A obscena senhora D

A obscena senhora D Hilda Hilst

Resenhas - A Obscena Senhora D

Isabela1066 17/04/2024

Meu primeiro contato com a Hilda Hilst. O livro é muito profundo e poético.

espero ler e saber mais coisas dessa escritora!

luquinhas 17/04/2024

O que é "obsceno"?
Senhora D, Hillé, Hilda, Mulher, Literatura pensante, Clarice, Filosofia.
Tudo isso me veio à mente no fim dessa leitura. Hilda, definitivamente, era uma escritora que se destacava pela sua devoção ao questionamento.

"causa mortis? acúmulo de perguntas da mulher."

Além-gênero e além-Literatura. Obscena Senhora D é uma amálgama da proficiência de Hilda na escrita ficcional, mas sobretudo na escrita da vida. A evocação das vozes da vizinhança que dão o tom satírico que interrompia o fluxo de consciência da personagem é a vida batendo na porta - ou a morte batendo na vida. Obsceno.
Estou absolutamente apaixonado por essa obra. Nunca vou me perdoar por ter abandonado. Enfim, li em uma tacada só. Talvez seja dessa forma que ele deve ser lido. Sem respirar. A agonia da leitura - ou da reescritura a partir dela.
Não concordo com Hilda quando ela diz que faz filosofia. A filosofia não seria tão obscena assim, mas a Literatura sim.
Viva Hilda!

Marianacmraa 22/03/2024

Difícil
Não é novidade dizer que ler Hilda Hilst é uma tarefa difícil, mas não é impossível, para mim não foi diferente, principalmente este sendo meu primeiro contato com a autora. Talvez não tenha sido a melhor escolha já que, segundo o texto de apoio presente na edição em que li, neste livro Hilda está em sua versão mais complexa - e acredito que esteja mesmo. Nele a autora mescla ficção com "comentários" autobiográficos, além de ter usado o fluxo de consciência durante todo texto, o que dificulta um pouco mais a leitura.

Mas, apesar de todas as dificuldades, algumas partes da obra entendi e gostei. De fato, as minuciosidades de uma leitura mais atenta e feita por um leitor com mais bagagem, tanto de leitura de ficção quanto de estudos literários, eu não consegui depreender, porém não é nada que uma/algumas releitura(s) não resolvam.

É um livro que vale o esforço. Hillé, assim como Hilda Hilst, é uma personagem complexa e fascinante, que está cada vez mais dentro de seu próprio mundo de loucura e, para mim, foi muito bom poder acompanhar todo esse trajeto. É válido dizer também que não há apenas dificuldades, muitas vezes ri bastante (como podem ver nas atualizações de leitura) e outras vezes me senti tocada pela vida da Hillé.

Recomendo bastante a livro, principalmente aos leitores mais atentos. Leiam com calma e, se possível, pesquisem tudo que não entenderem. O texto da edição da companhia das letras esclarece muita coisa então recomendo que não pulem.

Maria Izabel 18/03/2024

Muitas questões filosóficas e metafísicas
É um livro com uma cadência de leitura única e que traz perguntas variadas. O compreender os personagens e sua loucura/lucidez é muito intrigante, desafia nossa inteligência e razão.

Dalila 16/03/2024

Será se sou burra? ??
Eu honestamente não sei o que resenhar, pra mim foi uma leitura meio delirante. A sensação foi estar dentro da cabeça de uma pessoa muito triste, vendo os pensamentos dela passando sucessivamente por um telão com um som ambiente muito alto que deixava tudo meio caótico.
Dito isso, vez ou outra aparecia uma sentença ou parágrafo que eu me identificava tanto que o texto entrava em perspectiva e eu pensava que tinha entendido tudo (no fim acho que não entendi tanto).
Em suma, ficou pra mim apenas o conceito, a ideia, a intenção. Não é um livro pra ler e assimilar e entender. É um livro pra consumir, absorver e sentir. E é arrebatador de uma forma muitto particular. Não tenho certeza se recomendo, mas honestamente acho que vale a leitura!

bteuzt 04/03/2024

Livros de sentir, nao de ler
Nao é uma leitura fácil quando o objetivo é entender a cena, o acontecimento, o fato que gera a história. é um livro de identificação, de despersonalização, da forma que as coisas se apresentam - parece algo que se lê em uma interpretação fenomenológica.
os pensamentos retratam, muitas vezes, o que ha de mais primitivo e ao mesmo tempo mais consciente num sentimento. é um ótimo livro e acho a prosa da hilda muuuito diferente da poesia.

Dida 04/03/2024

Esse livro é uma confusão. Vi algumas poucas resenhas antes de começa-lo e fiquei curiosa para lê-lo, principalmente ao saber a forma que estava escrito. O que eu não esperava é que fosse tão intenso o fluxo de pensamento, a mudança de narradores, a constante mudança de lembranças, tudo de uma só vez. É um texto intenso, mas, apesar de poder ser confuso em alguns momentos, é bonito, é tocante, tem reflexões, têm críticas, e muito sofrimento. A senhora D (esse D representando derrelição, mas também desamparo, um Deus que existe? não existe? Está presente? é pai? cadê esse Deus?) É chamada assim por seu marido, que faleceu. Agora Hillé (a senhora D) está sozinha, e decide morar no vão da escada. Tida como louca pela vizinhança, ela expõe máscaras assustadoras na janela para dar sustos nas pessoas, ?cuida? de peixes de papel no aquário que se desfazem em suas mãos. A senhora D questiona tudo, sente tudo, presta atenção no que outras pessoas não veem, inventa palavras, significados, procura Deus. Esse livro, em minha visão é acima de tudo, sobre o luto e suas fases. Ela relembra momentos, fala com Ehud, fala com o pai, ambos mortos, revive a infância, grita, xinga, reflete. Ela sofre sozinha o tempo todo e sob os ataques da vizinhança. Os diálogos da senhora D com o pai, quando sabemos que o próprio pai da autora sofreu com a esquizofrenia, se torna ainda mais significativo: ?a vida foi, Hillé, como se eu tocasse sozinho um instrumento, qualquer um, baixo, flautim, pistão, oboé, como se eu tocasse sozinho apenas um momento da partitura, mas o concerto todo onde está??
O livro é obsceno porque nos arrasta como uma enchente, parece uma torrente de palavras, cenas, questionamentos, reflexões, sentimentos, tudo ao mesmo tempo. A senhora D é obscena porque não se adequa ao que é esperado. Ela busca sempre mais, ela quer saber, quer entender, quer descobrir. Vi uma entrevista de Hilda que ela falava que as pessoas não pensam em português, que era uma coisa horrível, que as pessoas precisavam ser acordadas. Concordo com a Tatiana Feltrin quando ela diz que se não entendemos a escrita de Hilda, é problema nosso como leitores. Isso se complementa com o que Hilda disse na entrevista. Às vezes a gente tá adormecido pra certas coisas e certas escritas. É hora de acordar.
?porisso trabalho com as palavras, também para me exorcizar, quebram-se os duros dos abismos, um nascível irrompe nessa molhadura de fonemas, sílabas, um nascível de luz, ausente de angústia.?

Tiago 06/02/2024

Encontro entre poesia e prosa
Neste pequeno livro, Hilda Hilst nos mostra toda sua força poética. Quem já conhece um pouco da poesia da autora consegue ver como A obscena senhora D é, na verdade, uma mistura de poesia e prosa. Dá até vontade de ler em voz alta.

A leitura pode parecer difícil ou truncada num primeiro momento devido ao grande fluxo de consciência da personagem. Mas tudo bem! Os temas são recorrentes no questionamento da vida, da morte, de Deus. Vale a pena insistir e se deleitar com trechos belíssimos e impactantes.

Karina Paidosz 31/01/2024

Minha primeira leitura da Hilda Hilst, achei bem difícil, mas nada impossível de assimilar e pegar gosto.

Vou tentar mais um dela na sequência pra ver se gosto mais.

Sarah 30/01/2024

Devastador, complexo, singular: Deus
Arrependo-me de não ter começado esse daqui em 2023, no fundo eu sabia que seria difícil, corri de medo..
Estou completamente fascinada, apaixonada pela escrita da Hilda. A dança das palavras, os tons, suas ironias, a loucura que corre pelo livro inteirinho, sua poesia como um todo..tudo isso é encantador.

Que livrinho difícil, e ainda assim, que fascinante. Vou ler e reler.. ler e reler quantas vezes for preciso para alimentar-me de toda sua complexidade e poesia.

Minha dica ao leitor: leia com calma, devagar, em voz alta se preferir. Sente as palavras, a interpretação, o sentido e o não-sentido das falas, dos personagens.
Não espere algo fácil, mas espere algo divertido e completamente atrativo, curioso.

Emanuele.Jully 19/01/2024

Não espere entender
Meu primeiro contato com Hilda e meudeusssss, me lembrou muito Clarice. Se for lê-lo não espere entender, a narrativa é cheia de subjetividade e sentimentos de uma senhora que se vê sozinha morando no vão da escada, após a morte do marido. As palavras usadas transparecem toda a solidão e confusão dela com a perda, conforme fui lendo, deu pra entrar na cabeça dela e ter a visão de vários "flashbacks" aleatórios que a fazem pensar o que é a vida e até mesmo o que ela é. Gostei muito

jaque103 13/01/2024

Mulher
Essa mulher é louca, que dificil tudo isso, que mulher que quer saber de tudo, AMEIIII
assim ohhhh! tive que ler outras opniões por que fiquei???? será que entendi mesmo or not? pero ojala muy bueno, amei te conhecer hildinha vou ler outros seus viu, uma querida! beijocaaaas sz

Geizilly.CorrAa 11/01/2024

Estou obcecada pela autora. Os dialogos entram um em cima do outro e dançam juntos e separados. É tão doloroso quanto é belo!

R J Junior 06/01/2024

A Hilda é inacreditavel.
Sua escrita, sua forma, tudo que ela suscita é de uma crueza e elegância gigantesca.
Suas discussões sobre o corpo e a morte são lindas e não buscam respostas, mas sim expor, questionar, discutir uma dor.
Hilda me atinge, o que ela fala e a forma que fala.

Re_maldonado 05/01/2024

Não sei muito bem se entendi ou não, no começo do livro eu tinha certeza que eu era burra e analfabeta, no final do livro eu ainda não estava muito longe dessa opinião... apesar de ter sido uma leitura difícil eu gostei muito.