Cows

Cows Matthew Stokoe

Resenhas - Cows

Manu 15/04/2023

Este livro provavelmente não é pra você
Confesso que, ao dar esta avaliação, tenho medo do que as pessoas podem achar de mim.

Este é um livro que me fez questionar os limites da arte, as motivações do autor, e qual importância tem a brutalidade e a violência extrema na literatura. Quando a escatologia é acessório da história, acredito que faça sentido seu uso. Mas, nos moldes contemporâneos, o que ainda há para ser transgredido? Não há nenhum paradigma remanescente que justifique a controvérsia por si só. Portanto, ao fazer um livro tão absurdo, é necessário que haja uma motivação para além do sadismo. O sadismo sozinho seria raso demais para sustentar uma história.
Eu, em minha particular opinião, acredito que este livro vai além de sua bizarrice. É um livro sobre a desumanização, insensibilização, ilusões e rejeição. É sobre aqueles que já não tem nada e buscam a utopia televisiva de uma vida normal.
Posso estar superestimando o livro ao pensar assim, mas, vejo alegorias claras no desenvolver da história. Porque as vacas falam apenas com Steven? Porque elas falam de uma forma diferente (perceba que, elas falam com um trejeito dos guetos)? A busca de Lucy por uma evidencia biológica e física de sua depressão é transformada em uma paranoia extrema. A vida frustrante e decadente da mãe de Steven, que sequer recebe um nome pelo narrador, é uma evidência do quão indigente alguém se torna nas margens sociais e periferias da cidade. Cripps, um personagem absurdo, é fator decisivo para virar a chave da insanidade, como instrumento de busca por poder e amor, revelados na forma de uma violência brutal.
O livro tem seus defeitos, seus absurdos. Mas, é algo que dificilmente vou esquecer. Porém, como eu disse no título desta resenha, provavelmente este livro não é pra você. Veja os alertas de gatilho e procure outras opiniões sobre a história. Ok?
Luiza1139 23/05/2023minha estante
ele já foi traduzido ?? Ou só tem em inglês ?

Manu 21/06/2023minha estante
Acho que não foi traduzido não. E confesso que... Acho pouco provável que um dia seja. ? É um livro complicado.

Luiza1139 21/06/2023minha estante
poxa

maisapb 21/01/2023

Procurei de caso pensando, sabia o que seria mas isso não me impediu de achar o livro nojento e surtado. PORÉM pra minha surpresa, terminei gostando. Eu tava lendo pensando em como o autor tava tentando demais, mas depois de terminar eu não concordo mais com isso. É o estilo dele. Acho a primeira metade um tanto fraca, demorei muito pra engatar e pensei em desistir lendo o monte de escatologia que rola nesse livro, mas a segunda metade me pegou mais. Com certeza não é um livro pra todo mundo, mas se você tem algum nível de interesse em histórias grotescas e transgressoras, "Cows" é uma boa pedida.

.aninha.007. 06/05/2023

This is the most disgusting thing I?ve read, and I?ve read The Slob, I honestly threw up while reading this, I don?t remember what happened in the end

Lucas 18/04/2024

Que bagunça... Gore, mas não horror
Perturbador por ser nojento. Tenta ser levemente filosófico. Às vezes até consegue. As cenas nojentas são muitas e bizarras. Pensando em retrospecto tenho ânsia até. O começo do livro é lento, o meio é grotesco e o final é "?????".
O fim do fim propriamente é sem graça. O Steven é o único personagem desenvolvido. Os demais são bidimensionais.
Para quem quer se perturbar (e ficar pensando "mas que por** eu li???" olhando para o vazio) vale a pena a experiência.

murilou 29/04/2024

Gore e mais gore e?vacas falantes
Começando essa resenha falando: se você não é acostumado a ler livros gores ou assistir filmes nesse estilo (ex: centopeia humana) esse livro NÃO É PRA VOCÊ!!!!!
Falando por mim agora, ?cows? ou ?vacas? foi um livro que me chocou em certas partes, principalmente na primeira parte onde parecia que tava lendo o livro do gustavo scat. E também ficava me perguntando até onde o ser humano é capaz de ir por um certo tipo de obsessão? até onde somos capazes por um sonho ? que no caso do nosso protagonista, é impossível.
Confesso que eu não gostei muito do final, ficou muito ?preciso terminar logo com isso? e ponto final. Achei muito corrido, poderia ser mais trabalhado e ter um fechamento mais digno.
Pra finalizar, irei repetir: NÃO LEIA SE VOCÊ NÃO GOSTA DE GORES!!!!!!!!