o tão sonhado filho? E onde que entra Carmem filha de Tereza e neta de Francesca nessa história?

Francesca é uma mulher forte. Porém se vê tentada a aceitar a proposta de Miguel. Ele lhe oferece casa, joias roupas bonitas para ela e seus filhos. Promete estudo para as crianças enfim algo que só, ela não poderia oferecer. Ela aceita e vê sua vida se transformar em um inferno maior. Miguel é lindo sedutor manipulador e letal. E acima de tudo para conseguir o tal filho ele é capaz de tudo ate seduzir a filha dela.

Bom confesso que no início não consegui me prender a história. Fiquei confusa e depois conforme eu lia, eu comecei a assimilar melhor. Sou fã de literatura fantástica, mas confesso que esse livro não me prendeu. Miguel não conseguiu cair nas minhas graças e eu acabei achando a história um pouco desinteressante. Acho que a autora poderia ter trabalhado mais em algumas partes do livro. Ela tem uma escrita boa de ler. Não é algo que você precisa parar e ficar relando, pois a historia flui. Como costumo dizer o livro não me pegou. Porém outras pessoas podem apreciar e muito a historia. Se querem saber leria sim outros livros da autora, até porque a gente evolui com o amadurecimento da escrita e com as críticas construtivas. Não sou crítica literária, então quero deixar bem claro que a historia é boa, tem um bom enredo porém não fui pega por ela infelizmente.

site: http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/2015/03/resenha-legado-de-sangue-de-raquel-pagno.html

Ro Angarten 23/02/2015

Carmem e sua irmã cresceram ouvindo as histórias de sua avó, Francesca. Mas sempre que ela queria contar algo mais, sua filha Teresa a interrompia e mandava as meninas fazerem outra coisa. Mas numa noite, Francesca se rende ao peso do passado e conta sua história as meninas.

Francesca começa descrevendo os horrores da guerra, como sua família sucumbiu a fome e como teve de se contentar com um casamento arranjado às pressas para não ficar sozinha no mundo. Porém a guerra só piorava, e quando seu franzino marido foi convocado, a única saída que o jovem casal encontrou foi tentar embarcar em um dos navios que iam para a América. Fugindo assim daquele inferno.

Entretanto, o verdadeiro inferno aguardava Francesca no final da viagem. Antes de embarcar, homens estranhos arrastaram seu marido e o entregaram aos soldados. Francesca se agarrou a sua filha Teresa e rezou para sobreviver a viagem. O navio não era nada diferente dos navios que transportavam escravos. E em meio a podridão e cadáveres, Francesca deu a luz seu filho, Marco.

Quando aqui chegaram foram separados como gado, a maioria levados para lavouras para trabalhar por comida e moradia. Mas um bem feitor apareceu na vida de Francesca.

"As mulheres e homens foram analisados, como se fossem escravos a serem comprados por homens soberbos que se enfileiravam em volta dos caminhões. Algumas mulheres choravam e soluçavam, pedindo, desesperadas, algo de comer e beber aos seus filhos. Eu abraçava minhas frágeis crianças, mas não chorava ou esboçava expressão alguma. Eu não tinha noção do que estava acontecendo. O medo era tanto e já se apoderara minha alma de tal forma que eu sentia que ele era parte de mim e segurava as minhas crianças apenas por instinto, sem me importar se estavam sofrendo ou não, sem temer que morressem."

Fora levada para uma casa, onde era tratada como uma rainha. Seus filhos vestiam-se como príncipes e tinham todo o cuidado de várias amas. Porém, nada é de graça.

Após estarem todos recuperados do inferno que foi a viagem. O bem feitor aparece. Seu nome é Miguel e sua aparência é como de um anjo. Ele diz a Francesca que se ela aceitar lhe dar um herdeiro, ele dará a ela toda aquela propriedade e sua fortuna. Jamais ela ou seus filhos passariam necessidade novamente.

Encantada pela beleza de seu anjo, Francesca aceita a proposta. Embora tente se convencer que está aceitando apenas para salvar seus filhos da miséria. A verdade é que Francesca está perdidamente apaixonada por Miguel.

Continue lendo em...

site: http://cladassombras.blogspot.com.br/2015/02/resenha-legado-de-sangue-raquel-pagno.html

"Ana Paula" 14/12/2014

Este livro veio até mim através do Book Tour organizado pela Mila, do Blog As Leituras da Mila, até então eu não conhecia o livro, mas quando li a sinopse, surtei! Sou fã de vampiros e bruxas, acabei me encantando com a sinopse e claro que aceitei participar do BT, também acompanho as postagens de contos que a autora publica no blog da Mila, mas me decepcionei um pouco com a leitura... explico o porque:

"Ela tinha algo escondido, um segredo precioso que queria nos contar, do qual mamãe sempre tentava nos proteger. Ouvíamos toda a história outra vez, tentando ir cada vez mais longe, mas ela sempre terminava com a chegada dos imigrantes ao Brasil, depois de meses de sofrimento, tempestades em alto mar e o nascimento do titio Marco, ainda no navio." - Carmem

Legado de Sangue começa com Carmem contando sobre as histórias que ouvia de sua avó, Francesca. Carmem sempre foi fascinada por essas histórias, mas ela sabia que havia muito mais do que sua avó lhe contava. Teresa, mãe de Carmem, sempre repreendia Francesca por ficar alimentando a imaginação de Carmem e de sua irmã Ana. Apesar de irmãs, Ana não sentia a mesma fascinação pelas histórias, ouvia por ouvir, mas Carmem não. Ela sentia que sua avó escondia algo de seu passado, e mesmo com sua mãe evitando que a avó lhe contasse mais, Carmem conseguiu o que tanto queria: saber a verdadeira história sobre sua família.

A partir daí, Francesca passa a narrar a história de sua vida. Como quando muito jovem e com dois filhos pequenos, ela fugiu da guerra na Itália e veio para o Brasil. Aqui, um homem muito poderoso a levou para sua casa, ela poderia ter tudo o que quisesse, desde que fizesse um acordo com ele. Francesca não sabia que era descendente de poderosos bruxos e que somente seu sangue seria capaz de matar Miguel, um vampiro que a procurou durante anos, e somente ela, uma bruxa poderosa, poderia gerar o herdeiro que Miguel tanto ansiava.

"Não conseguia desviar o olhar daquele rosto, esculpido pelos deuses e marcado pelo pecado. Exalava sensualidade e me deixava embriagada em precisar sequer provar daquele vinho. Ora e outra ele sorria. Isso aumentava mais minha curiosidade." - Francesca

Essa é a primeira parte do livro que é toda narrada por Francesca, depois, na segunda parte, voltamos ao presente, onde Carmem começa seus relatos até a descoberta de que Miguel realmente existiu. Após conhecê-lo, Carmem sente-se atraída por sua imortalidade, e Miguel ainda quer que seu herdeiro nasça.

Eu gostei muito de como a autora desenvolveu a história, a narrativa é contagiante e contínua. Uma leitura sem dúvida, gostosa. Mas o enredo me deixou desejosa. A espécie de vampiro criada pela autora é bem original, não foge totalmente dos parâmetros que conhecemos. Mas as bruxas... bem, esses foram os piores pontos na minha opinião. Vamos começar com: Elas são bruxas de linhagem pura, muito poderosas, mas não sabem fazer magia nenhuma, seus poderes não desenvolvem, o único poder que elas têm, é o poder de gerar um filho de um vampiro (se é que isso é poder... enfim). Todos os encantos que Miguel exerce sobre elas é muito mais ampliado, pois ambas as linhagens foram feitas para se amarem e se odiarem ao mesmo tempo. Gostei disso, colocar seu amor como sua destruição, mas também queria um desenvolvimento maior na magia das bruxas.

"Somos igualmente amaldiçoados, fadados a querer quem de fato jamais poderíamos ter. Mas esse desejo, se é que não devo chamá-lo apenas de instinto, nada tem a ver com amor." - Miguel

Infelizmente, para mim, o livro tinha tudo para me conquistar, mas por causa das bruxas, me decepcionou um pouco. Isso não quer dizer que o livro seja ruim, não mesmo! Como disse acima, a narrativa é ótima, abrange todos os personagens e nos deixa curiosos para saber o que vai acontecer. Miguel é a definição de anjo/demônio. Sabe ser irresistível, mas também um monstro. Francesca foi muito ingênua quando mais nova, mas dá para entender, pois ela não tinha ninguém e quando finalmente descobriu onde estava se metendo, já era tarde demais. Carmem me irritou por diversas vezes, mesmo sabendo da história sofrida de sua avó, ela não desistia de encontrar o perigo, mas também me emocionou, com o amor lindo que nutre por sua irmã Ana. Teresa é um caso a parte, quando mais nova, foi mimada por Miguel que a tratava como filha, depois de descoberta a verdade, se tornou uma mulher forte e destemida que será capaz de qualquer coisa para proteger sua família!

Este é o primeiro volume, creio eu, pois do modo como terminou, precisa de uma continuação! rsrsrsrrs A capa não é muito bonita, mas demonstra bem o enredo do livro. Esta edição possui orelhas, mas as folhas são brancas e não encontrei erros de revisão, o que eu adorei! Os capítulos são divididos por títulos e com um pequeno detalhe de floreio ao lado.

Enfim, para quem gosta do gênero, indico com certeza a leitura, mas não vá com muita cede ao pote, esperando bruxas igualmente poderosas. Leia com a mente aberta e deixe a história de Francesca te encantar e horrorizar!

"Permanecemos ali por uma eternidade, abraçados, procurando conter o desejo que brotava nos dois de possuir um ao outro, o desejo que era próprio da nossa espécie e que Miguel só sentiria por mim. Ele desejava meu sangue e eu desejava a imortalidade dele." - Carmem

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2014/12/resenha-book-tour-legado-de-sangue.html#.VI2FwivF9Ig

Leitor Sagaz 16/10/2014

Vampiros e bruxas, juntos!
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz.

Este livro foi lido através do book tour organizado pela minha amiga Danielle Casquet do blog Livros, a Janela da Imaginação em parceria com a autora Raquel Pagno.

Vamos conhecer um vampiro diferente de todos aqueles que já vimos em livros, filmes e séries!

Porque o único desejo de Miguel é ter um herdeiro e perpetuar a sua espécie. Sendo o último vampiro vivo, ele se sente com a obrigação de trazer ao mundo outros como ele, para que isso aconteça ele precisa achar a única bruxa viva e juntar suas linhagens criando um novo ser muito poderoso.

Carmem nunca imaginou que dentro daquele casarão em ruínas se escondia a voz que sempre falou em sua cabeça, a voz que clamava por seu ser, muito menos aquele que amaldiçoou sua família para sempre. Desde nova sentia a necessidade de saber a história da sua avó Francesca, que carregava no olhar a tristeza e o sofrimento de uma vida, mas sempre que tentava sua mãe Tereza a proibia de saber a verdade. Talvez tenha sido a ignorância a causa da sua ruína.

Em alguns pontos as memorias de Francesca foram muito bem trabalhadas, você sem esforço conseguia imagina-la sentada na varanda acariciando sua barriga e ouvindo aquela voz que a acalentava nas noites frias de solidão. Tinha se apaixonado pelo anjo Miguel, aquele que a salvou da miséria da guerra e cuidou dos seus filhos como se fossem seus para mais tarde descobrir que ele de nada se parecia com um anjo, na verdade ele era um demônio.

Nossa, o livro é muito rico, é gostoso de ler, ele carrega uma história muito boa que te leva no tempo e você nitidamente consegue enxergar tudo que é descrito, e muitas vezes pude amar o Miguel e sentir raiva da Francesca por não ser a mulher que ele queria, já em outras tinha tanto ódio dele que ficava horas sem querer ler novamente. (risos) Adoro livros que me fazem ter vários tipos de sentimentos contraditórios, posso dizer que esses são meus tipos favoritos.

Mesmo gostando da escrita do livro e recomendando, devo fazer aqui minha consideração do porquê da nota 3, o enredo é muito interessante e tem tudo para ser melhor ainda! Algumas vezes a história seguiu um ritmo lento e isso me incomoda um pouco, faltou gerar aquela identificação com o leitor. Mas é como eu disse, a escrita é ótima e vale a pena sim dar uma chance e vamos ver se em uma próxima revisão para publicação ele venha melhor ainda.

Deixo aqui minha indicação de leitura, espero que tenham gostado da resenha e sintam-se a vontade para comentar.

Beijocas da Deebs!

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2014/10/resenha-legado-de-sangue-raquel-pagno.html

Jéssica 13/10/2014

Legado de Sangue, de Raquel Pagno, é uma publicação independente e eu li através do Book Tour organizado pela Michelle Ladislau, do blog As Leituras da Mila. O livro aborda o tema sobrenatural, mais precisamente os vampiros e as bruxas, e como sou apaixonada por esse tema já fiquei ansiosa pela leitura.

O livro é dividido em duas partes, a primeira conhecemos a história da jovem Francesca, onde a própria narra sua história para as netas Carmem e Ana, já a segunda parte é narrado por Carmen. Passado e presente, duas gerações que estarão ligadas entre si e que se conectam de uma forma impressionante. O passado é no ano de 1943, quando a jovem Francesca tenta sobreviver no fascismo da Itália, onde este é um ano em que o país encontra-se cercado de horror e tragédia. Ela, o marido e os filhos tentam fugir pelo porto mas ela é separada do marido e levada para o Brasil com os seus dois filhos. Miguel, um homem rico e cheio de si, salva a vida de Francesca e dos filhos dela, o que seria uma salvação transforma-se num pesadelo. Miguel é um vampiro e sua espécie encontra-se em escassez e por isso ele fará de tudo para que tenha novas gerações de vampiros. As bruxas tiveram o mesmo destino, poucas sabem da existência da magia e muitas vivem no anonimato ou nunca souberam sobre seus poderes.

Os filhos de Francesca são Marco e Teresa, e durante a narrativa acompanhamos toda a trajetória da família, desde a bisavó até a jovem Carmem. E Miguel terá grande significado nessa linha do tempo, já que não podemos esquecer que ele é um vampiro. Os olhos do vampiro eram como duas esmeraldas, com um encantamento e sedução que provém dos vampiros. Ninguém é capaz de dizer não a ele, é como uma perdição para as mulheres. Mas não é o herói da história, e sim o vilão. Um anti-herói que não me encantou de forma nenhuma, o que Miguel fez com alguns personagens me enojou e eu desejei que o final dele fosse bem cruel.

Francesca, Teresa e Carmen, três gerações, e todas tolas no que se refere ao amor. Quando estão apaixonadas esquecem o significado da palavra ''razão'', apenas ficam obcecada pela pessoa amada, e isso pode ser um problema para o leitor. Na questão de Francesca e Teresa eu entendi o significado de algumas atitudes delas, mas de Carmen não. Ela teve a oportunidade de conhecer abertamente tudo que ocorreu, mas deixou-se ser manipulada, e quem leu o livro sabe do que estou falando. Francesca foi a única protagonista que eu gostei, ela viveu as piores dores e castigos que um ser humano pode ser submetido e aguentou durante anos um vilão cruel e sádico.

''[...] Eu já amei, amei o suficiente para compreender que o amor também é passageiro, e que o único amor eterno e incondicional, que não pode ser abalado, que não se acaba com o passar do tempo, é o amor que sentimos pelos nossos filhos.''

A narrativa da Raquel é rápida e direta, ela não é uma autora que fica enrolando para descrever as cenas e quando você menos imagina já terminou o livro. A autora levou a trama para um final totalmente diferente e inovador, mas que não deixa de ser legal. A narrativa é leve e voraz, as letras são de um tamanho ótimo para leitura e as páginas são brancas. Encontrei pequenos erros de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura. A capa do livro representa bem a história, mas eu não gostei dela. Acredito que deve ser melhor trabalhada e a diagramação do livro também, e se por acaso tiver uma nova edição torço para ser com páginas amarelas.

Um livro que aborda temas sobrenaturais, mas que também retrara sobre os vários tipos de amor, sobretudo sobre a paixão avassaladora e intensa. Legado de Sangue mostra que uma obsessão pode destruir várias gerações.

site: http://www.leitorasempre.com/2014/09/resenha-nacional-legado-de-sangue.html

Bruna 01/09/2014

Legado de sangue é um sobrenatural dividido em duas partes. A primeira, é narrada por Francesca, que conta sua história para as netas Carmen e Ana. E a segunda parte é narrada por Carmen.

De uma forma geral, o livro retrata a tentativa de Miguel, o último vampiro do mundo, de evitar o fim da sua espécie. As únicas mulheres capazes de se reproduzirem com um vampiro eram as bruxas, ou descendentes de bruxas, e Miguel passou anos atrás destas mulheres, até que encontra uma dessas jovens na Europa. E isso acabou por marcar a vida de três gerações de suas descendentes.

Francesca é filha da bruxa encontrada por Miguel, anos antes, e não sabe nada de suas origens místicas. Ela vem para o Brasil com a filha pequena, Teresa, e ainda grávida de Marco, fugindo do caos da segunda guerra mundial, e aqui é "resgatada" por Miguel. Este, muito sedutor e misterioso, lhe propõe a salvação de seus filhos, que estavam quase morrendo de subnutrição, e uma vida próspera, em troca de um filho.

E é assim que começa o tormento de Francesca, pois Miguel logo se revela uma pessoa não muito confiável e sincera, e ele mantem a jovem aprisionada por vários anos. A personagem realmente sofreu muito, e tinha hora que eu ficava muito indignada com tudo que acontecia com ela, e a reação (ou a falta dela) de outros personagens a isso.

Após Francesca narrar toda sua vida sofrida e miserável nas mãos de Miguel, voltamos ao presente do livro (por volta da década de 70 ou 80), com a narração de Carmem,. A jovem se mostra cada vez mais fascinada pela mansão abandonada da cidade, mansão essa que ela acredita ser a antiga casa de Miguel, da história de sua avó. E aí temos o início de uma repetição da história, dessa vez com Carmem como figura feminina central.

Miguel é retratado como um ser extremamente sedutor, misterioso e persuasivo, mas logo vemos que ele também é egoísta, violento e mentiroso. Gostei da construção do personagem, que foi o perfeito antagonista da história. Se a intensão da autora era fazer o leitor se encantar, à princípio, e depois odiar o personagem, ela conseguiu. Em vários momentos tive vontade de entrar no livro e estrangular o Miguel!

Porém, as mulheres do livro me irritaram muito. Tudo bem que os vampiros são extremamente atraentes para as mulheres que carregam sangue bruxo, e que essa atração é imediata e intensa, mas a impressão que tive é que todas, TODAS, ficavam cegas, surdas e burras diante de Miguel! Tipo, elas simplesmente ignoravam tudo de ruim que ele fazia, que elas viam ou sabiam, e ainda tentavam justificar os atos dele. E a que mais me irritou foi Carmem, principalmente por uma decisão que a personagem toma, que foi pra lá de egoísta e imprudente.

O livro tem uma premissa interessante, com uma pegada mais sombria e pesada, por tanto, não leiam esperando romance, porque não tem! Eu esperava, :(. Gostei da história assim, porém achei a narrativa muito cansativa e arrastada. Eram páginas e mais páginas de divagações nas mentes das narradoras, sem diálogos ou desenvolvimento da história, e isso comprometeu a fluidez da leitura. E como a segunda parte é basicamente uma repetição de algo que já havia acontecido, essa sensação de lentidão na leitura ficou ainda mais acentuada.

Além disso, outra coisa que me incomodou foi a falta de explicação sobre o que significa ter sangue bruxo, e se isso está vinculado a algum poder. Em vários momentos Miguel comentava que o sangue de Francesca e dos filhos era muito poderoso, mas hora nenhuma vi qualquer poder sobrenatural ou magia vindo deles.

Recomendo o livro para quem curte um sobrenatural mais dark, não romantizado, porque isso não é algo encontrado em Legado de Sangue.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2014/08/resenha-legado-de-sangue-raquel-pagno.html
Raquel Pagno 02/09/2014minha estante
Obrigada pela resenha! Bjão! ;)

Edinara 16/07/2020minha estante
Olá Bruna!
Adorei sua resenha!!
Vou ser sincera que sempre fui bem preconceituosa com relação a escritores brasileiros, mas quando vi o titulo deste livros me deu vontade de ver no que daria.... Nossa fui pega de surpresa já primeira página ao qual me predeu de uma forma que nunca imaginaria que fosse acontecer lendo um livro brasileiro. Gostei muito da junção de vampiros e bruxas, uma coisa totalmente diferente do que estou acostumada a ler, a história é muito bem contada e cheia de detalhes.
Raquel Pagno está de parabéns, vou até procurar por outros livros dela, gostei muito deste.

Jess 09/07/2014

Quando vi “O Legado de Sangue” pela primeira vez no skoob eu não me interessei por ele, pois a capa me lembrava daqueles terríveis livros paradidáticos aos quais não suporto por não conseguir entender nada do que está escrito ali. Entretanto, acabei entrando no Book Tour porque a Michelle me ofereceu a vaga e eu sou péssima para dizer não, pois sempre acho que estou sendo chata, sabe?

Bem, quando comecei a leitura não esperava ficar tão surpresa e encantada com a forma a qual a autora escreve, como fiquei. Com o passar das páginas e acontecimentos pensei que não encontraria nenhum ponto negativo, o que certamente é muito difícil tratando-se de um livro nacional, digo isto não por preconceito, mas pela media de nacionais que já li... De 100 lidos 70 eu encontrei alguns pontos negativos. Enfim, apesar de acha que não encontraria nenhum ponto negativo, infelizmente acabei deparando-me com isto, mas mesmo assim a leitura não foi prejudicada, apenas ficou mais lenta e me incomodou um pouco.

Vocês devem está se perguntando qual ponto é este, não? Vou explicar um pouco: A história meio que se repete três vezes, mas com três personagens diferentes, apesar de terem personalidades diferentes, ainda sim os acontecimentos foram bem parecidos, isto fez com que eu descobrisse o que futuramente acabaria ocorrendo, assim sendo, a leitura acabou se tornando cansativa, porém a forma divina a qual a autora escreve me fez continuar, foi impossível parar.

- # -

O livro é dividido em duas partes a primeira relata a fuga de Francesca de seu país por que seu jovem marido foi convocado para guerra, porém ao chegarem ao porto os marujos do navio entregaram o homem para os soldados e apenas levaram Francesca, a qual estava grávida, e sua pequena filha Teresa, ao decorrer da viagem elas foram obrigadas a trabalhar quase como escrevas, viram inúmeras pessoas morrerem adoentadas e passaram fome, quando achava que não sobreviveria aquela viagem com seus filhos (sim, o bebê nasceu em meio a tudo isto) finalmente o navio atracou no Brasil, porém ela foi levada para uma espécie de mostruário onde vários senhores donos de fazendas escolhiam quais pessoas queriam e as levavam para trabalhar em troca ganhavam casa e comida, ou seja, eles eram escravos. Diferentemente das outras pessoas Francesca foi levada e tratada como uma rainha, assim como seus filhos, porém o que ela não esperava era que o homem que lhe abrigava era um vampiro, ela nem se quer imaginava que tal criatura poderia existir.

Um dia Francesca acaba conhecendo Miguel, o vampiro que está lhe dando abrigo, e ele lhe propõe um acordo: Se ela gerar um filho seu ele lhe dará toda aquela riqueza que a rodeia e irá embora. É claro que ela aceita, porém com o passar do tempo Miguel não só descumpre sua promessa como toma-lhe o amor dos seus filhos, transformando a vida de Francesca em uma tortura, se não bastasse isto, ele ainda os coloca contra ela.

A segunda parte do livro volta para o “agora”, afinal de contas, a primeira foi apenas Francesca contando sua história para Carmem, sua neta. Bem, após escutar o relato de sua avó sobre o passado, o qual a garota pensava que era apenas loucura da velhice, Carmem com o passar dos dias acaba descobrindo fatos que a levam para o mesmo perigo que sua avó e mãe correram, fazendo assim com que a história das mulheres de sua família acabasse acontecendo também com ela.

- # -

Eu gostei bastante do livro apesar do ponto negativo ao qual citei para vocês lá em cima, então eu recomendo que comprem esse livro e tirem suas próprias conclusões.

site: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/?p=7992#more-7992
Raquel Pagno 10/07/2014minha estante
Jess, obrigada pela resenha! Bjão!

Jéssica R. 05/07/2014

O Livro Legado de Sangue é narrado em duas partes. A primeira por Francesca, uma mulher que viveu de perto o terror da guerra de 1934, na Itália. Após perder sua mãe e seu esposo ela embarca para o Brasil com sua filha Teresa e grávida do pequeno Marco. Ela e seus filhos sofrem durante toda a viagem, o navio não oferecia o mínimo de conforto, pelo contrário. Eles chegam ao Brasil famintos, magros e assustados, imaginando que iria trabalhar para comer em alguma lavoura brasileira Francesca se surpreende ao ser levada para uma casa luxuosa e confortável. Ela não sabe, mas carrega um em seu sangue um segredo que a torna única e especial.

Miguel, o último dos vampiros, um homem sexy de olhos verdes como duas esmeraldas era o dono de toda riqueza que Francesca e seus filhos estavam desfrutando. Para continuar vivendo com todo o luxo proporcionado por aquele homem atraente ela precisava aceitar uma proposta que aparentemente era algo fácil, ledo engano. Após aceitar a tal “proposta” Francesca passa por anos de amargura e sofrimento, afastada de seus filhos tão amados. Como pode um homem que chegou como um anjo de olhos verdes se transformar no pior de todos os demônios? A autora consegue descrever de forma detalhada e real toda a dor e resentimento que Francesca sentia, além de nos fazer detestar e amar Miguel. Raquel Pagno consegue criar um enredo que prende o leitor nos deixando curiosos e ansiosos pelas próximas cenas.

A segunda parte é narrada por Carmen neta de Francesca e filha mais velha de Teresa, ela sempre imaginou que as histórias de sua avó eram apenas histórias, até o momento que ela começa sentir uma forte atração pelo casarão antigo de seu bairro. Nessa segunda parte fiquei um pouco perdida, a história a partir dali transcorre de forma mais rápida e até mesmo confusa, as atitudes de Carmem mudam drasticamente depois que escolhe o destino de sua vida, e exatamente nessa parte é como se autora se perdesse no enredo e acelerasse os acontecimentos para finalizar a história, final esse que me fez desejar desesperadamente uma continuação.

Raquel Pagno nós presenteia com uma leitura rápida, gostosa e poética. Apensar de descrever muito bem os detalhes da casa, das roupas e até mesmo a fisionomia dos personagens, acabei por me sentir cansado em alguns momentos devido o excesso de detalhes, e fiquei um pouco triste porque queria saber um mais sobre a histórias das bruxas e o envolvimento delas com os vampiros. Bom... É uma história cheia de surpresas que faz você querer chegar logo ao final só para saber o que irá acontecer com Francesca e Miguel. Vampiros e bruxos são retratados de um jeito um pouco diferente do que estamos acostumados. Vale a pena conferir!!!

site: http://lilianejessica.blogspot.com.br/
Raquel Pagno 06/07/2014minha estante
Obrigada pela resenha! Bjs!

Taby Igrejas 20/06/2014

Vampiros, bruxas, um legado, uma maldição e um rubi de sangue.
Um livro com vampiros e bruxas. Carmem e Ana adoravam ouvir as histórias da avó Francesca, mas a mãe das meninas sempre as proibia de ouvir, e outras vezes Francesca acabava se perdendo em memórias... Confundindo-se em suas histórias. Até que um dia, ela contou tudo de seu passado às meninas.

A primeira parte do livro conta a história da avó que começa em 1934, depois de anos de guerra ela foi separada do marido e arrastada para o Brasil com seus filhos. Francesca tinha apenas 19 anos, estava grávida de Marco e sua filha Teresa tinha apenas três anos. Sofreu muito, passou fome e viu a miséria e desgraça de perto, sentiu-as na pele. Poderia ter morrido, se não fosse seu benfeitor: Miguel, um demônio mascarado de anjo.

(...)

"Lembro-me bem de que ela ouvira do próprio Miguel que nada era mais sedutor para ele do que o sangue de uma bruxa, e de que nada poderia ser mais sedutor para uma bruxa do que um vampiro." (Página 298)

Nós começamos a achar que toda a história se repetirá... Mas é quando a autora nos surpreende e vemos que não é bem assim... Fiquei surpresa com o final! Gostei mais de Carmem do que de Francesca, apesar de Carmem saber sobre o perigo que Miguel representa e o monstro que ele era... O fato de ser um vampiro não a amedrontou. Sua curiosidade em visitar o casarão onde sua avó viveu por tantos anos foi maior. Achei a história de Carmem mais interessante do que a de Francesca! Mas não gostei de Aleph, achei a introdução do personagem meio forçada, de última hora... Acho que já devia ter comentado sobre ele no meio da história, mas ele poderia aparecer no final do livro como foi.

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://simplesleitora.blogspot.com.br/2014/06/resenha-legado-de-sangue.html
Raquel Pagno 20/06/2014minha estante
Muito obrigada pela resenha!

Arca Literária 29/05/2014

Legado de Sangue
Na literatura mundial há um vastíssimo acervo a respeito do mais famoso monstro que o mundo conheceu: o vampiro.
O Mito é muito conhecido e já foi apresentado de várias formas e mídia, seja ela TV, literatura ou Cinema.
Raquel Pagno apresente em sua obra um vampiro diferente da literatura que conhecemos, inclusive com relação aos famosos poderes e fraquezas.
Do mesmo jeito apresenta outra grande protagonista de histórias fantásticas...a bruxa.
E liga ambos de uma forma criativa.
Miguel é um vampiro, sedutor com seus olhos verdes da cor da esmeralda, praticamente o último de sua espécie.
Francesca é uma bruxa, mesmo sem o saber. Corre em seu sangue a herança de seus pais.
E Miguel precisa de Francesca para poder perpetuar sua espécie, pois apenas uma bruxa poderia aguentar uma gestação arriscada e perigosa. Uma mulher comum morreria no processo. Da forma aqui apresentada, uma pessoa mordida por um vampiro não se transforma em outro.
No entanto, o que os une também pode matá-los.
Francesca foge da guerra na Europa em um navio, deixando seu marido para trás. Depois de muito tempo no navio, onde sofreu muito e quase morre juntamente com os filhos Teresa e Marco, este ainda de colo, chega ao Brasil e em meio ao desespero é ajudada por Miguel, que lhe parece um anjo.
Miguel lhe promete dar riquezas e as terras onde estão, devolvendo o que seria herança de Francesca, se desse um filho a ele. Totalmente seduzida por Miguel, Francesca pesa o que está em jogo, principalmente em seus filhos e aceita a sua proposta.
Com o tempo, porém, Francesca vai percebendo que seu "anjo" se parece mais e mais com um demônio, até o dia em que descobre que Miguel é na realidade um Vampiro. É quando Miguel conta a Francesca sua origem e o porque quer ansiosamente um filho. Ao mesmo tempo em que precisa de uma bruxa para gerar um filho, os odeia pela perseguição desenfreada que os vampiros sofreram pelos bruxos, sendo praticamente exterminados.
É nesse contexto de amor e ódio que o enredo se prevalece. Onde mais do que sedução, a mútua atração é quase que inevitável.
Apesar de parte da narrativa transcorrer de forma mais lenta, dando impressão de não ir a lugar algum, gradualmente a ação vai se tornando mais interessante à medida que a gravidez de Francesca vai chegando ao fim e desemboca para um desfecho surpreendente.
Só senti falta do desenvolvimento do que significa ser bruxa na obra: poderes, fraquezas, maldições.
Boa leitura.
_________

Resenha de Antonio Fernandes, resenhista do Arca Literária e do blog Navio Errante

site: http://www.navioerrante.blogspot.com.br/