Matheus Nunes 23/12/2023
Dante foi para Burckhardt o que Shakespeare foi para Harold Bloom.
Esse livro é realmente uma obra completa sobre o renascimento italiano. Os séculos 14,15 e 16 são aqui esmiuçados rigorosamente, e as vezes até demais. Não é que a escrita do Burckhardt seja hermética, mas é que por vezes o autor parece ter alguma dificuldade em explicar uma ideia de forma clara e objetiva, partindo assim para vários caminhos que se estendem ao ponto de parecer repetitivo, e de fato são. Isso fica bem evidente principalmente no ultimo capitulo sobre a Moral e Religião.
Discordo de algumas das opiniões do autor, sobretudo quando ele parece usar a reforma protestante e o movimento da contrarreforma como uma espécie de bode expiatório para responder duas questões principais que ele mesmo levanta:
1 - Porque a Itália não desenvolveu o seu teatro ao ponto de gerar o seu "Shakespeare italiano"?
2 - E porque os italianos não foram os fundadores da reforma protestante?
São questões que de fato são interessantes, mas eu acho que ele força um pouco a usar sempre a mesma resposta da reforma protestante vinda dos países do norte e da contrarreforma. Segundo a opinião dele a Itália no renascimento sempre esteve a um passo da grandeza total, mas ai vieram esses eventos intrometidos e acabaram com tudo.
Fora isso o livro é realmente muito bom, nenhum aspecto e personalidades dos três séculos do renascimento ficam de fora do olhar atento do autor.