A Morte de Artur

A Morte de Artur Thomas Malory

Resenhas - A Morte de Artur

Dexter 15/09/2010

Como disse no início é uma história crua, muito crua mesmo. Os relatos são breves, sem profunidade alguma nos personagens ou nos acontecimentos.

Tem seu valor histórico pelo mérito de ser a origem de tudo, e para quem já leu outros títulos sobre Arthur fica interessante ver que muitos nomes são mantidos apesar de tantos séculos de distância entre um autor e outro.

A tradutora mesmo explica no prefácio que a história se baseia apenas nos personagens nobres.

Enfim, não tem como dizer que é uma leitura prazerosa, encarei apenas como uma referência literária para a origem de tudo de bom que existe sobre O Único e Eterno Rei, essa alias vai ser a próxima série sobre ele que vou começar a ler!

Intemais
Dex.
Mônica 03/10/2011minha estante
"a origem de tudo" mais ou menos. Malory foi um dos muitos escritores da época que escreveu as histórias que vinham sendo passadas oralmente (como era tradicional entre os celtas, origem da história de Artur). Na verdade, a história de Artur aparece pela primeira vez no século VI, na Historia Regum Britannia (não lembro se é assim que se escreve), escrita por um monge que também não estou lembrando o nome (Nennius... ou algo parecido).
E, bem, se você leu primeiro "As crônicas de Artur" para depois encarar Malory, de fato o choque de estilos é grande. O fato de não haver profundidade nos personagens e nos acontecimentos não desmerece o livro, apenas indica qual era o estilo da literatura britânica no século XIII. Esse livro não é romance histórico, é um romance de cavalaria autêntico, medieval, escrito por e para pessoas que viviam naquele tempo, muito diferente do nosso.
Um abraço

Sanoli 05/08/2016

Quase Biblíco
Obrigado a todos que acessaram nosso blog!
Bjs

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2016/08/a-morte-de-artur-volume-i.html

Isabel.Ramos 21/12/2022

Obra com peso histórico-literário
Li para a monografia da graduação para fazer uma análise comparativa. Não é uma leitura fluida, prazerosa, para passar o tempo, mas não recomendaria para uma leitura descontraída.

Reconheço a importância histórica da obra, que inclusive não é nada fácil encontrar o exemplar físico, só explorando os sebos da vida. (o meu exemplar ficou no sebo da passarela do Méier hahah)

Direciono meus aplausos para os tradutores envolvidos na publicação do livro em português, tentar traduzir o texto do inglês para um idioma tão diferente tentando manter a rima dos versos não é nada fácil.