Tormento

Resenhas - Tormento

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fernando 24/03/2024

Livro curtinho...
...Sob a ótica de um garoto, a estória se desenvolve bem simples sem se aprofundar em nenhuma personagem. O autor conseguiu fazer um livro agradável.

Maria19136 03/03/2024

Um livro com uma história envolvente, enredo intrigante e cativante.
Gosto muito da escrita do John Boyne e da sua forma de descrever eventos que muitas vezes não são fáceis mas de uma forma que prende.
Recomendo muito!

Pedro Lucas 22/01/2024

Quem nunca
O livro traz a história de uma família na perspectiva de um garoto que viveu dias de tormento na família, com incidentes, conflitos e ausências, em que tudo mudou drasticamente e ele se viu sozinho no mundo.

A história se passa em poucas semanas em que o garoto experiência vários sentimentos, inclusive alguns riscos bem graves.

Vale a pena a leitura.

Alle_Marques 24/12/2023

... nada em casa voltaria a ser como antes.
...
[...] Olhei de novo para o prato e balancei a cabeça. Comecei então a contar mentalmente de um a dez, o mais rápido possível, porque já começava a sentir as lágrimas se acumulando nos meus olhos e sabia que logo, logo começaria a chorar. [...]
...
A ideia foi boa e gosto da escrita do John Boyne, mas acho que aqui ele perdeu a mão.

Começa bem, o início é tenso e a forma como o Danny parece estar sempre sendo deixado de lado pelos adultos incomoda bastante, nos deixa desconfortáveis, mas que funciona para ajudar a simpatizar com o menino e entender seu lado, Boyne demonstra bem o quão prejudicial é para alguém tão jovem ser deixado ‘as cegas’, o quão prejudicial pode ser para uma criança, um pré-adolescente, quando seus adultos responsáveis não são abertos com ela, não por mentirem, mas simplesmente por não conseguirem conversar direito, explicar as situações, assim como o quão prejudicial é quando tais adultos não parecem enxergar ela, não a “considera” na hora de tomar decisões importantes e muito menos se esforçam para entender seu lado. As reações do pai do Danny com qualquer coisinha que o filho faça é um bom exemplo disso, tipo brigar sem ao menos perguntar o que aconteceu e apenas explicar as coisas sem nunca acolher o menino, assim como a reação da mãe que parece que esquece que tem filhos, ainda mais um filho tão jovem e que ainda precisa tanto dela, não só fisicamente, mas também emocionalmente. Danny é SÓ um garoto de doze anos na maior parte da história, ele ainda é praticamente uma criança, jovem demais para passar por qualquer grande provação sozinho e sofrendo por isso, não só pela provação em si, mas principalmente por estar sozinho nessa, e abordando isso Boyne trabalha bem.

Mas se ele tivesse se mantido apenas nisso, explorando esse contexto, os traumas, a negligencia, os sentimentos conflituosos e a invisibilidade da infância e da juventude, o livro teria sido bem melhor e bem mais impactante, poderia entregar uma história sensível, profunda e tocante, mas ao contrário disso, e conforme a história avança, parece que ele se perde, que esquece seu objetivo, a trama fica cada veze mais superficial, rasa e sem emoção, fora que muitas reações dos personagens são incoerentes com a gravidade da situação, além de serem bem descartáveis também. Considerando o quão tenso foi o “problema” causado pela mãe dele e os resultados disso, o autor tinha matéria para entregar um tramalho visceral, chocante e extremamente emocionante, mas ao invés disso ele parece se contentar com um romance genérico e superficial de amadurecimento.
...
[...] Eu virei para cima e dei de cara com o teto, que estava coberto de centenas de adesivos de estrelinha que brilhavam no escuro. Era assim que eu imaginava como seria dormir no topo de uma montanha. Estendi o braço para tocar nelas, mas meus dedos não conseguiam alcançá-las.
— O que é que está acontecendo na sua casa? — Luke perguntou depois de um tempinho.
— Nada. [...]
41° Livro de 2023, 53ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

tataliatatos 19/10/2023

Ótimo para quem quer um livro rápido.
Eu achei o livro bom, porém com uma escrita muito rasa, gostaria de saber mais sobre Sarah e os demais personagens, entretanto entendi a proposta do livro, só que realmente deixou a desejar.

laura3104 04/10/2023

O livro é bom, mas pelo fato de ser muito curto não me apeguei aos personagens, porém gostei de como a história é escrita.
É uma ótima leitura pra matar o tempo

Manoela138 07/09/2023

Tormento
É um livro bem curto do John Boyne que conta sobre um evento que altera a dinâmica da família de Danny. O menino sofre com toda a situação, que envolve, principalmente, sua mãe. Danny se sente deixado de lado diante de tudo que está acontecendo e é invadido por sentimentos conflitantes.
A história traz a ideia de que de uma hora para outra a sua vida e o estado das coisas pode mudar completamente.
Li em uma tarde, a leitura é rápida, mas não espere nada surpreendente.

Ana 20/07/2023

Um verão incomum
Em um dia comum de férias de verão algo incomum acontece, a mãe de Danny demora pra chegar em casa e quando reaparece está acompanhada por policiais, e o que traz esses policiais a sua é o que vira sua vida de cabeça para baixo.
O livro é muito simples e ainda assim consegue ser claro quanto aos acontecimentos e as emoções que quer passar, mostrando como um simples acidente pode mudar tudo e afetar a vida de tantas pessoas.
Como toda a história é contada do ponto de vista do Danny que ainda é uma "criança" essas mudanças causadas pelas consequências do acidente acabam não sendo tratadas com tanta profundidade, o que eu acho que fez falta , pois na maior parte do tempo esses questionamentos ficam meio jogados e, apesar de serem válidos, não são tratados com a profundidade que é necessário. Mas ainda assim a história é de fácil leitura e conseguiu me prender.

Luísa 01/07/2023

Gostosinho
Não consigo desgostar de nada que o john boyne escreve. ele tem uma capacidade incrível de escrever do ponto de vista de crianças e é sempre legal de acompanhar. a história foi curta, mas foi uma experiência boa.

wsx.will0 28/04/2023

O livro é muito bom
Esse livro é muito bom, é rápido de ler, a história te prende e a escrita do autor é muito boa tbm.

O livro não é triste, mas, tbm não é feliz. Teve um momento que eu quase chorei por causa da conversa do Pete e do Danny, pq foi um momento muito fofo.

O livro é bom e recomendo demais.

Elias 20/02/2023

Ok
Relendo esse livro, pq toda vez que eu pegava na mão eu me dava conta que eu não lembrava da história. E agora que eu acabei de reler eu entendo. A história é curta demais, eu me senti desconectado de tudo, porque é tudo tão raso que desagrada. Eu entendo o porquê de ser curto, mas tendo mais personagens para trabalhar, mais assuntos para abordar, me deixa um pouco desconfortável pensar na ideia que poderia ter sido um livro incrível, se fosse maior e mais detalhado.

Vívian Rezende 13/01/2023

Bom livro
Gostei do livro, é uma leitura bem rápida e que entretém. Ficamos curiosos para saber o que vai acontecer e como a vida de Danny vai ficar no final. Só queria que fosse um pouco maior, porque a resolução acabou sendo meio rápida demais.

Izabela 13/12/2022

Bom,no meu ponto de vista é uma história boa e gostosa de ler com um pouco de suspense,eu li em dois dias e recomendo sim pra uma leitura rápida

@davimattheus 28/08/2022

Boa narrativa e desenvolvimento, história bastante infantil pois trata-se da visão de mundo a partir da visão de uma criança.

Tatá 07/08/2022

~Lido em 05/07/22~
É um livro infanto-juvenil com uma história bem bobinha, narrada por um garoto de 12 anos. É bem curtinho, li em 1h e 30m.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6