Dia de Folga

Dia de Folga John Boyne

Resenhas - Dia de Folga

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rê Lima 04/12/2020

Tão curtinho, achei que ia ser mais interessante...

@anfitrisea 23/10/2020

Interessante!!
Depois de ler descobri que o conto tem relação com outro livro haha por esse motivo, para mim, foi um pouco confuso. Apesar disso, achei uma leitura interessante, na qual a gente pensa a respeito de um natal num cenário de guerra e o quão melancólico isso é.

Renatinha 08/09/2020

Um breve relato de um dia de Natal passando na linha de frente durante uma guerra. As lembranças de casa, dos cheiros das comidas, das canções, a saudades e vontade de voltar a normalidade e por fim, a realidade de volta.

CPF1964 02/09/2020

Opinião
John Boyne é um dos meus autores favoritos.

Já li diversos livros deles.

Este é um Conto de Natal.

Ericka 01/09/2020

Um conto breve que nos leva a transitar entre lembranças carregadas de sentimento e a brutalidade do campo de batalha.

mayara.marinheiromartinelli 28/06/2020

MLI 2020 livro que se passa no Natal
Ele faz mais sentido se vc leu os outros livros relacionados a ele!
Roger 17/09/2020minha estante
Pena eu não ter lido seu comentário antes. Parece um excerto. Deve dar uma boa história, considerando a estética da escrita.

mayara.marinheiromartinelli 11/10/2020minha estante
O Pacifista dele do qual o conto é um spin off é um dos meus livros favoritos e também Fique onde esta e entao corra

Évelin Noah 17/05/2020

Deixou um gostinho de quero mais!
Não há muito o que se dizer sobre esse livro, que na verdade é um breve conto que se passa na véspera de Natal!

O personagem central é o o soldado Hawke, "ficamos" com ele por mais ou menos o equivalente a 4 ou 5 horas. O conto se passa das 18h às 22h + ou -, em meio a uma guerra. Durante esse período ele relata suas lembranças, angústias, medos e desejos!

É um bom conto, mas confesso que fiquei com um gostinho de quero mais. No fim, na ultima linha, quando esperava o desenrolar da história, o conto simplesmente acaba!
Acho que daria um excelente romance!

Gleydson @juristageek 05/04/2020

Um feriado a serviço na Primeira Guerra Mundial
Apesar de serem poucas páginas, o autor soube aproveitá-las. O final não é algo que te deixe de boca aberta, mas é satisfatório. Serve mais para refletir, sabe? Para encorajar os leitores a dar valor às pequenas coisas da vida. Não é uma narrativa natalina à qual estamos acostumados: é melancólica e triste. Mas, não há como relatar um feriado de Natal para os soldados que estavam à serviço na Primeira Guerra Mundial de outra maneira, pois essa era a realidade, talvez até bem mais pesada do que retrata o livro.

Eu vi muita gente criticando o livro pela linguagem um tanto "suja", digamos assim. Mas, nesse sentido, eu penso o seguinte: você não pode esperar que soldados em plena guerra se tratem e ajam entre si com muita formalidade. Sem falar que a linguagem nem é tão suja assim, acho até um exagero criticar a obra por esse fato. O modo de vida que estão levando não é fácil: é triste, estressante, desestimulador e amedrontador. Quem vai pensar em cordialidade em tais momentos? Então, acredito que o autor quis retratar exatamente o que acontece ali e é de se esperar que ele utilize uma linguagem que combine com o enredo.

site: http://www.acampamentodaleitura.com/

Ariane.Pacanaro 05/03/2020

Um dia de folga, mas sem folga
John sendo John! Retrata de forma rápida um pequeno momento de um soldado na segunda guerra mundial

Maiara W 12/02/2020

Top
Fantástico como o autor coloca tanta profundidade num conto com 20 páginas!!!

Pri | @biblio.faga 15/01/2020

“Esse era o problema dos dias de folga. Eles eram tão raros, e você esperava tanto por eles, mas quando eles chegavam, seu corpo estava tão acostumado a se mover constantemente que era quase impossível relaxar.”
'Dia de folga: um conto de Natal' do escritor John Boyne acompanha a véspera do dia 25 de dezembro - o dia de folga - de um soldado inglês e seus companheiros em uma das trincheiras na Primeira Guerra Mundial.
(Curiosidade: a Trégua de 1914 realmente existiu e, provavelmente, foi utilizada como base para o conto).

Descrito como “breve e melancólico”, o conto é permeado pelas lembranças do soldado Hawke dos natais de sua infância no conforto do lar, sensações que parecem tão distantes da realidade habitada pelo protagonista, marcada pelo medo do bombardeio alemão e sua vontade de desertar.
Eis um conto sensível e que nos convida a inúmeras reflexões, como: a brutalidade dos conflitos armados e as consequências psicológicas, especialmente o sentimento de inadequação dos soldados quanto reintegrados na sociedade.
Recomendo.

Quote:
“_ O que você pediu para o Papai Noel esse ano?
_ Uma noite de sono”, disse Hawke.
_ Eu tive uma dessas algumas semanas atrás. Mas não adiantou muita coisa. Eu continuava me sentindo morto quando acordei.”

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Rabbit 01/12/2019

O Vazio Da Guerra
eu me vi muito no hawke pra mim ele é nada mais que um soldado questionando tudo ao redor e tentando se conectar com o passado,um soldado que recorda de momentos para nao cair no desespero, e mesmo tendo chance decidiu voltar e cumprir seu dever.

Josy de Paulo 13/09/2019

Gostei não.

JoiceAlfonso 28/05/2019

Dia de folga, noite de fim
O breve conto mostra uma singela parte dos traumas da guerra pelos olhos do jovem Hawke, que passou o dia ansioso para apenas poder usar as meias novas que sua mãe lhe enviara.
É véspera de Natal e seu batalhão tem um dia de folga, mas Hawke não quer dormir ainda, pois acordaria no meio da noite. Através de um rápido passeio acompanhamos seus pensamentos do que está por vir, assim como lembranças da guerra que vivem e também de sua família, das ceias de Natal e toda uma perspectiva de vida sem imaginar tamanha destruição pela frente.

É um bom conto, com um final magistralmente triste e lindo. Gostaria apenas que tivesse mais algumas poucas páginas, para poder me afeiçoar mais aos personagens.

O que me desagradou é que 42% do e-book são propagandas de lançamentos da editora. E eu entendo que ele é disponibilizado gratuitamente para uso dessas propagandas, mas achei um exagero completo.

Resenha feita para o ig literário @aruivalendo

Leila de Carvalho e Gonçalves 01/03/2019

A zvespera De Um Natal
John Boyne, autor do best-seller ?O Menino do Pijama Listrado?, volta a abordar a guerra no conto ?Dia de Folga?. Neste caso, trata-se da Primeira Guerra, ao apresentar a véspera de Natal de um batalhão inglês em algum ponto da Europa.

Centrada na figura de Hawke, um soldado exausto da dura rotina e dividido entre desertar ou continuar combatendo, uma fina ironia paira sobre o texto que é uma contundente defesa pela paz e um certeiro ataque a hipocrisia dos conflitos bélicos.

Apresentando como metáfora uma meia nova para representar a inadequação das personagens a um recomeço após conviver com a realidade das trincheiras, o conto é linear, narrado em terceira pessoa e apresenta uma linguagem sem excessos que conduz a uma epifania que encerra a narrativa de um modo trágico mas ao mesmo tempo cercado de inesperada beleza.

Finalmente, ele segue na contramão de um fato bastante difundido: a Trégua de 1914. De acordo com registros históricos, na véspera do Natal do referido ano, soldados alemães e ingleses cantaram juntos músicas natalinas em suas próprias trincheiras. No dia 25, eles resolveram largar as armas, abandonar seus postos para confraternizar. Trocaram a comida, beberam vinho e até organizaram um jogo de futebol. Encerrado o Natal, o conflito prosseguiu, mas durante algumas horas o esporte superou as divergências.

Nota: Optei pelo e-book que recomendo.
Hallef 01/03/2019minha estante
Que resenha belíssima! Um prato de elucidação histórica e literária. Parabéns

Leila de Carvalho e Gonçalves 01/03/2019minha estante
Grata, abraços!