Tabuleiro dos Deuses Richelle Mead

Resenhas - Tabuleiro dos Deuses

dazzstars 28/02/2021

Uma ótima distopia!
Com uma escrita fluída e agradável, a história se desenrola muito bem. É uma boa distopia, que faz uso raso de mitologia. A proposta do livro é interessante, tanto quanto a forma que a sociedade é distopa. Os personagens são bacanas mas os mais cativante é Justin March e seus corvos, Magnus e Horatio, sendo Justin na minha concepção o mais desenvolvido com sua personalidade, já Mae, tem uma boa história mas senti falta de um caráter mais marcante. Vale a pena a leitura!

*observação com spoilers: o que mais me incomodou na leitura foi a brevidade sobre as religiões e fatos históricos do universo fictício, além do pouco desenvolvimento dos personagens secundários.

Moonlight Books 30/03/2014

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Richelle Mead entrou em minha vida de leitora com a série Bloodlines (confira resenha de Laços de Sangue aqui), gostei muito e logo em seguida comecei a leitura de sua outra série, Academia de Vampiros e posso dizer que ambas me deixaram muito feliz. Eis que a Editora Paralela anuncia o lançamento de Tabuleiro dos Deuses, primeiro volume de uma série adulta, A Era de X, desta talentosa escritora e eu não poderia deixar de conhecer esta nova vertente de seu trabalho.

Clima distópico, intrigas e conspirações estilo as melhores investigações da CIA e FBI e ainda uma pitada de misticismo e religião, some tudo isso e mergulhe em Tabuleiro dos Deuses.

O mundo não é mais o mesmo, após ser infestado pelo vírus Mefistófeles em pleno século XXI, teve sua população dizimada, entrando então na Era do Declínio, um período de cinquenta anos onde sua principal meta foi a busca pela cura deste vírus tão nefasto. Vencida a degeneração, surge uma época de ressurgimento, a Era da Renovação, onde a formação mundial atual deixou de existir e agora o país mais estável e seguro para viver é conhecido como RANU, formado por partes dos antigos Estados Unidos e Canadá. Lá a tecnologia, segurança e qualidade de vida é a melhor possível, no entanto algumas coisas dos tempos antigos foram banidas e qualquer tentativa de ressurgimento é tida como crime. Na RANU não são permitidas religiões, nem cultos a nenhuma espécie de Deus, as igrejas não tem ídolos, são apenas templos onde a nova filosofia de vida é pregada. Um povo cético, que preza razão acima de tudo, embora as eleições iminentes para o consulado prometam uma nova era, a Era de X.

Neste cenário, que a princípio parece proibitivo e até mesmo ditatorial, conhecemos Mae Koskinen, uma mulher oriunda das castas mais nobres desta era, mas que renunciou a sua herança, para servir o país, Mae é uma pretoriana, a elite dos soldados da RANU. Perigosa e mortal, mas nem por isso insensível, Mae pode ser uma máquina de matar, mas possui também seu lado frágil. Quando perdeu Porfirio, seu ex-amante, passou por momentos turbulentos, cometeu atos insanos e foi punida com uma missão nada louvável para um pretoriano, ser guarda-costas de um homem conhecido como Justin March.

Justin já foi parte do governo, trabalhando na divisão especial que investigava o surgimento de novas religiões, sua principal função era a de banir tudo que fosse ligado ao misticismo, usando de sua inteligência notável para desacreditar estas manifestações, no entanto, um dia sua vida foi salva por um Deus, e ao admitir isso para seus superiores foi condenado ao exílio. Quando uma série de assassinatos misteriosos e com toque sobrenatural toma conta da RANU, Justin é trazido de volta para descobrir o que está acontecendo, e assim poder provar suas teorias sobre a existência de forças além da razão.

Justin e Mae sem saber quem são, acabam envolvendo-se, mas logo ao serem oficialmente apresentados, preferem esquecer a noite de paixão que viveram e levar adiante a missão que estão incumbidos, mas não será fácil, a atração entre ambos é palpável e no xadrez dos deuses, eles foram eleitos como peças chaves deste imenso tabuleiro. Sim! Os deuses estão mais vivos do que nunca e querem voltar, Mae e Justin são especiais e seus representantes, embora a dupla nem imagine o que estas entidades querem deles. Está montado o Tabuleiro dos Deuses.

Este é um livro interessante e diferente, eu como fã de distopias fui capturada logo nas primeiras páginas, adoro estes mundos novos que surgem a partir das besteiras que a humanidade comete, tudo ganha ares tão além da imaginação, que a aflição toma conta de mim nessas leituras. No entanto está sociedade que inicialmente mostra-se tão séria, logo revela-se como sendo bem tolerável, as pessoas aqui gostam de uma vida boa, regada de bebidas e sexo, e claro muita tecnologia, tirando o aspecto da proibição da religião e o controle acirrado da natalidade, é tudo bem liberal, até mesmo os pretorianos, tão temidos, são na verdade os maiores baladeiros que já vi...

site: Leia o restante da resenha http://www.moonlightbooks.net/2014/02/resenha-tabuleiro-dos-deuses.html

ThaisMMateus 01/05/2014

Tabuleiro dos Deuses
Puro nível de perfeição, O livro Tabuleiro dos Deuses conta a historia de um servidor chamado Justin March e uma pretoriana chamada Mae Koskinen, Justin recebe uma missão na RANU, por causa de seitas religiosas assassinas e Mae tem que protege-lo, caso um religioso resolva ataca-lo!
Mae era uma menina muito bonita, inteligente e forte, por ter tido uma manipulação genética pela Deusa Morrígan, deusa da morte, das vacas, das gralhas, do luar, da prata e da batalha. Ela foi feita para se casar com alguém rico e tirar a sua família da pobreza, mas tinha que seguir a deusa Morrígan, pois esse era o acordo, eles faziam a manipulação e ela seguia a deusa! Mas não deu certo oque a mãe de Mae (Astrid Koskinen)tinha planejado, e ela se tornou uma pretoriana sem religião. Que fez os seguidores de Morrígan quererem mata-la, ela não sabia disso nem acreditava em deuses, até que seu amigo Justin descobriu tudo e sua mãe Astrid confirmou!
Justin não era muito diferente de Mae, ele também era bonito e inteligente! Ele não acreditava em Deuses até um dia, que ele teve um sonho, que ele tinha que escolher um Deus entre três, para seguir, ele escolheu um que prometeu que o ensinaria a ter sabedoria e que sua memoria e seu pensamento seriam guias de Justin, também prometeu que mostraria como vencer seus inimigos e que poderia ter uma amor que deixaria os outro de queixo caído, mais foi a ultima promessa que convenceu Justin, ele percebeu que o quarto em que estava, estava em chamas e então o Deus prometeu que o salvaria, era só ele seguir os corvos, ele seguiu os corvos até um lugar que não estava pegando fogo e depois os dois pássaros entraram dentro da cabeça dele e desde aquele dia ele começou a falar com os corvos que se chamavam Horatio e Magnus!
Tabuleiro dos Deuses é o primeiro livro da série "A era de X" e já me apaixonei!

Blake 18/11/2019

Tabuleiro dos Deuses
Uma das minhas melhores leituras de 2019.
Está entre os 3 favoritos desse ano.

Raquel Comunale 15/11/2014

O livro se passa em um novo mundo e o país é a RANU uma nova civilização super moderna que decidiu proibir as crenças e religiões para evitar conflitos e problemas catastróficos. Essa sociedade precisou se reerguer depois de ser praticamente dizimada por um vírus. As famílias mais ricas foram divididas em castas com certos privilégios pois ajudaram financeiramente o governo na reconstrução do país. Nesse contexto temos Mae que é uma pretoriana, ou seja, uma soldada do governo com um super chip que a torna mais forte e mais veloz. Além disso ela é uma e uma patrícia ou castal, ou seja, fazia parte de uma família rica e largou tudo para se alistar. Mae passa por uma situação difícil após a morte de um ex-namorado e então recebe a missão de ir atrás de Justin March, um homem que foi expulso da RANU e que agora precisa ser resgatado. Sem saber disse Mae acaba na cama com Justin mas logo tudo se esclarece e ela percebe a burrada que fez.

Justin era funcionário de um departamento do governo responsável pelo controle e investigação das religiões e igrejas dentro da RANU. Contudo após detalhar demais algo que não deveria ele acaba sendo expulso do país e passa 5 anos fora, quando descobre que tem uma chance de voltar ele decide fazer tudo que pode. Sua volta está relacionada a uma onda de assassinatos religiosos e ele precisa resolver o caso em 1 mês. Nesse contexto Justin exige levar uma pessoa com ele pra RANU, Tessa é uma adolescente que nunca tinha as tecnologias do país e se mostra grata e extremamente estupefata com o lugar.

Mae e Justin seguem com a investigação do caso mas logo descobrem que o buraco é muito mais embaixo. Mesmo trabalhando em uma área do governo que nega qualquer aparição ou entidade misteriosa Justin logo percebe que eles estão lidando com algo muito maior e a vida de Mae pode estar em risco.

Eu sempre fui apaixonada pela Richelle Mead e amei o livro. O assunto não é simples, envolve política e religião mas acima de tudo envolve a fé. A estrutura do livro é ótima, Mead consegue costurar todas as pontas e o fim do livro dá vontade de saber logo o que vai acontecer na Era X. Super recomendo a leitura!

site: http://desencontre.blogspot.com.br/

Bia 12/02/2017

Blog Just Breathe

Eu amo todos os livros da Richelle e assim que eu vi esse eu compre ainda em pré-venda. Eu sempre enrolo para ler um livro que eu acho que vai ser bom e esse não foi diferente, enquanto eu enrolava fiquei lendo algumas resenha, e o que me surpreendeu é que tinha muitas delas negativas então eu resolvi ler e tirar a minha própria conclusão.

A Richelle nos apresenta o mundo totalmente novo que de início é um pouco então não façam o que eu fiz e comecem a ler direto, leiam primeiro o matéria bônus que vai facilitar muito o intendimento, ele esta disponível de graça, voltando ao assunto, nesse mundo se espalho um vírus Mefistófeles que dizimou metade da população, vários anos se passaram até que o vírus fosse controlado. Depois desse desastre os Estados Unidos e o Canadá se juntam e formam a RANU, um lugar onde a tecnologia é super avançada, um lugar que todos querem morar, mas junto com esse mundo novo veio várias regras entre elas é que são proibidas as igrejas, cultos ou qualquer coisa parecida.

Justin March trabalha para o governo, ele investiga lugares em que a lei anti-religião pode criar um problemas, mas depois de sua última investigação ele é proibido de entra na RANU, com isso ele vai para o Panamá um lugar sem os avanços da RANU, sem lei, perigoso e onde é fácil ter vícios.

Outro personagem que conhecemos é Mae Koskinen, uma super soldado da RANU que após cometer um "deslize", é proibida de usar sua farda e é mandada para o Panamá a procura de Justin para entregar uma carta. Quando Justin recebe o recado descobre que está acontecendo vários assassinatos na RANU e ele é chamado para resolver esse mistério, para voltar ele exige que deixem ele levar Tessa, filha do homem que abrigou ele quando chegou ao Panamá, Justin ainda descobre que Mae vai passar a ser sua guarda-costas.

Depois de ler, eu não conseguir intender o porque não gostaram, o livro é rico em detalhes, uma história que prende, personagens enigmáticos, um mistério e tudo mais que que tem direito, bom eu gostei como qualquer livro da Richelle.

Uma série adulta da Richelle, os personagens desse livro são um pouco diferentes dos outros. Justin é um homem muito inteligente e que gosta de curtir os prazeres da vida, adora beber, fumar, se divertir com as mulheres mas isso não quer dizer que a vida dele é uma maravilha, ele convive com dois corvos em sua cabeça que falar coisas enigmáticas para ele, e para mim foram os mais engraçados, e tem os perigos constante em se morar em um lugar como o Panamá para uma pessoa como ele, já Mae é um mulher forte, que gosta do que faz, e não admite que ninguém diga o que ela tem que fazer. A atração entre os dois é gritante mas Justin insiste que não podem se envolver (porque será?), então eles só fazem seus devidos trabalhos que é descobri quem está matando essas pessoas.

Eu adorei toda a história, toda a pesquisa que a autora deve ter feito para mergulhar assim em uma história com tantos Deuses, sei que ainda tem muita coisa para acontecer, esse livro foi mais uma introdução,os personagens são outro mistério cada um com seus problemas e segredos e ainda temos muito o que descobrir. Estou muito ansiosa para a continuação.

site: http://follow-and-breath.blogspot.com.br/2014/04/resenha-tabuleiro-dos-deuses.html

CooltureNews 22/07/2014

CooltureNews
Vou começar pelo óbvio. A capa desse livro é encantadora! Eu o compraria só pela capa, que já valeria tê-lo na estante, mas eis que a história é um ótimo complemento a arte gráfica. Então, antes mesmo de ler essa resenha esteja avisado: você precisa ler este livro!

Não havia lido nada da Richelle Mead antes. Não conhecia suas outras histórias ou sua narrativa, mas a sinopse desse livro me chamou muito a atenção, então, seria uma ótima oportunidade de enfim conhecer seu trabalho. Ao final, constatei aliviada que não perdi meu tempo e adicionei mais uma autora a minha lista de favoritos.

Enfim, já rasguei minha seda aqui, então vamos partir para a parte séria da coisa toda.

Uma das coisas que mais me atraíram durante a leitura foi o modo como a narrativa foi madura e realmente voltada para um público mais velho, tipo da minha idade. Foi algo lindo de se ler, já que em pouquíssimas ocasiões a inteligente do leitor é subestimada. A linguagem é clara, inteligente, repleta de ironia e sarcasmo, e bem integrada ao contexto da história.

Houve também um cuidado em construir um universo crível para que a história pudesse se desenvolver. O pano de fundo de a Era de X é um mundo distópico, onde a religião é considerada crime e a sociedade é dividida em diversas regiões. Além disso, foi delineado todo um novo sistema político e diplomático, com as atuais divisas e fronteiras foram extintas para abrir espaço a um enorme conglomerado de povos, que sob uma mesma bandeira procura manter suas identidades através dos clãs. É parecido com um sistema de castas, só que um pouco mais definido pela mistura genética, ou melhor, pela ausência dela.

Tudo isso acaba por influir diretamente na vida dos personagens e se integra perfeitamente ao enredo desse primeiro livro. O que o torna altamente introdutório, mas com conteúdo. A medida que vamos conhecendo os personagens e acompanhando suas andanças é que compreendemos o mundo em que vivem.

E é aí que surgem personagens tão marcantes e carismáticos, que envolvidos em uma conspiração começam a questionar tudo aquilo que aprenderam durante sua vida. Só que esses questionamentos acabam se tornando bastante pessoais quando percebem que tem muito mais a ver com suas vidas do parece.

Essa poderia ser uma combinação terrível em mãos menos habilidosas, mas graças a Mead, essa mistura ganha toques dramáticos e realistas dentro do universo por ela criado.

É interessante como ela aborda diversas subtramas dentro de uma trama maior sem, no entanto perder o compasso. Seu enredo segue um ciclo que deixa poucas pontas soltas para a continuação, permitindo que o leitor veja a história com começo, meio e fim. Claro, há um gancho realmente bom para a continuação, mas ele se deve mais a natureza dos personagens e suas relações do que realmente a trama do livro.

O único problema, e é realmente grande do livro, é o fato de jogar muita informação sobre o ambiente da série de uma só vez, com conceitos complexos e bem pouco explorados. Isso dificulta a leitura, principalmente por ser necessário voltar em alguns pontos para entender exatamente do que os personagens estão falando. Assim, enquanto a trama se arredonda, o universo se apresenta amplo demais.

Dando uma olhada nas avaliações que o livro teve no exterior, notei que boa parte das reclamações girava justamente em torno do quanto seu universo se apresenta complexo para um livro introdutório. E mesmo tendo amado o clima, senti que poderia ter sido um pouco mais explicado.

Tirando isso, que é um “isso” bem grande, o livro é incrível. Não posso comparar com outras obras da autora, mas como disse antes, me apaixonei pela narrativa e espero ansiosa pela continuação.

Se antes eu tinha certo receio da Mead, depois de “O Tabuleiro dos Deuses”, devo a ela um espaço enorme na minha estante. Não me sinto preparada para conhecer suas séries adolescentes, mas com certeza quero mergulhar cada vez mais no universo de “A Era de X” e conhecer os segredos que ainda não foram revelados.

site: www.coolturenews.com.br
Maysa 18/08/2014minha estante
Oi, eu fiquei meio perdida com a complexidade desse livro tbm , mas é muito bom, e como uma super fã da Richelle, te digo que leia as outras series adultas dela, além de Tabuleiro dos Deuses, ela tem Georgina Kincaid (os 6 livros da serie já foram lançados aqui), e Serie Dark Swan (que infelizmente só lançaram o primeiro). Quanto as series jovens-adultas, elas tbm não subestimam a inteligencia das pessoas, tem dilemas mais jovens, mas os personagens são tão bem construídos quando nas series adultas.

Patty 17/08/2016

Perfeito!
Não me interessava nem um pouco pelos livros da Richelle por não serem o estilo que eu costumo procurar. Do nada, dou de cara com um livro de capa LINDA (infinitamente mais bonita q a versão americana) na livraria e decido ler a sinopse sem nem saber quem é o autor(a). Li os primeiros capítulos na livraria e amei.... grudei nele e devorei em uns 3 dias.... Vamos lá falar do conteúdo então!
O Tabuleiro dos Deuses trata de uma sociedade futurista destruída em decorrência de extremismos religiosos e que luta para q nenhuma prática religiosa coloque novamente em risco os sobreviventes. Para garantir a erradicação dos cultos, a RUNA utiliza toda tecnologia possível como apoio, supervisionando suspeitos e incrementando o rendimento físico e cognitivo dos soldados da guarda pretoriana com pequenos implantes em seus braços. Mae é da guarda e ao passar por um desequilíbrio emocional inaceitável para uma pretoriana ela se vê designada a proteger um agente investigador. O que ela não sabe é que tipo de trabalho Justin executa e muito menos, o quão envolvido está esse professor sarcástico e inteligente exilado no Panamá.
A trama se desenrola a partir do envolvimento de Mae, que tem muito mais do divino em sua vida do que imagina e Justin nas descobertas de um mundo repleto de "conhecidências" sobrenaturais que continuam regendo a vida dos membros da RUNA.
Um enredo extremamente envolvente, com novas informações preciosíssimas a cada capítulo e um final absolutamente empolgante.
Não tenho outra palavra para definir, a não ser: PERFEITO!

Livros e Citações 28/02/2016

Equilibrado entre erros e acertos
Autora: Richelle Mead
Editora: Paralela
Páginas: 424
Classificação: 3.5/5 estrelas

Mae Koskinen é uma linda mulher que faz parte da elite do exército. Ela é dura, não se deixa levar e não mostra os seus reais sentimentos para ninguém. Apesar disso, o seu ex-amante acaba de morrer em uma missão e ela parece estar bem o suficiente com isso. Mas o seu coração está caindo aos pedaços. Por esse motivo, ela não aguenta uma simples provocação no funeral de seu amado. Mae simplesmente parte para a briga e ao se tratar de lutas, Mae não é nada menos que letal.

"Nada de pesadelos. Nada de sonhos."

Após perder o controle, ela é castigada: perde sua farda e é obrigada participar de uma missão que não faz parte do que geralmente costuma fazer. Ela terá que acompanhar Justin March – um investigador de religiões – ao procurar o responsável de uma série de assassinatos. Mae se sente humilhada, mas não há nada a fazer se não obedecer. O que ela não esperava era conhecer Justin de uma forma tão íntima. Antes de saber quem realmente era ele, Mae teve uma grande noite com ele para depois descobrir que ele seria o protegido.

Não havia pior começo em sua nova missão. Porém, o grande problema era para Justin já que depois do sexo ele descobriu que Mae era sua prometida e que agora ele teria que se curvar para um deus (é isso mesmo você não leu errado). No entanto, essa é uma parte complicada de se explicar e para você entender melhor, aconselho ler o livro. Resumindo, terão que descobrir de onde estão vindo todos esses assassinatos, que mais tarde será revelado que é de algo muito maior do que imaginavam, e, além disso, terão que lutar contra uma forte atração que cresce cada vez mais entre eles.

"Você pode ignorar o resto das pessoas porque é melhor do que elas. Livre-se dos sentimentos, pois, se elas não puderem vê-los, não poderão usá-los contra você."

Como todos já conhecem nossa amada Richelle Mead, sabem que quando ela começa uma nova série ela nos ambienta em mundo completamente novo. Richelle faz uma grande pesquisa e cria um grande plot para nós. Mas o que geralmente é uma GRANDE qualidade da autora, dessa vez, foi o seu pior erro. Na série Era do X, Richelle havia feito tantos detalhes em seu mundo futurístico que algumas partes ficaram sem nexo, sem explicação ou sem um entendimento para o leitor, ou pelo menos até ele terminar a leitura do livro.

E com tanta complicação a leitura vai ficando carregada e difícil. Não é aquela famosa fluidez e paixão que vemos em sua escrita. Richelle teve uma grande proposta, eu amei o plot e o romance até que foi convincente. Não se enganem, é um bom livro. Mas, se tratando de Richelle Mead, poderia ser MUITO melhor. Mas primeiro livro de séries geralmente servem apenas para nos introduzir na história e ter uma base do que há por vir. Então, decidi que vou ser menos dura com minha autora favorita e esperar de braços abertos a sequência de Tabuleiro dos Deuses. Dessa vez tenho certeza que Mead não irá pecar no desenvolvimento da história.

"A ignorância não é uma justificativa."

Além da dupla de personagens principais, também gostei muito de Tessa – uma garota que Justin faz questão de levar para a capital e tirar do interior. Ele quer que ela veja o que é o mundo de verdade. É muito difícil para ela entrar em mundo tão diferente do que ela estava acostumada antes, mas ela é uma garota forte e também espero muito dela nos próximos livros.

Equilibrado entre erros e acertos, Tabuleiro dos Deuses não é nada mais nada menos do que a introdução para o que eu espero que seja uma grande série. Se você tiver paciência, muita calma e acima de tudo seja fã de Richelle Mead, está mais do que recomendada à leitura.

Resenha por: Gabriela

site: http://www.livrosecitacoes.com/

Su 28/01/2016

Decidi ler esse livro porque, né, é Richelle Mead. E, após ler duas de suas séries (Academia de Vampiros e Bloodlines) e amar, não poderia deixar de me interessar por A Era de X. Tabuleiro dos deuses é o primeiro livro dessa nova série.
Mae é uma pretoriana. Uma soldada de elite da RUAN – República Unida da América do Norte. Ela está acostumada com a morte. Matar é o seu trabalho. Mas, quando quem morre está intimamente relacionado a ela, Mae perde o controle. Ser insultada no velório dessa pessoa também não ajuda muito.
Após brigar com Kavi, ela é levada até ao General Gan. Ele a envia para uma missão no Panamá a fim de trazer de volta um ex-Servidor da Verdade exilado.
Justin está em um bar sendo exibido para os amigos de Cristobal Martínez. Ele aceitava ser tratado como algo a ser mostrado, um gemano (nascido na RUAN) exilado é algo raro no Panamá, em troca de casa e dinheiro. Ao ver uma nórdica (uma das castas da RUAN, caracterizada pelo cabelo loiro e olhos claros) entrar no bar, ele não pode deixar de reparar nela. Nem ele, nem as vozes na sua cabeça.
Estava pensando e cheguei a conclusão que nunca havia lido uma distopia. Me senti confusa com a nova era, ou Era de X, mas descobri que a Richelle escreveu um material bônus para nos introduzir no livro. Gostei muito do foco na tecnologia. Outra coisa que me chamou a atenção foram os papéis trocados entre Justin e Mae. É ela quem “protege” ele. Enfim, ótimo livro.

“— Vou acabar com você! — ele vociferou.
Não acho que Blanca valeu tanto a pena, Horatio disse. Nem foi tão bom assim.
O comentário de Magnus foi mais enigmático: A sua valquíria.
Miguel parou de avançar quando uma porta se abriu e, por ela, saiu uma mulher. Não uma mulher qualquer. Ela. A loira de antes. Por um milésimo de segundo, todos estacaram e, então, com uma velocidade impossível, ela subitamente se colocou entre Justin e os Jessup, com a postura protetora e agressiva. Uma postura de combate. As palavras de Huan lhe voltaram à mente: Quem quer que seja, é militar. Ela não fez nenhum outro movimento, mas havia uma tensão em seu corpo que deixava claro que era uma leoa disposta a atacar a qualquer momento.
Sabia que, Magnus observou, em tom casual, as leoas fazem todo o trabalho enquanto os leões ficam vadiando?”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Vanessa Vieira 22/11/2015

Tabuleiro dos Deuses - Richelle Mead
O livro Tabuleiro dos Deuses, primeiro volume da série A Era de X, de Richelle Mead, nos traz uma trama intrincada, repleta de mistérios, conspirações, seitas religiosas e sensualidade. O universo distópico criado pela autora é extremamente interessante e bem arquitetado, fazendo com o leitor se situe dentro da história de forma quase que instantânea. Com personagens fortes, enigmáticos e bem delineados, o enredo é rico, bem construído e encanta por sua originalidade e precisão.

O fatal e potente vírus Mefistóteles - responsável pela destruição de diversos países e pela dizimação de boa parte da população - abalou o mundo e seus efeitos são sentidos até hoje. Os principais culpados pela catástrofe que se assolou sobre o planeta foram extremistas religiosos e, por isso, o governo da RANU (República da América do Norte Unida) tem como um dos seus maiores objetivos a eliminação de seitas suspeitas.

Justin March era um dos mais aclamados investigadores de grupos religiosos da RANU, mas foi afastado de sua profissão após fracassar em uma missão. Inesperadamente, ele é contatado novamente pela organização com uma finalidade bem peculiar: desvendar uma série de assassinatos ritualísticos que ocorreram sob fenômenos inexplicáveis. As surpresas de Justin não param por aí: ele descobre que sua linda companheira e guarda-costas, Mae, é uma pretoriana, ou seja, uma supersoldado da elite da RANU. Dona de uma beleza exuberante e uma verdadeira máquina de matar, Mae esconde inúmeros mistérios e desperta forte atração em Justin.

Ao longo da investigação, Justin e Mae enfrentam muitos perigos, bem como inimigos misteriosos e poderes mais letais do que poderiam imaginar. Os deuses se levantam sorrateiramente pelas sombras, dispostos a retomar um mundo onde os humanos não passam de meros peões em um tabuleiro de xadrez...

"A verdade é que, quando você expulsa os deuses do mundo, eles acabam voltando, com força total. Os humanos não conseguem se manter longe dos deuses e os deuses não conseguem se manter longe dos humanos."

Tabuleiro dos Deuses se mostrou um livro mais adulto e profundo em vista de Bloodlines, uma das séries que acompanho da autora. A linguagem é mais agressiva e a temática bem mais estruturada e madura, características estas que conseguiram mostrar toda a versatilidade de Richelle Mead. O universo distópico da trama é original e foi criado de uma forma bem arredondada e sucinta - sem ter uma aresta que seja - mostrando todos os pormenores do enredo com um grau de precisão primoroso. Os personagens são fortes, misteriosos e imprevisíveis - sobretudo, Justin e Mae - e a química que rola entre eles é voraz e explosiva. Narrado em terceira pessoa, de modo bastante descritivo e contundente, Tabuleiro dos Deuses nos traz um misto irresistível de seitas religiosas, ficção científica e suspense, intercalado por uma boa dose de sensualidade e adrenalina.

Justin é um homem sagaz, inteligente e perspicaz. Sua beleza e seus modos galanteadores conseguem atrair o sexo oposto tal como o açúcar atrai formiga. Devido a um erro do passado - por sinal, bem incrustado na trama - ele foi afastado do mundo da investigação mas, inesperadamente, recebe um chamado para uma missão intrigante e um tanto quanto peculiar. Além de sua sabedoria e destreza, ele conta com a ajuda de Mae, que se mostra uma parceira à altura do investigador e uma mulher fatal e estonteante.

Mae é astuta, voraz e rápida. Ela é uma verdadeira máquina de matar e possui uma precisão fora de série. Após se envolver em uma confusão durante um velório, recebe a missão de se tornar guarda-costas de Justin. Dona de uma beleza exuberante e deveras mortal, Mae se mostrou uma das personagens mais enigmáticas e fortes do livro e a química que rola entre ela e Justin é explosiva e estonteante.

"Nós somos peças num tabuleiro, e alguns de nós são mais poderosos do que outros."

Em síntese, Tabuleiro dos Deuses nos traz um enredo original e bem arquitetado, norteado por seitas religiosas, suspense, ação, ficção científica e sensualidade. O universo distópico criado por Richelle Mead é meticulosamente criativo e original, mostrando todo o talento e primor da autora na arte de compor uma boa história. A capa é incrivelmente bela e retrata Mae com precisão e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2015/11/resenha-tabuleiro-dos-deuses-richelle.html

Dhessy 07/11/2014

" Você quer a verdade, Servidor da Verdade? A verdade é que, quando você expulsa os deuses do mundo, eles acabam voltando, com força total. Os humanos não conseguem se manter longe dos deuses e os deuses não conseguem se manter longe dos humanos. É a ordem natural das coisas. O tratamento que o seu país deu ao divino foi muito brutal após do Declínio."
Sou suspeita para falar de qualquer livro da Richelle Mead. E assim como com outros livros da mesma, esse também me conquistou.
O mundo criado pela autora é simplesmente brilhante, juntando dois aspectos diferentes em um único lugar: tecnologia e magia.
A mistura de humor e mistério do livro prende o leitor desde a primeira pagina.
Apesar de ser uma história bem complexa, quem lê não encontra nenhum problema em acompanhar a narrativa.
Os personagens foram muito bem construídos. Cada um deles tem um que de mistério que incentiva o leitor a procurar descobrir os segredos de cada um deles.
Aguardo ansiosamente o próximo livro da série A Era de X.

jenalondra 27/12/2014

Perfeito
Como sempre Richelle Mead e perfeita ela muda suas historias com maestria, confesso que apesar de gostar muito dela não dei tanta confiança ao Tabuleiro dos Deuses mais e incrível ela simplesmente te prende o livro inteiro. Agora só esperar as continuações com muita ansiedade.