O Contemporâneo na crítica literária

O Contemporâneo na crítica literária Susana Scramim (org.)

Resenhas - O Contemporâneo na crítica literária

Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2023

Com este livro, O contemporâneo na crítica literária, novamente tenta-se responder para transformar à relação de identidade entre o que é próprio da arte, próprio da crítica ou próprio da sociedade. O livro nasce do desejo de transformar de alguns professores e pesquisadores inquietos diante da constatação da falta de disposição para o contemporâneo de certas práticas críticas. Contemporâneo é, segundo Giorgio Agamben, é aquele que mantém fixo o olhar no seu tempo, para nele perceber não as luzes, mas o escuro. O que não quer dizer que perceber essa obscuridade seria apenas um estar passivo diante dos acontecimentos. Estar diante de algo que não representa e nem dá a ver nada obscurece o olhar e, ao contrário do que se poderia imaginar, promove a visão. O contemporâneo é sempre o enigma a nos desafiar, a exigir de nós uma posição de alteridade frente ao que se nega à identificação.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573213966