Doctor Who: Shada

Gareth Roberts

Resenhas - Doctor Who: Shada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Beatrice 14/04/2024

Gostei bastante, principalmente pelo fato de que é uma história de 1979 e de 2012 ao mesmo tempo. Acho que podiam ter explorado a Claire mais. Tentaram fazer um comentário feminista com ela que pra mim não deu certo. Ela obedecia os homens e ficava fora dos problemas quando ela mesma pensava que não gostava de obedecer homens. Ela também vira meio que um deus ex machina no final e acho que se tivessem usado a graduação dela iria ter sido mais interessante

Flora 03/03/2024

Mal acabei e já quero ler de novo
Foi como reencontrar um conhecido que gosto muito depois de um longo tempo. Como fã da obra do Douglas Adams me senti lendo um livro dele, mas além dele ainda temos a energia do Doctor que tanto amo também, a história tem aquela complicação e confusão características que vão se explicando expandindo e conectando com o tempo. Um must read pra qualquer fã dos dois mundos, como já diz Hannah Montana ?the best of both worlds ?.

Luis361 13/01/2024

Prazer, eu sou O Doutor!
Douglas Adams é com certeza um dos gênios que perdemos cedo demais. Não só toda a obra própria dele prova isso, mas também o posfácio escrito por Roberts nesse livro, comentando toda a relação dele com o roteiro descartado do episódio Shada, programado para a antiga série de Doctor Who.

Adaptando perfeitamente e sem perder a essência do roteiro original, Roberts demonstra sua paixão e habilidade pelo material, desenvolvendo muito bem todas as dimensões do trabalho, sendo possível sentir a mão do autor do roteiro em cada parte.

O quarto doutor é um dos meus favoritos, mesmo só tendo visto episódios soltos. Todos os outros personagens trabalham muito bem entre si, desde rivalidades a relações mais íntimas.

Destaco a Nave do antagonista, que em vários momentos me lembrou o robô Marvin do Guia do Mochileiro das Galáxias.

Uma nave filosófica que tem orgasmos, só Doctor Who mesmo. Realmente é uma pena que ele nunca teve a chance de escrever para a série nova....

Adelson 08/01/2024

Tururuuuu
Pra quem leu O Guia do mochileiro das Galáxias, essa pode ser uma continuação espiritual. Tanto o Guia como Doutor Who tem a mesma pegada leve e de loucura espacial.
Douglas acertou em cheio nessa história.

Gabriel Farias Martins 19/11/2023

Douglas Adams, sem mais
Fazia muito tempo que não tinha nenhum contato com Doutor Who, desde os tempos que assistia a série pela TV Cultura em 2014 (creio).
Já com Douglas Adams um pouco menos, seus livros da série do "Guia do mochileiro das Galáxias" e "Dirk Gently" são sensacionais.
O escritor tem uma forma envolvente e divertida de escrita, quão surpreendente não foi, reencontrar o Doutor em uma de suas versões antigas junto à Romana II e K9.
A série possuí diversas referências desse universo tão vasto! E suas conexões e respostas são criativas e surpreendentes.
Uma aventura muito divertida nesse universo tão rico!

Pel/Pri 18/11/2023

Incrível!
Shada é uma aventura muito boa, divertida, descontraída e cheia de suspense. Eu sinceramente fiquei muito impressionada com a Tardis ser uma biblioteca da Universidade, foi genial.
E é bem a cara do Douglas Adams aquela nave alva e a loucura de um vilão tão icônico. Gosto da escrita, parte disso se deve aos tradutores, e editores. Mas seria divertida de qualquer forma. Adoro Doctor Who e achei a representação muito fiel ao personagem televisivo.

Madu 22/08/2023

Puro suco de doctor who!!
Se você é obcecado pela série como eu, ou simplesmente gosta de doctor who, você vai amar esse livro.

A história se corre como um episódio especial da série, como se propõe e é sensacional! Ri, quase chorei, tem 500 mil reviravoltas, um romance, filosofias sobre o bem e o mal, a vida.

Simplesmente o puro suco de doctor who e eu amei! A leitura é bem fluente e divertida também, me pegou de surpresa em muitas coisas.

go5rae 24/06/2023

Um livro completo e interessante até pra quem nunca ouviu falar de Doctor Who. A história é uma mistura de ficção científica com romance que casa muito bem e constrói um cenário que suga o leitor pra dentro das páginas
A premissa simples, de um livro alienígena que foi "roubado" e um alienígena esquisito indo atrás dele se desenrola numa história muito mais profunda que tem resquícios de política (a de Gallifrey, mas vale) e filosofia
Um dos pontos mais altos é a química do Doutor com a Romana II e o K9, que foi representada com excelência e nos faz sentir parte da família incomum deles. Recomendo pra todos os tipos de público, você vai se surpreender pelo menos uma vez.

I.don't.know 13/09/2022

Não funcionou para mim...
Apenas não é o meu estilo... embora eu tenha curtido o cenário e o plano de fundo, simplismente acho que não me encaixo neste estilo ainda...

ana flavia 10/08/2022

Antes de tudo, é uma grande pena que não pudemos ver a versão finalizada dessa história na série.

Esse arco com o Quarto Doutor tem muitas coisas brilhantes, a história é bem desenvolvida e bem amarrada, o conceito é interessante e a reviravolta também.

Porém, acho que ela não funciona muito bem em um livro, ou talvez não tenha sido muito bem adaptado, e penso isso principalmente por ter muitos "pulos" entre um grupo de persona e outro, indo e voltando para o que tá acontecendo com cada um. Já estamos acostumados a ver isso na TV, mas quando um livro é assim acaba prejudicando a imersão na história porque está sempre mudando o foco, pelo menos na minha experiência.

Além disso, não consegui me conectar muito com os companions humanos da vez, achei a Clare bem irritante em alguns momentos e o Chris não parece ter um propósito pra estar ali.

Sugiro a quem interessar, e quem tiver um certo nível de inglês, a ouvir o audiobook dessa mesma história que foi feito pela Big Finish, acho que funciona melhor do que o formato de romance.

Ivy 09/06/2022

Shada
Eu não tenho palavras para descrever a sensação de quando eu encontro algo ?novo? do Douglas Adams, a única coisa que posso dizer é que passo a leitura toda dando gargalhadas sozinha ou com um sorriso no rosto? Esse é o segundo livro que leio que trata-se de um roteiro da série Doctor Who, escrita pelo Douglas. Vale ressaltar que, virei fã da série justamente por causa dele? Jamais irá existir uma escrita como a de Adams, aquele humor inteligente e sarcástico, tão fora do comum e tão necessário nos dias sombrios que atravessamos! Douglas é único e vai existir para sempre em suas histórias e em nossos corações

miguelogin 05/09/2021

Tem de tudo que é bom em Doctor Who
A aventura exala uma mistura de série clássica com moderna. Fiquei curioso para saber o que realmente é trabalho do Douglas Adams e/ou Gareth Roberts. SHADA é uma aventura que explora perfeitamente o universo canônico de Doctor Who. Bem dividida em capítulos que mais parecem vindos da decupagem para a produção audiovisual (e vieram!). Para não dar spoilers: Me senti "assistindo" a um grande arco da série.

Giovanna 31/08/2021

a história é muito boa e a escrita é simplesmente incrível, dá a impressão de realmente estar assistindo um episódio de doctor who. mesmo com um monte de coisa acontecendo ao mesmo tempo, tudo fez sentido e foi muito bem amarrado no final. genial.

(adoro os vilões de doctor who porque o cara ficou tipo "é claro que eu não quero dominar o universo isso seria ridículo" e aí foi lá e simplesmente declarou guerra contra uma das leis fundamentais da física kkkkkkkkkk)

Talita Rodrigues 30/08/2021

À Espera da TARDIS
Shada é o segundo livro de DW que leio. Essa história é o resultado da adaptação de um episódio perdido, de mesmo nome, escrito por Douglas Adams em 1979. Sim, o mesmo autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, que eu conheci através de DW. Gareth Roberts recontou esse episódio e o transformou em uma aventura literária memorável.

Em resumo, acompanhamos o 4° Doctor e sua companion Romana II desembarcando da TARDIS na Universidade de Cambridge, à convite do professor Chronotis, um senhor do tempo aposentado. Um livro importante sobre as leis de Gallifrey havia sumido do escritório dele e precisa ser encontrado, antes que caia em mãos erradas.

O vilão da história é Skagra, criador de um plano grandioso, que só pode ser alcançado com o conhecimento que está no livro. O nome Shada tem muito a ver com esse plano, mas revelar seu significado, traria spoilers, e já aprendemos com River Song a importância de aguardar o momento certo para saber das coisas.

Outros personagens merecem destaque aqui são: Chris e Claire, dois estudantes que descobrem o livro e se envolvem na aventura; K-9, o doguinho do Doctor, que é uma coisa fofa; e a nave de Skagra, que me rendeu boas risadas.

Li esse livro devagarzinho e chegou um momento em que eu não queria que acabasse. Adoraria ver essa história em forma de episódio! O 4° Doctor é um dos meus preferidos, adoro a forma como a mente dele funciona! Shada me deixou com vontade de assistir DW de novo, de tão bom que é!

Recomendo esse livro para quem e fã de Doctor Who, mas também para quem está começando a ler Ficção Científica e quer uma leitura leve e divertida. Aposta em DW, que é sucesso!

1 | 2 | 3 | 4 | 5