Mundo de Tinta

Mundo de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Mundo de Tinta - Contos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Aline MSS 22/11/2023

Bem rápido e desnecessaurus?
São 3 contos piticos q falam sobre o Mundo de Tinta após a finalização da história e conta a origem do Língua Encantada. Bem desnecessário e podia ser um epílogo no final da trilogia.

Dear.Manoel.Neto 09/10/2020

Desvendando mistérios de tinta
Nestes três contos, vamos acompanhar tanto um pouco de como andam as coisas no Mundo de Tinta, após 5 anos, nos preparando terreno para uma trama que será explorada no próximo livro, além de algumas respostas a respeito da origem dos Línguas Encantadas.

?as histórias têm vontade própria, e escrevinhadores como Fenoglio e eu apenas transcrevemos o que elas nos ditam.?

SPOILER - Resumo:

Orfeu

Após ir em direção às montanhas no último livro, aqui descobrimos onde Orfeu chegou, e percebemos que de fato Fenoglio não tem controle ou noção da extensão em que o Mundo de Tinta poder ter. Orfeu atualmente exerce a função de professor, e uma de suas alunas tem o mesmo poder, porém sem precisar pronunciar as palavras e alega que apenas mulheres podem fazer isso, um de seus empregados afirma que bruxas são responsáveis por isso, dessa forma ela começa a planejar como conseguirá encontrar uma bruxa para sua futura vingança, deixando claro que o próximo livro com certeza vai girar em torno disso.

Cinco anos depois

Pelo ponto de vista de Fenoglio acompanhamos um pouco de como estão todos após 5 anos dos acontecimentos do último livro, Quartzo Rosa fala que avistou o homem de vidro de Orfeu ?Brilho de Ferro?. Apesar de não acreditar (ou não querer acreditar) logo de início, Fenoglio logo conta a Dedo Empoeirado, que decide ir junto com ele informar ao Príncipe Negro e ir atrás do homem de vidro.

O livro de prata

Durante os três primeiros livros sempre ficou em aberto a real origem dos Línguas Encantadas, neste conto, finalmente descobrimos um pouco de onde surgiu esses poderes, apesar de não saber quem mandou encadernar ou fabricar o Livro de Prata, quem o fez colocou a magia para que quem o tocasse, adquirisse a habilidade de tornar realidade aquilo que fosse lido, um poder que foi adquirido por 14 homens e mulheres, mas que hoje em dia é passado de geração em geração e o livro mágico, nunca mais se teve notícia, depois de roubado.

Faffys 03/06/2021

Esperava mais
Os contos são curtos e nos leva de volta ao Mundo de Tinta.
Porém o que mais gostei foi O livro de prata.
Os outros contos dão a impressão que teremos uma continuação. Assim espero!
Guilherme B. Albino 03/06/2021minha estante
E vai ter mesmo. Vai ser chamado "A Cor da Vingança" e provavelmente será lançado no final deste ano. Os primeiros capítulos foram disponibilizados em áudio book pela autora.

Cathy 18/09/2020

Leitura rápida
Só conhecia a história através da adaptação cinematográfica, então encarei o conto como uma oportunidade para conhecer a escrita da autora. E amei. É uma escrita rápida e encantadora. Agora a trilogia fará parte da minha lista para o próximo ano.

O conto se passa alguns anos após a trilogia e aborda a vingança de Orfeu e seu parceiro, Bilho de Ferro. Enquanto planeja como se vingar do Tecelão de Tinta e dos demais personagens, Orfeu trabalha como tutor para as filhas burras de burgueses em uma terra muito distante de sua terra natal. E, para a sua surpresa, encontra a chave para o seu retorno triunfante através de uma de suas alunas.

"A maioria dos ricos daquela cidade via os livros apenas como uma decoração necessária e jamais sentia a mínima tentação de abri-los."

B.norte 16/12/2021

Recomendo!
Achei bem interessante a ideia proposta pela autora. Esse é um livro curtinho que serve para gerar certa curiosidade no público leitor. Posso dizer que vou querer conhecer mais sobre os Línguas Encantadas e os homens de vidro.
Só não curti muito os nomes dados as personagens, alguns são esquisitos.

Bia 30/10/2020

Rápido
São contos curtos !!!

Gostei de saber sobre as origens dos Língua Encantada .

Porém só são três contos , era pra ter mais .

huntero 21/02/2022

Gostei
Orfeu, exilado num reino gelado, longe do alcance das palavras de Fenoglio, tenta reencontrar a magia e se reerguer, na companhia de Brilho de Ferro, seu homem de vidro.

Mi 11/06/2022

E lá vamos nós para mais uma aventura!
Esse foi um livro bem curtinho contendo 3 contos que me fizeram lembrar do mundo de tinta, seus personagens e de como eu gostava de tudo isso.

O mais legal é que, ao mesmo tempo em que voltamos mais uma vez ao mundo que já conhecíamos, e vamos reencontrando velhos conhecidos, também vamos sendo apresentados a uma nova trama, sendo ela bem maior e que está ligada/ por trás de tudo.
Não vou mentir, a Cornelia consegui me fisgar (mesmo depois de todos esses anos), e agora estou curiosa e ansiosa para ler o próximo livro da saga.

Só fiquei desanimada pois é um crossover, e não estava nos meus planos ler uma outra saga da autora para então poder ler esse, ainda mais que é uma série comprida (conta com 5 livros e vários contos) e que não tem tradução de todos pro português (até mesmo o 4, lançado em 2020, e alguns outros contos não tem versão em inglês).

iammoremylrds 19/12/2021

a trilogia em si me marcou bastante, amei, resolvi ler os contos, são excelentes e que vão responder algumas dúvidas que ficaram até mesmo na trilogia e q te fazem voltar pra esse universo...

Lucy 16/06/2020

Se passa vários anos após a morte de Mo e sua filha Maggie. Não li os livros anteriores da série Coração de Tinta. Mas esse tem 3 contos bem legais. Alguns personagens eu ainda não conhecia, Dedo Empoeirado aparece...
Seria legal se nossas palavras ganhassem vida.

Dryk 03/09/2021

Possibilidades....
Dois contos, um descreve o que aconteceu antes de coração de tinta e o outro conta os acontecimentos após morte de tinta. Para os fãs da trilogia é uma excelente leitura e que levanta questões sobre alguns acontecimentos do mundo de tinta, como por exemplo, de onde Fenoglio tirou a ideia para suas histórias? Porque Mor é um Língua Encantada? E o que aconteceu com Orfeu?
Sem dúvidas o conto "O Livro de Prata" é extremamente importante, pois explica exatamente como tudo começou. Uma viagem mágica que deixa um gostinho de quero mais desse mundo e que deixa a cabeça do leitor a dar voltas com teorias de como as coisas aconteceram até chegar em Morte de Tinta e o que houve após.

Ina 12/01/2022

Uma viagem
Que delícia voltar pra dentro desse mundo que a Cornelia criou. Li essa trilogia quando era bem jovenzinha e não lembrava de tudo e todos os personagens, mas mesmo assim é incrível de ler e imaginar o mundo de tinta.

Lembro que quando li, o que mais interessava na trilogia era a capacidade da autora de transportar a gente para aquele mundo, assim como os língua encantada faziam na história, e isso continua nesse livro! É incrível como mesmo depois de tanto tempo eu fiquei encantada com esse mundo.

Os contos são curtinhos e gostosos de ler - principalmente o último - e deixam uma enorme vontade de quero mais. Espero que tenham continuação, mas se não tiver, ainda deixam uma sensação de que a história continua sem que ninguém precise escrever ou dar voz a ela, que para mim é o que essa história significa.

Dóri 06/01/2021

Pior livro!
Outro livro desnecessário onde a autora explora praticamente nada do que aconteceu com os personagens e fez isso em 35 páginas!
Esse nem merecia ser divulgado ou ainda ser impresso, salvo engano só tem ele em e-book e ainda assim são minutos disperdisados nessa leitura sem propósito ou se quer necessidade, poderia muito bem ser o último capítulo do último livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6