Filha da Ilusão

Resenhas - Filha da Ilusão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

LOHS 06/06/2017

Uma narrativa deliciosa!
Filha da Ilusão é o livro que fez a autora, Teri Brown, conhecida no mercado literário. A série Herdeiros da Magia conta com mais dois livros publicados no exterior. Essa obra eu desejava há algum tempo. E, graças a parceria com a editora Valentina, tive a oportunidade de finalmente lê-lo!

A história se passa em Nova York (Estados Unidos), na década dos anos 1920. Uma época de ouro para os americanos, marcada pelo glamour da Era do Jazz. Mas que também teve seus perrengues por conta da Lei Seca, que proibia a venda de bebidas alcoólicas.

Nossa protagonista, Anna Van Housen, tem 16 anos e até agora teve uma vida muito complicada. Sua mãe, Marguerite Van Housen, se diz médium e trabalha com shows públicos e também com sessões privadas para clientes especiais - embora a Lei da época não permitisse sessões privadas e Marguerite já tenha sido presa algumas vezes.

Anna ajuda a mãe nos shows (e a enganar as pessoas) desde pequena. Agora, já quase adulta, a moça abre os shows com atos de ilusionismo, paixão que pode ter sido herdada de seu pai biológico, Harry Houdini. Anna não aprova o fato da mãe enganar pessoas com sessões espíritas falsas, mas essa é uma das formas que as duas conseguem sobreviver.

Embora a família seja apenas mãe e filha, o relacionamento entre as duas nunca foi fácil. E parece mais difícil a cada dia. Principalmente porque Anna tem que esconder de sua mãe que ela, na verdade, não é uma fraude. Anna tem o poder de sentir o que as pessoas ao seu redor sentem, além de ter premonições do futuro e falar com os mortos! A garota tem certeza que se sua mãe descobrir, irá usá-la apenas para interesse próprio. Além disso, a mãe dela não quer deixar de ser a verdadeira estrela do palco.

"Mas por quê? O que tem a ganhar? E o que eu faria, se não pudesse mais participar do show? Sinto as lágrimas brotando, mas trato de secá-las, furiosa. Por que estou tão surpresa? Tive medo disso a vida inteira. É o meu pior medo se concretizando. Não. Respiro fundo. Meu pior medo era o de que minha mãe me abandonasse no quarto de algum hotel barato. Pelo menos, ela não fez isso. Estou zangada, com medo e dividida. A história de meu relacionamento com minha mãe."
Anne, p. 190

Mas Anna está finalmente feliz. Ela e a mãe conseguiram enfim um apartamento em Nova York apenas para elas, graças ao novo empresário que está colocando mãe e filha em shows muito lucrativos. Anna nunca teve uma casa, um quarto só dela ou simplesmente uma cozinha! Então, ela tem que ficar ainda mais atenta para que sua mãe não coloque tudo a perder - como já fez outras vezes.

Por estar vivendo em Nova York, Anna também está mais próxima do pai que nunca conheceu, Harry Houdini. E para saciar a curiosidade, Anna assiste a seus filmes e vai atrás dos livros do ilusionista. Quem sabe ela até pode conseguir trocar algumas palavras com ele - sem a mãe saber, obviamente.

Para aumentar o drama do momento, Anna começa a ter premonições assustadoras com sua mãe, mas sem saber como impedir tal acontecimento. E, ao conhecer o misterioso vizinho Cole, os dons da jovem parecem aumentar ainda mais!

Anna irá buscar por respostas e soluções, e não saberá em quem poderá confiar - já que Cole não abre completamente com ela -, mas sabe que fará de tudo para salvar sua mãe.

"Sinto a preocupação em sua voz, mas não posso encará-lo.
-Está tudo bem. Tenho que ir - digo sem me virar.
Saio abrindo caminho às pressas pela multidão, ansiosa para deixar Cole, Houdini e aquela pobre mulher desesperada para trás. Em seguida, faço o que as mulheres Van Housen sempre fazem quando as coisas dão errado. Começo a correr."
Anna, p. 64

Filha da Ilusão é uma história muito boa mesmo. A narrativa combina um romance histórico muito bem construído e pesquisado com detalhes sobrenaturais na medida certa. Os personagens são carismáticos e com ótimos desenvolvimentos.

A protagonista, Anna, está evoluindo seus dons e isso a assusta profundamente, mas pior ainda são as visões que tem da mãe em perigo, apesar do relacionamento complicado entre as duas.
Além disso, Anna tem apenas 16 anos e está passando por um momento de se firmar como uma mulher independente de sua mãe, decidir quais são seus sonhos para o futuro, receber a chance de finalmente ter algum tipo de estabilidade e quem sabe até se apaixonar por um jovem charmoso.

Embora os vilões sejam um tanto quanto óbvios ao longo da leitura, o desenvolvimento da história e todas as combinações de gêneros que a autora fez criaram uma narrativa deliciosa e viciante. Teri Brown acertou em cheio. Recomendo muito.

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2017/02/filha-da-ilusao-serie-herdeiros-da.html

Veneella 02/10/2014

Uma magia encantadora, mas um tanto arrastada.
Deus sabe que eu não resisto a um livro sobre mágica e pessoas sensitivas, menos ainda quando ele se ambienta em uma época como 1920, com seus mistérios, segredos e o glamour da alta sociedade. Não sei, existe algo de deslumbrante e nostálgico nessa época onde mágicos e ilusionistas eram grandes atrações, onde ainda havia essa sensação palpável do oculto e desconhecido. Sem dúvida foi essa atmosfera que me conquistou logo de cara.

Apesar de encantada o tempo inteiro com o cenário do livro, palcos, clubes e truques de mágica, em alguns momentos o achei um pouco arrastado. Teri constrói o mistério muito bem, mas depois fica rodando em círculos até bem próximo do fim. E, para uma visão completamente aterrorizante, achei que no final tudo se resolveu muito rápido. Esperava um verdadeiro calvário, quilos e quilos de medo, apreensão e terror, mas me deparei com um acontecimento deveras méh.

- Acho que o que ele quer dizer é que você deve aceitar o bom e o ruim porque não tem escolha. É disso que a vida é feita. Cole dá um apertão carinhoso na minha mão, e eu sinto sua tristeza.

pág. 237

A escrita é fluida e envolvente, realmente transportando o leitor para dentro do mundo criado pela autora. A relação entre Anna e sua mãe foi maravilhosamente bem construída e explorada, sendo que suas personalidades foram muito bem delineadas e suas ações extremamente condizentes. Não existe fio solto no desenvolvimento da relação das duas e isso me surpreendeu ao final do livro. Até mesmo os personagens secundários são bem construídos. O final meio corrido atrapalhou um pouco o desenvolvimento do vilão, e praticamente só temos um contato indireto com ele e suas motivações.

Alguns mistérios permaneceram mistérios, podendo ou não ser respondidos no segundo e último volume. Espero que haja um melhor aproveitamento do vilão e um pouco mais de ação e momentos paranormais. Não sei se apenas eu penso assim, mas a época em que a autora ambienta seu livro, juntamente com a temática, fornece um palco maravilhoso para dar um toque mais sombrio à história, ao invés de focar no romance.

O efeito dessa capa da Valentina é simplesmente lindo, cooperando para o clima do livro, embora eu também goste do ar misterioso da capa americana. Filha da Ilusão tem uma apresentação muito boa que me arrebatou logo cedo, mas infelizmente terminei a leitura ainda sedenta de um algo mais que faltou. No entanto, tenho boas expectativas para a continuação, que promete uma mudança de cenário interessante.

site: http://www.papodesereia.com.br

Fabi Brandes 11/11/2014

Olá leitores, cá estou eu novamente! Dessa vez, me aventurei em uma leitura bastante diferente. O livro se passa durante a década de 20 na linda Nova Iorque, que na época, era o lugar do jazz e da explosão do novo mundo. É então que conheço Anna, uma jovem que aproveita de seus dotes de Ilusionista para safar a mãe ( e a ela mesma) das coisas que a vida traz. Sua mãe, Marguerite, não passa de uma charlatã, como muitos mentalistas da época. Ela só epnsa em dinheiro e fama, não se fixando em lugar algum e sempre metendo as duas em enrascadas. Por muitas vezes, a autora deixa claro que na realidade é a filha quem cuida da mãe!

O que a mãe de Anna não sabe, é que sua filha possui sim dons, esses muito reais, tão reais que chegam a assustar Anna. Ela mesma se vê obrigada a aprender a lidar com suas novas habilidades, e tenta esconder as mesmas dos olhos dos outros. Na verdade, a mãe de Anna a explora demais, tratando-na como uma criada, sem dar o menor reconhecimento, mesmo que a filha se sobressaia em todas as apresentações.

Nesse cenário, aparecem algumas pessoas, e com elas, as dúvidas. Como realmente aconteceu, essa foi uma época em que o grande ilusionista e escapista Houdini estava tentando desmascarar os charlatões, e então, Anna decide conhecer seu possível pai. Seria ela uma herdeira da magia? Confesso que a trama é bastante empolgante e que fiquei vidrada em descobrir logo se ela era filha ou não desse lendário escapista.

Porém, acontecem muitas coisas ao longo da história, entre elas, uma disputa amorosa entre Cole e Owen: dois jovens apaixonados que lutam pelo coração de Anna. Mas será que ela poderia confiar em alguém? Ambos os garotos mostram facetas que Anna tem todo o direito de desconfiar. Ao longo da narrativa envolvente, a autora vai nos guiando por diversos caminhos, e diversas vezes, ela me surpreendeu com tamanha criatividade.

Esse é o primeiro volume de uma série, logo, a história tem um fim mas ainda deixa muitos mistérios a serem desvendados. Acho que se pudesse descrever o livro em uma só palavra seria essa: MISTÉRIO. Ressalto ainda a habilidade da autora em descrever pessoas e locais, nos colando exatamente no contexto de cada cena.

Cabe lembrar ainda que mais uma vez a Valentina acertou em cheio na tradução, sendo que há diversas notas da tradutora, deixando assim a narrativa o mais fiel possível ao texto original. A única coisa a qual tive dificuldade foi o tamanho da letra: como podem ver na foto, ficou um pouco desproporcional se comparado aos números dos capítulos, o que pra mim dificultou e muito a leitura.

site: www.amoreselivros.blogspot.com

dayukie 02/03/2017

"Além de ser um romance leve e gostoso, o livro Filha da Ilusão traz muito mistério, mágica, ilusionismo e até um pouco de sobrenatural. É aquele livro leve e delicioso de ler, que te instiga a pensar e te faz mergulhar na história junto com os personagens.
A história é contada não na época em que as mulheres usavam vestidos bufantes e nem na época em que a tecnologia é ativa na vida das pessoas, entramos num período de descobertas, invenções, criações, mágicas.... Para essa história, a autora soube escolher perfeitamente em que época se encaixava melhor com o enredo da história, com o que a história quer passar e quais sentimentos ela quer transmitir."

Confira a resenha completa no blog.

site: https://goo.gl/7Fe2Pe

Nicoly Mafra 17/02/2017

Resenha - Filha da Ilusão
Por muito tempo escutei comentários super positivos sobre A Filha da Ilusão, tanto de pessoas daqui do Brasil e de fora; então sempre tive muita curiosidade de ler este livro, mas, principalmente, de ter este livro na minha estante, pois, convenhamos, a capa deste livro é linda demais!

Em A Filha da Ilusão acompanhamos Anna Van Housen, uma talentosa ilusionista que trabalha como assistente de sua mãe, uma médium charlatã muito famosa. As duas viajam muito fazendo apresentações e sessões particulares onde elas “entram” em contato com os parentes falecidos de seus clientes.

Este livro se passa nos anos de 1920, em Nova York, e Anna e sua mãe estão com um novo espetáculo, porém, Anna não está aguentando ser apenas a assistente de sua mãe, ela possui muito potencial escondido. Anna não contou a ninguém, mas ela realmente tem poderes; ela consegue se comunicar com os mortos, captar sentimentos de outras pessoas e até prever alguns acontecimentos. O problema é que os poderes de Anna estão cada vez mais fortes e as visões sobre o seu futuro estão cada vez mais reais e assustadoras, ela precisa entender urgentemente o que está acontecendo com ela e ao seu redor. E então conhecemos Cole, um jovem misterioso, vizinho de Anna, que parece estar em todos os lugares que a garota vai e desconfia que a garota possui mais talentos do que ela diz ter. Será que ele poderá ajudar a jovem a enfrentar esse futuro assustador?

A Filha da Ilusão, primeiro livro da trilogia Herdeiros da Magia, é um livro bem curtinho; fiquei encantada com as descrições dos cenários e roupas, tudo remetendo aos anos de 1920, porém tive alguns probleminhas com essa leitura. O relacionamento entre Anna e sua mãe me irritou um pouco, ela não é só apenas a assistente de palco de sua mãe, como também é assistente da vida, pois ela faz praticamente tudo para a sua mãe (que poucas vezes demonstra se importar pelo esforço da filha), mas ainda sente que não está fazendo o suficiente; isso me incomodou bastante. Este livro é cheio de mistérios e de perguntas que precisam serem respondidas, mas algumas questões foram explicadas apenas no final do livro, o que tornou a leitura um pouco maçante e demorada.

Mesmo assim eu consigo entender a razão de tanta gente gostar deste livro, a magia é bem envolvente e os mistérios são bem solucionados, o que só deixam com gostinho de quero mais. Mesmo com os problemas citados anteriormente, estou curiosa para ler os outros livros desta série e saber qual será o futuro de Anna.

site: www.instagram.com/nickmafra

Larissa 14/12/2016

Filha da Ilusão
Surpreendente, envolvente do início ao fim.

Pri 13/11/2016

{Resenha} Filha da Ilusão - Blog As Meninas que leem livros
Se você gosta de assistir a shows de mágica, esse deve ser o primeiro livro de sua lista.

Retratando fielmente a New York dos anos 1920, esse livro encanta não só pela proximidade com a época, como também os acontecimentos do mundo e como eles se encaixam graciosamente com a história que nos é trazida magnificamente por Teri Brown.

[...]

Continue lendo no blog!

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2016/02/filha-da-ilusao-herdeiros-da-magia-1.html

Camila.Batelli 21/07/2016

Apaixonante
Um livro fácil de se apegar, acontecimentos importantes o tempo todo, sempre uma dúvida em quem pode ou não se confiar, simplesmente amei,
A protagonista é decidida, sabe o que quer mas sempre esbarra no amor pela mãe

I Love It Group 26/02/2016

Resenha de Tainah Magalhães
“Para além dos perigosos jogos da ilusão, esconde-se o segredo de duas almas gêmeas... e um poder extraordinário.”

Quando eu li esta frase, pensei comigo na mesma hora: tenho que ler este livro!!! Além da capa ser extremamente convidativa pelo toque de ilusionismo, mágica e poderes que ela demonstra, eu achei bárbaro os truques de mágica feitos e todo o efeito especial, descritos pela autora. Estamos falando da Nova York dos anos 1920, então o cenário, as roupas, os acessórios, a maneira de agir e como as pessoas reagiam ao show de mágica é bem cativante e posso dizer que fiquei um pouco curiosa para saber se os truques iam dar certo ou não.

Teri Brown é a autora da deliciosa e intrigante “Filha da ilusão”, uma ficção fantástica que fala de Anna Van Housen, uma talentosa ilusionista que é assistente de sua mãe, uma famosa e oportunista médium de nome Marguerite Van Housen. A mãe de Anna, intitula a filha como filha ilegítima de Harry Houdini, isso mesmo galera Harry Houdini, na intenção de tirar vantagem sobre isso provavelmente, mas o que ela não sabe, é que sua filha, realmente tem poderes, mas que os esconde por já conhecer a integridade oportunista de sua mãe. Anna consegue se comunicar com os mortos, captar os sentimentos das pessoas e prever o futuro, irado não? No livro conhecemos um jovem misterioso chamado Cole que se torna vizinho de Anna e sua mãe e, aos poucos apresenta a jovem a uma sociedade secreta que estuda pessoas com dons semelhantes aos dela e, claro, temos um romance entre os dois que não pode faltar, né gente?

Com 284 páginas, este é o primeiro volume da série Herdeiros da Magia, publicada pela Editora Valentina e já aguardo ansiosa pelos próximos volumes para poder viajar mais nas ruas da linda Nova York dos anos de 1920 e aprender mais truques de mágicas incríveis.

“Subitamente a temperatura cai e eu vejo, chocada, um gélido arabesco de ar serpenteando pelo aposento.”

Essa arrepiou, não? Vocês com certeza vão simpatizar com a história e espero que Teri Brown, mesmo lá em Portland Oregon, continue a nos iludir com sua mágica...

site: https://www.iloveitgroup.com/resenhas/filha-da-ilusao-teri-brown

Menina.Jasmim 24/01/2016

Filha da ilusão
Anna acaba de se mudar para Nova York, mas, ao contrário do que a protagonista deseja, ela não é daquele tipo de pessoa comum que você encontra por ai. Marguerite Van Housen, sua mãe, é uma médium, e Anna, sua assistente. Ambas trabalham entretendo os novaiorquinos e, clandestinamente, fazendo seções espíritas. Porém, Marguerite é apenas uma atriz, ou seja, não possui verdadeiramente os dons que gosta tanto de falar. Já Anna é apaixonada pela arte do ilusionismo e busca cada vez mais conseguir espaço no show, assim como aprender e melhorar seus truques. E quem dera se fosse só isso, ela também possuí verdadeiros dons que acredita terem sido herdados de seu suposto pai, Harry Houdini.

A protagonista quer tanto viver uma vida normal, sem ter medo de ser presa - já que sua mãe já foi detida muitas vezes pelo seu emprego, mas também quer continuar fazendo o que gosta. Nessa nova fase de sua vida, as coisas parecem que finalmente estão dando certo e ela aos poucos vai se aderindo ao mundo dos jovens de Nova York, fazendo amizades, etc. Tudo poderia estar muito bem, mas ela começa a ter visões assustadoras sobre o futuro e aos poucos vai descobrindo que aparentemente não só ela tem aqueles dons.

Filha da Ilusão é literatura fantástica, mas ainda bastante preso à realidade. O livro demora um pouco para engranar, o que torna a leitura um pouco vagarosa no início, mas logo Anna se vê tomada por tantos mistérios e curiosidades que faz o leitor querer descobrir logo o que está acontecendo.

Achei interessante o livro não apenas tratar de ilusionismo, mas também falar sobre as inseguranças de uma jovem adolescente. Claro, não é toda garota de 16 anos que fica por ai sentindo os sentimentos dos outros, conversando com fantasmas ou tendo visões do futuro, mas, mesmo assim, Anna não passa de uma adolescente de 16 como as outras.

Outro ponto que gostei foi como os personagens foram colocados, como o livro é narrado em primeira pessoa e temos apenas o ponto de vista da protagonista, tudo o que sabemos dos outros é o que ela sabe, seja porque conviveu com eles, seja porque conseguiu sentir o mesmo que eles sentiam, seja porque descobriu algo, etc. Isso vai deixando a história ainda mais misteriosa e o leitor fica perdido igual a personagem, sem saber em quem acreditar.

Falando por mim, acho que a autora fez um ótimo trabalho cuidando da ambientação e consegue de fato nos levar não só para a época, mas para o mundo dos ilusionistas e show business.

Muitos dos mistérios são resolvidos no final, alguns leitores podem achar que de maneira até um pouco acelerada e não tão à altura de como a autora desenvolveu todo o resto do romance. Porém, para mim, eu senti como se estivesse realmente dentro de um show de mágica. Você vive toda aquela curiosidade e depois é surpreendido. Não senti necessidade de mais explicações para tudo o que aconteceu ou como a autora preferiu desenvolver os mistérios, achei que ficou bom como estava.

Outra coisa que pode ser uma faca de dois gumes foi como ela decidiu deixar o livro. Filha da Ilusão é o primeiro livro de uma, acredito eu, trilogia, porém, por mais que a autora não tenha respondido a todas as inquietações da Anna até o final do livro, ele é completo por si só. Ou seja, não ficou nenhum grande arco que possa gerar uma continuação a partir. Ou seja/2, pode não gerar curiosidade para ler o restante da série, ou talvez você fique curioso(a) para saber como Teri irá continuar dali para frente.

Mas foi um ótimo livro e acho que merece minhas 4 estrelinhas.

Resenha postada no blog AS ULTIMAS FOLHAS DO OUTONO

site: http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com.br/2016/01/resenha-filha-da-ilusao.html

Paula Juliana 17/10/2015

Resenha: Filha da Ilusão - Herdeiros da Magia # 01 - Teri Brown

''Para a minha total surpresa, eu me atiro em seus braços, lágrimas brotando em meus olhos. Seus braços me envolvendo e eu sinto, mais do que ouço, todo o seu corpo suspirar de alívio.''

Em um mundo cercado de surpresas e ilusões, a linha tênue entre a verdade e a mentira, o real e a ficção, o imaginário e o que você realmente acredita, o que realmente enxerga, observa e vê é realmente um grande desafio! Principalmente para pessoas como nossa querida Anna Van Housen que é uma grande ilusionista e também médium, apesar de seus dons, seus talentos, Anna é só filha de sua mãe, vive as sombras, como uma grande secundária, como a assistente da grande Marguerite Van Housen, em um mundo clandestino de shows e sessões espíritas onde a grande verdade é que sua mãe é uma fraude, porém Anna não, a menina de 16 anos consegue sim se comunicar com os mortos, Anna tem visões, sonhos, sensações, ela consegue ver muito mais que a maioria das pessoas, mas se esconde, nem mesmo sua mãe sabe desse seu lado.

Anna nunca teve uma vida normal, sempre foi somente ela e Marguerite, cresceu sem um pai, mas sempre as sombras de ser não só a filha de uma vidente - falsa vidente - mas também de ser a filha bastarda de uma grande e famosa figura, que nunca conheceu de verdade.

Anna sempre quis se aquietar, sempre quis uma lar, e aparentemente agora, ela e sua mãe fixaram acampamento, com a ajuda de Jacques o empresário e pretendente de sua mãe, elas ficarão na cidade, tudo está traçado, irão fazer apresentações de ilusionismo e algumas sessões vips espíritas, conseguirão dinheiro para sobreviver! Mas Anna não está contente, não aceita como a ótima atriz que sua mãe é engana as pessoas nas sessões, e também a menina quer deixar de ser a simples assistente, quer um papel maior nas apresentações, quer mostrar o que sabe fazer, ser uma grande artista e também usar seus dons escondidos.

Entre entender suas visões, se entender com sua mãe e sua relação difícil de amor e competição, Anna conhece dois rapazes muito especiais que podem vir, ou não, a ajudar a moça com seus problemas, com seus dons! O misterioso e enigmático Cole e o engraçado e carismático Owen!

'' - Você está bem - murmura ele, seus lábios no alto da minha cabeça. Fecho os olhos com força e faço que sim. Não quero pensar em nada neste momento. Pela primeira vez em muito tempo, eu me sinto aconchegada e segura. Aperto o rosto contra seu peito com tanta força que posso sentir seus músculos sólidos sob a aspereza do paletó de lã. Pela primeira vez, seus sentimentos chegam até mim claríssimos, simpatia, preocupação, afeto.''

Filha da Ilusão como um gostoso romance paranormal me conquistou bonito, eu simplesmente amo esse estilo desde muito novinha, quando comecei a ler Meg Cabot, inclusive essa obra tem uma semelhança com a série Mediadora que amo muito, então não foi de se espantar que tenha me cativado tanto!

Anna é uma personagem nova com seus 16 anos, que tem muitas responsabilidades, e tem um senso de moral muito grande, se sente mal em enganar as pessoas, ao mesmo tempo que tem que aprender a conviver com seus dons, essas visões que aparecem do nada, que são assustadoras, algumas como o acidente do Titanic, que aconteceu algum tempo depois, e terremotos e agora alguns sonhos/visões de cunho pessoal que apresentam ela e sua mãe em um grande perigo!

A relação de Anna e sua mãe também é um grande foco, mesmo sendo somente elas, é inegável que se machucam, ocorre uma competição estranha, algumas vezes Anna pensa que sua mãe a quer sabotar, que a quer fora dos shows que a vê como uma concorrente, Anna queria uma mãe carinhosa e amorosa e só encontra a atriz vidente.

Então chegamos ao romance da obra que é uma fofura só! Temos dois personagens masculinos tentando conquistar o coração da mocinha, ao mesmo tempo que os romances vão se desenrolando e assim como Anna, nós leitoras vamos escolhendo um lado, também ficamos desconfiadas pois, aparentemente não sabemos em quem confiar, e não podemos esquecer que Anna está correndo grave perigo! Não vou contar em quem confiei e torci desde a primeira cena, somente que meu dedinho podre não funcionou, e ESCOLHI o mocinho certo, assim como Anna!

Filha da Ilusão é um romance muito gostoso, com muita ação, muito mistério, muita investigação, um mocinho maravilho, muito sobrenatural, e um romance de suspirar! Meu primeiro contato com a escrita de Teri Brown e simplesmente amei, foi uma delícia de leitura e recomendo para todos os fãs de romances leves sobrenaturais apaixonantes!

'' - Dolorida. Confusa. - Arqueio uma sobrancelha. - Decepciona.
Ele assente. Sabe que não me refiro só ao sequestro.
- Você tem motivos para estar.
E eu sei que ele também não se refere só ao sequestro.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/10/resenha-filha-da-ilusao-herdeiros-da.html

Renata (@renatac.arruda) 08/12/2014

Teri Brown cumpre o prometido dentro de seu gênero, mas hesita em ir além
A princípio, o livro de Teri Brown surpreende. Podendo resvalar no lugar-comum dos best-sellers não tão bem escritos, que prendem o leitor mais por seus ganchos de capítulo em capítulo que pela qualidade da obra, em Filha da Ilusão é notável o cuidado com que a autora procurou trabalhar ao escrever sua história e o empenho em manter um nível se escrita acima da média para este tipo de publicação – ainda que derrape em alguns clichês aqui e ali — e sendo capaz de despertar um interesse genuíno. Pena que tudo isso vale somente até metade do livro.

Para quem gosta do gênero, a premissa é instigante: Anna Van Housen, a protagonista, tem 16 anos e é assistente de sua mãe, a famosa médium Marguerite Van Housen. Vivendo de maneira nômade até finalmente se estabelecer, Anna foi de menina das facas em um circo até uma ilusionista talentosa — o que desperta o ciúme e o instinto competitivo de sua mãe. Mais pé no chão que sua genitora, tudo que Anna quer é manter uma vida respeitável, longe do estigma de imoralidade que rondam artistas como ela durante os vibrantes anos 20. Ao mesmo tempo, Anna é apaixonada por sua arte e não hesita a se exibir publicamente quando topa com um mágico de rua.

Mas Anna sofre de visões.

Leia mais na revista O Grito:

site: http://revistaogrito.ne10.uol.com.br/page/blog/2014/12/08/critica-livro-filha-da-ilusao-de-teri-brown/

Felipe Miranda 06/09/2015

Filha da Ilusão - Teri Brown por Oh My Dog estol com Bigods
A maior motivação para, finalmente, começar a leitura desse livro foi o fato dele abordar uma temática que pouco vejo em livros da minha estante: o ilusionismo. Sempre me pareceu um assunto interessante. Nem consigo listar o tanto de coisa que imaginei que encontraria nessa história. De algum modo encontrei cada uma delas, mas de uma forma diferente. Para mim, o maior problema na obra de Teri Brown é a falta de amarras. De um rumo específico para a trama. A protagonista busca tantas coisas que me vi cansado em inúmeros diálogos que não levaram a nada.

Anna Van Housen e sua mãe não possuem residência fixa. Elas perambulam por toda Nova York em busca de públicos que a sustentem. Claro que existe uma certa satisfação em assustar e encantar a todos com os truques de ilusionismo mais complicados, mas no fundo, a sobrevivência fala mais alto, pelo menos para a dona Marguerite. As sessões espíritas, onde elas encorporam aqueles que já se foram, são uma renda extra. Uma atividade feita em caladas da noite para grupos seletos que pagam bem. Na maioria das vezes elas e o empresário Jacques acabam foragidos da cidade, correndo para não serem presos. Pegos. Em meados de 1920 o ilusionismo era ilegal. Quem vivia disso vivia na clandestinidade.

No meio de toda essa correria, Anna esconde um segredo. Ela não é uma fraude. Uma charlatã como a sua mãe. Seus dons são reais. Ela consegue se comunicar com o poder da mente, conversar com os mortos de verdade. A cada capítulo e sessão que acontece fica mais claro para todos que existe algo de perigoso e verídico no amontoado de truques. Confusa, ávida por respostas e disposta a conhecer a si mesma de verdade, Anna acaba indo em busca de uma organização, uma espécie de sociedade que estuda fenômenos paranormais. Que estuda pessoas com dons. Enquanto ela não descobre nenhuma informação nova ou relevante sobre tudo que já sabe, coisas estranhas começam a acontecer. Alguém está a perseguindo. Uma sensação ruim se faz cada vez mais presente e tudo indica que as visões assustadoras que ela tem com sua mãe estão prestes a acontecerem.

Um dos pontos mais positivos da trama é a referência ao saudoso e grande Harry Houdini, um dos maiores escapistas de toda a história do ilusionismo. Marguerite nunca afirmou, mas dá a entender que Anna é filha dele. Aqui temos uma situação delicada. Anna sempre quis ter um pai, mas o cara nunca a procurou ou demonstrou interesse pela garota.

Quem acha que o romance não está presente se engana. Temos um triângulo amoroso. Owen é encantador, de atitude. Cole é misterioso, sempre pelas beiradas. Acredito que toda a construção do trio é proposital para o desfecho do livro. A gente torce por um, se engana, torce pelo outro, mas ainda assim relutante e no final não sabe bem se gostaria que as coisas terminassem assim. A grande questão de Filha da Ilusão é que o modo desordenado com que algumas coisas surgem e se aplicam deixa tudo muito frouxo. Senti falta de uma grande questão existencial que guiasse tudo. Anna quer saber quem é, quem é o pai, quem a persegue, quem ama, quem é a mãe, quem, quem, o quê. Se, ao menos, o ritmo de alguns trechos não fossem tão lentos e descritivos... Demorei mais do que gostaria na leitura. Os capítulos finais resolvem problemas de uma hora para outra. Fiquei incomodado e até demorei a entender o que tinha acontecido.

No mais, é uma ótima história sobre ilusionismo. A ambientação fiel e realística nos transporta de verdade para uma época em que fazer mágica era perigoso, excitante e arrastava pequenas multidões na surdina.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2015/09/resenha-filha-da-ilusao-teri-brown.html

Ellen.Belfort 26/02/2024

Maravilhoso! De início achei um pouco arrastado, mas depois ele fluiu muito bem. O ilusionismo junto ao crime deu um ar misterioso, você suspeita de todos, mas alguns tavam bem na cara. Recomendo!

Dúnia 17/07/2015

Pontos importantes sobre o livro:
- Se for ler esse livro, por favor, NÃO LEIA A SINOPSE!!!!! É dado um spoiler que faz a trama perder um pouco do seu brilho.
- É primoroso o cuidado da autora ao criar a ambientação, principalmente no detalhamento das roupas e no linguajar da época. A editora Valentina também está de parabéns pelo trabalho certeiro de tradução.
- Falta para Anna um objetivo maior. Ela busca respostas para tantas perguntas que a narrativa não apresenta um rumo definido.
- O relacionamento entre mãe e filha é bem trabalhado, mostrando as várias faces do quanto é difícil lidar com conflitos de personalidades e de interesses.
- Personagens: meu queridinho é o Mr. Darby, o excêntrico e ranzinza vizinho das Van Housen que ao longo da narrativa mostra seu jeito carinhoso de ser. Menção especial para Jacques e sua notável evolução durante a história.
- Personagens 2: do triângulo amoroso, minha simpatia fica com Owen Winchester. Cole, eu sei que você é britânico e todo misterioso, mas é muito sisudo e lhe falta personalidade (sad face)
- Final: a narrativa percorre altos e baixos durante sua caminhada para o epílogo. Alguns desfechos são muito rápidos,mas o suspense e a tensão pelo futuro das Van Housen conseguem contornar os percalços e entregar um bom final.

site: www.indieana.com.br

1 | 2 | 3 | 4 | 5