Entre Outubros

Entre Outubros Rebecca Dellape

Resenhas - Entre Outubros

Marnie 09/06/2014

Entre Outubros - Inovador, envolvente e incomparável (não é um clichê adolescente).
Ok. Vamos falar a verdade.
Eu nunca tinha me interessado por livros nacionais até certo tempo atrás. Sou bastante fã desses livros que enchem as prateleiras dos best-sellers e vendem como água. Sagas, romances, livros que inspiram grande adaptações cinematográficas e etc.

Até que perambulando pela internet, encontrei o #EO pra vender e a sinopse simplesmente me DEIXOU SEM AR. Encomendei a pré-venda sem pensar e mal percebi que a autora era brasileira, já que seu nome não é muito nacionalista. Jurei que fosse alguma estreante americana.

Mas, como o livro demoraria uns 20 dias pra chegar, desesperada, cacei o PDF e o achei em um site. Mais uma vez, eu mesma me surpreendi. NUNCA tinha conseguido ler um livro INTEIRO em PDF. Em um único fim de semana, devorei 448 páginas.

No começo da leitura, completamente abismada com a narrativa envolvente da autora, pesquisei sobre a mesma para saber se havia mais livros e descobri que ela é brasileira (tem até facebook)e esse é o seu primeiro título a ser lançado.

Finalmente, vamos a minha opinião do livro. Numa escala de 0 a 10, o livro merece 8. Acho que é uma nota adequada e satisfatória pra uma autora tão jovem que estreia com um livro tão diferente.

Sem dar spoilers, claro, justificarei essa nota apresentando os pontos que gostei e que não gostei.

Primeiramente, o vocabulário usado é riquíssimo. Não são palavras arcaicas, mas muito bem colocadas e pensadas.

Os diálogos. Há sacadas entre os personagens que você se vê frente a um filme e até mesmo se sente num encontro com eles. Peguei-me rindo em algumas situações, completamente aflita em outras e me emocionei de verdade em mais tantas. Identifiquei-me em vários pontos, mesmo já tendo passado dos 16 anos há muito tempo.

O livro te leva a reflexões profundas a cada capítulo e sempre achei isso formidável numa obra. Coloquei-me no lugar da personagem em quase todos os momentos e acho que isso me fez devorar a história tão rápido.

E aí chego em outro ponto de que gostei: Holly Armstrong. Ela é a protagonista que acho que todas as personagens principais deveriam ser: bonita por natureza pelos seus predicados, humorada e mau humorada nos momentos certos, inteligente e muito intuitiva. Tem suas inseguranças como qualquer garota da sua idade, mas tenta sempre superá-las. Todos esses elementos fazem dela uma personagem tão humanabarrareal, que fica difícil não se apaixonar por ela.

Outro ponto que certamente AMEI e achei GENIAL por parte da autora: existe uma personagem que carrega seu nome e pelas descrições, também possui as mesmas características físicas, o que pra mim, realmente parece que É ELA na história, e é engraçado porque ela parece exercer um poder inconsciente nos personagens, o que é uma bela duma ironia.

Mais uma coisa que admirei: a história NÃO É, E PASSA MUITO LONGE de ser PREVISÍVEL. Você consegue se surpreender a cada virada de página.

Agora é hora de avaliar os pontos negativos.
Existe um suspense na história, que envolve segredos sobre o que aconteceu com a Holly, sobre as pessoas que lhe cercam e principalmente sobre o que ela vai fazer quando descobrir tudo isso. Pra mim ficou um pouco obscuro todos essas informações na história. Sei que suspense é pra atiçar a curiosidade, mas acho que passou do ponto. Apesar que pesquisando mais um pouco, fiquei sabendo que essa edição precisou ser reduzida e muitos capítulos foram excluídos, como um segundo volume está perto de ser lançado. Espero que todas as minhas dúvidas sejam tiradas no livro 2.

Outro ponto negativo é pra quem como eu, AMA romance. Na metade do livro, Holly conhece um rapaz misterioso (odiei ele, ela tem oportunidade de ficar com muitos outros pretendentes melhores - "LIGA PRO NICK, GAROTA! LIGA PRO NICK!" - pensei alto a mesma coisa inúmeras vezes. Quando você ler vai me entender) que tenta conquistá-la e etc. Por mim eu teria trabalhado mais nessa parte, porque realmente gosto de um bom romance dramático e a protagonista não está muito interessada em se entregar ao lance e Holly passa uma imagem fria às vezes com relação ao Lucas, mas pensando bem, até que dá pra relevar, uma vez que muitas mentiras rondam o rapaz e depois de todo o trauma com o sequestro, ela não possui tanto equilíbrio pra manter relações com as pessoas em geral. Então não é assim um ponto tãaao negativo.

E sim, um ultimo ponto negativo, mas soa mais como inconformismo de leitora-que-gostou-da-historia-e-queria-mais: o livro acabou de repente. Terminei a ultima página e fiquei uns 5 minutos em transe, apenas inconformada que havia acabado. Achei que alguns dos mistérios seriam revelados mas aconteceu o contrário: MAIS MISTÉRIOS APARECERAM.

Aí você me pergunta: Ana Eugênia, você recomenda o livro?
S.I.M! S.I.M! Apesar desses pequenos pontos negativos, a história é realmente interessantíssima! Porque é diferente de tudo que li: não é aquele clichê adolescente, não é um romance policial com detetives em fim ou começo de carreira, não é uma comédia leviana, e também não é um noir a lá Dostoiévski, muito menos essas sagas com triângulos amorosos BOCEJANTES, mas, embora não faça parte de nenhuma dessas categorias, TEM TUDO PRA SER UM CLÁSSICO por suas peculiaridades. E partir de agora, eu vou ler até a lista de compras da Rebecca Dellape.

E se você leu até aqui, preciso lhe dizer: tenha o Entre Outubros na sua estante. Você ainda vai ouvir o nome dele muitas vezes... E o da autora principalmente.
Sanckleyo 09/06/2014minha estante
Uma critica formidável...
Mas acho que o mistério no final da ao leitor a liberdade da reflexão, além de um gosto de quero mais... Afinal quem saber dizer com precisão se Capitu traiu ou não em Dom Casmurro...

@plataformadolivro 04/09/2014

Impossível de ler
O livro começa perfeito e depois fica uma chatice de escolinha.
Marcos Nandi 07/06/2017minha estante
Hhahahahahahahhaah nutro o mesmo sentimento

Yasmin 18/06/2014

Becks, eu te amo ?
Resenha sem spoiler.

Admito que tinha um certo preconceito com livros brasileiros, até agora. Depois de ler Entre Outubros eu mudei completamente a minha opinião sobre livros nacionais.

Falando do livro, durante o sequestro da Holly eu fiquei muito, muito ansiosa. Eu lia cada palavra com toda a atenção do mundo, a ansiedade ia me tomando a cada segundo mais para saber o que ia acontecer e como ia acontecer.

Eu ri demaaais nesse livro. As vezes eu me via rindo com as situações que a Holly se metia, ria tanto que a minha barriga chegava a doer. Quando a Holly conheceu a Rebecca, então! Ah, a Rebecca... Ela é incrível! Amei ela totalmente, sua personalidade e seu jeito de dobrar a Holly. Sem pensar duas vezes eu diria que ela é a minha personagem preferida, de garota. De garoto eu diria o Lucas. Oh meu Deus, o Lucas! Sem palavras para descrever o quanto eu amei aquele desgraçado! Deixo a surpresa para você, quando for ler.

Admito que antes de torcer para Holly e Lucas eu torcia para Holly e Nick. O Nick era tão cavalheiro com a Holly e tal, torci para ele até uma certa parte do livro que o Lucas foi falar com a Rebecca. Eu me apaixonei instantaneamente pelo Lucas ?

Toda a estrutura do livro, os diálogos e tal foram perfeitos para mim, embora em alguns momentos eu quisesse bater ma Holly por ela ser tão impulsiva, mas acredito que isso só tenha ajudado a aumentar o meu amor por esse livro.

Um conselho de amigo: Leia esse livro!

Vaneza | @garotado330 20/06/2014

PERIGO: Droga literária, vicia no primeiro capitulo!
Entre Outubros não só retrata a História da Holly Armstrong uma garota que foi sequestrada, retrata uma história de superação, amizade e readaptação com todo aquele mistério que faz você passar horas e horas devorando cada página. Certas partes faz você refletir sobre determinadas passagens do livro que te lembra algo que aconteceu e como poderia lhe dar com a situação. Outras partes você fica tipo "Rebecca sua linda, reserva um Lucas pra mim tá?" kkkkk.
O livro é muito interessante e bastante adolescente envolvendo problemas típicos de adolescentes e alguns palavrões, mas ainda assim consegue ser maduro e descarta as futilidades clichês que existe na maioria dos livros destinado ao publico jovem.
Conquistou mais uma fã e estou ansiosa para devorar a continuação ♥

Mikael 12/05/2015

Vivemos a fase em que novos escritores surgem e ganham destaque frequentemente. Não apenas as editoras buscam por essa nova geração literária como também o número crescente de leitores volta sua atenção a esses autores estreantes. No Brasil, evidentemente, isso não foi diferente. Novos escritores apostam em suas obras, lutam para publicá-las e ganharem o destaque que merecem.

Em seu décimo sexto aniversário, a vida de Holly Armstrong muda drasticamente. Achando que seria apenas mais um ordinário dia na cidade de São Francisco, Califórnia, Holly segue seu caminho à escola. Contudo, antes que ela consiga se dar conta, Holly se vê presa em um cativeiro, a identidade e motivações de seus sequestradores são completamente desconhecidos. Apesar do medo, Holly consegue escapar e acaba se tornando uma celebridade ao público e mídia que relataram sua história. Para fugir da exposição e de futuros riscos, Holly e sua mãe mudam-se para San Diego, buscando recomeçar suas vidas.

“Você não pode fugir do seu passado, muito menos de quem se tornou.”
Rebecca Dellape nos mostra uma obra sincera e multifacetada, transitando entre drama, humor, romance e, parcialmente, ação. Entretanto, o que se ganha destaque é a atmosfera de suspense que persegue sua protagonista. A autora mostra-se detalhista, porém longe de ser prolixa, narrando situações e descrevendo lugares de forma clara, fazendo com que a imersão do leitor seja ainda maior.

Os personagens de Entre Outubros são totalmente humanos e críveis, gerando fácil empatia e identificação. Não será incomum encontrar momentos em que se sinta uma mistura de ódio e amor pelas pessoas com quem Holly convive. Mas, apesar de toda a descontração criada no decorrer da história, o clima de suspense permanece presente a todo o momento.
"Fuja. Fuja de seus limites. Fuja de seus medos. Alcance o risco, alcance a saída. Feche os olhos para seus maiores obstáculos. Apenas os ultrapasse. Não há tempo para hesitar. Não pense, apenas fuja. E você vai superar, pois o grande prêmio é conseguir respirar."
Com o livro que começou a ser escrito quando a autora tinha quinze anos e finalizado aos vinte, cinco anos dedicado à obra, é evidente a evolução na narrativa e escrita durante toda a história. Algumas características, porém, permanecem, como as referências musicais que enchem o livro – Guns n’ Roses é frequentemente citado -, tanto em seus personagens – um deles se chama Ian Curtis, alusão ao vocalista da banda Joy Division – quanto em trechos de músicas que aparecem durante a narrativa.

Rebecca Dellape, parte da nova geração de autores nacionais, consegue criar uma obra divertida que foge de clichês, triângulos amorosos e outras características saturadas que encontramos abundantemente em livros destinados ao público jovem adulto. Ao terminar o livro, o leitor pode ficar com a sensação de vazio, ou até se sentir frustrado (mas no bom sentido, pois faz você querer logo a sequência). O material original, com mais de novecentas páginas, teve de ser dividido, por ordens da editora, para que fosse publicado. Salientando a dúvida de muitos leitores, Entre Outubros ganhará sua sequência em breve e finalmente descobriremos o fim da história de Holly.

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/05/entre-outubros-rebecca-dellape.html#more

Aryane 17/02/2016

Ok, vamos lá!
Eu evito ao máximo criticar um livro, pois sei como é trabalhoso escrever uma obra e sei que há gosto para tudo. Mas este livro me decepcionou demais. Por coincidência, comprei-o junto com outro livro que era um plágio descarado de um filme batido do YouTube. Enfim...

Uso esse espaço para fazer uma crítica, embora eu tenha lido em outras resenhas que muita gente gostou. Eu não gostei. Para mim, um livro tem de ser interessante em 100 páginas. Passou disso, eu descarto.

Mas, nesse caso, o que me fez abandonar a leitura foi ver uma adaptação esdrúxula de um trecho da autora Martha Medeiros, sem os devidos créditos. A autora se baseou em tal trecho, como se fosse algo produzido por ela. E não é. Sabe a famosa "inspiração" ou "releitura"? pois é, foi o que rolou, mas não colou. Eu sou totalmente contra isso. Parei de ler nesse instante.

Já estava achando a narrativa dando muitas voltas, com um vocabulário arrastado, cheio de gerúndios e erros de português. Sem falar que eu acho totalmente desnecessário um autor nacional usar nomes americanizados. O autor nacional perde sua essência ao tentar copiar o que vende.

Ok, podia ter tudo isso, se a história fosse interessante, mas não é.

site: amoremletras.wordpress.com
Marcos Nandi 07/06/2017minha estante
No início achei promissor, mas depois eu me perguntei: Cadê a história? Jhahahahahaha a sim, odeio diálogos rebuscado entre adolescentes

Marcos Nandi 07/06/2017minha estante
A história se passar nos EUA achei nada a ver.

Lina DC 07/12/2014

Conforme a sinopse explica, no dia do aniversário de 16 anos de idade Holly Armstrong é sequestrada em São Francisco, a cidade onde mora com sua mãe, a dra. Catherine, uma médica plantonista de 34 anos de idade.

Em cativeiro, Holly tenta descobrir o que está acontecendo e tenta descobrir uma maneira de escapar. Holly é extremamente inteligente e sagaz e em um momento de distração de seu sequestrador, ela consegue fugir.
Sua fuga torna-se notícia e ela acaba se tornando uma celebridade, uma heroína aos olhos do público.

Para tentar um recomeço, ela e a mãe se mudam para San Diego enquanto a polícia ainda tenta descobrir o que aconteceu.

Vida nova, escola nova, Holly pode ser quem ela quiser. Ela faz novos amigos, como Leonardo, um garoto extremamente curioso.

Nessa nova etapa do livro, a história se perde um pouco. O lado investigativo é deixado de lado e o foco se torna os romances e dramas da adolescência. É apenas perto do final que vemos a história voltar para a investigação, deixando o leitor com um gosto de quero mais.

Holly é uma protagonista incrível. É forte, determinada, inteligente e bonita. Tem os seus momentos de birra, mas também consegue ter alguns momentos ternos.

A escrita da autora é fluida e encanta o leitor. Ela tem um ritmo próprio que prende a atenção do leitor, mesmo nos momentos em que o foco da trama muda.

Fernanda 11/11/2014

Resenha: Entre outubros
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/11/resenha-entre-outubros-rebecca-dellape.html

Horroshow 13/09/2015

Obra sincera e multifacetada
Resenha por Mikael Nogueira

(.... Leia mais no link abaixo)

Nanda 08/04/2016

Você não pode fugir do seu passado, muito menos de quem se tornou.
Essa é a frase que ilustra a capa de Entre Outubros, romance de estreia de Rebecca Dellape. O livro apresenta Holly Armstrong, uma garota de 16 anos que conseguiu escapar de um sequestro. Um dos motivos que fez com que eu me interessasse pelo livro foi o mistério introduzido pela frase da capa, e pela sinopse.

A história começa muito bem, com a dose certa de suspense e ação, meio que um filme policial. Como a narrativa é em primeira pessoa, é possível se colocar no lugar da personagem e sentir toda a tensão. E eu fiquei: UAU, esse livro promete. Pois é, promete, mas infelizmente não cumpre a tudo que propôs.

Tudo o que acontece depois da fuga de Holly é muito dramatizado, mais pontas soltas sobre o motivo do sequestro aparecem e, gente, nenhuma é amarrada. Tem algo envolvendo a mãe de Holly que fica no ar e não é resolvido. A jornada de descobrimento da protagonista, prometida na sinopse, não acontece. E eu fiquei a ver navios.

Um ponto positivo foi a escrita da autora, mesmo para um romance de estreia ela é bem madura. Os diálogos soam convincentes, embora os personagens nem tanto. Além disso, alguns personagens que aparecem ao longo da história são muito bons, com potencial de ajeitar o livro. Agora, na parte negativa, além do mistério inicial, muitas outras coisas surgiram ao longo do livro. Isso criou um acumulo de pontas para serem atadas e na correria do final do livro isso não aconteceu.

Confesso que não gostei muito da Holly, ela tenta passar a imagem de pessoa forte que escapou de um sequestro, mas achei a personagem muito ligada no drama. Além disso, eu penso que qualquer pessoa que tenha passado por algo parecido não iria confiar de cara em alguém, mas não é isso que acontece. O excesso de conflitos escolares também atrapalhou um pouco, obviamente eles deveriam existir, já que ela ainda é uma estudante, mas meio que houve uma inversão de planos e a busca de Holly foi para o fundo.

O fim do livro chegou e com ele o sentimento de Dom Casmurro. Não teve final, simplesmente acabou, como quando você está vendo um filme na TV, faltam 10 minutos para o fim e a luz acaba. A sensação foi essa, fiquei frustrada e sem saber o que pensar, muito menos o que sentir. Não teve resolução, a ação de início morreu e foi isso. Poderia ser um livro excelente, mas o excesso de coisas cortou isso. Não sei se terá uma continuação, mas espero que tenha, para resolver o que ficou para trás.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/11/resenha-entre-outubros-rebecca-dellape.html

carolina.trigo. 04/10/2016

Perfeito!
Enfim vou poder falar desse livro que virou meu amorzinho! "Entre Outubros", de Rebecca Dellape, Editora Novo Século, é um livro perfeito do início ao fim e por vários motivos que serão falados aqui.
Primeiro, deixo citar essa capa simplesmente maravilhosa. Linda de morrer! Além de ser nacional, o que já está virando rotina aqui em casa.
Depois de conseguir fugir de um sequestro, Holly Armstrong, uma adolescente de 16 anos vê sua vida mudar totalmente. Ela, junto com a mãe, estão passando por uma crise financeira e ainda tem que se mudarem de cidade, trabalho e colégio. Deixar tudo e todos a quem conhecem para tentarem reconstruir as suas vidas. Além de tentar dar volta por cima, Holly vai atrás de respostas sobre seu sequestro, encontrando pessoas nada convencionais, que mudarão seu olhar sobre o mundo, além de fazer coisas que em sua antiga vida nunca iria fazer...
A história vai se desenrolando de um jeito magnifico, e os personagens não podiam ser mais perfeito! A personalidade da Holly é uma coisa incrível, porque ela é forte na frente de todos, mas no fundo ela precisa de uma fortaleza que, infelizmente, não é a sua mãe... Nesse momento aparece a personagem Rebecca, que ajuda ela e está em todos os momentos. E o que achei mais legal é que a Rebecca é a própria autora, o que só deixa melhor o livro.
E ainda digo, ela algumas vezes é mais forte e interessante do que a própria Holly. Acho que a alma do livro está nela! E o final.... é o melhor que podia. Era o que o livro precisava!
Digo uma coisa só: esse não é mais um livro clichê de adolescentes. E com certeza temos mais uma grande autora nesse meio em que tudo é criticado, mas pouco é sentido!
E para os fãs da autora e do livro - com eu já virei -, podem se animar, já vai ter o segundo, e tenho certeza que será tão bom quanto o primeiro!

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2015/07/perfeito-entre-outubros.html
Beatriz 11/07/2018minha estante
Não houve continuação???

Andressa 19/12/2019

Se fosse definir este livro com uma única palavra, seria: surpreendente.
É uma obra gostosa de se ler, a narrativa e os personagens são bem construídos, algo bem impressionante por ser o primeiro lançamento da autora, porém, no meio da história as coisas começam a ficar massantes, e o final? O LIVRO NÃO TEM FINAL!