Salinger

David Shields

Resenhas - Salinger

Renata (@renatac.arruda) 25/04/2014

Tablóide
Um dos livros mais aguardados deste ano, Salinger foi lançado com a promessa de ser a mais completa e definitiva biografia do autor que após o tremendo sucesso com o seu O apanhador no campo de centeio, resolveu viver recluso até o dia em que parou definitivamente de publicar o que escrevia, se transformando, assim, em mito. O livro publicado, porém, fica aquém das expectativas. Com a proposta de apresentar uma estrutura de história oral, o livro é quase uma transcrição do documentário que o acompanha intercalando diversas citações de entrevistados que teriam conhecido Salinger (e muitas que não o conheceram) e outras retiradas de outros textos publicados, artigos e entrevistas, resultando em um relato baseado em fragmentos e muitas especulações. Para saber quem são essas pessoas e se o material recolhido é original do livro ou extraído de outras fontes é necessário passar pelo incômodo de ir e voltar ao apêncie - o que o leitor médio provavelmente vai se enfastiar de fazer, se chegar a fazê-lo, terminando por depositar sua confiança de que todo o material do livro é original.

Shields e Salerno partem do pressuposto de que Salinger seria um autor (e um homem) essencialmente traumatizado pela guerra - e ainda, que O apanhador seria um romance de guerra - e dedicam uma boa parte do livro contextualizando o período em que Salinger passou por ela, com vários depoimentos de ex-combatentes que imaginam o que o autor deve ter passado. E assim é todo o livro: ainda que traga trechos de um material novo interessante como entrevistas e cartas não publicadas que permitem vislumbres sobre a vida e a personalidade do autor, estas são poucas e esparsas e se sobressaem as análises frágeis e cheias de conjecturas que chegam ao nível do tablóide quando escancara a influência que a suposta condição de Salinger de ter apenas um testículo teria na sua obra ou como um determinado relacionamento o teria condenado a buscar apenas a companhia de meninas muito jovens. Neste ponto, Salinger é retratado como um verdadeiro predador...

Leia mais no Prosa Espontânea:

site: http://mardemarmore.blogspot.com.br/2014/04/salinger-david-shields-e-shane-salerno.html

Andresa 08/06/2023

Leitura conflituosa
Senti tanta coisa lendo essa biografia. Ao mesmo tempo em que me sentia muito curiosa em saber mais da vida do Salinger, me sentia invadindo sua privacidade assim como todos já tentaram fazer. Sinto um respeito profundo por quem ele foi e sua obra, e ler as exposições de suas cartas, relatos, 200 pessoas mostrando seus palpites, ângulos e lembranças foi interessante e ao mesmo tempo constrangedor. Gostaria que tivessem deixado ele realmente em paz, e achei curioso ver como o mundo (e principalmente os Estados Unidos) se indignaram e se recusaram a entender e aceitar que alguém tão genial poderia querer realmente recusar a fama e a adoração. Exigiam algo dele como se ele os pertencesse. Parece que várias das pessoas da biografia se questionam revoltados ?COMO é possível que ele não queira esse nível de sucesso? Ele só pode ser um hipócrita e um egoísta por se recusar a deixar sua alma e sua produção em nossas mãos?. Parece dramático, mas a sensação é essa. Fiquei triste vendo o quanto é possível alguém ser desrespeitado várias e várias vezes até o ponto de se desiludir completamente, já que tudo que ele sentia de mágoa com a humanidade só foi comprovada vez após vez em que ele pedia respeito e era invadido. Nunca se colocou como homem-santo e recusou firmemente o papel de guru que tanto queriam dele, parecendo tão consciente de suas próprias limitações e falhas que chegava a constranger o público pós-guerra, tão carentes de um salvador e de um guia que indicasse o caminho e trouxesse sentido.

As partes em que os autores da biografia acrescentam suas opiniões são grotescas, me senti lendo a opinião que algum estudante no começo da carreira ou um jornal barato de fofoca teria. A escolha de fechar o livro destacando que os comportamentos de Salinger eram por ele ter apenas um testículo é revoltante, desrespeitoso e superficial. Sobre a ligação dele com a infância e com pessoas jovens e fetiche por pés (???) beiraram retrata-lo como um predador pervertido, como se só quisessem polemizar levantando uma suspeita tosca - pareciam as opiniões de alguém que jamais leu Salinger ou que sofre de uma quase patológica literalidade das coisas. Sempre que possível os autores inseriam alguma tentativa de transforma-lo em um hipócrita por ele desejar o isolamento e ao mesmo tempo querer algum contato com o mundo as vezes, ou por se importar e sentir raiva quando violavam sua privacidade e sua obra. ?Se ele é tão santo, por que sente raiva quando querem mexer em sua obra? Se quer tanto o isolamento, por que vai ao mercado e recebe amigos pro jantar? Se quer tanto sumir, por que tem uma caixa de correio com seu nome??. E blá blá blá.

Salinger era um gênio no que fazia, extremamente sensível, e foi massacrado pela Guerra e pelo que existe de pior na sociedade. Ele não era um eremita ?nato? (o que nem existe, mas os autores parecem achar que sim), ele era um homem consciente de seus talentos sem falsa modéstia e gostaria de reconhecimento pela sua arte, e apenas por sua arte - mas encontrou pelo caminho muita dor, muita exploração, muito desrespeito, muita miséria espiritual. E se isolou do mundo, desistiu de participar e ser cúmplice dessa máquina de moer gente.

Mayana12 21/04/2022

Aprendizado
Pude aprender sobre a segunda guerra mundial e o período pós guerra, e sobre a vida do criador do romance "O apanhador no campo de centeio" único livro publicado do autor, que após obter sucesso com o seu romance, não conseguiu aceitar a fama, e se isolou do mundo, tendo pouco espaça para os filhos e amigos. Durante seu serviço na guerra Salinger publicou muitos artigos e contos, sobre sua vida no exercito. Foi minha primeira biografia, biografia essa que ele não queria que fosse publicada, assim como seus outros livros escritos e que permanecem guardados.

isabella 29/10/2021

Incrível
Livro incrível, personagens extremamente fortes e profundos. História extremamente triste e emocionante

claudio.louzd 05/11/2020

Biografia Salinger Apanhador Glass Family Holden
Biografia muito bem escrita de Salinger. Completa, recente, e em estilo documentário, muito interessante. Faz querer ler muito mais dele. E desejar textos novos.
Recomendo inclusive ler ANTES de ler Salinger.

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019
Leio poucas biografias... Que bom que li essa. Adorei. Salinger foi uma figura interessante e misteriosa.

Julio Cesar 30/01/2015

Sem segredos
O homem recluso com contornos de que própria vida o fez uma obra-prima. Assim que entendemos este livro: grandioso por tratar de um escritor que fez historia tanto pela historia de vida quanto pelo que escrever. Uma figura marcante não só século que se foi mas do sempre.

Jonatas 09/05/2022

Salinger é Holden Caulfield.
Vemos que Holden tem muito de Salinger e Salinger muito de Holden, vemos o quanto uma guerra pode transformar um homem, e como a fama pode destruir sua privacidade ao extremo. Salinger não sabia que "O Apanhador no Campo de Centeio" fosse fazer tanto sucesso como fez e ainda faz, com isso veio a fama e suas consequências e seu distanciamento disso tudo, se privando das pessoas ao seu redor e da publicidade envolvendo seus trabalhos. Se você quer saber mais sobre Salinger e sua vida que acabou se tornando um grande mistério, um homem que repudiava a fama e o sucesso conquistado é um prato cheio.