Dia de Folga

Dia de Folga John Boyne

Resenhas - Dia de Folga

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

KellFontoura 03/04/2024

Um conto sobre um jovem soldado inglês que passam a véspera de Natal numa trincheira. Um livro curtinho porém bom

Everton.Paulo 14/12/2023

Natal e Guerra
Vale pela temática. Na folga de um soldado, lembranças de natais passados vem à tona. Em meio à tristeza da Guerra, há sempre espaço para sonhar.
Um conto ok, curto e rápido.

LaryShelf 03/12/2023

Natal em guerra
Um conto curto que se passa na época do natal, porém narrado por Hawke, um soldado britânico na Segunda Guerra Mundial que está em seu dia de folga e, enquanto conta sobre os pavores da guerra também compara sua situação atual à nostalgia de natais passados junto à família em dias de paz.

"Era véspera de Natal e não haveria folga para os ímpios. Ele pegou seu rifle mais uma vez e ajeitou o capacete na cabeça. Ele precisava chegar à escada número cinco. Não havia tempo a perder. Bombas explodiam no céu sobre sua cabeça, um dos maiores shows de fogos no planeta. Melhor estar aqui do que numa floresta sozinho, ele pensou, quando pôs sua bota no degrau e começou a subir, sem hesitar enquanto se jogava para cima, ficava de pé e começava a atacar.
É uma bela visão, ele pensou, enquanto o campo se acendia à sua frente como se fosse a entrada para outro mundo. A gente não vê esse tipo de coisa em casa."

car1osfe1ipe 26/11/2023

Um conto de natal
Não achei tão interessante quanto o livro que li do mesmo autor, mas vale à pena a leitura por se tratar de um conto bem curtinho, disponibilizado gratuitamente em algumas plataformas digitais.

LivroAleatorio 26/11/2023

Guerra e Natal
Esse conto curto traz as reflexões de um soldado inglês em seu dia de folga na véspera de natal.

É um pouco estranho, um pouco nojento e eu imagino que essa seja a intenção ao relatar um jovem sobrevivendo numa zona de guerra.

O que ele deve fazer em seu dia de folga?

Ouvi dizer que essa história seria um spin off e imagino que se realmente for, deve fazer muito mais sentido ja que existem MUITOS personagens para poucas páginas.
warneroses 05/12/2023minha estante
existem mais 2 livros do universo

LivroAleatorio 06/12/2023minha estante
O engraçado é que não escreveram em lugar nenhum da sinopse sobre isso, mas desconfiei. Haha
Obrigada @warneroses ??

warneroses 06/12/2023minha estante
eu só percebi depois de ler todos kkkkk

DéboraMP 21/11/2023

Dia de folga
Cheguei a este conto quando procurava sugestões de leitura para o encontro de dezembro Clube de Leitura da biblioteca onde trabalho.

John Boyne é ótimo em escrever histórias que acontecem no período de guerra. Aqui, acompanhamos a véspera de Natal de um jovem inglês que está nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Em seu dia de folga, ele relembra os Natais passados junto à família.

Por se tratar de um conto, é super rápido de ler. E fácil também. É uma história melancolicamente bonita que trouxe lembranças das festividades em família e tradições de Natal. Me fez refletir sobre o que significa Natal para mim, hoje, e o que um dia já significou.

Fran Ferreira 05/10/2023

Um conto curto que acontece muita coisa ao mesmo tempo, na mesma hora do presente o personagem volta em pensamento ao passado dele com memórias bem aleatórias. Muita coisa acontecendo.
Eu reli este conto e na primeira vez achei muita coisa acontecendo e senti a narrativa pesada, agora com a releitura, continua tendo muito coisa acontecendo mas com a narrativa meio que sem profundidade ou motivos válidos (se é que dá pra entender kkkkkkkk).
Eu não esperava por uma confissão infantil perturbadora nessas páginas, realmente é perturbador.
Parece que Hawke naquele descanso de véspera de Natal queria relembrar momentos pra ver se valia a pena tê-los ou só porque estava exausto e não sabia como aproveitar seu Dia de Folga.
Confesso que de fato não entendi o conto se parar para pensar em tudo descrito.
________________________________________________

Meu primeiro contato com John Boyne pela literatura (outro só filme, o que achei perturbador).

Fran Ferreira 05/10/2023

Confesso que de fato não entendi o conto se parar para pensar em tudo descrito.
________________________________________________

Jean Lopes 06/02/2023

Livro legal até com uns flasbacks curtos e pensamentos do soldado, poderia ser uma história maior e mais criativa, mas é algo curto e simples que te faz pensar

Vini 30/12/2022

Dia de Folga
Meu primeiro contato com John Boyne foi pelo livro ?O Ladrão do Tempo?, e me lembro de ter adorado a escrita do autor. Apesar do sucesso de sua obra ?O menino do pijama listrado?, ainda não me aventurei nessa leitura. Acho que tudo tem o momento certo, não?
Adorei esse conto. Apesar de curto, retrata de forma vívida a experiência nas trincheiras durante um período de guerra, e ainda, a vida do personagem principal é bem detalhada em meio as mudanças temporais da história.
Vale muito a leitura.

Alina Maria 27/12/2022

"Na Inglaterra era véspera de Natal. Talvez fosse véspera de Natal aqui também, era difícil saber."

No conto, o enredo é acerca do Natal de um personagem que está em uma guerra, articulando entre a circunstâncias presentes no momento em questão e memórias dos Natais anteriores na companhia da família dele.

Sofia 24/11/2022

Bom, mas esperava mais
Um conto curtinho de um soldado inglês na véspera de Natal durante a Primeira Guerra Mundial.
Extremamente reflexivo, mas fiquei esperando algo acontecer
Cilly 24/11/2022minha estante
Sim, eu também esperava que acontecesse alguma coisa, tipo ele realmente fugir, mas os questionamentos que ele tem são válidos, mas ainda achei que faltaram acontecimentos importantes.

andrealog 12/10/2022

A guerra é sempre guerra
Como é o Natal de quem está longe de casa? E se esse ?longe? for um front na Primeira Guerra Mundial? Num relato curto, passados mais de cem anos a gente percebe que Natal é sempre especial independente de o de você estiver

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6