O Relatório Buchenwald

O Relatório Buchenwald David A. Hackett (organizador)

Resenhas - O Relatório Buchenwald

cadocapires 30/06/2011

Sobre o livro...
O livro foi feito a partir de relatos de sobreviventes do campo de concentração de Buchenwald. Mostra todo sofrimento que um ser humano pode suportar. Mais uma obra que deve ser lida por todos para que fatos como os narrados jamais voltem acontecer. Falam que os políticos brasileiros são corruptos, mas percebam como a corrupção pode existir em qualquer meio, inclusive entre os membros da SS.

Tiago Queiroz 06/05/2020

Livro interessante, mas um pouco massante
O livro é dividido em duas partes: a primeira é um relatório da história do campo de Buchenwald; a segunda são relatos pessoais. Ao público geral, penso que mais interessa a primeira parte. A segunda acho ser mais direcionada para pesquisadores.

O livro narra os horrores praticados em todos os campos de concentração nazistas, em especial o de Buchenwald. Ele tem um imenso valor documental, pois foi redigido a partir de um relatório produzido pelos americanos assim que libertaram o campo, ainda com muitos prisioneiros abrigados lá, alguns deles inclusive tendo sido entrevistados.

Indico para quem deseja saber como era a rotina de sofrimento, assassinatos e escravidão nos canpos de concentração. Para quem já esteja familiarizado com a história dos Campos de concentração, não digo que não vale a leitura, mas alertou que ele não acrescenta muito ao que já é conhecido sobre o assunto.